Amazon Prime Day 2024: o que é e como vender?

Escrito por Keila Boganika

05/07/2022

Amazon Prime Day é um evento mundial de ofertas exclusivas para os clientes que são membros do programa “Prime” da Amazon Marketplace. Podemos entender a campanha como uma “Black Friday” exclusiva da Amazon. Inclusive, nas primeiras 24 horas do Prime Day 2021 a Amazon já havia vendido mais produtos que na sua Black Friday do ano anterior, segundo a Revista PEGN.

No Brasil, o Prime Day 2023 registrou um crescimento de 50% em relação ao Prime Day 2022. Já o tráfego aumentou em 100%, chegando ao ápice no dia 11 de julho de 2023 quando a Amazon Brasil registrou seu maior dia de vendas da história em solo brasileiro. Nos EUA, a edição de 2023 também foi um sucesso: a maior de todos os tempos, atingindo US$ 12,7 bilhões em vendas.

Os vendedores que estão na Amazon Marketplace podem participar do Prime Day oferecendo promoções em produtos específicos para aumentar suas vendas e sua relevância na plataforma.

Quando será o Amazon Prime Day em 2024?

A edição 2023 aconteceu entre os dias 11 e 12 de julho. Porém, não é garantido que o Prime Day 2024 aconteça também no mês de julho. O sucesso do evento está dando origem a outros, como o que vai acontecer em outubro de 2023 em 19 países, incluindo o Brasil: o Prime Big Deal Days.

Quanto custa vender na Amazon Marketplace?

Para os sellers, há dois pacotes de assinatura disponíveis para venda na Amazon: o profissional e individual.

  • Profissional: com mensalidade no valor de R$ 19 + comissão.
  • Individual: sem mensalidade, com tarifa de R$ 2 por item + comissão.

Os valores e indicações de plano são dados fornecidos pela Amazon. Para conferir os valores de comissão que variam de acordo com cada operação, acesse o nosso conteúdo especial O que é Amazon Marketplace e como vender?

Ainda não vendem no Amazon Marketplace? O Plano Profissional está com mensalidade GRÁTIS por 1 ano. Só a partir do 13º mês será cobrada a mensalidade de R$ 19. Clique e venda no Amazon Marketplace.

Vale a pena vender no Amazon Prime Day?

Participar como vendedor no Prime Day pode gerar resultados como:

  • Maior exposição no site da Amazon;
  • Alcance de novos clientes que ainda não conhecem a sua marca;
  • Aumento na conversão de vendas;
  • Impulsionamento de relevância em todos os seus anúncios e efeito cascata – os consumidores tendem a buscar por outros anúncios do mesmo vendedor após o encontrar uma promoção.

Essas vantagens são objetivos que todo seller deseja, mas não basta cadastrar algumas promoções no Amazon Prime Day 2024 e esperar um alto volume de vendas. É necessário ter estoque disponível, fazer parte do FBA da Amazon, ter bons anúncios e aplicar a precificação correta das ofertas! Em outras palavras, é necessário utilizar algumas estratégias para obter sucesso.

Como se inscrever e criar ofertas no Amazon Prime Day?

As “ofertas” são descontos em produtos ou kit de produtos.

Para cadastrar ofertas na Amazon o vendedor deve ter:

  • O pacote Profissional na Amazon;
  • Avaliação de no mínimo duas estrelas e meia;
  • Mínimo de cinco avaliações de diferentes clientes;

Para que o produto seja elegível para ser recomendado como oferta no Amazon Prime Day, é necessário que o item:

  • Tenha histórico de vendas;
  • Não seja um produto restrito;
  • A condição de uso deve “nova”, ou seja, produto usados não aparecem nas listas de ofertas da Amazon;
  • Ter avaliação média de três estrelas ou não ter recebido nenhuma estrela;
  • Precisa estar de acordo com a Política da Amazon;
  • Apresentar 20% de desconto ou pelo menos R$ 100 de desconto, sobre o preço atual do site;
  • Preço menor ou igual ao menor preço do ano (desde 01/01/2022);
  • No mínimo 10% ou R$ 100 a menos do que o menor preço dos últimos 28 dias;
  • Duração máxima da oferta: 12 horas;
  • Não pode ter sido oferta nos últimos 28 dias;
  • Somente um produto (ASIN) por oferta.
  • Todos os produtos em oferta no Prime Day devem ter o selo Prime, ou seja, estar no FBA na Amazon.

Como criar oferta relâmpago para o Prime Day:

  1. No Seller Central vá em Anúncios > Ofertas > Criar uma nova oferta;
  2. Procure por itens que tenham como data “Janela do Prime Day” e depois clique em “Selecionar”;
  3. Na próxima página, selecione novamente “Janela do Prime Day” e depois em “Continuar para próxima etapa”;
  4. Confirme o preço de sua oferta, as unidades reservadas e garanta que ela está na logística da Amazon, afinal, esse evento é Prime. Clique em “Enviar oferta”.

Dicas para vender no Amazon Prime Day 2024

Precificação

A decisão do valor da oferta é responsabilidade do seller, desde que siga as regras de ofertas da Amazon. Portanto, é necessário que o vendedor saiba precificar corretamente as ofertas para obter lucro e não sair no prejuízo. 

Para ajudar você, temos um e-book sobre precificação.

Qualidade dos anúncios

Segundo a própria equipe da Amazon, mais de 50% da decisão de compra é influência direta dos atributos e qualidade das informações descritas na página do produto, ou seja, nos anúncios.

Portanto, construa bons anúncios para convencer os consumidores a comprarem seu produto. Algumas maneiras de fazer isso são:

  • Fotos de alta qualidade de diferentes ângulos do produto;
  • Tìtulos simples e sucintos de acordo com o que as pessoas buscam nas pesquisas;
  • Descrições sem erros, com todas as informações necessárias do produto, como características, benefícios, composição, como usar, etc.

Sponsored Ads

Sponsored Ads, ou Anúncios Patrocinados, são soluções de publicidade de “custo por clique” da Amazon. O objetivo do programa é ajudar os consumidores a interagir com os produtos dos sellers. 

É possível patrocinar tanto os produtos, como a marca do vendedor. Dessa forma, a Amazon insere seus itens patrocinados em posições privilegiadas no site. E é possível utilizar esse recurso para promover ainda mais suas ofertas no Prime Day.

FBA – Logística da Amazon

Sellers do FBA ganham produtividade operacional e mais visibilidade com o Selo Prime, programa da Amazon em que os clientes assinantes não pagam frete.

Fulfillment By Amazon (FBA ou FBA Amazon) é um programa que centraliza os produtos de lojistas parceiros nos centros de armazenamento do marketplace. Com esse serviço de fulfillment, além de guardar as mercadorias, a Amazon se responsabiliza pelas etapas de empacotamento e despacho/envio dos itens aos consumidores finais.

O que vender no Prime Day?

A Amazon gera uma lista de sugestões de produtos para vender no Prime Day exclusiva para os sellers. Então, logado com sua conta de vendedor, você pode acessar a lista neste link.

Produtos mais vendidos no Amazon Prime Day 2023

  1. Echo Pop;
  2. Echo Dot 5ª geração;
  3. Omo;
  4. Cerveja Corona;
  5. Aperitivo Bitter Campari;
  6. Fire Stick TV;
  7. Amaciante Concentrado Comfort Frescor Intenso;
  8. All New Kindle Paperwhite 2022;
  9. Whey Zero Lactose Sabor Cacau Piracanjuba;
  10. Café Torrado e Moído Baggio.

A Amazon Brasil também divulgou os itens mais vendidos por categoria

  1. Devices (Dispositivos): Novo Echo Dot 5ª geração
  2. Hardlines (Bens duráveis): PlayStation 5 + God of War Ragnarök
  3. Electronics (Eletrônicos): Apple iPhone 14 (128 GB) – Cinza-Escuro
  4. Consumables (Consumíveis): OMO Lava-Roupas Lavagem Perfeita 4 kg
  5. Books (Livros): É assim que começa (Vol. 2 É assim que acaba)
  6. Softlines (Marketplace): Mala De Bordo Rígida 4 Rodinhas 360º

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