Loja de eletrônicos: como aumentar a sua venda de eletrônicos online

Escrito por Keila Boganika

19/10/2021

Há diversas estratégias para uma loja de eletrônicos se destacar nos canais online e aumentar o faturamento. Seja com e-commerce próprio ou vendendo em diferentes marketplaces, a procura dos clientes nesse nicho é alta e, consequentemente, a concorrência no meio online também. 

A busca por eletrônicos aumentou ainda mais na internet entre 2020 e 2021, segundo levantamento de dados da Criteo. Por exemplo, a compra de laptops aumentou 660% e a de tablets aumentou 492%, enquanto os videogames e televisores registraram aumento no número de vendas, de 412% e 248%, respectivamente.

Algumas das razões desse aumento é devido às mudanças no estilo de vida das pessoas, em que muitas precisaram se adaptar para o home office – que se tornou uma prática comum entre as empresas mesmo para o pós pandemia; também houve a procura por diferentes maneiras de se divertir em casa durante os períodos de isolamento; e o aumento natural de compras online devido a pandemia, em que muitas lojas ficaram fechadas e teve uma parcela dos consumidores que evitaram fazer compras presenciais, mesmo com a abertura gradual do comércio.

Se você possui uma loja de eletrônicos na internet ou vende em marketplaces, este post é para você! Separamos algumas dicas cruciais que podem te ajudar a expandir o faturamento e se destacar na venda de eletrônicos online.

Na venda de eletrônicos faça descrições originais, detalhadas e organizadas dos produtos

Confira os materiais oficiais dos fabricantes e disponibilize de maneira direta e organizada todas as especificações do produto, pois isso é muito importante para quem compra eletrônicos, além de deixar o anúncio mais completo e aumentar as chances dele aparecer no topo das buscas.

Construa um texto original e persuasivo para tornar o anúncio do produto ainda mais atrativo e convencer o consumidor. Geralmente, conferir os materiais de divulgação da marca do item ajuda na escrita do texto, mas tente sempre criar algo original, pois cópias não são bem vistas por marketplaces, nem pelo algoritmo do Google na hora de ranquear seu anúncio na busca orgânica.

Construa um bom título

Além de uma boa descrição, o título do anúncio é muito importante para que ele seja encontrado pelas pessoas certas.

Pesquise como as pessoas buscam pelo item e construa um título que atraia tanto os usuários que estão procurando o produto de maneira genérica (como, “notebook”), e insira informações específicas para quem está buscando pelo produto exato, como:

[Produto] [Marca] [Código/Modelo usado pelo fabricante] [Detalhes]: 

Notebook Samsung – Core i5, 8GB, 256GB SSD, Tela Full HD 15.6 – Book NP550XDA-KF2BR 

Estude o que o público-alvo da sua loja de eletrônicos procura

Nem sempre ter um estoque imenso garante muitas vendas. É preciso adquirir os itens de acordo com o seu nicho de atuação e o perfil do público-alvo que a sua loja atende. Por isso, estude o que seus clientes mais buscam, analise o perfil de compra deles e se atente em oferecer produtos que realmente vendem e ajudam a fidelizar os consumidores na sua loja de eletrônicos.

Fique atento às tendências e aos lançamentos 

Quem trabalha com a venda de eletrônicos precisa estar atento aos lançamentos de novos produtos que possam agradar ao seu público-alvo, pois é nas primeiras semanas em que o item é uma novidade que costuma haver mais compras com um valor alto, pois o produto é lançamento e alguns itens desvalorizam ao longo do tempo.

Pratique preços competitivos

Se você tem uma loja de eletrônicos online ou vende em diferentes marketplaces, deve saber que o preço muitas vezes é um fator decisivo de compra.

Claro que nenhum vendedor deve praticar preços muito abaixo da média para não perder a credibilidade, mas preços muito mais altos que o normal não costumam converter em vendas. Por isso, esteja sempre analisando o preço dos concorrentes e tente sempre se manter atrativo para os usuários.

Ofereça boas condições de frete

Uma das maiores vantagens de trabalhar com a venda de eletrônicos em marketplaces é aproveitar as excelentes condições de frete que essas plataformas disponibilizam. Afinal, oferecer boas condições de frete é muito importante para garantir mais vendas, pois segundo dados do Mercado Pago, 53% dos consumidores abandonam carrinhos de compra virtual por causa do preço e prazo do frete. 

Marketplaces como Mercado Livre, Magalu e Americanas possuem programas de logística em que, na maioria das vezes, o vendedor não paga nenhum valor extra e o cliente final consegue ter um valor e prazo mais atrativo devido aos programas de entrega dos marketplaces.

Por exemplo, o Magalu Entregas, sistema de envios do Magalu Marketplace, tem um contrato ótimo com os Correios devido ao grande volume de vendas, e permite que seus parceiros utilizem esse sistema para tornar seus anúncios mais atrativos oferecendo boas condições de frete ao consumidor.

Invista em anúncios de mídia paga

Depois de oferecer preços competitivos e boas condições de frete, criar anúncios completos e atrativos, é interessante que o seller invista em anúncios de mídia paga, que nada mais são os anúncios que aparecem em posições de destaque nos marketplaces, no topo das buscas do Google ou em anúncios do Instagram.

É uma maneira de alcançar novos clientes, pois com anúncios de mídia paga é possível encontrar os usuários que estão buscando os seus produtos e tem o perfil de compra que sua loja de eletrônicos procura.

Participe de promoções 

Black Friday, Cyber Monday, Natal, entre tantas outras datas comemorativas e campanhas são ótimas oportunidades para oferecer descontos e captar mais vendas.

Se você trabalha com a venda de eletrônicos em marketplaces, inscreva-se nas campanhas promovidas por eles para ter seus anúncios em destaque, e aproveitar todo tráfego de acessos desses períodos promocionais em que as pessoas estão procurando boas ofertas.

Preste um bom atendimento na sua loja de eletrônicos

Um bom atendimento é uma das estratégias que mais ajudam a fidelizar clientes, expandir seu alcance de marca e conquistar boas avaliações dos clientes na internet que funcionam como prova social para reter ainda mais consumidores.

Envie brindes, preste ajuda, capriche no unboxing, responda cordialmente as perguntas e envie os produtos rapidamente. Certamente essas e outras práticas simples conquistaram seu cliente e farão sua loja de eletrônicos se destacar no universo de vendas online.

Busque programas de garantia

A garantia é sempre algo que faz os olhos dos consumidores de eletrônicos brilharem. Por isso, se atente em divulgar nos anúncios a garantia fornecida pelo fabricante, ou forneça outros programas de garantia que fornecedores, lojas parceiras ou até mesmo os próprios marketplaces podem oferecer para deixar seus clientes mais seguros durante a compra.

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