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Como se preparar para a Black Friday no Amazon Marketplace?

06/11/2020

black friday amazon

Está nos preparativos para impulsionar vendas no final do ano? Então vale conhecer um pouco mais sobre a Black Friday no Amazon Marketplace – uma das maiores lojas virtuais do Brasil. Sabia que a plataforma foi a que mais cresceu nos últimos três anos aqui no país (mais de 7 milhões de pessoas acessando o site diariamente)? Em escala global, o Amazon Marketplace é líder em e-commerce e tecnologia, com mais de 300 milhões de contas de clientes ativos no mundo.

Por isso, a expectativa para a Black Friday no Amazon Marketplace não poderia ser mais otimista. Mas você sabe como se preparar para o período? Quais os diferenciais para os sellers que integram o time de parceiros? Neste conteúdo, a gente conta tudo o que você precisa saber para aproveitar a Black Friday no Amazon Marketplace do modo mais vantajoso possível. Acompanhe!

Como vender no Amazon Marketplace

Dentro do Amazon Marketplace, as transações feitas por pequenos e médios vendedores correspondem a 58% das unidades vendidas e estão crescendo cerca de 52% anualmente, em comparação com o crescimento de 25% das vendas diretas da Amazon.

A Amazon é uma das maneiras mais rápidas de começar a vender online – seja qual for o tamanho do seu empreendimento. Decida o que você deseja vender, inscreva-se e comece a aproveitar as vantagens de expor suas mercadorias em um grande marketplace. A plataforma não exige CNPJ ou Razão Social, possibilitando que micro e pequenos varejistas iniciem com poucos recursos e produtos e vão expandindo a operação ao longo do tempo.

Outra vantagem interessante de vender no Amazon Marketplace é que o seller recebe o pagamento à vista, ou seja, mesmo que os clientes realizem compras parceladas, você receberá da Amazon o valor à vista no próximo ciclo de pagamento. Quer vender na Amazon? Cadastre-se nesta página especial.

Se você já é seller…

O foco da Amazon é ser uma loja centrada no cliente, oferecendo ótimas experiências. Os vendedores do Amazon Marketplace operam em um nível de confiabilidade e seriedade muito alto, com o objetivo de oferecer e cumprir com a missão da Amazon de oferecer uma experiência de compra agradável. Para entrar nessa corrente de credibilidade, aproveite algumas dicas para turbinar sua operação:

1- Conheça o Seller Central – estude as ferramentas e veja os vídeos do Seller University;
2- Entenda a plataforma, estudando a página de detalhes única, adicionando palavras-chave aos produtos e trabalhando no seu catálogo;
3- Configure seu modelo de frete – use a ferramenta da automação do contrato de envio dos correios (SBR-TA);
4- Publique seus produtos. Todos os requisitos para o cadastro de mercadorias são essenciais para deixar a página completa e facilitar a experiência de busca e compra para o consumidor final;
5- Venda, envie seus produtos no prazo combinado e receba seu pagamento;
6- Capriche no pós-venda.

Agora que você conhece mais sobre esse poderoso canal do e-commerce, saiba como se preparar para a Black Friday no Amazon Marketplace!

Black Friday no Amazon Marketplace

Participar da Black Friday nem sempre é garantia de sucesso, afinal, uma campanha mal planejada pode resultar em prejuízo ao financeiro e à reputação do seu negócio. Para evitar esse transtorno e vender na Black Friday do Amazon Marketplace com mais resultados, a plataforma disponibiliza dicas e ferramentas que ajudam o seller a ter melhor desempenho.

CONHECIMENTO

Seller University é um ótimo recurso online grátis da Amazon, com muitas horas de conteúdos explicativos e informações de todos os passos necessários para ser um vendedor de sucesso na Amazon. Lá você encontra conteúdos sobre Buybox, catálogo, automatização dos preços para melhorar a competitividade, informações sobre a ferramenta de cupons e mais. Para varejistas com dúvidas específicas, toda quarta-feira a Amazon organiza um treinamento sobre como vender no marketplace.

DESEMPENHO

As métricas de desempenho no Amazon Marketplace são levadas bastante a sério, pois a empresa preza pela experiência do cliente. Por isso, evite enviar produtos com problemas e atrasar ou cancelar envios. Ao manter suas métricas de desempenho zeradas, sua reputação aumenta dentro do marketplace e, consequentemente, suas visualizações e vendas. Para o período de Black Friday, é essencial estar atento às métricas de desempenho, uma vez que o volume de vendas aumenta consideravelmente e podem ocorrer problemas com pedidos.

FRETE

Configure seu frete usando a ferramenta de automação do contrato de envio dos correios (SBR-TA). Com ela, você garante que está trabalhando com a precificação correta. Essa ferramenta divide o Brasil em 153 microrregiões e adapta o preço pela distância, para você ser ainda mais competitivo em regiões mais próximas a você.

As regiões são determinadas com base nos prazos de entrega e nas tarifas de envio dos Correios. Há três opções para saber qual a melhor tabela de tarifas para o seu negócio:

1. Caso os Correios sejam sua transportadora principal e você tenha um contrato, verifique o nome da tabela de tarifas acordada. O nome será “Encomenda” e um número, ou “Bronze/Prata/Ouro/”. Encomenda 0 ou Bronze são os mais caros, enquanto Encomenda 16 ou Infinite são os tipos de tarifas mais baratas;

2. Caso os Correios sejam sua transportadora principal e você não tem um contrato, escolha a tabela de tarifas “Balcão”, que contém os preços pagos nos balcões dos Correios;

3. Se os Correios não são sua transportadora principal, você pode usar o modelo automatizado como uma representação do seu contrato com outras transportadoras.

