Reputação no Mercado Livre: o que é e como melhorar?

Escrito por Keila Boganika

19/04/2022

A reputação no Mercado livre é uma forma de medir a confiabilidade e eficiência de um vendedor da plataforma. Quanto maior a reputação, ou seja, se o termômetro estiver no “verde escuro”, o lojista ganha mais chances de fechar vendas e receber outros benefícios.

Para atingir o nível máximo da reputação do Mercado Livre, os sellers precisam cumprir algumas normas e boas práticas de excelência do marketplace, além de receberem boas avaliações dos clientes! E é sobre isso que abordaremos a seguir.

O que significa a reputação no Mercado Livre?

A reputação é o termômetro que o Meli usa para medir o atendimento que os vendedores oferecem aos clientes. Para calcular a nota do vendedor, o Mercado Livre usa critérios como:

  • Reclamações;
  • Vendas canceladas pelo vendedor;
  • Despachos com atraso. 

Dependendo do desempenho desses critérios, o termômetro da reputação ganha uma cor específica: vermelho, laranja, amarelo, verde claro e verde escuro. Sendo verde escuro a maior nota e vermelho a pior.

Quando ocorre a avaliação da reputação?

A partir da quinta entrega realizada com sucesso, cada vendedor começa a ter uma nota de reputação. A avaliação é atualizada diariamente, mas o Mercado Livre pode analisar os sellers com base em dois períodos diferentes que variam de acordo com o volume de vendas:

  • Quando o vendedor alcança ou ultrapassa 60 vendas concluídas, a avaliação é feita baseada nos últimos 60 dias.
  • Quando o vendedor tem menos de 60 vendas concluídas, a avaliação é baseada nos últimos 365 dias.

Por que a reputação do vendedor é importante?

A reputação do vendedor no Mercado Livre é quase como um selo de credibilidade que fica no perfil do seller e em todos os seus anúncios para os usuários visualizarem, ou seja, antes de um cliente fechar uma compra, ele consegue analisar a reputação do vendedor.

exemplo de reputação no mercado livre
Reputação da loja da Apple no Mercado Livre localizada na página de um anúncio da marca.

Uma boa reputação é uma das provas que os clientes do Mercado Livre usam para saber que uma compra será boa e segura. Por isso, para que seus anúncios apareçam em primeiro lugar nas buscas do Meli, e para que as suas vendas aumentem, para se tornar Mercado Líder e, quem sabe, uma loja oficial, é essencial se preocupar em construir uma boa reputação. 

Como aumentar a reputação no Mercado Livre?

Com base nos critérios de avaliação do Meli, é possível saber o que evitar e o que fazer para se destacar positivamente na plataforma. 

Aplique boas práticas para evitar reclamações de clientes

As reclamações não devem exceder 3% do total de vendas de um vendedor. O próprio Mercado Livre conta que grande parte das reclamações acontecem por erro nas informações dos produtos. Portanto, construir anúncios com informações transparentes e organizadas é essencial para evitar problemas com os consumidores.

Por exemplo, use fotos verdadeiras e de alta qualidade, cadastre corretamente as características, preencha a ficha técnica e informe a quantidade do item disponível no estoque.

Conferir o pedido e enviá-lo muito bem embalado também são práticas essenciais na operação do vendedor que quer evitar reclamações!

Organize sua operação para cumprir o prazo de envio

Fazer o despacho dos pedidos com atraso é uma infração grave no Mercado Livre que afeta a reputação dos sellers. Logo, também é uma das metas mais desafiadoras. Por isso, é fundamental ter uma operação organizada, equipe treinada e um sistema para gerenciar com facilidade os pedidos recebidos. 

Evite cancelar pedidos

Quando o vendedor cancela um pedido, sua reputação no Mercado Livre pode ser prejudicada. Geralmente, o principal motivo para um seller cancelar o pedido é erro no estoque: na plataforma constava que o produto estava disponível para venda, mas no estoque físico o item está zerado.

Para evitar esse tipo de frustração, ter um bom sistema de gerenciamento e integração de estoque, uma expedição organizada e fazer conferências frequentes no estoque são ótimas estratégias para manter tudo funcionando corretamente.

Faça anúncios para aumentar seu volume de vendas

Quanto maior o volume de vendas, mais avaliações o seller recebe para aumentar rapidamente a reputação no Meli. Por isso, é necessário investir em anúncios patrocinados dentro da plataforma, fazer boas descrições, responder os consumidores e aplicar outras estratégias para acelerar o número de vendas concluídas. 

Encante o cliente

Quanto maior a quantidade de clientes satisfeitos, maior a possibilidade de manter uma boa reputação no Mercado Livre, por isso:

  • Invista no Unboxing Experience enviando pedidos bem embalados e com pequenos agrados aos clientes;
  • Quando responder a mensagem de um cliente, seja rápido, gentil e prestativo;
  • Seja ágil no envio dos pedidos;
  • Faça anúncios reais com todas as informações e fotos necessárias dos produtos.

Novidades na reputação no Mercado Livre: Meli anuncia novas ferramentas para solucionar as reclamações e melhorar a reputação dos vendedores

Com o intuito de auxiliar a gestão de reclamações dos vendedores, o Mercado Livre lançou algumas funcionalidades novas em 2022.

Integração da gestão de reclamações com as mensagens de venda 

Agora é possível ver o status de uma reclamação e decidir como resolvê-la na mesma tela de conversa com o cliente.

Reprodução: Mercado Livre.

Reverta reclamações e evite pontuações negativas

Quando o cliente sinaliza que o vendedor resolveu o problema e o ajudou, automaticamente a reclamação não se transformará em uma penalidade na reputação. Além disso, se até 2 dias úteis após o início da reclamação o seller optar por reembolsar o dinheiro ou oferecer devolução, o ocorrido também não afetará a reputação.

Ao optar por reembolsar o dinheiro, o Mercado Livre estorna o valor para o cliente e a reclamação será encerrada. Nesse caso, o Meli entende que o seller não quer que o produto seja devolvido, então o consumidor poderá ficar com o produto.

Na opção de oferecer devolução, que é a melhor alternativa para o seller, o cliente precisa devolver o produto e é reembolsado.

Novo filtro com as reclamações mais recentes

Para que o vendedor tenha as reclamações mais recentes disponíveis para resolver com agilidade e dentro do prazo, no painel de vendas do Mercado Livre há um novo filtro com as reclamações dos últimos dois dias com os dados mais importantes visíveis para que o seller escolha o que priorizar na resolução.

Reprodução: Mercado Livre.

Realizando a gestão de reclamações e mediações do Mercado Livre no Hub do Ideris

Para os sellers que já têm sua operação organizada e integração no Hub do Ideris, é possível gerenciar as reclamações diretamente pelo Integrador. 

  1. A partir de qualquer tela do Ideris, acesse o Menu Principal e no submenu Lojas, vá até as opções de Mercado Livre e escolha Reclamações;
  2. Selecione uma conta e status e clique em Pesquisar ou clique no botão Resumo por conta;
  3. Selecione a reclamação que deseja ver detalhes ou executar alguma ação e clique em editar/visualizar.

O Hub mostrará uma tela semelhante à tela de reclamação do Mercado Livre. As opções serão habilitadas/desabilitadas de acordo com o estágio da reclamação. Para mais informações, acesse o Ideris Academy.

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