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Por que usar um hub de integração de marketplaces?

por que usar um hub de integração

Um hub integrador de marketplaces basicamente agiliza uma operação de vendas online, integrando todas as soluções que um vendedor precisa incluindo marketplaces, plataformas de e-commerce, ERPs e sistemas de gerenciamento! Tudo isso permite que a loja tenha escalabilidade e segurança de faturamento.

A maioria das operações de venda online começa pequena, com o estoque em algum quarto improvisado ou em uma garagem. À medida que a operação começa a crescer, vem junto um grande gasto de energia para suprir essa demanda. No fim, fica cada vez mais difícil achar tempo para buscar novas formas de aumentar suas vendas, seja por novos canais ou por novas possibilidades de produtos.

O problema é que existe um limite que um e-commerce pode crescer sendo administrado somente pelo canal de vendas. Seja pela dificuldade em administrar anúncios, falta de um controle de estoque ou pela falta de automatização em geral. Além de todas essas questões, entra outro fator importante: os marketplaces.

Usar grandes marcas do e-commerce como uma vitrine para os seus produtos é a forma mais rápida e fácil de aumentar suas vendas online. Mas, à medida que você começa a investir nesses novos canais de venda, os seus problemas anteriores com estoque, anúncios e operação dobram de tamanho.

São nesses casos que é indicado o uso de um integrador. Esses sistemas são desenvolvidos pensando justamente em todos esses problemas. Eles facilitam a replicação de anúncios, fazem o controle do seu estoque e automatizam a sua operação, tudo isso de forma unificada entre todos os seus marketplaces.

Veja como um integrador pode te ajudar nas diversas fases da sua jornada de venda:

Crie anúncios mais rápido!

Anúncios são o ponto de contato entre o vendedor e o cliente em potencial, por isso, fazem parte de um dos momentos mais essenciais para a compra. Para atingir vários públicos, é comum que um vendedor trabalhe com vários anúncios diferentes de um produto, variando fatores como:

  • Preço
  • Valor do frete
  • Título
  • Descrição

É para esse tipo de situação que integradores permitem que você cadastre um produto dentro do sistema e, a partir dele, crie quantos anúncios você precisar. Tendo a possibilidade de replicação dentro de um mesmo canal de venda ou entre diversos marketplaces. 

Controle seu estoque!

O controle de estoque é um dos principais desafios logísticos enfrentados por quem vende em marketplaces, uma vez que informações de estoque incorretas podem afetar a relevância do vendedor e do anúncio.

A coisa só piora quando uma pessoa tem mais de um anúncio para o mesmo produto ou quando ela tem anúncios espalhados em marketplaces diferentes. Cada anúncio tem o seu estoque separado e o que existe no estoque, muitas vezes, acaba não batendo com os números do marketplace.

Porém, com a possibilidade do cadastro de produtos dentro do integrador, a contagem do estoque é baseada no produto em si, não nos diversos anúncios associados a ele. Ajudando não só o controle da reputação do vendedor, mas também um controle logístico muito maior da operação.

Facilite a sua expedição!

Postar os seus produtos também pode ser um problema quando você trabalha com multicontas ou em mais de um marketplace. É fácil você se perder com tantas origens e tantos arquivos para impressão, além de ser uma atividade que ocupa seu tempo.

Nesse caso, a lógica de um único produto estar associado em diversos anúncios também é prática. Com essa organização, é possível realizar atividades mais facilmente como:

  • Emissão de Nota Fiscal (por meio de integração com ERPs)
  • Emissão de etiquetas postais
  • Cotação de fretes.

Tudo isso em um único arquivo com todos os seus produtos vendidos de forma integrada com o estoque.

Ou seja: você pode chegar na sua operação segunda-feira de manhã, emitir todas as notas fiscais e etiquetas de todas as suas vendas do fim de semana e já iniciar a sua operação para enviar seus produtos. Tudo isso com poucos cliques e em um único sistema.

GERE RELATÓRIOS DE TODA SUA OPERAÇÃO

É comum que vendedores foquem apenas em duas informações: se as vendas estão aumentando ou caindo. De fato, são esses dados que realmente importam para uma operação, mas outra questão importante é entender quais fatores afetam as suas vendas.

Por exemplo: qual o aumento das suas vendas durante a Black Friday? Qual o seu faturamento em cada marketplace? Uma mudança na estratégia de preço que você fez impactou nas suas vendas?

A verdade é que não adianta implementar mudanças na sua estratégia de vendas se você não está atento ao resultado delas.

É justamente por isso que integradores contam com a possibilidade de emitir relatórios, tanto para aspectos financeiros quanto para aspectos mais técnicos da sua operação, como:

  • Respostas de perguntas por operador,
  • Relatórios de pedidos pelo status de entrega
  • Pedidos cancelados.

QUAL É O MELHOR INTEGRADOR?

Ao longo desse texto, passamos por explicações sobre como um integrador pode ajudar a sua operação de vendas, sendo elas:

  • Com um integrador, é possível criar um produto associado a vários anúncios, facilitando a réplica de anúncio entre contas e entre marketplaces.
  • Assim, fica mais fácil controlar o seu estoque, já que a disponibilidade do estoque está vinculada ao produto, não aos vários anúncios que ele possui.
  • Já que todas as suas vendas estão vinculadas em um único sistema, você pode emitir todas as notas e etiquetas de uma única vez.
  • Com essa unificação, é possível gerar relatórios que refletem muito mais a realidade das suas vendas, dando mais informação sobre o seu negócio.

Sabendo de tudo que um integrador de marketplaces pode fazer para otimizar a sua operação de vendas multicanal, a próxima questão é: Qual o melhor?

Bom, a resposta curta é: depende. O mercado conta com diversas opções, você precisa analisar quais são as suas principais demandas e quanto você está disposto a gastar por um sistema.

O ideal é você levar tudo isso em conta e buscar recomendações de outros vendedores que você conheça ou de sites de avaliação como o Reclame Aqui.

Dito isto, o Ideris é uma opção que você, com certeza, deve considerar. Desde que entrou no mercado, pouco tempo atrás, o Ideris mudou completamente o mercado de integração, sendo um dos primeiros a não cobrar porcentagens sobre as suas vendas, além de estar constantemente investindo em inovações para facilitar a vida do vendedor online.

Se você tem interesse em aumentar as suas vendas, com um dos sistemas mais bem avaliados do mercado, entre em contato agora com um dos nossos especialistas!

 

Escrito por Vitor Pellanda

25/06/2019

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