Ideias para vender no Dia das Crianças

27/08/2020

Todos os anos, sellers de produtos infantis se perguntam “como vender mais no Dia das Crianças”? No e-commerce o segmento é amplo e vai além dos brinquedos: roupas, calçados, artigos esportivos, fragrâncias e até mesmo alimentos podem entrar na mira de quem vende online.

Tudo depende de planejamento e estratégia para chegar aos usuários certos (especialmente familiares e amigos em busca do presente perfeito). 😉

Em 2020, o Dia das Mães teve aumento de 117% no faturamento das vendas online, totalizando R$ 6,02 bilhões em comparação ao ano anterior.

Outra data importante foi o Dia dos Pais, com crescimento de 41% (3,5 bilhões de faturamento). Seguindo essa perspectiva otimista, a expectativa é que o Dia das Crianças seja mais uma grande oportunidade para o e-commerce brasileiro.

VALE SABER: entre 29 de setembro e 12 de outubro de 2019, a palavra-chave “brinquedo” saltou de 49 para 100 no ranking de buscas realizadas no Google (São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Bahia foram as cinco principais regiões). Outros termos com aumento significativo nas pesquisas:

– “brinquedo dia das crianças” (400%),
– “brinquedo legal” (250%),
– “brinquedo educativo” (100%),
– “moto de brinquedo” (80%),
– “geladeira de brinquedo” (70%)
– “dinossauro brinquedo” (50%).

Quer aproveitar essa data no varejo online, mas ainda não sabe como? Reunimos as principais dicas para vender mais no Dia das Crianças. Confira! 😎

Antecipe-se para vender no Dia das Crianças

Datas sazonais sempre apresentam picos de buscas e vendas – geralmente com pelo menos 30 dias de antecedência, pois as pessoas acompanham preços, promoções e prazos de entrega. Por isso, planeje tudo com antecedência.

Como está seu estoque? Quais itens precisam escoar mais? A equipe está preparada para atender maior fluxo de pedidos? E a logística? Acompanhe os próximos tópicos e descubra como deixar tudo alinhado para vender mais no Dia das Crianças.

Fortaleça o back office

Seu e-commerce é feito por pessoas, certo? Então um dos primeiros passos é preparar e motivar a equipe para que atendam os clientes com excelência. Compartilhe suas metas, troque ideias e entenda o dia a dia deles para avaliar a necessidade de contratar funcionários temporários.

Outro ponto importante é reforçar os sistemas utilizados para gerir o negócio. Verifique como os softwares (ERP, hub, plataforma de loja virtual/marketplace, gerenciadores de pagamento, etc.) estão se preparando para garantir o bom funcionamento durante a data.

Se você é seller multicanal e ainda não utiliza um bom hub de integração, considere contratar esse sistema (saiba como essa ferramenta ajuda a vender mais).

Cuide do seu estoque

Imagine que você atende cerca de 30 pedidos por dia. Estará preparado para um acréscimo de 40%? E se as vendas aumentarem em 90% ou 120% durante o período?

Essas estimativas devem ser levadas em consideração para o seu estoque se você quer vender mais no Dia das Crianças. A dica é identificar os itens com maior potencial de venda e negociar com os fornecedores as melhores condições para reforçar o estoque.

Além de garantir volume de produtos, possibilita conseguir bons descontos. Para evitar atrasos e quebra de estoque, adquira os itens com antecedência.

Dê atenção à expedição e logística

Crianças AMAM ganhar presentes, então imagine a frustração dos pequenos e dos pais por causa de um pedido atrasado – e esse problema é bem comum em datas comemorativas. No que depender de você, dedique atenção especial à expedição dos produtos.

Uma boa estratégia é garantir que as etapas de faturamento, picking, packing e postagem sejam realizadas sem falhas (lembre-se: é preciso agilidade). Para ganhar um pouco mais de tempo, é possível embalar alguns itens com antecedência, facilitando a expedição.

Quanto à logística, escolha empresas com boa reputação por sua agilidade, cuidado com mercadorias, rastreamento de pedidos e qualidade de entrega. Tudo isso deve ser levado em consideração, pois poderá ser um diferencial à frente da concorrência.

Estratégias para vender mais no Dia das Crianças

dia das crianças

Em paralelo aos cuidados com back office, estoque e logística, você pode construir suas estratégias para vender mais no Dia das Crianças. Antes de definir as ações, é importante estudar dois assuntos: seu público e a experiência de anos anteriores.

Para entender seu consumidor, pesquise a relevância de palavras-chave no Google Trends; leia relatórios sobre o desempenho da data em anos anteriores (faturamento, número de pedidos, tendências); faça pesquisas breves por e-mail e/ou redes sociais (stories do Instagram, por exemplo) e monitore a concorrência.

Sua experiência de vendas nessa data também merece atenção. Avalie desempenho, margem de lucro, reclamações, erros e acertos, ou seja, seja autocrítico para otimizar sua presença no e-commerce e vender mais no Dia das Crianças. Feito isso, alinhe as estratégias mais viáveis para o seu negócio:

1. Promoções

Além de banner no site e publicações temáticas nas redes sociais, mostre às pessoas que você está oferecendo vantagens para comprarem com você no Dia das Crianças.

Desconto em categorias específicas de produtos; combos com preços diferenciados; compre mais e pague menos; cash back; frete grátis e brindes são ideias sempre válidas para vender mais no Dia das Crianças e contribuir para a lembrança de marca – facilitando inclusive a fidelização pelo pós-vendas.

Comprar presentes para mais de uma criança é bastante comum nessa data, portanto, pense em promoções que estimulem os clientes a adquirirem o máximo de produtos na sua loja, aumentando o tíquete médio e diminuindo o valor do frete.

2. Anúncios para vender no Dia das Crianças

Você sabe o que mais atrai os usuários à sua loja? Use essa informação a seu favor, mas também veja novas oportunidades. Se a maior parte dos clientes vem das redes sociais, invista em anúncios com segmentações inteligentes – mas não deixe as buscas do Google de fora.

Outro tipo de investimento que vale a pena é criar campanhas de anúncios dentro dos marketplaces. Americanas Marketplace (antigo grupo B2W dono da Americanas.com, Submarino e Shoptime), Mercado Livre, Netshoes, Via Varejo (Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com) são alguns exemplos de grandes marketplaces que oferecem anúncios dentro da própria plataforma (saiba como funciona neste conteúdo).

Marcar presença nesses espaços é uma boa estratégia para vender mais no Dia das Crianças, pois o seller consegue expor seus produtos em grandes redes e surfar na credibilidade desses canais, afinal, muitas pessoas ainda preferem fazer suas compras em marketplaces.

DICA DE OURO: mais uma vez o hub de integração pode ajudar você a vender mais no Dia das Crianças. Como? Associando produtos a anúncios! No hub Ideris, por exemplo, você preenche as informações dos itens e, a partir disso, pode multiplicá-lo em diversos canais de venda. É mais agilidade, praticidade e controle de estoque para a operação não apenas em datas comemorativas, mas no ano todo. 😃

IMPORTANTE LEMBRAR: os pequenos estão acessando a internet cada vez mais cedo. Por isso, ao criar anúncios na internet direcionados às crianças, fique atento às leis de publicidade infantil. Palavras imperativas como “compre” e “peça aos seus pais” são proibidas, bem como abordagens que desvalorizem hábitos saudáveis.

3. Sorteio

Assim como brindes, sorteios podem ser atrativos aos clientes e ajudá-lo a vender mais no Dia das Crianças. Lojas de games e tecnologia, por exemplo, podem sortear um novo videogame ou acessório, já lojas de roupas, calçados e brinquedos podem planejar um vale-compras.

4. Formas de pagamento

Ofereça variedade nas formas de pagamento – cartões de crédito de diferentes bandeiras, boleto bancário, pagamentos digitais. No caso do boleto, pense na possibilidade de conceder um desconto extra para quem paga à vista, além de deixar claro que o prazo de entrega pode ser um pouco mais demorado por causa do tempo de compensação bancária.

5. Para vender mais no Dia das Crianças, avise a base

Comunique sua base de contatos sobre as ações que está promovendo. E-mail marketing, mensagens por Telegram/WhatsApp, SMS, grupos no Facebook, posts e lives em redes sociais são ótimos canais para disseminar as informações.

Parcerias com influenciadores de nicho também são super válidas – além da divulgação, ofereça um cupom de desconto exclusivo para os seguidores da pessoa.

E-commerce 2020: datas do segundo semestre

A primeira metade do ano foi um verdadeiro sucesso para o varejo brasileiro – e ainda dá tempo de aproveitar as oportunidades do segundo semestre!

Como você já deve ter percebido em sua experiência como empreendedor, as datas comerciais resultam em ótimas oportunidades para vender mais.

A sensação de urgência é um gatilho extremamente eficaz para as vendas, mas o seller deve se programar para não ser pego de última hora e acabar fazendo estratégias ineficientes.

Portanto, o planejamento é a base para o sucesso do seu e-commerce.

Pensando nas datas comemorativas que ainda estão por vir e que podem impactar positivamente nas suas vendas, criamos o e-book GRÁTIS “Calendário do E-commerce 2020: 2º semestre”.

Nesse material você vai encontrar informações sobre como definir objetivos e utilizar os números a seu favor. Que tal consultar o e-book para saber como vender mais no Dia das Crianças? Saiba também como se destacar na Black Friday, no Natal e em outras oportunidades que 2020 ainda reserva.

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