Fotos de moda no Mercado Livre: saiba como melhorar anúncios

15/02/2022

A venda de roupas usadas ou novas na internet é uma grande potência dentro do e-commerce. É por isso que cada vez mais pessoas buscam por fotos de blusas da moda ou fotos de roupas da moda, por exemplo. A importância disso também afeta as estratégias dos marketplaces. O Meli, por exemplo, anunciou mudanças e a moderação nos anúncios para fotos de Moda no Mercado Livre, a partir de 15 de fevereiro de 2022. Saiba o que mudou.

A partir de qualquer recorte de estudo de mercado é possível identificar com facilidade a grande relevância que Roupas e Acessórios têm para o comércio eletrônico. No relatório elaborado pela Conversion, por exemplo, que foi feito entre outubro de 2019 e outubro de 2020, o crescimento foi de 20,63% no número de vendas de roupas usadas e novas, com mais de 1 bilhão de acessos no período. O aumento continuou em 2021 – 36,30% em janeiro do ano passado em relação ao mesmo período de 2020.

Como dito anteriormente, essa relevância não passa despercebida pelos marketplaces. Diante disso, inúmeras estratégias são pensadas para que os vendedores consigam expor com qualidade os seus produtos – e consigam vender mais roupas na internet – e para que os clientes encontrem as roupas da moda que tanto procuram. 

Com mudanças válidas a partir de 15 de fevereiro de 2022, o Mercado Livre anunciou a moderação nos anúncios de Moda dentro da plataforma. Afinal, conforme o próprio Meli, os clientes olham de três a quatro vezes as fotos dos anúncios antes de tomar a decisão de compra. Essa estatística evidencia duas verdades bem conhecidas: 1) é preciso ter boas fotos das roupas (e qualquer outro produto) nos anúncios; 2) os marketplaces estão trabalhando para aperfeiçoar esse processo e, como o Meli afirmou, fotos que não estiverem dentro das Políticas poderão perder exposição.

As regras para as fotos de Moda no Mercado Livre

Válidas a partir de 15 de fevereiro de 2022. Com informações oficiais do Meli.

O requisito fundamental está em respeitar as características das roupas. Nas fotos de moda, quanto mais realistas forem as imagens, melhor. Como resultado, ressaltado inclusive pelo próprio Mercado Livre, surgirão menos dúvidas, economizando tempo e gestão, acelerando a conversão. 

Nos anúncios de Moda do Meli é preciso adicionar pelo menos menos quatro fotografias, chegando a oito no máximo. Por isso, a primeira foto é a mais importante, pois é ela que vai aparecer nos resultados de busca para a pessoa usuária.

Confira abaixo o que as novas Políticas exigem para as fotos de moda no Mercado Livre: camisetas (blusas e afins), partes de baixo, calçados, roupas para bebês, roupas íntimas e de praia, vestidos e macacões, packs e acessórios.

camiseta mercado livre

Fotos de camisetas, blusas e afins

  • Fundos permitidos: em branco, cinza ou creme – leve em consideração a cor do produto para destacá-lo; devem ser lisos e claros, criados digitalmente; ou seja, não podem ter fundos texturizados ou reais.
  • Apresentação: pode haver um modelo real (uma pessoa vestindo a roupa) ou o manequim transparente; evite roupas amassadas e em locais pouco iluminados, ou ainda elementos que distraiam a atenção do cliente, pois a roupa é o principal.
  • Enquadramento: o produto deve estar completamente visível e ocupando de 60% a 80% da imagem, centralizado e de frente.
  • Evite: outros elementos, logomarca, informações de contato, marcas d’água e quaisquer outras informações que reduzam a qualidade da imagem.
  • Para fotos complementares (após a foto de capa): procure exibir o produto em diferentes ângulos, é importante; exiba as costas, detalhes importantes (foto mais aproximada) e como o produto fica em todo o corpo.

Requisitos técnicos da imagem 

  • Formato: quadrado (1×1)
  • Tamanho da imagem, em pixels: 1200 x 1200
  • Resolução da imagem: 72 dpi
  • Peso mínimo da imagem: acima de 600 kb
  • Modo de cor: RGB

calça mercado livre

Fotos de partes de baixo

  • Fundos permitidos: em branco, cinza ou creme – leve em consideração a cor do produto para destacá-lo; devem ser lisos e claros, criados digitalmente; ou seja, não podem ter fundos texturizados ou reais.
  • Apresentação: pode haver um modelo real (uma pessoa vestindo a roupa) ou o manequim transparente; evite roupas amassadas e em locais pouco iluminados, ou ainda elementos que distraiam a atenção do cliente, pois a roupa é o principal.
  • Enquadramento: o produto deve estar completamente visível e ocupando de 60% a 80% da imagem, centralizado e de frente.
  • Evite: outros elementos, logomarca, informações de contato, marcas d’água e quaisquer outras informações que reduzam a qualidade da imagem.
  • Para fotos complementares (após a foto de capa): procure exibir o produto em diferentes ângulos, é importante; exiba as costas, detalhes importantes (foto mais aproximada) e como o produto fica em todo o corpo.

Requisitos técnicos da imagem 

  • Formato: quadrado (1×1)
  • Tamanho da imagem, em pixels: 1200 x 1200
  • Resolução da imagem: 72 dpi
  • Peso mínimo da imagem: acima de 600 kb
  • Modo de cor: RGB

calçados mercado livre

Fotos de calçados

  • Fundos permitidos: em branco, cinza ou bege – leve em consideração a cor do produto para destacá-lo; os fundos devem ser lisos e claros, criados digitalmente; ou seja, não podem ser texturizados ou reais.
  • Apresentação: apenas 1 unidade do calçado e em ângulo lateral – virado para a direita; se houver cadarço, este precisa estar amarrado; se for chinelo de dedos, mostre o par visto de cima, centralizado e sem modelos.
  • Enquadramento: o produto deve estar completamente visível, centralizado, virado para a direita e ocupando de 60% a 80% da imagem.
  • Evite: não utilize os calçados sobre as caixas, em texturas, logomarca, informações de contato, marcas d’água e quaisquer outras informações que reduzam a qualidade da imagem.
  • Para fotos complementares (após a foto de capa): procure exibir o produto em diferentes ângulos, é importante; exiba o calçado em perspectiva (na diagonal), uma foto de cima ou de frente (a depender do produto), ou ainda uma foto da parte de trás ou da sola.

Requisitos técnicos da imagem 

  • Formato: quadrado (1×1)
  • Tamanho da imagem, em pixels: 1200 x 1200
  • Resolução da imagem: 72 dpi
  • Peso mínimo da imagem: acima de 600 kb
  • Modo de cor: RGB

roupa bebê mercado livre

Fotos de roupas de bebês

  • Fundos permitidos: em branco, cinza ou creme – leve em consideração a cor do produto para destacá-lo; devem ser lisos e claros, criados digitalmente; ou seja, não podem ter fundos texturizados ou reais.
  • Apresentação: deixe o produto sozinho, sem manequim, o que ajuda a entender o caimento da peça; evite roupas amassadas e em locais pouco iluminados, ou ainda elementos que distraiam a atenção do cliente, pois a roupa é o principal.
  • Enquadramento: o produto deve estar completamente visível e ocupando de 60% a 80% da imagem, centralizado e de frente.
  • Evite: outros elementos, logomarca, informações de contato, marcas d’água e quaisquer outras informações que reduzam a qualidade da imagem.
  • Para fotos complementares (após a foto de capa): procure exibir o produto em diferentes ângulos, é importante; exiba as costas, detalhes importantes (foto mais aproximada) e como o produto fica em todo o corpo.

Requisitos técnicos da imagem 

  • Formato: quadrado (1×1)
  • Tamanho da imagem, em pixels: 1200 x 1200
  • Resolução da imagem: 72 dpi
  • Peso mínimo da imagem: acima de 600 kb
  • Modo de cor: RGB

vestido mercado livre

Fotos de vestidos e macacões

  • Fundos permitidos: em branco, cinza ou creme – leve em consideração a cor do produto para destacá-lo; devem ser lisos e claros, criados digitalmente; ou seja, não podem ter fundos texturizados ou reais.
  • Apresentação: pode haver um modelo real (uma pessoa vestindo a roupa) ou o manequim transparente; evite roupas amassadas e em locais pouco iluminados, ou ainda elementos que distraiam a atenção do cliente, pois a roupa é o principal.
  • Enquadramento: o produto deve estar completamente visível e ocupando de 60% a 80% da imagem, centralizado e de frente.
  • Evite: outros elementos, logomarca, informações de contato, marcas d’água e quaisquer outras informações que reduzam a qualidade da imagem.
  • Para fotos complementares (após a foto de capa): procure exibir o produto em diferentes ângulos, é importante; exiba as costas, detalhes importantes (foto mais aproximada) e como o produto fica em todo o corpo.

pacote roupas meli

Fotos para vender packs (pacotes)

  • Fundos permitidos: em branco, cinza ou creme – leve em consideração a cor do produto para destacá-lo; devem ser lisos e claros, criados digitalmente; ou seja, não podem ter fundos texturizados ou reais.
  • Apresentação: pode ser o produto sozinho ou em manequim transparente; busque alinhar os produtos diagonalmente da esquerda para a direita; evite roupas amassadas e em locais pouco iluminados, ou ainda elementos que distraiam a atenção do cliente, pois a roupa é o principal.
  • Enquadramento: o produto deve estar completamente visível e ocupando de 60% a 80% da imagem, centralizado e de frente.
  • Evite: outros elementos, logomarca, informações de contato, marcas d’água e quaisquer outras informações que reduzam a qualidade da imagem.
  • Para fotos complementares (após a foto de capa): procure exibir o produto em diferentes ângulos, é importante; exiba as costas, detalhes importantes (foto mais aproximada) e como o produto fica em todo o corpo; se for roupa íntima, exiba o elástico da peça.

acessórios mercado livre

Fotos para vender acessórios

  • Fundos permitidos: em branco, cinza ou creme – leve em consideração a cor do produto para destacá-lo; devem ser lisos e claros, criados digitalmente; ou seja, não podem ter fundos texturizados ou reais.
  • Apresentação: deixe o produto sozinho, sem manequim, o que ajuda a entender o caimento da peça; evite manequim, roupas amassadas e em locais pouco iluminados, ou ainda elementos que distraiam a atenção do cliente, pois a roupa é o principal.
  • Enquadramento: o produto deve estar completamente visível e ocupando de 60% a 80% da imagem, centralizado e de frente.
  • Evite: outros elementos, logomarca, informações de contato, marcas d’água e quaisquer outras informações que reduzam a qualidade da imagem.
  • Para fotos complementares (após a foto de capa): procure exibir o produto em diferentes ângulos, é importante; exiba de costas, detalhes importantes (foto mais aproximada) e como o produto fica em uma pessoa (com modelo real).

Como melhorar as fotos dos anúncios em qualquer marketplace

Além das Políticas definidas para fotos de moda no Mercado Livre para os anúncios em sua plataforma, outros marketplaces também possuem regras próprias. Porém, não se preocupe: há características “universais” que determinam o que é uma boa fotografia para anúncio. Por isso, o Conexão E-commerce tem conteúdos especiais.

Como melhorar as fotos de produtos para vender online

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O anúncio é a sua vitrine e, por isso, não deve ser subestimado. Para ajudar os vendedores a respeito desse assunto, o e-book Como criar anúncios que vendem mais nos marketplaces discorre sobre três grandes passos para produzir um anúncio campeão:

  • encontrar o produto certo;
  • precificar o anúncio;
  • e, finalmente, criar o anúncio.

O conteúdo é gratuito. Aproveite!

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