A reputação no Mercado livre é uma forma de medir a confiabilidade e eficiência de um vendedor da plataforma. Quanto maior a reputação, ou seja, se o termômetro estiver no “verde escuro”, o lojista ganha mais chances de fechar vendas e receber outros benefícios.
Para atingir o nível máximo da reputação do Mercado Livre, os sellers precisam cumprir algumas normas e boas práticas de excelência do marketplace, além de receberem boas avaliações dos clientes! E é sobre isso que abordaremos a seguir.
Atenção: a partir de 21 de março de 2023, o Mercado Livre estará com novas regras para o sistema de reputação e medalhas. Continue a leitura e fique por dentro das mudanças.
Mudanças na reputação no Mercado Livre
A reputação é o termômetro que o Meli usa para medir o atendimento que os vendedores oferecem aos clientes. Para calcular a nota do vendedor, o Mercado Livre usa critérios como:
- Reclamações;
- Vendas canceladas pelo vendedor;
- Despachos com atraso.
Fique por dentro: a partir de 21 de março de 2023, o Mercado Livre adotará novos critérios para definir a reputação. As cores do termômetro mudam: a cor verde clara é removida enquanto o nível “MercadoLíderes” é acrescentado – veja abaixo.
Além disso, os limites da nova escala para reclamações, mediações, cancelamentos feitos pelo vendedor e envios com atraso também vão ser alterados a partir de 21 de março de 2023.
Para saber como o sistema de reputação é atualmente no Mercado Livre, ou seja, válido até o dia 21 de março de 2023, acesse a página oficial do Meli.
Quando ocorre a avaliação da reputação?
A partir da quinta entrega realizada com sucesso, cada vendedor começa a ter uma nota de reputação. A avaliação é atualizada diariamente, mas o Mercado Livre pode analisar os sellers com base em dois períodos diferentes que variam de acordo com o volume de vendas:
- Quando o vendedor alcança ou ultrapassa 60 vendas concluídas, a avaliação é feita baseada nos últimos 60 dias.
- Quando o vendedor tem menos de 60 vendas concluídas, a avaliação é baseada nos últimos 365 dias.
Por que a reputação do vendedor é importante?
A reputação do vendedor no Mercado Livre é quase como um selo de credibilidade que fica no perfil do seller e em todos os seus anúncios para os usuários visualizarem, ou seja, antes de um cliente fechar uma compra, ele consegue analisar a reputação do vendedor.
Uma boa reputação é uma das provas que os clientes do Mercado Livre usam para saber que uma compra será boa e segura. Por isso, para que seus anúncios apareçam em primeiro lugar nas buscas do Meli, e para que as suas vendas aumentem, para se tornar Mercado Líder e, quem sabe, uma loja oficial, é essencial se preocupar em construir uma boa reputação.
Como aumentar a reputação no Mercado Livre?
Com base nos critérios de avaliação do Meli, é possível saber o que evitar e o que fazer para se destacar positivamente na plataforma.
Aplique boas práticas para evitar reclamações de clientes
As reclamações não devem exceder 1% do total de vendas de um vendedor que está na categoria MercadoLíderes. O próprio Mercado Livre conta que grande parte das reclamações acontecem por erro nas informações dos produtos. Portanto, construir anúncios com informações transparentes e organizadas é essencial para evitar problemas com os consumidores.
Por exemplo, use fotos verdadeiras e de alta qualidade, cadastre corretamente as características, preencha a ficha técnica e informe a quantidade do item disponível no estoque.
Conferir o pedido e enviá-lo muito bem embalado também são práticas essenciais na operação do vendedor que quer evitar reclamações!
Organize sua operação para cumprir o prazo de envio
Fazer o despacho dos pedidos com atraso é uma infração grave no Mercado Livre que afeta a reputação dos sellers. Logo, também é uma das metas mais desafiadoras. Por isso, é fundamental ter uma operação organizada, equipe treinada e um sistema para gerenciar com facilidade os pedidos recebidos.
Evite cancelar pedidos
Quando o vendedor cancela um pedido, sua reputação no Mercado Livre pode ser prejudicada. Geralmente, o principal motivo para um seller cancelar o pedido é erro no estoque: na plataforma constava que o produto estava disponível para venda, mas no estoque físico o item está zerado.
Para evitar esse tipo de frustração, ter um bom sistema de gerenciamento e integração de estoque, uma expedição organizada e fazer conferências frequentes no estoque são ótimas estratégias para manter tudo funcionando corretamente.
Faça anúncios para aumentar seu volume de vendas
Quanto maior o volume de vendas, mais avaliações o seller recebe para aumentar rapidamente a reputação no Meli. Por isso, é necessário investir em anúncios patrocinados dentro da plataforma, fazer boas descrições, responder os consumidores e aplicar outras estratégias para acelerar o número de vendas concluídas.
Encante o cliente
Quanto maior a quantidade de clientes satisfeitos, maior a possibilidade de manter uma boa reputação no Mercado Livre, por isso:
- Invista no Unboxing Experience enviando pedidos bem embalados e com pequenos agrados aos clientes;
- Quando responder a mensagem de um cliente, seja rápido, gentil e prestativo;
- Seja ágil no envio dos pedidos;
- Faça anúncios reais com todas as informações e fotos necessárias dos produtos.
Aproveite a leitura e descubra como ser Mercado Líder no Mercado Livre.
Novidades na reputação no Mercado Livre: Meli anuncia novas ferramentas para solucionar as reclamações e melhorar a reputação dos vendedores
Com o intuito de auxiliar a gestão de reclamações dos vendedores, o Mercado Livre lançou algumas funcionalidades novas em 2022.
Integração da gestão de reclamações com as mensagens de venda
Agora é possível ver o status de uma reclamação e decidir como resolvê-la na mesma tela de conversa com o cliente.
Reverta reclamações e evite pontuações negativas
Quando o cliente sinaliza que o vendedor resolveu o problema e o ajudou, automaticamente a reclamação não se transformará em uma penalidade na reputação. Além disso, se até 2 dias úteis após o início da reclamação o seller optar por reembolsar o dinheiro ou oferecer devolução, o ocorrido também não afetará a reputação.
Ao optar por reembolsar o dinheiro, o Mercado Livre estorna o valor para o cliente e a reclamação será encerrada. Nesse caso, o Meli entende que o seller não quer que o produto seja devolvido, então o consumidor poderá ficar com o produto.
Na opção de oferecer devolução, que é a melhor alternativa para o seller, o cliente precisa devolver o produto e é reembolsado.
Novo filtro com as reclamações mais recentes
Para que o vendedor tenha as reclamações mais recentes disponíveis para resolver com agilidade e dentro do prazo, no painel de vendas do Mercado Livre há um novo filtro com as reclamações dos últimos dois dias com os dados mais importantes visíveis para que o seller escolha o que priorizar na resolução.
Realizando a gestão de reclamações e mediações do Mercado Livre no Hub do Ideris
Para os sellers que já têm sua operação organizada e integração no Hub do Ideris, é possível gerenciar as reclamações diretamente pelo Integrador.
- A partir de qualquer tela do Ideris, acesse o Menu Principal e no submenu Lojas, vá até as opções de Mercado Livre e escolha Reclamações;
- Selecione uma conta e status e clique em Pesquisar ou clique no botão Resumo por conta;
- Selecione a reclamação que deseja ver detalhes ou executar alguma ação e clique em editar/visualizar.
O Hub mostrará uma tela semelhante à tela de reclamação do Mercado Livre. As opções serão habilitadas/desabilitadas de acordo com o estágio da reclamação. Para mais informações, acesse o Ideris Academy.
Conteúdo atualizado no dia 24 de janeiro de 2023.
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