Como embalar produtos para vender online? Confira dicas!

27/11/2020

Já pensou na importância que as embalagens têm para o e-commerce? Além de protegerem as mercadorias, elas são o primeiro contato físico das pessoas com os itens comprados pela internet (sem experimentar tamanho, cores, texturas, aromas, sabores, etc.). Por isso, embalar produtos para vender online exige atenção desde a escolha do pacote até o preparo de armazenamento, transporte e apresentação ao consumidor.

Neste conteúdo a gente ensina como embalar produtos para vender online de modo eficiente – tanto na proteção das mercadorias quanto na fidelização dos clientes (isso mesmo, a embalagem pode ser um diferencial da sua loja virtual para atrair consumidores recorrentes).

Acompanhe os tópicos a seguir e saiba tudo sobre embalagens para e-commerce!

Pacote e CaixaMínimoMáximo
Comprimento (C)15 cm100 cm
Largura (L)10 cm100 cm
Altura (A)1 cm100 cm
Somas das dimensões: C + L + A26 cm200 cm

Envelope MínimoMáximo
Comprimento (C)16 cm60 cm
Largura (L)11 cm60 cm
Os Correios aceitam o acondicionamento de Encomenda PAC em envelope bolha ou em outro confeccionado com um material resistente a impacto nos casos em que o conteúdo for constituído por mercadoria de pequeno volume e peso.

RoloMínimoMáximo
Comprimento (C)18 cm100 cm
Diâmetro (D)5 cm 91 cm
Soma das dimensões: C + (2 x D)28 cm200 cm

Por seu formato e/ou dimensão, algumas embalagens necessitam de tratamento diferenciado no fluxo postal dos Correios, ocorrendo cobrança adicional. São os casos de:

  • Quando a maior dimensão da embalagem for superior a 70 cm.
  • Embalagem de formato rolo/cilíndrico ou esférico (exceto quando, simultaneamente, a embalagem tiver o diâmetro menor ou igual a 70cm e maior do o comprimento, além do rótulo de postagem fixado na maior face da embalagem).

Também é importante estar atento aos pesos máximos admitidos pelos Correios em diferentes categorias de envio:

ServiçoPeso máximo
SEDEX30kg
SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje10kg
PAC30kg – remessa individual em âmbito nacional; 
50kg – remessa individual em âmbito estadual, entre localidades previstas em contrato; 
Correios Mini Envios300kg

Se tiver alguma dúvida, consulte o site dos Correios ou peça orientações na agência mais próxima de você.

Como embalar produtos para vender online

Agora que já retomamos as principais orientações de pesos e dimensões aceitas pelos Correios, vamos ao tema principal deste conteúdo: como embalar produtos para vender online! As dicas serão divididas em duas etapas: na primeira parte, uma abordagem mais técnica. Na segunda, orientações para usar as embalagens a favor da fidelização de clientes. Acompanhe até o final – a gente garante que vale a pena.

Materiais de embalagens para e-commerce

Uma das maiores vantagens de utilizar embalagens com materiais apropriados é a conservação dos produtos durante o transporte. Imagine que o seu controle de estoque é cinco estrelas, com a equipe de expedição tomando o maior cuidado para não enviar itens com avaria, mas a mercadoria chega ao destinatário danificada. É verdade que pode haver algum descuido do operador logístico, mas com embalagens de qualidade você reduz muito a probabilidade de arranhar ou quebrar seus produtos.

CAIXA DE PAPELÃO

Com certeza as caixas de papelão são as embalagens mais usadas pelos sellers do e-commerce. Resistentes e fáceis de armazenar no estoque, apresentam ótimo custo e benefício (econômicas para o empreendedor; seguras para a mercadoria).

Com forma quadrada ou retangular, elas podem ser facilmente personalizáveis – tanto no visual quanto na estrutura. Alguns modelos apresentam corte e vinco, outros, divisórias internas (ótimas para transportar garrafas de bebidas como espumante, vinho, cerveja e outras). A loja Wine, por exemplo, inclui até mesmo uma alça plástica para facilitar o transporte e manuseio.

Seja qual for o modelo de caixa de papelão escolhido, lembre-se de que o interior da embalagem precisa ficar “preenchido” para que ela não perca sua resistência. Faça o teste: utilize metade da capacidade de armazenamento de uma caixa de papelão e faça um pouco de força sobre a parte vazia. Não há fita adesiva que aguente – muito provavelmente ela vai afundar!

Para evitar o transtorno de ter uma caixa danificada, procure usar embalagens com um tamanho bastante aproximado do item em seu interior. Uma boa dica é ter variedade de caixas de papelão. Mesmo assim sobrou espaço vazio? Preencha com almofadinhas de ar, plástico bolha ou papel pardo (a opção mais ecologicamente responsável).

Finalize fechando todas as aberturas com fita adesiva de qualidade, cole a etiqueta de envio, fixe a nota fiscal e a declaração de conteúdo. Pronto: pode liberar para a transportadora!

ENVELOPE

Algumas pessoas ainda não confiam nos envelopes para embalar produtos, mas eles podem ser bastante úteis no envio de itens pequenos como CDs, DVDs, livros, bijuterias, cartões, utilitários para escritório, incensos e outros. Existem duas opções bem interessantes: envelope de papel kraft com forro de plástico bolha e envelope plástico de segurança (também com interior de plástico bolha). Para o envio de produtos delicados, vale um reforço com mais plástico bolha!

Ao embalar produtos para vender online, considere a possibilidade de usar envelopes (mercadorias pequenas, claro). Se você possui contrato com os Correios, informe-se sobre tarifas e condições, assim poderá definir a melhor opção para o seu e-commerce.

Embalagem como diferencial para fidelizar clientes

As experiências mais positivas ou negativas geralmente são as mais marcantes para quem compra pelo varejo online. Como consumidor do e-commerce, você já recebeu algum pedido que não estava em boas condições de armazenamento? Ou então algum que surpreendeu positivamente?

Além de a embalagem proteger os produtos, ela pode ser um diferencial competitivo em relação à concorrência e ainda fidelizar clientes por meio da boa impressão. Por isso, confira algumas dicas de como embalar produtos para vender online e conquistar a preferência da clientela:

PERSONALIZE

Se possível, orce opções de embalagem personalizadas. Vale aplicar sua logo, o slogan da marca ou ações interativas como tutoriais para reaproveitamento. Por exemplo: construir casinha para PETs ou bonecas; receitas de culinária/drinks (se você vende utensílios domésticos, alimentos ou bebidas); modelos de artesanato e até mesmo poemas ou dicas de leitura (ótima ideia para quem vende livros online).

Alguns sellers também personalizam a cor da embalagem, seja ela de papelão, seja de plástico. Essa é uma estratégia que estimula o visual e auxilia na lembrança de marca, mas tem custo mais elevado do que impressões em preto. Dependendo do seu orçamento, comece pelas embalagens personalizadas com aplicações monocromáticas.

CAPRICHE NOS DETALHES

Embalar produtos para vender online demanda atenção aos detalhes, afinal, você não quer ser mais do mesmo, certo? Alinhe todos os procedimentos de preparo com a equipe de expedição, criando um padrão sobre como acomodar as mercadorias de um modo que alie segurança e boa apresentação. Se você é seller no segmento de moda, por exemplo, enviar as roupas bem dobradas é o mínimo, mas que tal escolher embalagens que protejam as peças mas que também sejam atraentes e/ou úteis.

Digamos que você comercializa packs de roupas íntimas. Em vez de armazena-las em um plástico transparente (que com certeza será descartado) que tal optar por uma embalagem com fechamento por zip e seu slogan aplicado nela? Poderá ser reaproveitada em diversos outros usos, desde guardar brinquedos e bijuterias do dia a dia até outras roupas íntimas em viagens.

Outro detalhe que merece sua atenção é o acabamento da embalagem interna – algo que brechós fazem muito bem e os empreendedores do varejo online deveriam aprender. Algumas lojas especializadas em roupas vintage amarram as peças de roupas com um cordão/fita e fazem um laço, ou borrifam um pouco de aromatizador para as peças chegarem perfumadas. Bem mais atraente, não acha?

Lembre disto: caprichar nos detalhes não é gasto extra, é investimento em lembrança de marca e fidelização de clientes!

SURPREENDA

Quem não gosta de brinde surpresa, que atire a primeira pedra! Todo mundo gosta de ser surpreendido com algum “mimo” quando chega uma compra do e-commerce. Aproveite esse momento de contato com as pessoas para enviar algo inesperado, como amostra de snacks, perfume, aromatizador de ambientes ou outro tipo de mostruário que o seu nicho permite.

Voucher personalizado apenas para quem já é cliente, convite para um evento online e desconto em lojas virtuais parceiras também são uma boa pedida.

Resumo sobre embalar produtos para vender online

Chegando ao fim do conteúdo sobre como embalar produtos para vender online, retomamos todos os tópicos em um breve resumo:

1

Em primeiro lugar, pesquise as opções de embalagem para e-commerce disponíveis no mercado. Para encontrar as que unem qualidade e preço, é preciso buscar bons fornecedores. Evite o famoso “barato que sai caro”.

2

Lembre-se, também, de se informar sobre as especificações técnicas das empresas de logística – até mesmo para não ser pego de surpresa com taxas extras ou serviços indisponíveis. Esteja alinhado a esses padrões.

3

Ao mesmo passo em que você precisa estar alinhado às exigências do serviço de logística, ela deve garantir um bom serviço. Uma boa dica é consultar a reputação da empresa com outros sellers e no Reclame Aqui (às vezes, a queixa do consumidor final pode ser decisiva na sua escolha).

4

Do interior ao exterior da embalagem, leve a apresentação a sério. Tanto a caixa de papelão quanto o envelope podem ser personalizados para ficarem com a cara da sua loja virtual. Fuja do feijão com arroz e use as embalagens a favor da sua estratégia de fidelização!

5

Por fim, pense como consumidor. Você seria seu cliente? Se necessário, faça como Jules (Anne Hathaway), a protagonista do filme “Um Senhor Estagiário”, e simule compra-entrega do seu e-commerce. Assim é possível ver como o pedido sai do seu estoque ou centro de distribuição e como chega ao destinatário final.

Se você pensa que tudo isso parece caro ou trabalhoso, entenda o seguinte: no e-commerce, é mais caro atrair novos clientes com ações e mais ações de marketing digital do que fideliza-los. As duas frentes podem – e devem – ocorrer juntas, mas os benefícios de ter clientes fiéis são enormes: marketing boca a boca, maior tíquete médio, compras mais frequentes.

Pense no assunto!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *