Como vender mais no dia dos namorados?

25/05/2021

O dia dos namorados é uma das datas sazonais mais importantes para o e-commerce

Para vender no dia dos namorados é preciso estar atento às tendências e à nova realidade criada pela pandemia. É uma das datas sazonais mais importantes do calendário do e-commerce, tendo alcançado no ano passado o maior faturamento entre todas as outras datas comemorativas.

Novo normal? A pandemia ainda provoca profundas rupturas na vida em sociedade. Se no início de 2020 tudo era muito recente, exigindo boa capacidade de improviso, para este ano o e-commerce construiu o planejamento em cima das atuais circunstâncias. E com o dia dos namorados chegando, é hora de colocar as estratégias em prática.

Afinal, 2020 nos mostrou como essa data foi impactada pela pandemia. Sim, houve mudanças na forma como as pessoas consumiram e foram às compras. Porém, os números mostram que os efeitos foram positivos, resultando em crescimento no número de pedidos e aumento do ticket médio. Em 2020, o dia dos namorados também foi a data sazonal que mais cresceu em faturamento – 90%, de acordo com a Webshoppers 43 da consultoria Ebit|Nielsen.

Durante 15 dias, de 28 de maio a 11 de junho, a data contribuiu enormemente para o crescimento do e-commerce. Pois, de acordo com a Ebit|Nielsen, as datas sazonais foram responsáveis por 34% do faturamento total do e-commerce em 2020.

Tendo isso em mente, as estratégias para o dia dos namorados 2021 precisam começar agora. Os números demonstram que a data sazonal é positiva, tem forte apelo e pode ser novamente lucrativa em 2021. Estar preparado para atender a essa demanda, portanto, é o grande desafio para quem vende online.

No e-commerce, o que fazer para vender no dia dos namorados?

Com base no que ocorreu em 2020, é sensato dizer que as prioridades mudaram. Os presentes focados em experiências românticas nunca saíram de moda, é verdade, porém outras vertentes surgiram com o isolamento social. Os enamorados voltaram as suas atenções a itens mais caseiros e úteis para o dia a dia, ampliando o leque de opções.

Além desse contexto diferenciado, neste texto acompanhe as dicas para vender mais e melhor no dia dos namorados em 2021, criando e ampliando estratégias para atingir esse público que está ávido por consumir e celebrar a data, especialmente em dias mais solitários.

Antecipe tendências

Os presentes que envolvem o romantismo estão sempre em alta. Os chocolates, perfumes, flores, roupas e acessórios são itens que norteiam a maioria das escolhas para a data, todos os anos. Porém, o confinamento por conta da pandemia ativou outra forma de celebrar o dia dos namorados.

Com os casais em casa, presentes úteis ou que possam proporcionar uma experiência romântica caseira ganharam relevância. Por isso houve o aumento nas buscas por eletrodomésticos, itens de cozinha e decorativos, além de roupas como pijamas e lingeries. 

De acordo com a Ebit|Nielsen, as dez categorias com maior volume de pedidos foram Moda e Acessórios (19%), Casa e Decoração (15%), Perfumaria e Cosméticos (9%), Eletrodomésticos (9%), Telefonia e Celular (7%), Eletrônicos (5%), Saúde (4%), Informática (4%), Alimentos e Bebidas (4%) e Livros (4%).

Para aproveitar a alta no ticket médio: invista em kits

Em 2020, o ticket médio aumentou 17% em relação ao ano anterior, alcançando R$ 449, de acordo com a Ebit|Nielsen. Foram 9,3 milhões de pedidos, uma variação de 63% no volume. Para garantir bons números para a sua loja, crie kits de produtos – que vão variar conforme o seu nicho. Tenha em mente que produtos emocionais, como cestas de café da manhã, itens para jantar romântico e kits de autocuidado são boas pedidas. 

Oferecer descontos promocionais e progressivos também é uma forma de atrair compradores. Se você trabalha com vinhos, por exemplo, elabore kits e incentive a compra de mais garrafas com descontos progressivos. Se for possível, estude formas de oferecer frete grátis – um dos principais motivadores de compras pelos consumidores brasileiros.

Explore as redes sociais e crie campanhas

As datas comemorativas são boas oportunidades para criar conteúdos especiais nas redes sociais, como dicas para presentes, direcionando o seu público para os produtos que estão disponíveis na sua loja. Além disso, a sua estratégia pode incluir campanhas pagas para gerar tráfego e levar mais pessoas à sua loja.

Além de gerar visitas, as campanhas de raio vão atender as pessoas que deixaram as compras para a última hora. É uma oportunidade para criar soluções rápidas, através dos produtos da sua loja, para quem tem pressa em receber esses itens. Os kits especiais novamente são uma boa alternativa.

Pense em diferenciais para a sua loja

Além da diversidade de produtos, avalie como a sua loja pode oferecer uma experiência de compra diferenciada. Os descontos progressivos, o frete grátis, o menor prazo para entrega e até mesmo a possibilidade de personalizar a compra com embalagens para presente podem ser os diferenciais para vender mais.

Busque referências para vender melhor no dia dos namorados

As experiências dos anos anteriores devem ser levadas em conta. Além dos números de 2020, aprofunde-se sobre os itens mais procurados em anos anteriores e ouça o relato de outros sellers. 

Há muito conteúdo relevante na internet e, além das dicas deste texto, existem muitas outras de como vender mais ou de ideias para o dia dos namorados. Não deixe de aproveitá-las, absorvendo o que faz mais sentido para o seu e-commerce.

O dia dos namorados é uma oportunidade apaixonante para vender mais

O dia que reúne os apaixonados é, hoje, uma das datas sazonais mais relevantes para o e-commerce. Mais do que isso: em 2020 foi o maior faturamento em comparação a todas as outras. Independentemente do seu nicho, é possível pensar em ideias para aproveitar esse momento. A mudança de hábitos forçada pela pandemia também criou novas necessidades, fazendo com que mais sellers sejam capazes de atender às diferentes demandas. É uma data apaixonante para quem deseja vender, conquistar e fidelizar clientes. Bons negócios!

25/05/2021

Conheça o Podcast do Conexão E-commerce!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

O que é Picking e Packing?

O que é Picking e Packing?

Picking e Packing é um grupo de métodos de logística para organizar e melhorar a eficácia dos processos da expedição. Na tradução livre, o termo “Picking e Packing” significa “separar e embalar”.

O objetivo do Picking e Packing é implementar uma estratégia de trabalho que ajude a aumentar a agilidade e diminuir erros na separação e envio dos pedidos.

Google Trends: o que é e como usar para vender mais

Google Trends: o que é e como usar para vender mais

Não é espantoso para ninguém que o Google é o site mais acessado do mundo. O cenário é o mesmo no Brasil, com uma média de 4 bilhões de acessos por mês. A força desse motor de busca faz com que ele seja e ofereça ferramentas absurdamente poderosas. Uma delas é o...