Mercado Livre Clips: como usar essa ferramenta para vender mais?

Escrito por Ideris

26/01/2024

Nos últimos anos, o uso de vídeos tem se tornado cada vez mais importante na comunicação com os clientes. Isso vem de um fato simples: as pessoas preferem assistir vídeos do que ver fotos ou ler textos. E, de preferência, textos curtos. É por isso que o TikTok e os Reels do Instagram são cada vez mais importantes para as marcas.

Mas vídeos não são importantes apenas para ver dancinhas ou gatinhos fofos. Como as marcas já sabem, desde que a televisão era em preto e branco, vídeos geram um grande engajamento. Quando o mesmo conteúdo está disponível em vídeo ou em texto, 72% dos consumidores preferem a primeira opção. Com isso, 82% dos entrevistados afirmaram que foram convencidos a comprar algo após assistir a um vídeo. Ainda, 89% disseram querer ver mais vídeos de marcas em 2024 e 44% preferem vídeos curtos na hora de se informar sobre um produto.

Dessa forma, a jornada de compra dos consumidores passa por vídeos, que podem ser utilizados, por exemplo, nas páginas de produto do e-commerce para mostrar como aquele item funciona ou é instalado em casa. Esse tipo de solução, que responde dúvidas frequentes dos clientes, faz com que o uso de vídeos aumente a conversão nas páginas.

Conteúdo em vídeo se tornou o “novo normal” das vendas online. Se você não está aproveitando, está perdendo muitas oportunidades de venda — especialmente nas mídias sociais. Com o crescimento do marketing de influência, os vídeos em que criadores de conteúdo fazem reviews de produtos passaram a ser uma etapa importante do processo de decisão de compra, impulsionando estratégias como o live commerce e o social commerce.

É dentro desse contexto que nasce o Mercado Livre Clips, uma ferramenta que promete transformar a jornada de compra dos consumidores e ajudar os vendedores a vender mais. Confira!

O que é o Mercado Livre Clips e como ele funciona?

Quanto mais vídeos, maior a possibilidade de viralizar seu conteúdo. Especialmente no social commerce, que é o uso das redes sociais para realizar o e-commerce. Seja por meio das lives de venda (live commerce) ou pela iniciação da venda na mídia social (social commerce), essa é uma forma poderosa de varejo online — em mercados como a China, é impossível pensar em relacionamento com o cliente sem usar essas ferramentas.

Uma vez que o Brasil é um dos países com maior consumo de mídias sociais, nada mais natural que essas tendências estejam em forte crescimento por aqui — seja a partir dos esforços das marcas ou pela atuação das grandes plataformas de e-commerce.

Os marketplaces têm uma atuação poderosa na popularização das tendências de varejo, pois estão sempre atentos ao comportamento dos clientes e buscam formas cada vez mais intensas de engajamento com o público. É o caso do Mercado Livre com sua solução de vídeo, o Mercado Livre Clips.

Trata-se da incorporação do recurso de vídeos dentro do Mercado Livre, em que os usuários passam a ter uma experiência parecida com as redes sociais ao conhecerem os produtos comercializados por meio de vídeos curtos na mesma plataforma em que realizam suas compras.

A funcionalidade, que é gratuita para os vendedores, permite uma experiência mais completa para o consumidor, que além da descrição em texto e fotos do produto, agora também pode ver ele vídeo, com demonstrações e até dicas de uso.

Os conteúdos são exibidos em um feed interativo que simula uma rede social, onde os usuários podem conhecer os produtos diretamente por meio de vídeos. Caso o consumidor goste de algum item, a experiência é mais fluida, uma vez que ele não precisa sair da plataforma para realizar a compra, basta clicar no link e acessar a página do produto.

Essa é uma forma de atingir mais compradores em potencial, sem que eles busquem ativamente por algum produto. O algoritmo da plataforma exibe os vídeos para pessoas com maior interesse em adquirir aquele item, de acordo com o histórico de compras e pesquisa.
Dessa forma, o Mercado Livre Clips promete um aumento médio de 5 vezes no número de visitas nos anúncios veiculados com esse recurso. Isso acontece justamente pela capacidade de engajamento do conteúdo em vídeo.

Passo a Passo para usar o Mercado Livre Clips

Para os vendedores que desejam criar vídeos para seus anúncios serem exibidos no Clips, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Na página inicial do Mercado Livre, clique no ícone do seu perfil e acesse a opção Vídeo Studio. Caso seja o primeiro acesso a essa funcionalidade, ele deve ser feito pelo computador.
  2. Assista ao vídeo de explicação sobre o Clips com as principais informações que você precisa saber sobre a funcionalidade.
  3. Na tela inicial do Vídeo Studio, clique no botão “Enviar um vídeo”.
  4. Selecione o vídeo nos seus arquivos e embaixo coloque a URL do anúncio do produto exibido naquele conteúdo.
  5. Clique em “Enviar vídeo” e pronto!

O vídeo, então, passará por uma análise e aprovação antes de começar a ser exibido. Para isso, é importante se atentar para alguns aspectos:

  • Grave apenas na vertical, pois o cliente irá ver os vídeos pelo celular;
  • Certifique-se que o seu vídeo tem 1 minuto de duração, que é o limite máximo da plataforma;
  • Faça um vídeo diferente para cada anúncio, com mensagens diferentes de acordo com o que você quer destacar em cada momento;
  • Garanta que o som seja de boa qualidade: utilize um microfone para diminuir ruídos externos;
  • Mostre o produto que está sendo divulgado. Capriche: abra, demonstre como ele funciona, apresente detalhes. Envolva o cliente;
  • Conte histórias: o vídeo é curto, mas precisa ser envolvente;
  • Lembre-se de usar legendas e textos de apoio.

Uma excelente forma de produzir vídeos de qualidade, envolventes e de forma simples e prática é contar com a ajuda de criadores de conteúdo. Eles são especialistas nesse tipo de produção e sabem como produzir vídeos interessantes e que realmente engajam audiência. O Mercado Livre conta com uma lista de parceiros que oferecem esse serviço, como é o caso da Squid by Wake.

Por que produzir mais vídeos?

Mas por que razão os vídeos se tornaram tão populares e passaram a ser vistos pelas marcas como uma grande oportunidade de gerar mais vendas? O uso de vídeos aumenta o tempo de permanência dos clientes nas páginas, diminui o bounce rate e faz com que os mecanismos de busca entendam que essa página é mais relevante do que as concorrentes.

Isso acontece, principalmente, por razões ligadas à psicologia de consumo: objetos em movimento atraem a atenção das pessoas muito mais do que imagens estáticas e, quando unidas a músicas e ganchos emocionais, geram um impacto muito mais forte.

Existem pelo menos 5 bons motivos para os vídeos gerarem mais resultados do que outras formas de comunicação com os clientes:

1. Os consumidores se engajam mais com vídeos

Esse motivo é básico — tão básico que às vezes não damos a devida atenção. Combinando imagens, sons, texto, links e o que mais nossa criatividade permitir, os vídeos são o tipo de conteúdo que mais gera engajamento. Como se não bastasse, permitem construir uma história mais completa, gerando emoções e provocando reações dos clientes.

2. Vídeos aumentam a confiança dos clientes nas marcas

No e-commerce, é muito comum que um cliente deixe de comprar porque não está 100% certo de que aquele item é o que ele precisa ou deseja. O tamanho pode não ser exatamente o que parece na foto, a cor pode ser um pouco diferente, podem surgir dúvidas sobre a instalação do produto, etc. Vídeos respondem mais rapidamente a essas dúvidas — e só o fato de vermos o item sendo usado já traz mais segurança.

Quando os vídeos são gerados por influenciadores, então, esse fenômeno é potencializado. Pessoas que são “gente como a gente” testando produtos e aprovando tendem a aumentar a taxa de conversão dos clientes.

3. Vídeos trazem mais informações e respondem perguntas

Quem nunca viu um tutorial da instalação de um equipamento ou de maquiagem que dê o primeiro “dislike”. Vídeos ajudam a resolver todo tipo de problema — seja a forma de passar de fase no game, a instalação do piso da cozinha ou tudo o que está entre esses dois pontos. Do ponto de vista do consumidor, ter esse tipo de conhecimento antes da compra traz mais confiança e impulsiona as vendas.

4. Vídeos impulsionam a experiência omnichannel

O uso de vídeos dá às marcas a oportunidade de guiar os clientes ao longo da jornada de consumo, não importa qual seja o canal digital usado. Ou a combinação deles: mídias sociais, o próprio site da marca, e-mail e outros. Em um mundo omnichannel, isso é cada vez mais importante: marcas que usam pelo menos 3 canais para se relacionar com os clientes aumentam sua conversão em 287% e mantêm 89% de seus clientes.

Isso significa uma coisa: é essencial estar em todo lugar onde o cliente esteja, facilitando a coleta de informações e acelerando o caminho para a conclusão da venda.

5. Vídeo é mais compartilhável que outras mídias

O boca a boca continua sendo o meio em que os consumidores mais confiam para obter informações — a diferença é que esse boca a boca agora é digital. Assim, quanto mais compartilhável for o conteúdo, maior a possibilidade de viralização e de atração de clientes. E nada é mais viralizável que um bom conteúdo em vídeo: eles são 1.200% mais compartilhados em mídias sociais do que links e texto combinados!

E aí, o que está esperando para começar a produzir seus vídeos para o Clips?

E se você quer saber como o Ideris pode otimizar a sua gestão no Mercado Livre e te ajudar a vender mais, clique aqui e peça uma demonstração.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *