O que é FIFO, FEFO e LIFO?

26/10/2020

O controle de estoque pode definir o sucesso ou o fracasso de uma operação, especialmente no e-commerce. Afinal, você sabe, estoque é dinheiro. Não à toa existem tantas estratégias para auxiliar nesse processo de gestão: GMROI, fórmula do Giro de Estoque e curva ABC são alguns exemplos.

Mas neste artigo você vai ler sobre três diferentes métodos para gestão do seu estoque: FIFO, FEFO e LIFO. Se traduzidos para a língua portuguesa, as siglas mudam para PEPS, PVPS e UEPS, respectivamente. São métodos que propõem diferentes ações a fim de promover a melhor gestão possível para as particularidades do seu negócio e estoque.

Neste texto, saiba o que são essas siglas e quando aplicar o FIFO, FEFO e LIFO na prática, e o que significa PEPS, PVPS e UEPS na logística.

[ÍNDICE]

O que é FIFO?

A sigla FIFO refere-se à expressão em inglês “First in, First out”. Em português significa “Primeiro a entrar, Primeiro a sair”, também conhecido por PEPS. Como o próprio nome sugere, é uma estratégia para gerenciamento de estoque baseada na fila de espera: os produtos que estão há mais tempo armazenados serão os primeiros a sair. 

Desse modo, o método FIFO (ou método PEPS) é utilizado por empreendimentos que trabalham com produtos perecíveis, ou seja, produtos com prazo de validade menor e com mais água em sua composição. Portanto, é indicado para e-commerces que vendem itens alimentícios com vencimento a curto prazo.

É uma maneira inteligente para minimizar as perdas causadas pela má gestão de estoque. Quer um exemplo? Vamos supor que você comprou dois lotes de creme de leite para o seu e-grocery. O lote 1 chegou no dia 5 de maio, enquanto o lote 2 entrou duas semanas depois no seu estoque. Os pedidos feitos por creme de leite no seu e-commerce receberão os produtos do lote 1, até que sejam esgotados.

Vantagens do método FIFO (PEPS)

  • Evita o desperdício de mercadorias e o envio de itens fora da validade ou muito próximos de vencer (o prazo de entrega é importante para essa análise);
  • Reduz a necessidade de criar grandes estoques de produtos e, em alguns casos, é possível operar com um centro de armazenagem mais enxuto e assim reduzir custos;
  • Facilita a precificação de mercadorias, pois elas ganham maior rotatividade – simplifica o controle dos custos de entrada e preços de saída;
  • Ao criar uma metodologia de armazenagem, você consegue agilizar a expedição de pedidos (localização no estoque, separação, embalagem e envio).

Como utilizar o FIFO (PEPS)

Separamos duas dicas para utilizar o método First in, First out no seu e-commerce.

  1. Defina a capacidade máxima de armazenagem

Para implementar essa metodologia de maneira eficiente, é necessário definir a capacidade máxima para armazenagem. O que isso significa? Criar um limite de espaço/vagas na fila. Quando chegar no número definido por você, o processo precisa ser interrompido para evitar excesso de estoque.

  1. Respeite a sequência das peças

É preciso rigor. Nenhuma mercadoria pode ultrapassar a outra na fila de espera. A escala de prioridade é importante: o primeiro que entra é o primeiro a sair. Dessa forma, você garante que o fluxo seja suave e constante, conforme prevê a metodologia.

O que é FEFO?

No modelo “First expired, First out” (FEFO), ou em português “Primeiro a vencer, primeiro a sair” (PVPS), a data de validade dos produtos é o que vai definir a prioridade na ordem de despacho. A diferença para o método FIFO é que aqui não interessa quais foram estocados primeiro. A validade é o critério determinante.

Portanto, o método FEFO ou PVPS também é indicado para varejistas que vendem itens perecíveis (tais como alimentos, cosméticos, produtos químicos, entre outros). Dessa forma, você garante que o consumidor vai receber apenas produtos frescos ou recentemente fabricados.

Assim como o FIFO, o FEFO é uma estratégia recomendável para almoxarifado, armazém ou Centro de Distribuição (CD). São ótimas metodologias para quem trabalha com e-commerce.

Vantagens do método FEFO (PVPS)

  • Permite identificar os itens que ficam obsoletos prematuramente e quais serão os custos dessas possíveis perdas para a contabilidade da empresa;
  • Reduz o tempo de procura no estoque por mercadorias em bom estado ou dentro da validade;
  • Beneficia a imagem da marca, no sentido de sempre enviar produtos em bom estado.

O que é LIFO

Em inglês, LIFO significa “Last In, First Out”, ou “Último que entra é o Primeiro que Sai” (UEPS). É o método menos comum para questões estratégias de venda, se comparado a FIFO e FEFO. Para poder aplicá-lo, o produto não deve ter data de vencimento. Ou seja, mais resistência em relação ao tempo e com potencial para pico de vendas.

É mais indicado para quem trabalha com produtos que sofrem os efeitos da moda, como roupas, smartphones e carros. A lógica é simples: o lançamento desses produtos costuma atrair mais vendas, se comparado aos produtos que já estavam ofertados antes, que ficam defasados ou deixam de ser top de linha. 

Por que a gestão de estoque é importante?

No e-commerce, otimizar o tempo significa economia de dinheiro e satisfação do cliente. Portanto, além de metodologias como PEPS, PVPS e UEPS, é necessário haver uma cultura de organização nos setores de estoque/armazenagem e expedição. Não esqueça: estoque é dinheiro.

São três tópicos primordiais: pessoas, rotina e tecnologia.

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Qualifique sua equipe

Não adianta criar um bom conceito de organização sem passar o treinamento adequado às pessoas que trabalham na armazenagem e expedição de mercadorias. Depois de definir a melhor técnica, qualifique a equipe para ela esteja por dentro do processo, garantindo mais agilidade e menos chance de erro.

Crie uma rotina

Estabeleça a periodicidade para que cada etapa seja feita e mantenha uma rotina. Tarefas diárias, semanais, mensais e trimestrais ajudam a manter o controle da operação com mais precisão.

Aposte na tecnologia

Além de equipamentos para cadastro e transporte de mercadorias, escolha bons softwares para a gestão do e-commerce. Um sistema de gestão (ERP) é básico para qualquer operação, por exemplo. Se a sua operação está em mais um de marketplace e loja virtual, um hub de integração também é fundamental.

Conteúdo atualizado até o dia 6 de setembro de 2022

2 Comentários

  1. SEBASTIÃO DOS SANTOS

    Gostei das informações postadas aqui.

    Responder
    • Pedro Henrique Krüger

      Olá, Sebastião. Ficamos muito felizes com o seu comentário. Volte sempre! Semanalmente temos conteúdos novos no blog. Assine gratuitamente a nossa newsletter e acompanhe – basta cadastrar nome e e-mail no topo do site. Abraço.

      Responder

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