Como se preparar para a Black Friday no Amazon Marketplace?

15/09/2023

Está nos preparativos para impulsionar vendas no final do ano? Então vale conhecer um pouco mais sobre a Black Friday no Amazon Marketplace – uma das maiores lojas virtuais do Brasil. Com presença em 22 países, a norte-americana Amazon é uma das marcas mais conhecidas do mundo. São mais de 1,9 milhão de lojistas que enviam produtos para mais de 200 países e territórios. Ao todo, os consumidores têm acesso a 50 milhões de produtos, divididos em mais de 30 categorias.

No Brasil, o Amazon Marketplace possui 11 centros de distribuição, que recebem os produtos de mais de 50 mil vendedoras e vendedores parceiros. Conforme a Amazon, 77% dos pedidos são enviados para um estado diferente do vendedor – cerca de 62% dos sellers estão localizados fora dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Por isso, a expectativa para a Black Friday no Amazon Marketplace não poderia ser mais otimista. Mas você sabe como se preparar para o período? Quais os diferenciais para os sellers que integram o time de parceiros? Neste conteúdo, a gente conta tudo o que você precisa saber para aproveitar a Black Friday no Amazon Marketplace do modo mais vantajoso possível. Acompanhe!

Como vender no Amazon Marketplace

A Amazon é uma das maneiras mais rápidas de começar a vender online – seja qual for o tamanho do seu empreendimento. Decida o que você deseja vender, inscreva-se e comece a aproveitar as vantagens de expor suas mercadorias em um grande marketplace

O que precisa para vender no Amazon Marketplace

  • Ser pessoa ou lojista, com CPF ou CNPJ válidos;
  • Conta de e-mail;
  • Conta bancária;
  • Cartão de crédito;
  • Importante: é obrigatório emitir Nota Fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos vendidos por vendedores profissionais.

Basicamente, qualquer pessoa com CPF ou CNPJ pode vender na Amazon. O cadastro do cartão de crédito é necessário para verificar se a sua conta é válida.

Ainda não vende na Amazon? Clique e acesse o site de inscrição. Se quiser saber mais detalhes de como vender no marketplace, consulte o nosso conteúdo especial sobre o Amazon Marketplace.

Agora que você conhece mais sobre esse poderoso canal do e-commerce, saiba como se preparar para a Black Friday no Amazon Marketplace!

Black Friday no Amazon Marketplace

Participar da Black Friday nem sempre é garantia de sucesso, afinal, uma campanha mal planejada pode resultar em prejuízo ao financeiro e à reputação do seu negócio. Para evitar esse transtorno e vender na Black Friday do Amazon Marketplace com mais resultados, a plataforma disponibiliza dicas e ferramentas que ajudam o seller a ter melhor desempenho. Conheça nossas dicas.

1. Conhecimento no Seller University Brasil

Com recursos educacionais, o Seller University oferece horas de conteúdos explicativos e informações de todos os passos necessários para ser um vendedor de sucesso na Amazon. Lá você encontra conteúdos para iniciantes (sobre cadastrar uma conta ou conhecer planos e comissões de venda – assista ao vídeo abaixo) e sellers mais experientes, como Buybox, catálogo, frete e envio de produtos.


2. Desempenho

As métricas de desempenho no Amazon Marketplace são levadas bastante a sério, pois a empresa preza pela experiência do cliente. Por isso, evite enviar produtos com problemas e atrasar ou cancelar envios. Ao manter suas métricas de desempenho zeradas, sua reputação aumenta dentro do marketplace e, consequentemente, suas visualizações e vendas. Para o período de Black Friday, é essencial estar atento às métricas de desempenho, uma vez que o volume de vendas aumenta consideravelmente e podem ocorrer problemas com pedidos.


3. Frete


4. Catálogo

Lembre-se dos pontos-chave para uma página de produto perfeita. Ela deve conter palavras-chave e termos de pesquisa, descrição do produto, imagens em alta resolução e as principais características da mercadoria.

Conte também com a Rede de Prestadores de Serviços. É uma vitrine de serviços especializados para que vendedores parceiros consigam vender, gerenciar e escalar seu negócio.

As categorias da Rede de Prestadores de Serviços

  • Armazenamento
  • Catalogação
  • Conformidade
  • Contabilidade
  • Conteúdo aprimorado da marca
  • Devoluções internacionais
  • Empréstimo ao vendedor
  • Entrega internacional
  • Excedente de inventário
  • Gerenciamento da conta
  • Imaging
  • Impostos
  • IP Accelerator
  • Otimização de publicidade
  • Preparação FBA
  • Tradução
  • Treinamento

5. Preço

A Precificação Automática é uma ferramenta gratuita de automatização dos seus preços, que são atualizados sempre de acordo com regras pré-estabelecidas por você. Assista ao vídeo.


6. Buybox

O Amazon Marketplace permite que vários vendedores ofertem o mesmo item na mesma página de detalhes. Nela, o consumidor final consegue consultar todos os vendedores que estão vendendo o mesmo produto por meio da Buybox.

Para estar elegível para a oferta em destaque da Amazon, o marketplace recomenda seis ações estratégicas. Conheça quais são:

  1. É preciso definir preços competitivos para o produto
  2. Possuir estoque disponível
  3. Construa uma operação de qualidade para receber boas avaliações
  4. Ofereça um bom atendimento
  5. Oferte frete grátis
  6. Sempre aposte em novos produtos

7. Promoções

A Amazon conta com ferramentas para Ofertas e Cupons para que você gere maior visibilidade aos produtos e atraia clientes. No Seller University Brasil, a Amazon possui uma apresentação completa sobre essas ferramentas – clique e assista.


8. Tempo de preparo

O Amazon Marketplace fornece o prazo de entrega estimado aos clientes na página de publicação da oferta e de finalização do pagamento. Esse prazo é calculado com base no tempo decorrido entre a realização do pedido e a entrega na porta do cliente.

Para saber mais, leia sobre Processamento dos Pedidos Delivery by Amazon.

Prepare-se para a Black Friday da Amazon

  • O consumidor final acha seus produtos de forma mais fácil se tiver: palavras-chave cadastradas, título correto, principais características (ou bullet points) cadastradas, imagens com alta definição (1.000×1.000 pixels) e cupom de desconto atrelado ao produto;
  • Eles estão à procura de itens de desejo durante a Black Friday, portanto, busque oferecer descontos em sua curva A e B de vendas para maior conversão. É possível verificar seus itens mais visitados na seção “Relatórios”;
  • Aproveite esse evento para queimar estoque de alguns itens e dar entrada a novos;
  • Para saber quais são os produtos mais vendidos na Amazon, acesse a página Mais Vendidos;
  • É essencial responder as mensagens e dúvidas de seus clientes em menos de 24h e fazer o envio dos pedidos o mais rápido possível. Além disso, o feedback do cliente é parte integrante da experiência de compra no Amazon Marketplace, beneficiando tanto clientes quanto vendedores;
  • Garanta uma ótima experiência de entrega: confirme e ajuste seu tempo de preparo caso necessário (tempo entre a aprovação do pedido e o seu envio) e confira se o template automatizado de frete está cadastrado e correto;
  • Fique atento à sua conta no Seller Central e acompanhe as métricas de desempenho e pedidos.
  • Estude e se atualize com os materiais disponíveis no Seller University;
  • Faça promoções especiais em seus produtos com o uso das ferramentas de Cupons e Ofertas;
  • Amplie sua seleção e suba o catálogo de produtos com o máximo de detalhamento possível.

Boas vendas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *