Dia do Cliente 2023: ideias para aproveitar essa data para vender mais

Escrito por Keila Boganika

04/09/2023

O Dia do Cliente é comemorado todos os anos no dia 15 de setembro. A data tem como objetivo incentivar homenagens aos clientes que desempenham uma função tão importante na economia. Além disso, é uma data importante do varejo em que as empresas promovem ações com foco em vendas, branding e relacionamento com seus consumidores.

Ideias para o Dia do Cliente em 2023

O Dia do Cliente é uma oportunidade excelente para movimentar o faturamento da loja em um mês que não possui datas comerciais tão fortes, pois setembro conta apenas com o Dia do Cliente e a Semana do Brasil que ainda estão ganhando força no comércio, mas não se comparam a outras datas como Black Friday, Dia do Consumidor e Dia das Mães, por exemplo.

Por isso, reunimos algumas ideias estratégicas que os sellers podem seguir no Dia do Cliente e criar boas ações para promover sua marca e suas vendas: 

  • Faça promoções
  • Dê brindes
  • Escreva mensagens personalizadas de acordo com a data
  • Valorize seus clientes mais fiéis
  • Forneça experiências autênticas e diferentes

Faça promoções de Dia do Cliente

Não tem como fugir de descontos em datas como essa, pois é o que os consumidores mais esperam: descontos e outras vantagens!

Por isso, forneça algum tipo de benefício para o seu consumidor, como:

  • Desconto nos produtos mais amados pelo público.
  • Desconto em produtos selecionados – ótimo para ajudar a vender produtos encalhados no estoque.
  • Descontos progressivos.
  • Cupom de desconto exclusivo para clientes.
  • Frete grátis.

Lembre-se que ao criar promoções é preciso divulgar, oferecer descontos reais (sem promoções falsas ou que não sejam atrativas), e criar senso de urgência, ou seja, colocar os descontos por tempo limitado e comunicar quando será o fim da promoção.

Dê brindes

Uma ideia ótima para o Dia do Cliente é dar algum tipo de presente para os consumidores, podendo ser amostras ou um pequeno brinde que lembre a sua marca e surpreenda o cliente.

Quem tem e-commerce próprio pode oferecer brindes a partir de um determinado valor de compra ou para todos que comprarem no Dia do Cliente, por exemplo. Os sellers que vendem em marketplaces podem incluir um pequeno mimo a cada pedido agradecendo o cliente e colocando algo da sua marca.

Escreva mensagens personalizadas de acordo com a data

As mensagens de Dia do Cliente são uma ideia acessível, elas auxiliam a cativar o consumidor e melhorar o relacionamento entre marca e cliente.

Os vendedores podem enviar uma mensagem de agradecimento pelo Whatsapp para a rede de contatos, e-mail marketing ou cartões personalizados nas encomendas. Com certeza o cliente se sentirá especial.

Nessa estratégia, crie uma mensagem exclusiva seguindo a identidade da sua marca, evite copiar frases prontas que não expressam nada sobre a empresa e provavelmente serão ignoradas pelo público.

Valorize seus clientes mais fiéis

Sua loja possui clientes fidelizados que sempre compram e interagem com a marca? Avalie a ideia de enviar um brinde, cupom ou uma mensagem específica para esses clientes, de modo que eles se sintam lembrados. Para isso, deixe claro que se trata de uma ação exclusiva para consumidores selecionados.

Forneça experiências autênticas e diferentes

Para fugir do óbvio das ações convencionais de vendas e apostar em uma boa estratégia de branding, os empreendedores podem usar a imaginação e realizar uma ação diferente que envolva a marca e os clientes. 

Como sorteios de prêmios, uma live no Instagram com um convidado especial, fornecer para alguns clientes uma consultoria online para usar o produto (caso faça sentido com o seu segmento, claro), enviar presentes surpresas nas encomendas sem que seja um brinde com logo, por exemplo, entre muitas outras ações que possam diferenciar a sua marca da concorrência e fazer o cliente não esquecer de você!

Participe das ações promocionais dos marketplaces

Quem vende em marketplaces pode participar das campanhas de Dia do Cliente inscrevendo seus produtos para entrar nas promoções ou colocar um selo especial na foto dos produtos em promoção, por exemplo.

O que você deve considerar ao planejar suas ações de Dia do Cliente

Ao planejar e executar suas ações de Dia do Cliente você precisa considerar algumas coisas que ajudarão suas estratégias serem mais assertivas, como:

  • Conheça seu público e molde uma ação de acordo com as características dos seus clientes.
  • Planeje muito bem suas ações.
  • Tenha um atendimento impecável.
  • Conheça e respeite os direitos do consumidor.

Conheça seu consumidor 

É muito importante que você pesquise, analise e entenda quem é o seu público-alvo para executar uma ação que realmente cative seus consumidores e ajude a atrair novos clientes.

Saiba quem são seus clientes, suas características, desejos, necessidades e o que eles esperam de marcas como a sua. Dessa forma, suas ações podem se tornar muito mais assertivas.

Planeje muito bem suas ações

Defina começo, meio e fim das promoções; como será a divulgação; se seu departamento financeiro está saudável para fornecer descontos altos; entre outros detalhes para que sua ação ocorra da forma mais perfeita possível sem surpresas desagradáveis.

Tenha um atendimento impecável

Você deve concordar conosco que não adianta encantar o cliente apenas em uma data do ano, certo?! Por isso, garanta que seu atendimento seja sempre ótimo!

Mesmo quem vende online e tem pouco contato direto com o consumidor, busque a excelência na comunicação em todos os pequenos pontos de contato com o cliente: respondendo todas dúvidas rapidamente e com cordialidade, enviando mensagem no envio dos produtos etc.

Conheça e respeite os direitos do consumidor

Além de fornecer um atendimento impecável, garanta que sua empresa siga todos os direitos e deveres determinados pelo Código de Defesa do Consumidor para que sua ação de Dia do Cliente faça sentido e você possa estabelecer boas relações com seus clientes.

Qual a origem do Dia do Cliente?

Como citamos no início do texto, setembro costuma ser um mês sem nenhuma data relevante para o varejo. Por isso, em 2003 o especialista em marketing e empresário gaúcho João Carlos Rego criou o Dia do Cliente, seu intuito foi movimentar o comércio e homenagear os clientes em outra data do ano, além do tradicional Dia do Consumidor que acontece em março.

No início, o projeto da data foi implementado apenas no estado do Rio Grande do Sul, mas com o passar dos anos os outros estados foram aderindo à data comercial.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *