Hub de integração é uma ferramenta que automatiza toda a operação de e-commerce e permite conectar uma ou mais contas em diferentes marketplaces. Na prática, você tem mais gestão e controle em um só lugar.
Simples demais? Então vamos explorar o tema. Um hub de integração (que também pode ser chamado de integrador de marketplace) é, hoje, uma ferramenta essencial para quem vende na internet, especialmente para quem tem muitos anúncios e estoque para gerenciar. Se você estiver presente em diferentes marketplaces, como Americanas, Mercado Livre e Shopee, por exemplo, a necessidade será ainda maior.
Um bom hub de integração permite que você gerencie multicontas e diferentes marketplaces em um só lugar. Ou seja, não será preciso abrir os painéis das lojas, um por um, para criar e gerenciar anúncios, gerenciar pedidos, SAC, gerar nota fiscal, entre outras funções que estão presentes no seu dia a dia.
Além de integrar marketplaces, o hub também tem condições de centralizar lojas virtuais, um ERP (que serve para gerenciar diferentes setores da empresa, como estoque e logística), sistemas de frete, plataformas de marketplace e até conciliadores financeiros, que ajudam a monitorar os repasses dos marketplaces, entre outras funções.
Além do básico sobre hub de integração, que você leu acima, neste artigo você vai mais informação nos seguintes tópicos:
- As vantagens e principais funções de um hub de integração
- Como escolher um hub de integração?
- Vale a pena vender em vários marketplaces?
Vantagens e funções de um hub de integração
O Mercado Livre é, geralmente, o primeiro passo para quem está começando a vender pela internet. Por outro lado, também é natural buscar outros lugares para expor os seus produtos e alcançar um número maior de potenciais clientes. Afinal, o Brasil é composto por compradores que confiam muito nos marketplaces.
Vamos supor que você venda produtos esportivos no Meli, mas quer expandir para a Amazon, Centauro, Netshoes e Shopee. Ok, e agora? Vai criar novas contas e publicar anúncios em cada uma delas? Os produtos vão sair do mesmo estoque? Com tantas perguntas difíceis de serem respondidas em um primeiro momento, é fácil constatar que uma das vantagens de um hub de integração é o gerenciamento de estoque.
Lista: as principais vantagens de hub de integração
- Estoque unificado
- Gerenciamento massivo de pedidos
- Anúncios replicados em todas os marketplaces com poucos cliques
- Cadastro rápido de produtos para todas as contas
- Emissão de notas fiscais e etiquetas de uma única vez
- Relatórios em tempo real para monitorar a saúde da operação
As funções de um hub
Unificar toda a operação e exibi-la no mesmo espaço é a função primordial de um hub, que se conecta a tudo, mas é muito mais do que isso. É bem verdade que as funções de um integrador podem variar conforme a empresa, mas as melhores vão oferecer algumas funções bem específicas e extremamente úteis.
- Operação unificada: gestão de pedidos
- Gestão de estoque
- Emissão de notas fiscais
- Tracking: status de rastreio de pedido
- Importar e replicar cadastro de produtos
- Atualização automatizada das informações dos produtos
- Replicar anúncios de mídia paga nos marketplaces
- Relatórios em tempo real
- Mais oportunidades para vendas
Gestão unificada de pedidos
A partir da conexão que você fez com os diferentes marketplaces e/ou lojas virtuais, todos os pedidos vão ser recebidos nesse único sistema. Além de vantajoso para a gestão da operação em si, essa característica essencial vai permitir que outras funções aconteçam – como o controle de estoque, emissão de notas fiscais, geração de etiquetas e atualização de status dos pedidos.
Controle de estoque
O hub vai garantir que o seu estoque esteja unificado para responder aos diferentes pedidos que vão chegar dos diversos marketplaces e lojas virtuais que estão conectados ao hub. Portanto, é fácil compreender a importância dessa função. Sem gestão de estoque você pode estar falindo e não sabe. Parece exagero, mas não é. Os “furos de estoque” vão acarretar em vendas canceladas e o excesso de estoque vai queimar o seu dinheiro, além da perda de reputação.
Emissão de notas fiscais
Ainda é possível vender apenas como Pessoa Física em alguns marketplaces, mas emitir notas fiscais é um atributo essencial para todo empreendedor, especialmente para quem deseja crescer e escalonar as vendas com o passar do tempo. Com um ERP integrado ao hub, essa tarefa é automatizada e segura – e vai facilitar os esforços para realizar corretamente a tributação no e-commerce.
Tracking: status de rastreio do produto
O pós-venda é e sempre será muito relevante para o sucesso de uma operação. Com o tracking, você e seu cliente podem acompanhar a trajetória do pacote até o destino final. É mais do que um diferencial hoje em dia, é uma exigência dos consumidores.
Importar e replicar cadastro de produtos
Você sabia que um hub pode importar os produtos que já estão cadastrados no ERP da sua loja e replicá-los para diversos outros canais de venda? O mesmo vale para replicar anúncios para várias contas nos marketplaces. É uma função que, além de economizar tempo e recursos, contribui para a troca de informações dos produtos.
Relatórios em tempo real
A expressão “eu acho” ficou no passado. Hoje, uma pessoa gestora precisa tomar decisões baseadas em dados. Um hub vai oferecer uma visão ampliada dos pedidos e da produtividade, incluindo o faturamento, os repasses e o andamento geral da operação. Vai ficar muito fácil saber em quais dos marketplaces você tem mais aderência e vendas.
Conexão para gerar oportunidades
É possível entender um hub como um centralizador de novas oportunidades para vendas. Afinal, além de oferecer mais eficiência e produtividade, os resultados gerados pelo hub vão contribuir para planejar e tomar decisões mais acertadas.
Como escolher um hub de integração?
É preciso fazer uma análise ampla: os marketplaces e plataformas de e-commerce integrados; conexão com outras ferramentas (ERP); certificações concedidas pelos principais marketplaces do mercado; implementação e suporte ao cliente; tecnologia e confiabilidade; capacidade para grandes volumes de venda, entre outras caraterísticas.
Além disso, alguns hubs oferecem testes gratuitos por um período determinado e/ou com recursos limitados. É uma ótima oportunidade para avaliar as principais características da ferramenta. Vamos aos detalhes?
Integração com os principais marketplaces
Os seus produtos precisam estar expostos nos sites mais visitados do país, não é verdade? Além de tudo, é uma oportunidade para expandir as vendas para outros canais – às vezes menores ou mais nichados – com mais facilidade.
Hub indicado pelos marketplaces
Por outro lado, não adianta escolher um hub apenas pelo número de integrações. É preciso que exista qualidade e eficiência nesse fluxo. Por isso tudo, os principais marketplaces do mercado avaliam a qualidade de seus parceiros. O Mercado Livre e o Magalu, por exemplo, concedem selos aos integradores que seguem as normas de usabilidade e segurança.
Capacidade para atender grandes contas
Independentemente do seu atual volume de vendas, é importante avaliar os que possuem capacidade para atender a sua operação, inclusive em um potencial crescimento escalonado. Não é legal optar por uma solução que pode limitar a sua evolução futura.
Cadastro simplificado de produtos
Um dos objetivos de toda pessoa que procura um hub é o de facilitar a gestão do cadastro de produtos nos diferentes marketplaces. Portanto, busque uma solução que ofereça capacidade para gestão massiva de produtos. Acredite: vai fazer uma grande diferença no seu dia a dia.
Múltiplas funções
É sempre oportuno contar com ferramentas diferentes, como uma calculadora de preços, geração de diferentes tipos de relatórios e as parcerias feitas com outras soluções, como logística, ERPs e conciliadores financeiros. Inclusive existem hubs que oferecem uma “central de oportunidades” com outras empresas que podem implementar a sua gestão.
Capacidade para acompanhar a evolução do mercado
O e-commerce está sempre mudando. Além das atualizações relacionadas a taxas de comissionamento, regras para frete grátis e critérios para a reputação dos vendedores, existem as mudanças promovidas pelos novos hábitos das pessoas. Portanto, analise quais hubs participam desses debates, em quais eventos estão inseridos e por quais empresas estão rodeados. É mais uma garantia para você que deseja ter a melhor ferramenta disponível.
Suporte
Não existe “hub perfeito” e, portanto, é preciso investigar como cada um reage aos diferentes problemas que vão acontecer ao longo do caminho. De qualquer forma, leve em conta se o hub conta com um trabalho de implementação e se preocupa com o cliente antes mesmo do surgimento dos problemas.
Formas de pagamento
Compare os planos e as formas de pagamento de cada hub. Porém, não procure apenas o preço mais baixo. Avalie a qualidade e a diversidade de recursos oferecidos pela solução. Existem hubs que cobram porcentagem a cada venda, enquanto outros cobram apenas uma mensalidade. Cabe a você decidir o que é mais vantajoso para a sua operação.
Leia sobre a diferença entre ERP, integrador de marketplace e plataforma de vendas
Vale a pena vender em vários marketplaces com um hub de integração?
O e-commerce continua crescendo. Conforme o Webshoppers 45, produzido pelo NielsenIQ Ebit, o comércio eletrônico brasileiro atingiu 182,7 bilhões de reais em vendas em 2021 – um crescimento de 27% em relação a 2020. Por tudo isso, é fácil constatar que vender na internet ainda é um grande negócio.
A maioria das pessoas procura os principais marketplaces, como Amazon, Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre, mas isso não é uma regra. Dependendo do seu nicho, existem opções que podem ser até mais interessantes.
As taxas de comissionamento e regras para frete grátis de cada marketplace também devem ser levadas em conta, tendo em vista que vão impactar na sua precificação e nas possibilidades de escalonar as vendas. Portanto, cabe avaliar o que cada marketplace pode oferecer para você.
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