O que é Amazon Marketplace e como vender?

28/08/2023

A Amazon é a maior empresa de e-commerce do mundo e, desde que chegou ao Brasil em 2017, comprova que é um grande canal para vendedores online. Por meio do seu marketplace, a Amazon Brasil permite que vendedores tenham acesso a uma vasta base de clientes e vendas.

Conheça um pouco dessa história neste artigo.

[ÍNDICE]

O que é Amazon Marketplace e como funciona?

Com presença em 22 países, a norte-americana Amazon é uma das marcas mais conhecidas do mundo. São mais de 1,9 milhão de lojistas que enviam produtos para mais de 200 países e territórios. Ao todo, os consumidores têm acesso a 50 milhões de produtos, divididos em mais de 30 categorias.

No Brasil, o Amazon Marketplace possui 11 centros de distribuição, que recebem os produtos de mais de 50 mil vendedores. Conforme a Amazon, 77% dos pedidos são enviados para um estado diferente do vendedor – cerca de 62% dos sellers estão concentrados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.


Como vender no Amazon Marketplace?

O processo de vender na Amazon é um dos mais simples e desburocratizados do mercado. Basta acessar o site de inscrição e realizar o seguinte passo a passo:

  1. Preencha o formulário com dados de cadastro iniciais, nome, e-mail e senha.
  2. Comece o cadastro de vendedor, tendo em mãos: nome da empresa e endereço, número de telefone, cartão de crédito e CPF/CNPJ.
  3. Leia e aceite o contrato de vendedor.
  4. Preencha o formulário de informações comerciais, cartão de crédito e informações tributárias.
  5. Uma vez com a aprovação da Amazon, você terá acesso ao Seller Central, onde poderá começar a cadastrar seus produtos para depois monitorar suas vendas, pedidos e pagamentos.
Tela do Amazon Seller Center para configuração de nova loja no marketplace

O que precisa para vender no Amazon Marketplace

  • Ser pessoa ou lojista, com CPF ou CNPJ válidos;
  • Conta de e-mail;
  • Conta bancária;
  • Cartão de crédito;
  • Importante: é obrigatório emitir Nota Fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos vendidos por vendedores profissionais.

Basicamente, qualquer pessoa com CPF ou CNPJ pode vender na Amazon. O cadastro do cartão de crédito é necessário para verificar se a sua conta é válida.

Como cadastrar produtos no Amazon Marketplace?

O processo de cadastro de produtos na Amazon funciona de uma forma um pouco diferente de outros marketplaces porque vai depender se o mesmo produto já está registrado na Amazon ou não. Para identificar esse cenário, é preciso fazer uma busca no menu “inventário”. Utilize o nome do produto ou um código relacionado a ele – como os códigos ISBN, JAN, UPC e EAN.

Se o seu produto ainda não é vendido na Amazon Brasil, será necessário cadastrar o produto dentro da Seller Central da Amazon ou em um integrador compatível.

Se o produto já é vendido dentro da Amazon Brasil, basta vincular seu item a uma publicação já existente. Depois de localizá-lo, você poderá adicionar outras informações como preço, estoque e forma de envio, entre outras.

Para mais detalhes, consulte as informações oficiais da Amazon.

Os tipos de cadastro de produtos na Amazon

  1. Cadastro Manual: utilize a Seller Central, o site da Amazon para gerenciamento da loja virtual, no qual você é orientado no processo de inserir e gerenciar seu inventário. Está disponível para todos os vendedores.
  2. Cadastro massivo por planilha: com essa ferramenta você pode realizar o upload de um arquivo de planilha com todos os seus produtos. O arquivo precisa seguir o modelo de inventário da Amazon. Para fazer o upload, siga este caminho: vá em inventário > selecione a opção “adicionar produtos via upload em massa” > suba a planilha. Pronto!
  3. Cadastro por Integração: por meio de um integrador de marketplaces, você pode gerenciar toda a operação, especialmente para aquelas que estão presentes em mais de um marketplace.

Quanto custa vender no Amazon Marketplace?

O custo varia conforme o plano escolhido, a categoria de produto e até com a forma de enviar os pedidos. Saiba mais sobre os planos de venda da Amazon.

Plano Individual do Amazon Marketplace

Sem mensalidade, com tarifa de R$ 2 por item + comissão. Conta com os seguintes benefícios.

  • Acesso às páginas de ajuda e ao time de suporte Amazon;
  • Acesso aos treinamentos da Amazon;
  • Receba à vista pelas compras parceladas;
  • Permitido vender em categorias adicionais.

Plano Profissional do Amazon Marketplace

Com mensalidade no valor de R$ 19 + comissão. Conta com os seguintes benefícios.

  • Todos os benefícios do Plano Individual;
  • Permitido o uso de integradores para gerenciar a loja;
  • É possível utilizar o programa Logística da Amazon (FBA) para escalar o negócio;
  • Pode aumentar a visibilidade dos produtos com publicidade e promoções;
  • Conforme a performance, está elegível para a “oferta em destaque”;
  • Adicione produtos em massa ao inventário;
  • É possível gerenciar o inventário com planilhas, folhas de cálculo e relatórios;
  • As taxas de envio dos seus produtos podem ser personalizadas;
  • Adicione mais de um usuário à conta de vendedor parceiro.

OPORTUNIDADE: o Plano Profissional está com mensalidade GRÁTIS por 1 ano. Só a partir do 13º mês será cobrada a mensalidade de R$ 19. Clique e venda no Amazon Marketplace.

Comissões de venda a partir de 8%

Em ambos os planos é preciso pagar uma porcentagem da venda como comissão (valor mínimo de R$ 1,00). Porém, somente no plano Individual é cobrada uma tarifa adicional de R$ 2. A comissão de venda varia conforme a categoria do produto.

CategoriaPorcentagem
Comidas e bebidas9%
Eletrodomésticos de linha branca8%
Ar-Condicionado8%
Saúde e cuidados pessoais11%
Bebidas Alcoólicas10%
Pneus e rodas10%
Indústria e Ciência13%
Comissão mínima R$ 2
Produtos para bebês12%
Produtos para animais de estimação12%
Eletroportáteis de cuidado pessoal12%
Cozinha13%
Jardim e Piscina12%
Brinquedos e jogos12%
TV, áudio e cinema em casa10%
PC12%
Eletrônicos portáteis13%
Peças e acessórios automotivos12%
Casa14%
Beleza13%
Beleza de luxo14%
Celulares13%
Câmera e fotografia13%
Videogames e consoles13%
Esportes, aventura e lazer13%
Ferramentas e Construção14%
Papelaria e Escritório14%
Bagagem e acessórios de viagem15%
Roupas e acessórios15%
Calçados, bolsas e óculos escuros15%
Relógios15%
Joias15%
Livros15%
Acessórios para eletrônicos e para PC¹15% até R$ 100,00
10% para o excedente acima de R$ 100,00
Móveis²15% até R$ 200,00
9% para o excedente acima de R$ 200,00
Vídeo e DVD15%
Música (CDs, LPs etc)15%
Instrumentos musicais e acessórios15%
Demais categorias15%
Tabela atualizada até agosto de 2023

1. Produtos de Acessórios eletrônicos com preços de venda acima de R$ 100,00 terão uma comissão de 15% sobre os primeiros R$ 100,00 e 10% para o que exceder esse valor. Produtos de Acessórios eletrônicos com preços inferiores a R$ 100,00 terão uma nova comissão de 15%.

2. Itens na categoria Móveis com preços de venda acima de R$ 200,00 terão uma comissão de 15% sobre os primeiros R$ 200,00 e 9% para o que exceder esse valor. Itens na categoria Móveis com preços inferiores a R$ 200,00 continuarão com uma comissão de 15%.

Reputação na Amazon

Para manter a reputação no Amazon Marketplace, o vendedor deve seguir alguns pré-requisitos: 

  • Índice de pedidos com problemas menor que 1%;
  • Taxa de cancelamentos anteriores ao envio menor que 2,5%;
  • Índice de envios feitos após 48h úteis do pedido menor que 4%.

Como funciona a política de trocas da Amazon Marketplace?

Para vendas feitas no marketplace da Amazon, nas quais o comprador recebe um produto diferente do que comprou, é indicado que o cliente entre em contato com o vendedor para buscar uma solução. 

O comprador pode ainda registrar uma reclamação no programa Garantia de A a Z, onde a Amazon vai intervir e, dependendo do caso, ressarcir o comprador ou até os custos do vendedor.


Como vender mais no Amazon Marketplace?

Com esse crescimento e investimento exponencial da Amazon no Brasil, vender neste marketplace é uma grande oportunidade de negócios. Nesse sentido, é importante também aproveitar os eventos promocionais realizados pela Amazon, como o Prime Day, que é realizado anualmente e se tornou uma das datas de mais vendas do marketplace, ao lado da Black Friday e do Natal.

Em nosso blog, você tem acesso a uma série de dicas sobre como crescer no Amazon Marketplace – inclusive com ajuda da Ideris.

Ao utilizar a nossa plataforma, você pode contar com diversas vantagens estratégicas para facilitar a unificação dos seus pedidos, duplicar seus anúncios entre canais de venda e gerenciar seu estoque!

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