5 livros para inspirar vendedores online

23/07/2020

Se você está pensando em investir no e-commerce ou busca novas ideias para aplicar nas suas vendas online, provavelmente precisará de fontes de inspiração, pois quem empreende não pode parar. Dicas de estratégias e abordagens são sempre válidas, mas histórias com cases de sucesso também podem ajudá-lo a ter insights de gestão, inovação, relacionamento e, claro, vendas.

Para dar uma ajudinha, selecionamos 5 livros para empreender online. Você vai conhecer histórias como a de Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi; Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce e outras personalidades ligadas ao empreendedorismo.

1. “Bora Vender”, de Alfredo Soares

Em três anos, a Xtech Commerce transacionou mais de R$ 540 milhões em vendas, sendo adquirida pela VTEX em 2017. Nesse mesmo período, nasceu a startup Socialrocket, que chegou à marca de 150 mil usuários em sete países. Esses são alguns dos projetos liderados por Alfredo Soares, nome bastante conhecido entre os sellers brasileiros, afinal, é um dos principais especialistas em vendas e e-commerce do país. Atualmente, Alfredo é sócio-diretor da VTEX – maior plataforma de e-commerce da América Latina, presente em mais de 35 países.

Esse currículo de peso originou o livro “Bora Vender”, por muitas vezes presente na lista de mais vendidos da área. A provocação vem logo na sinopse da obra: “Você pode não saber vender ou até não se achar vendedor. Mas, em algum momento, você já foi um”. Para ele, vender já não é mais apenas trocar produtos ou serviços por dinheiro. Vender é encantar, conquistar, fidelizar e ter interesses alinhados. Alfredo destaca que criar uma marca e ser a solução do seu público-alvo é mais valioso do que ter estoque.

Ficou curioso? Vale conferir esse livro para empreender online!

2. “Nada Easy”, de Tallis Gomes

Eleito pelo MIT como um dos jovens mais inovadores do Brasil, Tallis Gomes chegou à cobiçada lista Forbes 30 under 30, que seleciona personalidades empreendedoras em diversos países. Não para por aí: também foi eleito Young Leader of the Year nos Estados Unidos pela Latin Trade e Entrepreneur of the Year pela Younsei University, na Coreia do Sul. Sabe qual seu grande destaque na carreira? A criação do APP Easy Taxi (posteriormente vendido). Hoje, dedica-se à Singu, maior marketplace de beleza e bem-estar do Brasil. 

E aqui temos mais uma dica de livro para empreender online: a obra “Nada Easy”. Com 192 páginas, a obra não fala em fórmulas mágicas, mas apresenta o passo a passo para validar sua ideia, abrir seu empreendimento e vê-lo crescer sem desperdiçar tempo e dinheiro produzindo algo com poucas chances de atrair consumidores. Como ter uma ideia viável, transformá-la em produto; construir seu time e como se proteger juridicamente são alguns dos tópicos abordados pelo autor.

3. “Crie seu mercado no mundo digital”, de Bruno de Oliveira

Empresário com quase 20 anos no segmento do varejo online, Bruno é o fundador do E-commerce na Prática, especializada em educação e conhecimento sobre esse segmento cada vez mais promissor. Com amplo know-how, ele reúne conteúdos para empreendedores digitais em todos os estágios: desde os que ainda estão estudando para se inserir no mercado até os experts.

Nesse livro, o especialista ressalta que desenvolver uma boa estratégia online deve ser a prioridade número 1 dos sellers. Para ajudar nesse processo, Bruno compartilha o passo a passo para que sua experiência seja a mais bem-sucedida possível. O que você vai encontrar na obra: erros mais cometidos por quem tenta abrir uma loja virtual; como criar seu próprio mercado; criar a estrutura para desenvolver e gerir o negócio; como aproveitar o poder dos maiores e-commerces a seu favor, entre outros assuntos relevantes.

4. “A Loja de Tudo – Jeff Bezos e a era da Amazon”, de Brad Stone

Amazon. Dificilmente você ainda não ouviu esse nome – seja como consumidor, seja como empreendedor. Pioneira no comércio de livros pela internet, a empresa foi criada pelo visionário norte-americano Jeff Bezos, hoje presidente e CEO da marca. Ele não queria que sua loja fosse apenas descolada, mas que dispusesse de uma gigante seleção de produtos por preços baixos, considerada “a loja de tudo”.

O jornalista Brad Stone, que assina a autoria do livro, entrevistou funcionários e executivos da Amazon, além de familiares e amigos próximos de Bezos para formular um retrato inédito tanto do empresário quanto do competitivo comércio online. Esse livro para empreender online já está em nossa lista de obras inspiradoras e precisa estar na sua!

5. “Steve Jobs”, por Walter Isaacson

Falar de empreendedorismo, tecnologia e gestão sem citar Steve Jobs é impossível, afinal, estamos nos referindo ao pai da Apple. Essa obra reúne mais de 600 páginas baseadas em entrevistas com Jobs realizadas no decorrer de dois anos. Conversas com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes também ajudam a criar a narrativa que aborda a vida de um homem que foi (e ainda é) símbolo de inovação.

Mesmo tachado como polêmico e de personalidade forte, Steve Jobs revolucionou seis grandes indústrias: computação pessoal, cinema de animação, música, telefonia celular, computação em tablet e edição digital. Sua carreira é sinônimo de coragem e resiliência para empresários que querem estar um passo à frente.

Dica bônus

Além de livros para empreender online, busque pesquisas, relatórios e panoramas sobre o e-commerce brasileiro, assim conseguirá unir motivação e dados estratégicos para fortalecer sua presença no setor.

Boa leitura e sucesso nos negócios!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *