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Amazon Prime Day 2022: o que é e como vender?

Escrito por Keila Boganika
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Amazon

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05/07/2022

Amazon Prime Day é um evento mundial de ofertas exclusivas para os clientes que são membros do programa “Prime” da Amazon Marketplace. Podemos entender a campanha como uma “Black Friday” exclusiva da Amazon. Inclusive, nas primeiras 24 horas do Prime Day de 2021 a Amazon já havia vendido mais produtos que na sua Black Friday do ano anterior, segundo a Revista PEGN.

Mesmo sendo a 3ª edição no Brasil, o Prime Day já chama a atenção dos consumidores brasileiros que aguardam os dias de descontos para comprar produtos eletrônicos, livros, cosméticos e muito mais!

Os vendedores que estão na Amazon Marketplace podem participar do Prime Day oferecendo promoções em produtos específicos para aumentar suas vendas e sua relevância na plataforma.

Quando será o Amazon Prime Day em 2022?

O Prime Day 2022 acontecerá nos dias 12 e 13 de julho em todo o mundo. Será a 8ª edição do evento globalmente e a 3ª edição do Brasil.

Quanto custa vender na Amazon Marketplace?

Para os sellers, há dois pacotes de assinatura disponíveis para venda na Amazon: o profissional e individual.

  • Profissional: R$19,00 por mês + comissão por venda. Ideal para quem planeja vender mais de 10 itens por mês.
  • Individual: R$2,00 por item + comissão por venda. Ótimo para quem estima vender até 10 itens por mês.

Os valores e indicações de plano são dados fornecidos pela Amazon. Para conferir os valores de comissão que variam de acordo com cada operação, acesse a central de vendedores. 

Vale a pena vender no Amazon Prime Day?

Participar como vendedor no Prime Day pode gerar resultados como:

  • Maior exposição no site da Amazon;
  • Alcance de novos clientes que ainda não conhecem a sua marca;
  • Aumento na conversão de vendas;
  • Impulsionamento de relevância em todos os seus anúncios e efeito cascata – os consumidores tendem a buscar por outros anúncios do mesmo vendedor após o encontrar uma promoção.

Essas vantagens são objetivos que todo seller deseja, mas não basta cadastrar algumas promoções no Amazon Prime Day 2022 e esperar um alto volume de vendas, é necessário ter estoque disponível, fazer parte do FBA da Amazon, ter bons anúncios e aplicar a precificação correta das ofertas! Em outras palavras, é necessário utilizar algumas estratégias para obter sucesso.

Como se inscrever e criar ofertas no Amazon Prime Day?

As “ofertas” são descontos em produtos ou kit de produtos.

Para cadastrar ofertas na Amazon o vendedor deve ter:

  • O pacote Profissional na Amazon;
  • Avaliação de no mínimo duas estrelas e meia;
  • Mínimo de cinco avaliações de diferentes clientes;

Para que o produto seja elegível para ser recomendado como oferta no Amazon Prime Day, é necessário que o item:

  • Tenha histórico de vendas;
  • Não seja um produto restrito;
  • A condição de uso deve “nova”, ou seja, produto usados não aparecem nas listas de ofertas da Amazon;
  • Ter avaliação média de três estrelas ou não ter recebido nenhuma estrela;
  • Precisa estar de acordo com a Política da Amazon;
  • Apresentar 20% de desconto ou pelo menos R$100 de desconto, sobre o preço atual do site;
  • Preço menor ou igual ao menor preço do ano (desde 01/01/2022);
  • No mínimo 10% ou R$ 100 a menos do que o menor preço dos últimos 28 dias;
  • Duração máxima da oferta: 12 horas;
  • Não pode ter sido oferta nos últimos 28 dias;
  • Somente um produto (ASIN) por oferta.
  • Todos os produtos em oferta no Prime Day devem ter o selo Prime, ou seja, estar no FBA na Amazon.

Como criar oferta relâmpago para o Prime Day:

  1. No Seller Central vá em Anúncios > Ofertas > Criar uma nova oferta;
  2. Procure por itens que tenham como data “Janela do Prime Day” e depois clique em “Selecionar”;
  3. Na próxima página, selecione novamente “Janela do Prime Day” e depois em “Continuar para próxima etapa”;
  4. Confirme o preço de sua oferta, as unidades reservadas e garanta que ela está na logística da Amazon, afinal, esse evento é Prime. Clique em “Enviar oferta”.

Dicas para vender no Amazon Prime Day 2022

Precificação

A decisão do valor da oferta é responsabilidade do seller, desde que siga as regras de ofertas da Amazon. Portanto, é necessário que o vendedor saiba precificar corretamente as ofertas para obter lucro e não sair no prejuízo. 

Para ajudar você, temos um e-book + webinar sobre precificação.

Qualidade dos anúncios

Segundo a própria equipe da Amazon, mais de 50% da decisão de compra é influência direta dos atributos e qualidade das informações descritas na página do produto, ou seja, nos anúncios.

Portanto, construa bons anúncios para convencer os consumidores a comprarem seu produto. Algumas maneiras de fazer isso são:

  • Fotos de alta qualidade de diferentes ângulos do produto;
  • Tìtulos simples e sucintos de acordo com o que as pessoas buscam nas pesquisas;
  • Descrições sem erros, com todas as informações necessárias do produto, como características, benefícios, composição, como usar, etc.

Sponsored Ads

Sponsored Ads, ou Anúncios Patrocinados, são soluções de publicidade de “custo por clique” da Amazon. O objetivo do programa é ajudar os consumidores a interagir com os produtos dos sellers. 

É possível patrocinar tanto os produtos, como a marca do vendedor. Dessa forma, a Amazon insere seus itens patrocinados em posições privilegiadas no site. E é possível utilizar esse recurso para promover ainda mais suas ofertas no Prime Day.

FBA – Logística da Amazon

Sellers do FBA ganham produtividade operacional e mais visibilidade com o Selo Prime, programa da Amazon em que os clientes assinantes não pagam frete.

Fulfillment By Amazon (FBA ou FBA Amazon) é um programa que centraliza os produtos de lojistas parceiros nos centros de armazenamento do marketplace. Com esse serviço de fulfillment, além de guardar as mercadorias, a Amazon se responsabiliza pelas etapas de empacotamento e despacho/envio dos itens aos consumidores finais.

O que vender no Prime Day?

A Amazon gera uma lista de sugestões de produtos para vender no Prime Day exclusiva para os sellers. Então, logado com sua conta de vendedor, você pode acessar a lista neste link.

Produtos mais vendidos no Amazon Prime Day 2021

produtos mais vendidos na amazon prime day 2021
Fonte: Amazon.
  • Fire TV Stick Lite com Alexa
  • Kit de livros: A Divina Comédia
  • Smart TV Full HD 43” Philco
  • Fritadeira Sem Óleo Mondial
  • Smar Lâmpada Positivo
  • Controle Sem Fio Xbox
  • Sabão em Pó Omo
  • Chinelo Havaianas Top Disney

Se você gostou, leia também:

  1. Como configurar frete no Amazon Marketplace?
  2. Como vender mais no Amazon Marketplace
  3. No podcast da Ideris, ouça sobre logística na Black Friday
  4. Como escolher a melhor transportadora para o seu e-commerce
  5. Como reduzir o preço do frete no seu e-commerce

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