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Como vender mais no Dia das Crianças 2024

Escrito por Ideris
6 de setembro de 2024
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Uma das perguntas mais importantes que os sellers de produtos infantis se fazem é: “como vender mais no Dia das Crianças?” Os marketplaces oferecem amplas oportunidades para encontrar todo tipo de produtos, facilitando a escolha e oferecendo soluções para os mais variados perfis de consumidores.

O Dia das Crianças é, na maioria dos segmentos, uma das principais datas comemorativas do varejo. Os sellers dos marketplaces podem, inclusive, aproveitar a proximidade entre o Dia das Crianças e a Black Friday (aproximadamente 45 dias) e usar a primeira data com um “ajuste fino” para a segunda.

Cada vez mais, os marketplaces são o canal de preferência dos consumidores em suas compras online. De acordo com o relatório WebShoppers, as vendas online em 2023 bateram R$ 254,4 bilhões e, no primeiro semestre de 2024, cresceram 18,7%, para R$ 160,3 bilhões.

Já um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostra que os grandes marketplaces continuam ganhando escala, relevância e domínio. As 6 maiores plataformas (Mercado Livre, Magazine Luiza, Shopee, Amazon, Casas Bahia e Shein) foram responsáveis por 85,5% das vendas online realizadas no Brasil no ano passado.

O recado é claro: estar nas principais plataformas é essencial para vender mais no Dia das Crianças. Mas esse é só o começo.

5 dicas para vender mais no Dia das Crianças

Para impulsionar suas vendas no Dia das Crianças nos marketplaces, é preciso estar atento a vários detalhes, planejar bem as operações e responder rapidamente quando alguma coisa sai do esperado. Ter dados disponíveis em tempo real e agilidade para reagir é essencial para ter sucesso.

Para aumentar suas vendas na temporada de Dia das Crianças, preste atenção nestes 5 pontos:

1. Programe-se com antecedência

Normalmente, os consumidores planejam suas compras para as principais datas comemorativas — com o Dia das Crianças, não é diferente. E se eles planejam como vão encarar o período promocional, você também deveria estar muito bem organizado para aproveitar ao máximo a oportunidade.

Analise a posição do seu estoque e busque dados de mercado que possam mostrar quais serão os itens mais demandados no Dia das Crianças. Na sequência, avalie como é possível aproveitar esses produtos best-sellers para vender outros itens que estão no seu estoque. Também é preciso ajustar seus processos para dar conta do processamento de pedidos e da logística.

Tudo isso deixará seu negócio muito mais preparado para o Dia das Crianças.

2. Envolva sua equipe

Por mais que as vendas digitais aconteçam sem interação humana, todo negócio continua sendo feito de pessoas. Por isso, prepare, treine e motive sua equipe, para que os clientes sejam atendidos com excelência.

Estabeleça metas e faça com que elas estejam bem claras para todos os envolvidos. Converse com seu time e entenda o dia a dia dos colaboradores, para entender as dificuldades, onde é possível melhorar e até mesmo se será necessário contratar funcionários temporários para esse período de vendas intensas.

3. Atualize a tecnologia

Outro ponto importante é reforçar os sistemas utilizados para gerenciar o negócio. Verifique como os softwares (ERP, hub de marketplaces, plataforma de vendas online, gerenciadores de pagamento e outros) estão organizados e se eles darão conta do volume de pedidos durante a temporada de Dia das Crianças.

Se você é um seller multicanal e ainda não conta com um bom hub de integração, considere contratar esse sistema (saiba como essa ferramenta ajuda você a vender mais).

3. Defina as suas apostas

Se você não tiver em estoque aquilo que os clientes querem comprar, perderá oportunidades de venda. Evidentemente, os brinquedos são os itens mais procurados durante o Dia das Crianças, mas é possível ir além do óbvio.

Para crianças de todas as idades, é possível pensar em outras categorias, tais como:

  • Jogos;
  • Moda e acessórios;
  • Eletrônicos;
  • Livraria;
  • Bebês;
  • Informática;
  • Esportivos;
  • Lazer (cinema, parques, viagem);
  • Vale-presente.

