A Via Marketplace (antiga Via Varejo e, antes disto, Cnova Marketplace) é a empresa responsável pelas operações digitais das Casas Bahia, Ponto (antiga Ponto Frio) e Extra.com.
Em 2021, os marketplaces da Via Varejo juntos recebem por mês mais de 280 milhões de visitas, 150 milhões de buscas e possui 15 milhões de usuários ativos nos aplicativos de venda das marcas. Os dados foram fornecidos pela Via Verejo.
Para o seller que se pergunta: como vender nas Casas Bahia Marketplace, como vender no Ponto Marketplace e como vender no Extra.com, é necessário primeiramente cumprir alguns pré-requisitos:
Uma vez cumprindo esses requisitos e tendo todos os documentos necessários em mãos, o vendedor pode se encaminhar para o formulário de pré-cadastro da Via Marketplace e seguir os passos:
A Via varejo oferece alguns serviços pagos para ajudar seus vendedores, são eles:
A comissão da Via Varejo varia de 14% a 16% conforme a categoria do produto, uma vez descontados esses valores.
O repasse dos valores ao seller é realizado três vezes ao mês, de acordo com os ciclos de pagamento dos pedidos.
Os marketplaces sob o guarda-chuva da Via Varejo são alguns dos maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo, fazendo deste marketplace um dos maiores do Brasil. Atualmente, conta com mais de 59 milhões de visitas, mais de 1,4 milhão de itens vendidos, mais de 100 milhões de buscas e mais de um milhão de pedidos.
Fundada em 1957, a rede varejista Casas Bahia é uma das mais tradicionais do Brasil sendo até hoje uma das marcas mais valiosas do país. Além disso, foi eleita como uma das marcas top of mind na categoria “loja de móveis e eletrodomésticos” por 12 anos consecutivos no Datafolha.
Fundada em 1989, a rede de hipermercados Extra é a mais nova em idade, mas a que é um marketplace há mais tempo. Com uma forte presença na internet, possui mais de 2 milhões de visitantes mensais.
Apesar de ser uma das varejistas mais antigas do Brasil, sendo fundada em 1947, o PontoFrio foi uma das primeiras empresas no país a ter um site, em 1996. Tornou-se um marketplace em 2015 e seu e-commerce também tem mais de 2 milhões de visitas mensais.
A história da junção dessas empresas é um pouco complicada: Tudo começou com a Globex Utilidade S.A, empresa dona do PontoFrio, até que, em Junho de 2009, foi comprada pelo grupo Pão de açúcar (GPA). Mais tarde, em dezembro do mesmo ano, foi a vez das Casas Bahia ser comprada, ficando também no guarda-chuva da Globex. É importante destacar que, em troca da venda, a Família Klein se tornaria uma sócia da Globex.
A parte de vendas online tanto do PontoFrio, Casas Bahia e Extra (que também já pertencia ao grupo Pão de Açúcar) ficaram sob a responsabilidade da subsidiária Nova Pontocom. Em 2010, essa junção era equivalente a 18% do comércio online do Brasil.
Em 2012 a Globex mudou seu nome para Via Varejo e em 2013 ambos proprietários decidiram vender suas ações, resultando na seguinte divisão: GPA com 43,3%, a família Klein com 27,3%, e acionistas minoritários com 29,3%.
Em outubro de 2013, o Grupo Pão de Açúcar e a Via Varejo (e sua subsidiária Nova Pontocom) se juntaram com um grupo francês do setor alimentício chamado Casino para criar a Cnova. Sendo assim, três empresas separadas passaram a administrar as vendas das Casas Bahia, PontoFrio e Extra, sendo:
A divisão da Cnova entre esses grupos ficou em 46,5% para o Casino e 53,5% para o GPA, Via Varejo e certos acionistas fundadores da Nova Pontocom.
A dinâmica de separar as vendas online e offline em duas empresas não deu certo. Além de uma falta de centralização, a Cnova e a Via Varejo acabavam competindo entre si, canibalizando vendas uma da outra. Somente em 2016 essa divisão mudou, e a Cnova Brasil acabou sendo incorporada à Via Varejo, ficando de fora somente as vendas físicas do Extra.
Mais recentemente, em junho de 2019, o Grupo Pão de Açúcar vendeu todas as suas ações da Via Varejo para a família Klein, tornando-a sócia majoritária e posicionando Michael Klein (fundador das Casas Bahia) como presidente do Conselho de Administração.
Em Maio de 2021, a varejista investiu em um rebranding de suas marcas, mudando o design das Casas Bahia, transformando o Ponto Frio em Ponto e a Via Varejo em Via. Essas mudanças vieram motivadas por uma série de modernizações na empresa, incluindo a compra de diversas startups.
A Via é, sem dúvidas, uma das principais opções para vendedores que pensam em expandir seus canais de venda online.