Dia do Consumidor 2022: aproveite para vender mais

23/02/2021

Depois de um 2021 de retorno gradual à normalidade com o enfraquecimento da Covid-19, o Dia do Consumidor em 2022 é uma data sazonal importante para o e-commerce e que pode durar até uma semana.

Que tal conferir algumas dicas de como aproveitar o período para vender mais? Continue a leitura deste conteúdo e comece a se programar! 😉

Entenda a data

Criada nos Estados Unidos em 1962, a data vem ganhando mais visibilidade no Brasil desde 2014 – sendo apontada, inclusive, como a Black Friday do primeiro semestre. A proposta do dia 15 de março é nítida: valorizar o consumidor. Portanto, os varejistas devem criar promoções atraentes para conquistar novos clientes e manter a fidelização da clientela antiga.

Em 2021, os descontos foram muito mais além do dia 15 de março, em alguns casos estendendo-se até 21 de março. Foi uma grande Semana do Consumidor 2021. Com isso, alguns números se sobressaíram, chegando ao dobro de vendas em relação à edição 2020 – veja abaixo.

O que esperar para 2022?

Dia do Consumidor 2020 em diante

O comportamento e as preferências dos consumidores estão mudando. Em 2020, a data caiu no início da pandemia no Brasil. Conforme muitos levantamentos mostram, até o terceiro trimestre as pessoas ainda estavam comprando mais móveis, eletrodomésticos, itens de saúde e beleza, alimentos, acessórios para o lar e roupas.

De acordo com a Ebit|Nielsen, a semana temática do Dia do Consumidor 2020 teve aumento de 18% nas vendas online na comparação com o mesmo período do ano anterior. As categorias com maior número de pedidos foram Eletrodomésticos, Eletrônicos, Alimentos e Bebidas, Saúde e Perfumaria.

Em 2021, os descontos chegaram a 80%, cujos dias promocionais foram de 15 a 23 de março. Conforme o Movimento Compre & Confie para o site UOL Economia, foram 7,1 milhões de pedidos (88% maior do que em 2020), com as vendas chegando na casa dos R$ 3,2 bilhões, 103% acima do ano passado. O ticket médio foi de R$ 454 (crescimento de 8%).

Os produtos mais vendidos em 2021 foram Celulares e smartphones, Livros, Remédios, Eletrônicos (TVs) e Vestuário fitness. Já as categorias que foram muito bem no Dia do Consumidor 2021 englobam Celulares e smartphones, Notebooks, Eletrônicos, Geladeiras/Refrigeradores e Máquinas de Lavar, conforme os dados do Movimento Compre & Confie.

O fato é que o Dia do Consumidor 2022 certamente movimentará diversos nichos do e-commerce, seja em marketplaces, seja em lojas virtuais ou redes sociais. A seguir, saiba como se preparar para a data!

Dicas para vender mais

Falta menos de um mês para o Dia do Consumidor 2022, mas ainda dá tempo de preparar seu e-commerce e dar um boom nas vendas. Conheça ideias infalíveis:

1. SELECIONE PRODUTOS RELEVANTES

Já que os consumidores estão em evidência, nada mais assertivo do que ofertar o que ELES precisam comprar. Se você entrar na campanha do Dia do Consumidor pensando apenas nos produtos que precisa escoar do estoque, os resultados não serão satisfatórios (reserve um momento para fazer sua própria liquidação).

Uma dica interessante é identificar os principais itens no abandono de carrinho e colocá-los em oferta com preços competitivos, pois talvez as pessoas não estejam comprando por encontrarem mais barato na concorrência.

Outra estratégia eficiente é pesquisar o que está em evidência nos sites de busca. Use o Google Trends para pesquisar palavras-chave relacionados ao seu nicho. Essa é uma boa fonte de insights!

Também vale solicitar à equipe de marketing um breve relatório apontando os produtos mais comentados e curtidos nas redes sociais, além dos itens mais clicados nos envios de e-mail marketing.

2. CRIE PROMOÇÕES VANTAJOSAS

Desconto progressivo, frete grátis, cashback, voucher, brindes exclusivos – solte a criatividade para oferecer ofertas realmente vantajosas aos clientes (respeitando sua margem de lucro, claro).

Se você vende em marketplaces, confira quais ações as plataformas estão preparando para a campanha e considere participar, pois você ganha visibilidade e ainda vai de carona na divulgação da marca.

3. INVISTA EM MARKETING

Toda campanha comercial precisa de ações específicas, como envio de e-mail marketing, posts em redes sociais, parceria com influenciadores, lives, banners na loja virtual e envio de SMS ou mensagem por WhatsApp. Reúna seu time de comunicação e alinhe um cronograma de ações. É importante notificar os usuários com antecedência.

Caso esteja com orçamento, revise a qualidade dos anúncios (título, descrição, imagens) e considere investir em anúncios pagos no Google e nos marketplaces. Assim você ganha relevância nos resultados orgânicos e nos patrocinados. Não deixe as redes sociais de fora!

4. VALORIZE O CLIENTE

Mais do que vendas, as promoções do Dia do Consumidor 2022 podem significar o início do relacionamento com um novo cliente. Nesse sentido, valorize a experiência das pessoas desde o acesso à sua página até o atendimento durante e após a venda. Seja claro e cordial, sempre disponível para tirar dúvidas e resolver problemas.

Também vale caprichar no unboxing experience: embalagens de qualidade e personalizadas e “mimos” surpresa. Todo mundo gosta de receber um pedido feito pela internet e se surpreender positivamente. 😉

5. ACOMPANHE OS RESULTADOS

Não espere a campanha do Dia do Consumidor encerrar para conferir os resultados. Mantenha-se atento às métricas com antecedência para dar tempo de fazer ajustes (se for necessário) e melhorar sua performance.

Pronto para vender mais no Dia do Consumidor 2022? Sucesso!

Conteúdo atualizado no dia 24 de fevereiro de 2022.

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