4. Cuide do seu estoque

Saber quais produtos manter em estoque, e a quantidade de cada um deles, é essencial. Ter produtos demais pode fazer você ficar com sobras no final da temporada, o que eventualmente pode ser corrigido para as compras de Natal. Mas quando falta produto, aí a venda está perdida — e talvez o cliente não volte em uma nova oportunidade.

Tudo isso precisa ser levado em conta para calibrar seu estoque. Dentro de cada categoria, será preciso refinar seu mix de produtos para acertar as quantidades e evitar ter muitos produtos sem saída (ou poucos dos que saem muito). As próprias plataformas de marketplace costumam ajudar a identificar tendências, mas também utilize outros métodos, tais como:

  • Seus relatórios de vendas;
  • Relatórios do Google Trends;
  • Tendências indicadas pelas redes sociais;
  • Dados de criadores de conteúdo que possam ter relevância para o seu negócio;
  • Estudos de mercado que indiquem tendências e oportunidades.

A partir daí, negocie com os fornecedores as melhores condições para reforçar o estoque e evitar atrasos e quebras de estoque.

5. Acerte no fulfillment

Imagine a frustração causada nas crianças e em seus pais por um pedido atrasado — esse é um problema bem comum em datas comemorativas. 

Para minimizar problemas, revise seus processos de fulfillment para identificar oportunidades de ganho de eficiência e produtividade e evitar erros. Todo detalhe pode fazer a diferença: deixar os itens mais vendidos já embalados ou em uma área do estoque mais à mão pode fazer você ganhar tempo e acelerar a saída dos produtos.

Na logística, revise os contratos com seus fornecedores. Se possível, defina índices de atendimento para que os pedidos sejam retirados no menor tempo possível. Escolha parceiros de negócio de boa reputação, que sejam ágeis, evitem danos aos produtos, ofereçam rastreamento dos pedidos e entreguem rápido.

A Ideris permite que você controle todas as etapas da logística, da separação dos produtos ao envio. Com nossa plataforma, você pode unificar o controle dos estoques de todos os seus canais de venda, facilitando a gestão. Além disso, o sistema gerencia os pedidos de vários canais de forma centralizada, dando rapidez e praticidade à administração do seu negócio.

Somos Parceiro Platinum do Mercado Livre, com muitas soluções tecnológicas exclusivas para a plataforma. Isso comprova a eficiência dos serviços que prestamos aos clientes do marketplace.

Estratégias para vender mais no Dia das Crianças

Além dos cuidados com os processos de back office, estoque e logística, você deve construir suas estratégias de marketing e promoção para vender mais no Dia das Crianças. Antes de definir as ações, é importante estudar seu público e a experiência dos anos anteriores.

Para entender seu consumidor, pesquise a relevância de palavras-chave no Google Trends. Também leia os diversos relatórios sobre o desempenho das vendas no Dia das Crianças e categorias / produtos mais vendidos. Se possível, faça pesquisas com seus clientes por e-mail, WhatsApp ou redes sociais para ter dicas sobre o comportamento deles. Por fim, monitore a concorrência e suas ações.

Sua experiência de vendas nessa data também merece atenção. Avalie desempenho, margem de lucro, reclamações, erros e acertos. Seja muito crítico para entender seus erros e acertos, otimizar sua presença no e-commerce e nos marketplaces e vender mais no Dia das Crianças.

A partir daí, desenvolva suas estratégias:

1. Promoções personalizadas

Banners no site e publicações temáticas nas redes sociais são importantes, mas é preciso ir além — e de forma personalizada.

A partir dos dados dos clientes que navegam no seu site e das informações fornecidas pelos marketplaces com os quais você trabalha, ofereça descontos diferenciados em categorias específicas de produtos, para consumidores diferentes.

Entenda o que funciona para cada cliente, para então apresentar combos com preços diferenciados e vantajosos. O uso de recursos como “compre mais e pague menos”, frete grátis, cashback e brindes faz diferença para consumidores diferentes, em circunstâncias específicas. Trabalhe de forma personalizada.

Comprar presentes para mais de uma criança é bastante comum nessa data. Por isso, avalie a possibilidade de realizar promoções que estimulem os clientes a comprar mais produtos em sua loja, aumentando o tíquete médio e diminuindo o valor do frete.

Estratégias como frete grátis ou condições especiais de entrega ou parcelamento funcionam bem para aumentar o tíquete médio dos clientes e fazer com que você concentre uma parcela maior da lista de compras dos consumidores.

2. Anúncios para o Dia das Crianças

Você sabe o que mais atrai os usuários à sua loja? Use essa informação a seu favor, mas também busque novas oportunidades. Avalie o uso de diversos canais, como anúncios segmentados nas redes sociais, links patrocinados no Google e banners nos marketplaces nos quais você atua.

Marcar presença nos principais marketplaces é uma boa estratégia para vender mais no Dia das Crianças, pois o seller consegue expor seus produtos em grandes redes e aproveitar a credibilidade desses canais, que correspondem a grande parte das vendas do e-commerce brasileiro.

Tome um cuidado importante: seus anúncios precisam respeitar a legislação de publicidade infantil. O Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, considera a publicidade diretamente dirigida às crianças como abusiva. Palavras imperativas como “compre” e “peça aos seus pais” são proibidas, bem como abordagens que desvalorizem hábitos saudáveis.

Uma vez respeitados todos os limites da publicidade dirigida às crianças, um hub de integração pode ajudar você a vender mais no Dia das Crianças. Associando produtos a anúncios, é possível multiplicar as ações em diversos canais de venda, com gestão centralizada. Isso significa mais agilidade, praticidade e controle para a operação não apenas em datas comemorativas, mas no ano todo.

3. Sorteios

Assim como brindes, sorteios podem ser atrativos aos clientes e ajudar você a vender mais no Dia das Crianças. Lojas de games e tecnologia, por exemplo, podem sortear um novo videogame ou acessório, enquanto lojas de roupas, calçados e brinquedos podem oferecer vale-compras.

4. Formas de pagamento

Ofereça variedade nas formas de pagamento: cartões de crédito de diferentes bandeiras, boleto bancário, pagamentos digitais e, claro, Pix. Procure oferecer um desconto extra para quem paga à vista ou pelos meios que são mais vantajosos para você — essa pode ser uma forma de atrair quem quer um desconto adicional e melhora o seu fluxo de caixa.

5. Avise seus clientes

Comunique sua base de contatos sobre as ações que está promovendo. E-mail marketing, mensagens por WhatsApp, SMS, posts, vídeos e lives em redes sociais são ótimos canais para disseminar as informações. Parcerias com criadores de conteúdo também são super válidas — além da divulgação, ofereça um cupom de desconto exclusivo para os seguidores do creator.

Como a Ideris pode ajudar você a vender mais no Dia das Crianças?

A Ideris é o parceiro ideal para quem quer vender muito pelos marketplaces. Sua ferramenta permite integrar as maiores plataformas do mercado em um só lugar, tudo para simplificar sua gestão, evitar problemas de estoque, melhorar o atendimento ao cliente e dar mais agilidade para o seu negócio.

A Ideris possui integrações com os principais marketplaces do mercado, como Mercado Livre, SHEIN, Americanas, Magalu, Amazon, Madeira Madeira, Shopee e Casas Bahia. É, hoje, o hub de marketplaces com o maior número de certificações do mercado — o que é sempre uma garantia de qualidade, eficiência e segurança.

Faça como a Toys Net, que considera a Ideris o “pulmão do seu negócio” e um item vital para dar suporte ao aumento de suas vendas. Com a facilidade de integração aos marketplaces, a Toys Net consegue colocar em prática suas estratégias de vendas com mais facilidade, o que garante agilidade, controle de estoque e uma experiência muito positiva para os clientes.

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