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Dia dos pais 2022: como vender mais no e-commerce

Escrito por Pedro Henrique Krüger
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Dicas

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03/08/2022

O dia dos pais é uma das datas mais esperadas no calendário do e-commerce. É muitas vezes a oportunidade perfeita para quem vende calçados e moda masculina, esportes e eletrônicos, entre outros itens procurados para o período. 

Tão importante quanto saber o que comprar para o dia dos pais é saber o que vender, não é mesmo? Por isso, você vai ler neste artigo algumas informações importantes, como pesquisas sobre o mercado, projeções para 2022 e dicas para aprimorar as vendas.

[ÍNDICE]

  • As previsões para 2022
  • Os presentes mais procurados para o dia dos pais
  • A importância para o e-commerce
  • Como vender mais no Dia dos Pais
  • Bônus: quais datas são importantes para o e-commerce?

O que se espera para o dia dos pais em 2022 no Brasil?

Em 2022, a data dos papais será comemorada no dia 14 de agosto, tradicionalmente no segundo domingo do mês. Apesar do cenário econômico, espera-se bons números para o e-commerce brasileiro. 

Uma das fontes desse otimismo está no relatório da Shopee, também publicado pelo E-commerce Brasil, que mapeou as intenções de compra para o dia 14 de agosto. O marketplace consultou 1.200 consumidores do aplicativo para projetar que a média de valor gasto em 2022 será 20% maior do que em 2021 – cerca de R$ 262.

Os bons indícios também estão no relatório da All in, que faz parte da Locaweb Company. De acordo com os dados levantados pela empresa, 68% das pessoas entrevistadas têm intenção de presentear no Dia dos Pais. Na hora de pesquisar, 45% preferem utilizar os aplicativos das lojas; 42% em sites de buscas (como o Google); 29% no Instagram.

Os campeões de venda no dia dos pais

O levantamento feito pela Shopee também gerou outros dados sobre as intenções dos clientes na internet. Entre os principais critérios estão o preço acessível e o custo-benefício, que foram mencionados por 61% dos entrevistados. A facilidade para encontrar os produtos (14%) e a busca por presentes que façam sentido para a pessoa (14%) são outros critérios.

Categorias de produtos que devem vender bem, segundo a Shopee

  • Acessórios de moda
  • Calçados
  • Esporte e lazer

As categorias de produtos que as pessoas pretendem comprar, segundo a All in

  • Moda e acessórios
  • Eletrônicos e informática
  • Esportes
  • Eletrodomésticos e eletroportáteis

Para ter os dados completos, acesse a pesquisa da All in

A importância do dia dos pais

Em 2021, entre os dias 24 de julho e 7 de agosto, o faturamento foi de R$ 6,2 bilhões, conforme o levantamento feito pela Neotrust – 15,99% maior se comparado a 2020. Esse período também gerou 13,9 milhões de compras (aumento de 4,28%). O cartão de crédito foi o meio de pagamento mais utilizado (79%), seguido pelos boletos bancários (9%) e PIX (2%).

Na 43ª versão do Webshoppers, que é produzido pela NielsenIQ Ebit, o dia dos pais já apresentava crescimento em 2020, estando entre as datas mais importantes do calendário. Em 2020, o crescimento no número de pedidos foi de 37%, com ticket médio 3% mais alto – em comparação a 2019. O faturamento na época foi de R$ 3,5 bilhões.

Como vender mais no dia dos pais

Você sabe que não existe receita mágica para garantir vendas. O que é possível e aconselhável fazer é desenhar uma série de ações que, reunidas, podem resultar em mais vendas. As dicas a seguir extrapolam o dia dos pais, pois são úteis para outras datas importantes – como Semana do Brasil, dia das crianças, entre outras.

Foco nos filhos

Como você leu neste artigo, 68% das pessoas entrevistadas na pesquisa da All in têm intenção de presentear no dia dos pais. E, na maioria das vezes, seus clientes serão os filhos dessas pessoas. Eles são o seu público-alvo.

Tenha atenção também aos principais critérios para a escolha dos presentes, como produtos com bom custo-benefício e que fazem sentido para as pessoas. Com essas informações, criar kits temáticos pode ser uma ótima alternativa.

Explore outros públicos

Apesar da data ser dedicada aos pais, outros segmentos podem aproveitar a data para impulsionar as vendas. O e-commerce de pet shop, por exemplo, pode aproveitar os “pais de pet” para lançar promoções. Quer mais? Tem espaço para produtos voltados ao público feminino porque muitas mães são presenteadas.

Na imagem, um gato com pelagem tripla nas cores preto, branco e marrom claro está ao lado das pernas e pés de uma pessoa. Essa pessoa usa calça jeans e meias na cor marrom.

Esteja nas redes sociais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais têm forte impacto no dia a dia dos brasileiros, inclusive para comprar e vender. Mas para além das ferramentas voltadas para vendas, as redes sociais são úteis para produzir conteúdo específico sobre os produtos. 

No YouTube, por exemplo, existe uma infinidade de vídeos de unboxing, onde o pacote é aberto e a mercadoria é exibida com detalhes. Esse tipo de conteúdo pode ser feito também no Instagram, no Tiktok e no Facebook, por exemplo. 

Não esqueça que, segundo a pesquisa da All in, 29% das pessoas entrevistadas pela empresa preferem procurar presentes no Instagram. 

Os produtos mais pesquisados no Mercado Livre em 2021

O Mercado Ads divulgou no ano passado algumas informações sobre as intenções de busca das pessoas usuárias para o dia dos pais. Veja os destaques do Meli.

  • A categoria de Calçados foi a mais pesquisada, com 1.500 buscas por minuto
  • Na categoria Camping, os destaques ficaram com “garrafa térmica” e “copo Stanley”
  • Nas Bebidas, foram registradas altas para whisky (+51%) e cerveja (+40%)

Bônus: quais datas são importantes para o e-commerce?

Além do dia dos pais, o calendário do e-commerce abrange uma significativa quantidade de datas e períodos sazonais importantes, com destaque para o dia das mães e dia dos namorados. Para todos esses períodos, existem estratégias que podem fazer a diferença.

Por essa razão, o Ideris produziu um e-book gratuito sobre o Calendário do E-commerce 2022, que explora todos os períodos que podem ser utilizados para promover seus produtos. Com certeza você vai conhecer datas até então desconhecidas e encontrar novas oportunidades. O conteúdo é gratuito. 

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