Como vender livros online?

19/11/2020

Por mais que a tecnologia ofereça outras alternativas aos amantes da literatura, hoje em dia, muitas pessoas não abrem mão de ter o livro físico em suas casas. Por isso, a oportunidade de vender livros online deve ser considerada. Mas você sabe a melhor maneira de fazer isso, e como explorar corretamente esse mercado?

Primeiro, é importante entender que, embora venha apresentando queda, o mercado literário ainda movimenta parte significativa do setor de e-commerce.

Em 2017, ele representou 8,3% do total de pedidos do setor, o sexto no ranking entre as categorias naquele ano.

Em 2020 o cenário se mostra mais retraído: conforme uma pesquisa apurada pela Nielsen, foram vendidas 2,82 milhões de unidades (R$ 128,63 milhões) em março/2020, representando queda de 4,09% em volume e 4,44% em valor na comparação com o mesmo período de 2019.

Estatísticas à parte, saiba como vender livros online e ampliar suas possibilidades de negócios!

Vender livros em marketplace

Para vender livros online, vale a pena reforçar o conceito de o que é marketplace. A palavra, que em sua origem significa algo como mercado local, ganhou novo significado com o advento da internet e da tecnologia.

Hoje, essas lojas online, com uma grande capilaridade de rede, permitem a venda de muitos produtos com diferentes canais de distribuição. Inclusive para vender livros online.

É importante entender que eles se diferenciam das lojas virtuais próprias em muitos pontos. O principal deles é a descentralização do estoque, que ajuda na ampliação da variedade de produtos e agilidade de distribuição no mesmo canal.

As vantagens de comprar e vender livros online

Existem várias vantagens para quem opta por vender livros online. Saber explorar isso diante de um consumidor que procura esse tipo de negócio é fundamental.

O primeiro ponto é a economia de tempo. Muitas vezes, as opções acabam sendo restritas, e nem sempre o consumidor irá encontrar o livro na primeira loja física que for.

Nas opções online, é possível filtrar e ir direto no e-commerce que possui a opção desejada, tornando o processo mais rápido e fácil.

E se, por um lado, pode haver gasto com a entrega, com frete caro dependendo da localização, isso é compensado pela comodidade e ausência de outros deslocamentos.

Além disso, uma alternativa para driblar esse problema costuma ser a criação de promoções. Muitos sellers optam por oferecer frete grátis a partir de um determinado valor, diminuindo o custo para o comprador e aumentando os tickets médios nas negociações.

Sete dicas para vender livros online

Para conseguir melhores resultados ao vender livros online, vale a pena seguir alguns passos. Veja abaixo, sete dicas e saiba como aumentar suas vendas:

1. Realize promoções em datas comemorativas

O consumidor que se interessa por livros costuma buscar boas oportunidades. Uma dica para melhorar seus resultados é a realização de promoções em datas comemorativas.

Por exemplo: em datas relacionadas ao profissional, oferecer desconto em livros daquele segmento (Administração, Psicologia, Medicina Veterinária, etc.). Ou então desconto progressivo a partir da aquisição de mais itens no dia do livro (dois livros = 15% de desconto; três livros = 20%).

Além de aumentar as vendas, pode ser útil no marketing do seu negócio e na divulgação boca a boca, bem como contribuir para fidelizar o cliente para futuras compras.

2. Tenha variedade e disponibilidade

Para vender livros online, duas coisas são fundamentais: diversas opções para o público e capacidade de suprir a demanda rápido, oferecendo prazos de entrega curtos.

Hoje, os canais que trabalham com este produto conseguem oferecer serviços competitivos nestas duas áreas – um bom exemplo é a Amazon. Portanto, você precisa conseguir fazer o mesmo.

3. Acompanhe tendências do mercado

Essa dica é fundamental em qualquer área. No entanto, para o mercado literário, ela é especialmente importante.

Você precisa estar atento ao que está sendo publicado e quais são os títulos mais procurados pelos leitores, seja um novo volume ligado à saga Harry Potter, seja um autor popular na internet.

Para isso, acompanhe as críticas, acesse portais especializados em literatura ou mesmo listas de títulos mais vendidos em publicações de credibilidade.

Estar atento a esses pontos faz com que você se mantenha atualizado às produções e aos interesses do público.

4. Busque avaliações positivas

Muitas vezes, o cliente não sabe o que vai encontrar ao optar por comprar um livro online. Então, é importante que ele tenha respaldo de outras pessoas que já fizeram o mesmo.

Para vender livros online, é importante estimular que os consumidores deixem feedbacks e avaliações do seu negócio. Isso vai fazer com que outros leitores sintam-se mais confiantes na hora de comprar com você. De quebra, ainda consegue aumentar o ranqueamento da sua loja.

5. Esteja presente nos marketplaces

Como já vimos anteriormente, os marketplaces são excelentes oportunidades de negócio. Costumam ser lojas grandes e com credibilidade, levando muitas pessoas a pesquisarem primeiro nesses canais.

Portanto, estar presente em marketplaces pode melhorar seus resultados. Americanas, Submarino e Magalu, por exemplo, oferecem vendas de produtos que não são exatamente de seu catálogo próprio, mas fazem o intermédio dessa negociação para os sellers parceiros.

6. Invista em nichos específicos de mercado

Claro que a variedade é importante, mas você também pode optar por vender livros online voltados para um segmento específico. E as possibilidades são muitas: desde biografias, livros de ficção, infanto-juvenis, culinária/gastronomia, livros de empreendedorismo entre tantos outros.

Isso vai permitir que um público fiel venha sempre até você na hora de fazer suas compras.

A dica é mesclar a presença em grandes marketplaces e canais de nicho, aumentando as chances de abordagem ao cliente.

7. Mantenha informações completas

Quanto mais completos forem seus cadastros, maiores as chances de converter visitas em vendas. Isso porque as ferramentas de busca irão trabalhar a seu favor, desde que você mantenha as informações atualizadas e, em alguns casos, dê um empurrãozinho extra com Ads para marketplaces.

Por isso, é importante preencher o maior número possível de tópicos: título, subtítulo, nome do autor, editora, e até mesmo o ISBN (International Standard Book Number, ou número internacional padrão do livro, em português), para auxiliar quem procura por uma obra específica.

Marketplaces para vender livros

Abaixo, listamos alguns marketplaces que contam com espaço para vendas de livros. Confira:

  • Submarino;
  • Amazon;
  • Americanas.com;
  • Saraiva;
  • Casas Bahia;
  • Ponto Frio;
  • Carrefour;
  • Mercado Livre

Venda de livros usados

Existem sites que priorizam a venda online de livros usados. Alguns deles são:

  • Estante Virtual;
  • Portal dos Livreiros;
  • Traça Livraria e Sebo;
  • Sebos Online;
  • Mercado Livre e Amazon também aceitam livros usados.

Gostou deste conteúdo sobre como vender livros online? Confira os demais artigos do nosso blog e boa leitura!

2 Comentários

  1. Wagner

    Tens integração com estante virtual

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *