Unboxing: o que é e como pode aumentar o seu faturamento

Atualizado em 18/12/2020 | Publicado em 18/12/2020

unboxing

“Unboxing”, provavelmente você já assistiu a algum vídeo no YouTube, acompanhou os stories de digital influencers ou leu post em blog. Mas você entende o que de fato é o unboxing experience?

Sabia que essa estratégia pode aumentar seu faturamento de forma orgânica? Quando essa ação é bem planejada, muitas vezes o seller ganha fidelidade e divulgação gratuita dos seus clientes – seja nas redes sociais, seja no marketing boca a boca.

Se você ainda não sabe o que é unboxing nem como utilizar essa experiência vender online, precisa conferir este conteúdo, afinal, quem atua no varejo da internet deve estar atento às tendências do mercado. Boa leitura! 😉

O que é unboxing?

Sempre que compramos pela internet ficamos com certa expectativa pela chegada do pedido, certo? Pois bem, o unboxing experience é uma surpresa (positiva!) a mais. Não há mistério: unboxing é tirar o produto da embalagem, mas com um “temperinho” extra pensado na experiência do cliente ao receber o pedido, abrir a caixa ou envelope e encontrar o produto.

Diferentemente do varejo físico, os empreendedores do e-commerce têm pouco contato com os consumidores – não existe olho no olho, conversa, atendimento personalizado, condução até o provador, respostas instantâneas para dúvidas, etc. Por isso, é essencial aproveitar todas as oportunidades de contato, tanto por e-mails simpáticos quanto na chegada do pedido ao endereço de entrega.

Portanto, saiba que, somado a uma entrega sem atrasos e produto de qualidade, o unboxing é uma ferramenta de marketing poderosa. Pensando nisso, os tópicos a seguir abordam as principais vantagens do unboxing experience e dicas para desenvolver essa ação. Confira!

Vantagens do unboxing

Sapatos, livros, bebidas, roupas de banho, acessórios para escritório, produtos de limpeza, cosméticos e até peças para automóveis – praticamente todos os segmentos de e-commerce podem utilizar o unboxing experience a favor da operação.

Conheça as vantagens do unboxing para sua loja virtual:

1º MELHORA A PRIMEIRA IMPRESSÃO

Imagine comprar um móvel pela internet e receber uma caixa que pode ser recortada para se tornar castelo de bonecas ou casinha para PETs. Ou adquirir produtos de uma loja virtual de cuidados pessoais e descobrir dicas de skin care impressas na embalagem.

Muito provavelmente esse “elemento surpresa” vai marcar os novos clientes de forma positiva, pois a experiência de unboxing já começa diferente da sua concorrência. Para os clientes assíduos, fica a sensação de que o padrão de atendimento se mantém.

2º VALORIZA A IMAGEM DA MARCA

Uma loja virtual que investe em unboxing se preocupa com a boa experiência do cliente – e com certeza ele vai perceber isso (muitas vezes justificando ele ter pago um preço um pouco mais elevado). Quando bem feita, essa estratégia mostra que você não está entregando apenas um produto, mas um conceito de “comprar bem”. Olha que legal o exemplo do Boticário:

unboxing-boticario (2)

Na imagem acima, a marca adicionou uma mensagem bastante simpática que é lida assim que o consumidor abre a primeira tampa da caixa. Já a imagem abaixo mostra que uma das laterais contém o endereço eletrônico para trocas e devoluções. Útil, né?!

unboxing-boticario (1)

3º APROXIMA SELLER E CLIENTE

Como dissemos anteriormente, há pouco contato entre lojista e cliente no comércio eletrônico. Por isso, caprichar no unboxing cria um elo importante: o consumidor se sente valorizado e pode criar uma relação afetiva com a marca.

4º INCENTIVA A PUBLICIDADE GRATUITA

O marketing boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação, pois temos a tendência de seguir as dicas de quem conhecemos (mesmo que, em alguns casos, apenas virtualmente). O unboxing tem incentiva a publicidade gratuita, já que muitas pessoas compartilham conteúdos em suas redes sociais mostrando/comentando suas experiências.

Aposte em elementos surpresa ao enviar produtos e aumente as chances de conseguir divulgação gratuita a partir do marketing digital feito pelos seus clientes.

Importante: quando fizer envios para influenciadores digitais gravarem seu unboxing experience, procure preparar e embalagem exatamente como clientes irão receber, porque é possível que algumas pessoas adquiram as mercadorias para viverem aquela mesma sensação. Você não quer frustrar os clientes, certo? Então seja transparente! 😊

Como fazer unboxing

Está convencido de que o unboxing experience é uma ótima ferramenta de marketing e relacionamento com o consumidor? Embalagens personalizadas combinam diversos elementos (cores, impressão, material, fechamento, itens de proteção interna, entre outros). Separamos dicas para você se inspirar e colocar essa estratégia em prática!

1º Faça branding

O branding é essencial tanto para o conceito da marca quanto das coleções, linhas e produtos que ela virá a comercializar. Esse estudo alinha ações que estejam em conformidade com o posicionamento, propósito, valores e nicho de atuação da empresa, mantendo padrões internos e externos com o objetivo de despertar sensações e criar conexões verdadeiras entre marca e consumidor. Se possível, contrate uma agência especializada nesse serviço, assim sua loja estreia no e-commerce com o pé direito – inclusive no que se refere ao unboxing experience!

2º Otimize processos

É preciso dar uma atenção especial a duas etapas importantíssimas para a experiência do cliente: expedição e logística. Não adianta investir em embalagens bonitas e caras sem cuidar da preparação das mercadorias. Por isso, treine todos os funcionários responsáveis pela expedição dos pedidos para que conheçam os padrões de encaixotamento, etiquetagem, etc. Sempre que houver alguma atualização, repasse o treinamento interno sobre como embalar produtos para vender online.

Além disso, escolha empresas de logística reconhecidas pela excelência no trabalho prestado (tanto na agilidade e cuidado do transporte quanto no rastreamento de mercadorias). Além de sentirem mais credibilidade quando conseguem acompanhar o deslocamento da encomenda, os clientes serão surpreendidos com uma embalagem bem cuidada – com o mesmo zelo que você despachou do centro de distribuição.

3º Escolha embalagens funcionais

Os consumidores estão cada vez mais atentos às opções de upcycling, ou seja, reaproveitamento de embalagens, frascos e produtos. Leve a funcionalidade da caixa ou do envelope a sério!

A dica é aproveitar os espaços do melhor jeito possível, evitando desperdício de espaço (caixa grande para produto pequeno). Além de responsabilidade ambiental, você economiza o uso de materiais para preenchimento interno da embalagem.

Vale lembrar que a principal função de uma embalagem é proteger o produto que está em seu interior. Portanto, procure bons fornecedores e escolha materiais adequados para envios que precisam de mais ou menos resistência.

4º Personalize os detalhes

As indústrias de embalagens reúnem diversas possibilidades de customização – desde a impressão da logo monocromática ou colorida até revestimentos e finalizações únicos. Faça uma boa pesquisa de mercado, avalie orçamentos e invista em embalagens personalizadas, mesmo que no início você possa investir em poucos detalhes.

Essa customização vai além da caixa: torne a experiência de unboxing pessoal e afetiva para que o cliente se sinta especial. Como? Use o nome dele em cartinhas/bilhetes enviados junto com a encomenda; inclua recados de agradecimento; conte alguma história (verdadeira) sobre a marca ou as pessoas que estão trabalhando por trás dela; crie cupons exclusivos; adicione brindes ou amostras grátis.

IDEIAS DE MIMOS

  • Código para compartilhar desconto com amigos;
  • Cartão para datas especiais (esteja atento ao calendário comercial);
  • Crédito no próximo pedido;
  • Frete grátis na próxima compra;
  • Semente de planta para ‘germinar amor’;
  • Amostra de um lançamento;
  • Mini cartilha com conteúdos relevantes sobre o segmento da sua loja;
  • Parceria com outras marcas/lojas virtuais para envio de amostras;
  • Marca-páginas;
  • Mini sachê aromatizador;
  • Notas autoadesivas com sua logo ou slogan.

5º Destaque sua identidade visual

Aplique a identidade visual, slogan e valores da sua loja virtual em locais estratégicos, como laterais e no centro superior, além de fitas adesivas e etiquetas com a logo. Desse modo você reforça a lembrança de marca e aumenta as chances de divulgação nas redes sociais.

A Natura, por exemplo, utiliza algumas caixas de papelão na cor laranja e escolheu uma lateral para reforçar suas principais premissas:

unboxing-natura

Percebe como um simples detalhe faz muita diferença? Investir em unboxing experience faz suas embalagens se destacarem em meio às outras.

