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Como criar o anúncio perfeito para vender mais nos marketplaces

Escrito por Nickolle Amorim
15 de janeiro de 2021
como criar o anúncio perfeito

O anúncio perfeito para vender nos marketplaces existe ou é mito? Não existe uma receita de bolo pronta, mas as dicas que vamos repassar neste artigo podem te ajudar a vender muito mais dentro do grandes players.

Vendedores, o que vocês querem? Queremos vender mais! E quando vocês querem? Queremos agora!

meme vendedor

Este é um meme que mostra perfeitamente a realidade de muitos lojistas que vendem online, a urgência em vender e lucrar mais.

Muitas pessoas pensam que trabalhar com vendas online é apenas administrar pedidos e envios de produtos, subir os anúncios e esperar que, milagrosamente, um possível consumidor os encontre.

Quando, na realidade, você vai precisar atrair de forma estratégica esse consumidor até o seu anúncio.

Como fazer isso? Como criar um anúncio certeiro que chame a atenção e conduza o público até a sua loja virtual ou anúncio dentro do marketplace?

Como competir com grandes sellers que já estão nesse mercado há bem mais tempo que você?

Como vender mais?

Existe uma fórmula mágica e instantânea para vender mais?

Não, você não vai conseguir criar um anúncio perfeito do dia para a noite. Existem etapas estratégicas que demandam comprometimento, tempo, acerto e erro.

Mas no final, você definitivamente conseguirá melhorar sua performance como vendedor dentro do comércio eletrônico. Pois vende mais quem consegue se destacar e conquistar o seu público.

O primeiro passo você já deu, certo? Escolheu o nicho dos seus produtos, preparou seu estoque, logística e já definiu em quais marketplaces você vai vender?

Dica: dá uma passada lá no Tendências do Mercado Livre para dar uma olhada nos produtos mais pesquisados pelos consumidores dentro do marketplace.

Agora, vamos te mostrar como fazer o anúncio perfeito para vender muito dentro desses grandes players do mercado! Confira.

O que você precisa saber antes de criar um anúncio

Estamos contando aqui que todas as etapas mencionadas no final do tópico anterior, você já cumpriu, ok?

Use e abuse dos marketplaces

Aproveite o volume de visitas e vendas diárias que eles já possuem. Confira os principais números:

  • Mercado Livre: 77 milhões de usuários, 10 milhões de visitas por mês, 6 mil buscas por segundo e 9 compras efetuadas a cada segundo.
  • Magalu: 1.245 pedidos efetuados por minuto, mais de 14 milhões de usuários, mais de 1000 lojas espalhadas pelo Brasil, mais de 30 milhões de usuários no app.
  • Americanas Marketplace (antigo grupo B2W dono da Americanas, Submarino e Shoptime): mais de 1.700 lojas de múltiplos formatos, mais de 40 milhões de clientes ativos.
  • Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com): mais de 2 milhões de visitantes mensais e 18 milhões de usuários ativos.

Dados estes, levantados por sites de pesquisa, como Money Time, Seu Dinheiro, Finance News e Mercado e Consumo e disponibilizados também pelas próprias empresas até final de 2020.

Esses gigantes do varejo online já possuem toda a estrutura montada para que você vendedor, consiga operar da melhor forma possível com serviços como Fulfillment, parcerias, frete grátis, benefícios e vantagens para quem vendo em cada um desses espaços.

Por isso, não deixe de conferir o que cada marketplace pode oferecer de vantagens e se planeje para explorar cada uma delas.

Estabeleça o seu investimento

Antes de criar seus anúncios ou qualquer outra ação de divulgação, como Ads para marketplaces, por exemplo, entenda o seu orçamento.

E quando falamos de orçamento, estamos incluindo a precificação dos seus produtos, a suas contas fixas, o gastos com fornecedores, estoque, funcionários, ou seja, todo o gasto que você tem com o seu empreendimento, deve ser pontuado.

A parti daí, você conseguirá separar a quantia que será destinada para pagar suas contas, para investir em novos produtos ou publicidade, o salário de funcionários entre outros gastos.

Ainda não separou um tempo para pensar nisso? Nós te ajudamos! Confira o conteúdo  que preparamos para te ajudar a precificar seus produtos e se organizar financeiramente.

Lembre-se, você está investindo no seu negócio.

E quando falamos de anúncios, nada é garantido, por isso é necessário ter uma estratégia bem elaborada e um bom investimento pensado a longo prazo.

Como criar o anúncio perfeito para vender mais

Já vamos começar falando o que não é para você fazer: não copie os anúncios dos outros vendedores.

Você pode, sim, usar os anúncios que primeiro aparecem nas buscas dos marketplaces para ter como referência de como montar o seu.

Então, atente para como está o título, descrição, disponibilização das fotos, qualidade das fotos, e comentários dos compradores.

Inclusive, este último é bem importante, vale dar uma atenção especial aos comentários.

Se o seu produto segue a mesma categoria do seu concorrente, veja nos comentários quais as principais dúvidas que surgiram dos compradores, quais as reclamações e como você pode fazer melhor no seu anúncio.

E já que não é para copiar na cara dura os anúncios mais vistos, vamos te mostrar como criar o seu e deixar ele ainda melhor que os demais. Confira!

  • Foto atrativa: Utilize fotos reais dos seus produtos. Evite ao máximo pegar fotos genéricas da internet. Com um equipamento básico e uma boa iluminação, você consegue produzir fotos ótimas de casa e com o celular.
  • Vídeos: Alguns marketplaces, como o Mercado Livre, possibilitam a você, incluir vídeos nos anúncios. Então abuse dessa oportunidade! Produza vídeos mostrando o produto sendo utilizado, ou como funciona, ou ainda, focando nos diferenciais. Tente mostrar no vídeo o que não foi possível transmitir nas fotos e descrição.
  • Título: Crie um título direto, conciso mas que de cara, já exponha os principais diferenciais do seu produto. Não esqueça que é pelo título que o comprador vai encontrar seu anúncio.
como criar o anúncio perfeito
Fonte: Mercado Livre
  • Descrição: Qual o material, diferenciais, benefícios, peso, informações técnicas e dúvidas frequentes referentes ao seu produto? Coloque tudo isso na descrição do anúncio. Lembra que falamos mais acima sobre estudar as principais dúvidas que surgiram nos anúncios concorrentes? Aqui você poderá respondê-las. Antecipe os questionamentos dos consumidores.

Pronto, agora você já tem uma base de como montar o anúncio ideal, mas o caminho para aumentar sua relevância e ranquemento nos maketplaces, e consequentemente, o seu ticket médio, envolve também outras questões que valem a pena dar uma atenção especial.

Responda sempre e responda além do básico

Em canais como Via Varejo, Mercado Livre e até a Amazon, o comprador pode abrir perguntas diretas sobre o produto.

Por isso, leia com bastante atenção o questionamento e pense em que tipo de abordagem você poderá tomar na resposta.

Por exemplo, a Aline, uma cliente em potencial, pergunta em um dos seus anúncios se "Vocês possuem esse tênis para pronta entrega?".

Você pode responde apenas "Olá, sim temos o tênis disponível para pronta entrega".

Mas por que não acelerar a tomada de decisão do cliente em potencial se o que ele quer você tem como entregar?

A sua resposta poderia seguir da seguinte forma:

"Olá Aline, nós temos o modelo do tênis que você escolheu a pronta entrega e todos os nossos produtos também já vão com nota fiscal.
E mais! Se você comprar até às 15h de hoje, a entrega poderá ser feita no mesmo dia!
Não perca essa oportunidade.
Obrigado(a) e aguardo sua compra."

Viu a diferença? Você respondeu a pergunta, de quebra informou que a sua loja trabalha com envio de nota fiscal em todos os produtos e ainda acelerou a tomada de decisão informando que a Aline tem vantagens se realizar a compra no mesmo dia.

Esse tipo de contato com o seu público faz toda a diferença.

Mostra credibilidade, disponibilidade, acessibilidade e abre um canal de argumentação para outra situação ainda: caso a Aline desista do tênis, você ainda pode procurar entender o motivo e oferecer um outro produto ou condições melhores de pagamento.

É dessa forma que você consegue fidelizar seus clientes.

Não basta oferecer produtos excelentes e ter um anúncio perfeito. Se o seu atendimento não for bom, você poderá sim, perder a venda.

Não esqueça de se colocar no lugar do seu cliente, afinal, você provavelmente também realiza compras online, também está na posição de um comprador exigente e dá preferência àquelas lojas que lhe atenderam bem e de forma personalizada.

Você sempre estará construindo e trabalhando para manter um bom relacionamento com seus compradores.

E esse relacionamento não termina no momento em que a compra é confirmada.

Vamos falar da parte estética e do fator "surpresa positiva" de quando a pessoa recebe o seu produto em casa.

Entrega do produto, personalize essa experiência.

Tenho certeza que você tem aquela leve expectativa ao receber uma encomenda em casa. Afinal, que não tem?

É a mesma sensação de abrir um presente. E advinha quem está mandando o presente? Você! É o nome da sua loja que vai anexada à caixa do produto.

Por que ao invés de apenas enviar o produto, você não encaminha algum tipo de mimo, uma carta de agradecimento escrita à mão, por exemplo?

Algo que faça que com que o consumir sinta-se especial e entenda que aquele mimo foi feito e pensado especialmente para ele.

No e-commerce, o contato com os consumidores é feito à distância e essa é uma das principais das formas de contornar essa situação.

Você já deve ter visto diversos vídeos de youtubers abrindo a caixa de um produto para apresentar para o público, certo?

Essa ação chamamos de unboxing.

O unboxing pode ser utilizado como tática para melhorar a primeira impressão da sua loja, valorizar sua marca e incentivar publicidade gratuita, pois com certeza, quem recebeu o pacote diferenciado vai querer mostrar para amigos, familiares ou ainda, publicar nas redes sociais.

Você não precisa se preocupar em fazer algo extremamente elaborado se o seu capital ainda não permite investir nestes detalhes, mas coisas simples também são valorizas, como a carta de agradecimento, um bombom ou outro item que possa agregar valor à sua marca e produto.

Comunicação diferenciada para cada anúncio

Se você vende um produto versátil, que pode ser utilizado por um público mais abrangente, crie anúncios diferenciados para esse mesmo produto.

Você pode anunciar um notebook e colocar no título seus atributos técnicos, conferir se não possui erros gramaticais e colocar as informações mais importantes.

Mas você sabe que esse notebook também atende ao público que gosta de jogar, por exemplo.

Dessa forma, o anúncio também poderia informar, além dos atributos, que é um notebook gamer, atingindo um público específico. 

Diversificar os anúncios é trabalhoso? Sim é, mas também é uma forma de atingir quem sabe, um público seleto que vai realizar uma pesquisa mais específica na hora de comprar um produto.

Não esqueça que os consumidores estão cada vez mais exigentes e criteriosos no momento de realizar uma compra online.

Quem vende mais é quem anuncia mais!

Cada anúncio é uma isca.

Já falamos sobre diversificar os anúncios para um mesmo produto. Pense então que dessa forma, você terá diversas pessoas, de diversos perfis acessando sua loja.

Aumentando a quantidade de visitas, consequentemente, aumenta a taxa de conversão, pois elas estão diretamente ligadas.

No final das contas, o trabalho todo compensou. 😀

Aumente a visibilidade através de Ads para marketplace

Vamos considerar que você conseguiu finalizar todos os anúncios, as vendas começaram a surgir, mas seu foco é sempre ter mais lucro, isso não é novidade, sabemos.

Então agora que você já sabe quais são seus produtos com maior saída, que estão sempre sendo renovados em estoque, dos quais você já possui fornecedores que conseguem abraças a sua demanda, então já está na hora de investir ainda mais neles.

Para isso, use e abuse do serviço de Ads (publicidade para anúncios, ou ainda, anúncios pagos) que grandes players como Mercado Livre, Magalu, Via Varejo, Americanas Marketplace oferecem.

Ads funciona muito bem para os produtos que já possuem escalabilidade.

Não tente ir contra a corrente aplicando investimento em produtos parados em estoque.

No caso destes produtos estagnados, você pode criar kits ou realizar um upsell, agregando valor junto a outros itens da mesma categoria que possuem maior saída.

Fórmulas para vender mais existem várias, mas boa parte do empenho depende de você.

E se você já vende em diversos marketplaces e precisa otimizar seus processos de controle de estoque, estudo de concorrência, criação de anúncios e diversas outras ações que seriam bem mais fácil através de uma integração entre todos esses marketplaces, entre em contato com a gente!

Conheça as soluções que a Ideris pode oferecer para você! Nós te ajudamos a vender mais!

Boas vendas!

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