A Amazon é a maior empresa de e-commerce do mundo e, desde que chegou ao Brasil em 2017, comprova que é um grande canal para vendedores online. Por meio do seu marketplace, a Amazon Brasil permite que vendedores tenham acesso a uma vasta base de clientes e vendas.
Conheça um pouco dessa história neste artigo.
[ÍNDICE]
- Conheça como funciona o Amazon Marketplace
- Como começar a vender no Amazon Markeplace?
- Os requisitos para ser seller no Amazon
- Saiba como cadastrar produtos no Amazon Marketplace
- Quanto custa vender no marketplace da Amazon?
- A reputação de vendedor na Amazon
- Conheça a política de trocas de produtos
- Como vender mais na Amazon?
O que é Amazon Marketplace e como funciona?
Com presença em 22 países, a norte-americana Amazon é uma das marcas mais conhecidas do mundo. São mais de 1,9 milhão de lojistas que enviam produtos para mais de 200 países e territórios. Ao todo, os consumidores têm acesso a 50 milhões de produtos, divididos em mais de 30 categorias.
No Brasil, o Amazon Marketplace possui 11 centros de distribuição, que recebem os produtos de mais de 50 mil vendedores. Conforme a Amazon, 77% dos pedidos são enviados para um estado diferente do vendedor – cerca de 62% dos sellers estão concentrados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Como vender no Amazon Marketplace?
O processo de vender na Amazon é um dos mais simples e desburocratizados do mercado. Basta acessar o site de inscrição e realizar o seguinte passo a passo:
- Preencha o formulário com dados de cadastro iniciais, nome, e-mail e senha.
- Comece o cadastro de vendedor, tendo em mãos: nome da empresa e endereço, número de telefone, cartão de crédito e CPF/CNPJ.
- Leia e aceite o contrato de vendedor.
- Preencha o formulário de informações comerciais, cartão de crédito e informações tributárias.
- Uma vez com a aprovação da Amazon, você terá acesso ao Seller Central, onde poderá começar a cadastrar seus produtos para depois monitorar suas vendas, pedidos e pagamentos.

O que precisa para vender no Amazon Marketplace
- Ser pessoa ou lojista, com CPF ou CNPJ válidos;
- Conta de e-mail;
- Conta bancária;
- Cartão de crédito;
- Importante: é obrigatório emitir Nota Fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos vendidos por vendedores profissionais.
Basicamente, qualquer pessoa com CPF ou CNPJ pode vender na Amazon. O cadastro do cartão de crédito é necessário para verificar se a sua conta é válida.
Como cadastrar produtos no Amazon Marketplace?
O processo de cadastro de produtos na Amazon funciona de uma forma um pouco diferente de outros marketplaces porque vai depender se o mesmo produto já está registrado na Amazon ou não. Para identificar esse cenário, é preciso fazer uma busca no menu “inventário”. Utilize o nome do produto ou um código relacionado a ele – como os códigos ISBN, JAN, UPC e EAN.
Se o seu produto ainda não é vendido na Amazon Brasil, será necessário cadastrar o produto dentro da Seller Central da Amazon ou em um integrador compatível.
Se o produto já é vendido dentro da Amazon Brasil, basta vincular seu item a uma publicação já existente. Depois de localizá-lo, você poderá adicionar outras informações como preço, estoque e forma de envio, entre outras.
Para mais detalhes, consulte as informações oficiais da Amazon.
Os tipos de cadastro de produtos na Amazon
- Cadastro Manual: utilize a Seller Central, o site da Amazon para gerenciamento da loja virtual, no qual você é orientado no processo de inserir e gerenciar seu inventário. Está disponível para todos os vendedores.
- Cadastro massivo por planilha: com essa ferramenta você pode realizar o upload de um arquivo de planilha com todos os seus produtos. O arquivo precisa seguir o modelo de inventário da Amazon. Para fazer o upload, siga este caminho: vá em inventário > selecione a opção “adicionar produtos via upload em massa” > suba a planilha. Pronto!
- Cadastro por Integração: por meio de um integrador de marketplaces, você pode gerenciar toda a operação, especialmente para aquelas que estão presentes em mais de um marketplace.
Quanto custa vender no Amazon Marketplace?
O custo varia conforme o plano escolhido, a categoria de produto e até com a forma de enviar os pedidos. Saiba mais sobre os planos de venda da Amazon.
Plano Individual do Amazon Marketplace
Sem mensalidade, com tarifa de R$ 2 por item + comissão. Conta com os seguintes benefícios.
- Acesso às páginas de ajuda e ao time de suporte Amazon;
- Acesso aos treinamentos da Amazon;
- Receba à vista pelas compras parceladas;
- Permitido vender em categorias adicionais.
Plano Profissional do Amazon Marketplace
Com mensalidade no valor de R$ 19 + comissão. Conta com os seguintes benefícios.
- Todos os benefícios do Plano Individual;
- Permitido o uso de integradores para gerenciar a loja;
- É possível utilizar o programa Logística da Amazon (FBA) para escalar o negócio;
- Pode aumentar a visibilidade dos produtos com publicidade e promoções;
- Conforme a performance, está elegível para a “oferta em destaque”;
- Adicione produtos em massa ao inventário;
- É possível gerenciar o inventário com planilhas, folhas de cálculo e relatórios;
- As taxas de envio dos seus produtos podem ser personalizadas;
- Adicione mais de um usuário à conta de vendedor parceiro.
OPORTUNIDADE: o Plano Profissional está com mensalidade GRÁTIS por 1 ano. Só a partir do 13º mês será cobrada a mensalidade de R$ 19. Clique e venda no Amazon Marketplace.
Comissões de venda a partir de 8%
Em ambos os planos é preciso pagar uma porcentagem da venda como comissão (valor mínimo de R$ 1,00). Porém, somente no plano Individual é cobrada uma tarifa adicional de R$ 2. A comissão de venda varia conforme a categoria do produto.
Categoria | Porcentagem |
Comidas e bebidas | 9% |
Eletrodomésticos de linha branca | 8% |
Ar-Condicionado | 8% |
Saúde e cuidados pessoais | 11% |
Bebidas Alcoólicas | 10% |
Pneus e rodas | 10% |
Indústria e Ciência | 13% Comissão mínima R$ 2 |
Produtos para bebês | 12% |
Produtos para animais de estimação | 12% |
Eletroportáteis de cuidado pessoal | 12% |
Cozinha | 13% |
Jardim e Piscina | 12% |
Brinquedos e jogos | 12% |
TV, áudio e cinema em casa | 10% |
PC | 12% |
Eletrônicos portáteis | 13% |
Peças e acessórios automotivos | 12% |
Casa | 14% |
Beleza | 13% |
Beleza de luxo | 14% |
Celulares | 13% |
Câmera e fotografia | 13% |
Videogames e consoles | 13% |
Esportes, aventura e lazer | 13% |
Ferramentas e Construção | 14% |
Papelaria e Escritório | 14% |
Bagagem e acessórios de viagem | 15% |
Roupas e acessórios | 15% |
Calçados, bolsas e óculos escuros | 15% |
Relógios | 15% |
Joias | 15% |
Livros | 15% |
Acessórios para eletrônicos e para PC¹ | 15% até R$ 100,00 10% para o excedente acima de R$ 100,00 |
Móveis² | 15% até R$ 200,00 9% para o excedente acima de R$ 200,00 |
Vídeo e DVD | 15% |
Música (CDs, LPs etc) | 15% |
Instrumentos musicais e acessórios | 15% |
Demais categorias | 15% |
1. Produtos de Acessórios eletrônicos com preços de venda acima de R$ 100,00 terão uma comissão de 15% sobre os primeiros R$ 100,00 e 10% para o que exceder esse valor. Produtos de Acessórios eletrônicos com preços inferiores a R$ 100,00 terão uma nova comissão de 15%.
2. Itens na categoria Móveis com preços de venda acima de R$ 200,00 terão uma comissão de 15% sobre os primeiros R$ 200,00 e 9% para o que exceder esse valor. Itens na categoria Móveis com preços inferiores a R$ 200,00 continuarão com uma comissão de 15%.
Reputação na Amazon
Para manter a reputação no Amazon Marketplace, o vendedor deve seguir alguns pré-requisitos:
- Índice de pedidos com problemas menor que 1%;
- Taxa de cancelamentos anteriores ao envio menor que 2,5%;
- Índice de envios feitos após 48h úteis do pedido menor que 4%.
Como funciona a política de trocas da Amazon Marketplace?
Para vendas feitas no marketplace da Amazon, nas quais o comprador recebe um produto diferente do que comprou, é indicado que o cliente entre em contato com o vendedor para buscar uma solução.
O comprador pode ainda registrar uma reclamação no programa Garantia de A a Z, onde a Amazon vai intervir e, dependendo do caso, ressarcir o comprador ou até os custos do vendedor.
Como vender mais no Amazon Marketplace?
Com esse crescimento e investimento exponencial da Amazon no Brasil, vender neste marketplace é uma grande oportunidade de negócios. Em nosso blog, você tem acesso a uma série de dicas sobre como crescer no Amazon Marketplace – inclusive com ajuda da Ideris.
Ao utilizar a nossa plataforma, você pode contar com diversas vantagens estratégicas para facilitar a unificação dos seus pedidos, duplicar seus anúncios entre canais de venda e gerenciar seu estoque!
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