Unboxing é como abrir um presente

Por mais que você mesmo tenha feito uma compra pela internet, quando a encomenda chega é como se estivesse abrindo um presente. Isso geralmente acontece porque criamos expectativas sobre a mercadoria e queremos utilizá-la logo. E sempre que recebemos um presente começamos a experiência pela embalagem, certo? Portanto, nada mais adequado do que SURPREENDER seus clientes.

Uma dica interessante e fácil de fazer é simular algumas compras da sua própria loja virtual e avaliar como está o unboxing experience. Escolha pessoas da sua confiança e faça o teste!

“Ah, mas o meu e-commerce é pequeno”… Nada disso! Não é preciso ser uma grande loja virtual ou marketplace para apostar nas estratégias de unboxing. Se a sua empresa ainda é bem pequena, que tal escrever bilhetinhos escritos à mão ou customizar as embalagens num estilo Starbucks? Exercite a criatividade para usar o que tem ao seu alcance e aproveitar as embalagens como ferramenta de fidelização.

Por falar em fidelização, lembre-se de que o unboxing experience é um dos pontos de contato com os consumidores, não o último. Ele é uma das portas de entrada para o time de pós-venda entrar em ação e fidelizar clientes.

Sempre que alguém escrever avaliações, comentários ou citar seu nome de usuário nas redes sociais, procure retribuir a atenção.  TODOS os comentários e e-mails devem ser respondidos, pelo menos com um “obrigado, fulano. Até a próxima!”. Como bônus, você ainda melhora o ranqueamento da sua loja virtual em marketplaces – caso atue nesses canais de vendas.

Unboxing e a experiência omnichanel

O modelo de negócios omnichanel (mais de um canal) é uma realidade crescente no varejo brasileiro. Para muitos empreendimentos, as vendas combinadas nos formatos online e off-line ampliam as possibilidades de negócios.

Pensando pela ótica do unboxing, as embalagens mais caprichadas possibilitam entregar uma experiência mais completa para quem compra pelo comércio eletrônico, afinal, o cliente sente como se tivesse recebido o mesmo cuidado e atenção de um atendente na loja física. Só que, em vez de sair com uma sacola arrumada com papel de seda e fitas, ele receberá uma caixa personalizada. Cuidados simples que fazem toda a diferença!

É possível ganhar tempo

Digamos que o seu orçamento permite investir em estratégias de unboxing, mas você sente que a tarefa vai exigir muito tempo da equipe de expedição. Sabe como contornar esse problema? Com gestão de estoque! Confira algumas sugestões para ganhar tempo e economizar dinheiro que poderá ser investido em ações de unboxing:

METODOLOGIA

Existem métodos muito eficientes para organizar e controlar os itens em estoque, como FIFO e FEFO; o tradicional SKU (Stock Keeping Unit), que cria códigos para as mercadorias; e muitas outras sistemáticas (encontre a mais adequada para o dia a dia de sua operação).

IMPRESSÃO EM MASSA

Outro facilitador é o uso de impressoras térmicas para etiquetas, pois são capazes de imprimir em grande escala com muita agilidade.

SISTEMAS

É vital ter um sistema de gestão (ERP) integrado ao seu e-commerce. Esse software ajuda você a gerir a empresa de ponta a ponta, tendo um controle preciso sobre estoque, faturamento, expedição, entre outros setores que possam tomar tempo da equipe. Com essa solução, sobra mais tempo para você focar em tarefas analíticas e para os funcionários se dedicarem às etapas do unboxing.

se a operação atua em omnichanel, a dica é contar com um bom integrador para marketplaces (hub). Isso porque o sistema unifica todos os canais de venda, evitando discordâncias de estoque e tarefas redobradas por erro na gestão do estoque. API de frete, relatórios e impressão de etiquetas são mais alguns dos benefícios do hub.

ROTINA

Por fim, crie uma rotina tanto para as equipes de faturamento e expedição, porque as tarefas de um setor não podem atrasar as de outro. É preciso que todo mundo esteja alinhado para que a empresa seja ágil, eficiente e cumpra prazos.

Desse modo fica mais fácil (e tranquilo) dar conta dos pedidos diários sem abrir mão do unboxing experience. Aposte nisso!

Escrito por Augusto Vasconcelos

Atualizado em 18/12/2020 | Publicado em 18/12/2020

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