Depois de escolher uma tabela, é possível alterar as tarifas de envio para regiões específicas onde tiver transportadoras específicas com preços melhores.

CATÁLOGO

Lembre-se dos pontos chave para uma página de produto perfeita. Ela deve conter palavras-chave e termos de pesquisa, descrição do produto, imagens em alta resolução e as principais características da mercadoria. As informações principais do produto ficarão à direita da foto, local mais importante da página.

Conte também com a Rede de Prestadores de Serviço do Amazon Marketplace. Ela é uma vitrine de serviços especializados que podem ajudar os vendedores a lançarem, gerenciar e crescer suas lojas na plataforma. São 14 categorias de serviço, como Gerenciamento de Conta, Fotografia de Produtos, Edição de Imagens, entre outros. Essas facilidades e a criação de um diretório de provedores terceirizados podem ajudá-lo a lidar com o processo e vender mais na Black Friday do Amazon Marketplace.

PREÇO

Precificação Automática (MARS) é uma ferramenta gratuita de automatização dos seus preços, ajustando-os de acordo com SKUs específicos (critérios definidos por você para aumentar a quantidade de itens). Dica: manter o preço sempre R$ 0,10 abaixo do preço da Buybox, com limites de preços mínimos e máximos, conforme os critérios que você escolher.

BUYBOX

O Amazon Marketplace permite que vários vendedores ofertem o mesmo item na mesma página de detalhes. Nela, o consumidor final consegue conferir todos os vendedores que estão vendendo aquele produto através da Buybox.

Apenas vendedores do plano Profissional são elegíveis a ganhar a Buybox. São levados em consideração diversos aspectos do desempenho de sua conta e é importante ressaltar alguns que são essenciais: o índice de pedidos com problemas deve ser menor que 1%; você deve ser ágil na postagem do produto após a venda; deve ter configurado um frete competitivo; precisa ter boas reviews e um preço competitivo.

Para ajudar no aumento do ganho de Buybox no Amazon Marketplace, use a ferramenta de Precificação Automática, esteja com seu estoque atualizado para não ofertar produtos indisponíveis e evite promessas de vendas que não possam ser cumpridas. Além disso, ofereça promoções como frete grátis e descontos em produtos específicos (use a ferramenta de cupons; ofereça uma ótima experiência ao cliente e garanta boas métricas de desempenho). Estar na Buybox do Amazon Marketplace será muito vantajoso durante a concorrida Black Friday!

PROMOÇÕES

A Amazon conta com a ferramenta Cupons, cujo foco é criar promoções direcionadas e atraentes para seus clientes. Os cupons feitos podem ser definidos para produtos específicos dentro do seu portfólio e aparecerão nos resultados de busca, na Buybox, nas páginas dos produtos e na página de cupons, aumentando a relevância de sua loja e, consequentemente, possibilitando o aumento das vendas.

TEMPO DE PREPARO

O Amazon Marketplace fornece o prazo de entrega estimado aos clientes na página de publicação da oferta e de finalização do pagamento. Esse prazo é calculado com base no tempo decorrido entre a realização do pedido e a entrega na porta do cliente.

Prazo de entrega total: tempo para preparo + tempo em trânsito (+feriados).
Tempo para preparo: o tempo decorrido entre a realização do pedido pelo cliente e a entrega do pedido ao serviço de entrega. O tempo para preparo padrão de uma compra é 48 horas, mundialmente. No caso de livros, esse tempo não pode ser alterado.
Tempo em trânsito: o tempo decorrido entre o momento em que você entrega o produto ao serviço de entrega e a chegada do pedido à porta do cliente. Se você for um vendedor do plano Profissional, poderá modificar o tempo em trânsito dos códigos de SKU editando os modelos de envio. Para a Black Friday no Amazon Marketplace, entenda a sua capacidade e programe um tempo de preparo ideal para atender às expectativas do cliente.

Prepare-se para a Black Friday da Amazon

  • O consumidor final acha seus produtos de forma mais fácil se tiver: palavras-chave cadastradas, título correto, principais características (ou bullet points) cadastradas, imagens com alta definição (1.000×1.000 pixels), cupom de desconto atrelado ao produto.
  • Eles estão à procura de itens de desejo durante a Black Friday, portanto, busque oferecer descontos em sua curva A e B de vendas para maior conversão. É possível verificar seus itens mais visitados na seção “Relatórios”.
  • Aproveite esse evento para queimar estoque de alguns itens e dar entrada a novos.
  • Para saber quais são os produtos mais vendidos na Amazon, acesse a página “Mais Vendidos”, que é atualizada de hora em hora.
  • É essencial responder às mensagens e dúvidas de seus clientes em menos de 24h e fazer o envio dos pedidos o mais rápido possível. Além disso, o feedback do cliente é parte integrante da experiência de compra no Amazon Marketplace, beneficiando tanto clientes quanto vendedores.
  • Garanta uma ótima experiência de entrega: confirme e ajuste seu tempo de preparo caso necessário (tempo entre a aprovação do pedido e o seu envio) e confira se seu template automatizado de frete está cadastrado e correto.
  • Fique atento à sua conta no Seller Central para veja métricas de desempenho e pedidos.
  • Estude e se atualize com os materiais disponíveis no Seller University.
  • Faça promoções especiais em seus produtos com o uso da ferramenta de Cupons.
  • Amplie sua seleção subindo todo seu catálogo de produtos com o máximo de detalhamento possível.

Gostou deste texto sobre como se preparar para a Black Friday no Amazon Marketplace? Aproveite para conferir outros conteúdos em nosso blog!

Escrito por Augusto Vasconcelos

06/11/2020

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Escrito por Augusto Vasconcelos

06/11/2020

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