O dia dos pais é uma das datas mais esperadas no calendário do e-commerce. É muitas vezes a oportunidade perfeita para quem vende calçados e moda masculina, esportes e eletrônicos, entre outros itens procurados para o período.
Tão importante quanto saber o que comprar para o dia dos pais é saber o que vender, não é mesmo? Por isso, você vai ler neste artigo algumas informações importantes, como pesquisas sobre o mercado, projeções para 2023 e dicas para aprimorar as vendas.
[ÍNDICE]
- As previsões para 2023
- Os presentes mais procurados para o dia dos pais
- A importância para o e-commerce
- Como vender mais no Dia dos Pais
- Bônus: quais datas são importantes para o e-commerce?
O que se espera para o dia dos pais em 2023 no Brasil?
Em 2023, a data dos papais será comemorada no dia 13 de agosto, tradicionalmente no segundo domingo do mês. Apesar do cenário econômico, espera-se bons números para o e-commerce brasileiro.
Os bons indícios estão no relatório de Intenção de Compra para o Dia dos Pais, produzido pela Wake em parceria com a Opinion Box, entre os dias 5 e 10 de julho de 2023. Foram ouvidas 1.123 pessoas, entre homens e mulheres de várias classes sociais, com idade acima dos 16 anos de idade.
De acordo com a pesquisa, 64,4% dos entrevistados pretendem comprar presente para o dia dos pais. Entre essas pessoas, 36,5% devem fazer as compras na semana da data sazonal, enquanto 24,7% preferem escolher o produto com duas semanas de antecedência.
Para ter os dados completos, acesse a pesquisa da Wake/Opinion Box
Os campeões de venda no dia dos pais
O levantamento feito pela Mercado Ads, do Mercado Livre, indicou que os calçados são os presentes mais procurados, com mais de 1.500 buscas por minuto. Confira os destaques.
- A categoria de Calçados foi a mais pesquisada, com 1.500 buscas por minuto
- Na categoria Camping, os destaques ficaram com “garrafa térmica” e “copo Stanley”
- Nas Bebidas, foram registradas altas para whisky (+51%) e cerveja (+40%)
As categorias de produtos que as pessoas pretendem comprar em 2023, segundo o relatório da Wake/Opinion Box
- Moda e acessórios
- Eletrônicos e informática
- Esportes
- Beleza e cosméticos
- Alimentos e bebidas
Para ter os dados completos, acesse a pesquisa da Wake/Opinion Box
A importância do dia dos pais
Conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em matéria no site da CNN Brasil, as vendas no Dia dos Pais 2022 (entre os dias 8 e 14 de agosto) tiveram alta de 11,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No e-commerce, o aumento foi de 33%, enquanto nas lojas físicas atingiu 9,2% de crescimento.
O crescimento foi registrado pelo ICVA em todos as regiões do Brasil: em primeiro, a região Sudeste com 10,1%, Nordeste (9,3%), Centro-Oeste (8,8%) e Norte e Sul com 7,2%.
Como vender mais no dia dos pais
Você sabe que não existe receita mágica para garantir vendas. O que é possível e aconselhável fazer é desenhar uma série de ações que, reunidas, podem resultar em mais vendas. As dicas a seguir extrapolam o dia dos pais, pois são úteis para outras datas importantes – como Semana do Brasil, dia das crianças, entre outras.
Foco nos filhos
Como você leu neste artigo, 64,4% das pessoas entrevistadas na pesquisa da Wake e Opinion Box têm intenção de presentear no dia dos pais. E, na maioria das vezes, seus clientes serão os filhos dessas pessoas. Eles são o seu público-alvo.
Tenha atenção também aos principais critérios para a escolha dos presentes, como produtos com bom custo-benefício e que fazem sentido para as pessoas. Com essas informações, criar kits temáticos pode ser uma ótima alternativa.
Explore outros públicos
Apesar da data ser dedicada aos pais, outros segmentos podem aproveitar a data para impulsionar as vendas. O e-commerce de pet shop, por exemplo, pode aproveitar os “pais de pet” para lançar promoções. Quer mais? Tem espaço para produtos voltados ao público feminino porque muitas mães são presenteadas.
Esteja nas redes sociais
Não é novidade para ninguém que as redes sociais têm forte impacto no dia a dia dos brasileiros, inclusive para comprar e vender. Mas para além das ferramentas voltadas para vendas, as redes sociais são úteis para produzir conteúdo específico sobre os produtos.
No YouTube, por exemplo, existe uma infinidade de vídeos de unboxing, onde o pacote é aberto e a mercadoria é exibida com detalhes. Esse tipo de conteúdo pode ser feito também no Instagram, no Tiktok e no Facebook, por exemplo.
Afinal, conforme a pesquisa da Wake e Opinion Box, cerca de 23,1% das pessoas entrevistadas pela empresa preferem procurar presentes no Instagram.
Os produtos mais pesquisados no Mercado Livre em 2023
A menos de um mês do Dia dos Pais, quais serão os produtos mais desejados no Mercado Livre? Conforme a página de Tendências do Meli, é possível filtrar pelas buscas que mais cresceram, buscas mais desejadas e tendências mais populares.
O Conexão E-commerce separou o top 5 de cada uma dessas categorias, consultadas nos dias 12 e 13 de julho de 2023:
As buscas que mais cresceram
- 1º: detector de metais
- 2º: detector de ouro
- 3º detector de metais profissional
- 4º: scanner de parede
- 5º: detector de cano (água)
As buscas mais desejadas
- 1º: carros
- 2º: BMW
- 3º: Nike
- 4º: Adidas Boost masculino
- 5º: Apple iPhone 13 Pro Max
As tendências mais populares
- 1º: MacBook
- 2º: Celular
- 3º: Apple iPhone 11s Pro Max
- 4º: Xbox Series S
- 5º: Chevrolet Celta
Bônus: quais datas são importantes para o e-commerce?
Além do dia dos pais, o calendário do e-commerce abrange uma significativa quantidade de datas e períodos sazonais importantes, com destaque para o dia das mães e dia dos namorados. Para todos esses períodos, existem estratégias que podem fazer a diferença.
Por essa razão, o Ideris produziu um e-book gratuito sobre o Calendário do E-commerce 2023, que explora todos os períodos que podem ser utilizados para promover seus produtos. Com certeza você vai conhecer datas até então desconhecidas e encontrar novas oportunidades. O conteúdo é gratuito.
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