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Como vender mais nesse Dia das Mães?

09/05/2019

como vender mais dia das mães

As datas comemorativas que temos durante o ano são umas das melhores oportunidades para aumentar vendas, e o Dia das Mães representa um caso especial entre essas datas por ser uma das que possuem o maior crescimento de buscas ao longo dos anos, segundo o Google. Só em 2019, a previsão foi de um faturamento de R$ 24,3 bilhões, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Dia 10 de maio é uma das datas comerciais mais esperadas pelos lojistas para criar estratégias voltadas para alavancar as vendas através das campanhas promocionais. E, de acordo com pesquisa feita pela Social Miner, o maior pico do engajamento ocorre de 6 a 5 dias antes do Dia das Mães, então ainda dá tempo de focar no engajamento para as vendas!

Mas a grande questão é: como garantir que as vendas do seu e-commerce aumentem nesta data? 

Bom, para começar, o meio mais prático de aumentar suas vendas em qualquer situação é entender o seu público. É essencial compreender onde seus clientes estão, qual é o comportamento deles, se compram por impulso ou se pesquisam opções antes da compra. Uma vez com essas informações, fica muito mais fácil definir onde você deve focar sua operação, principalmente em datas comemorativas.

Conheça o seu público

No dia das mães, por exemplo, quem é o público que precisa ser compreendido para aumentar as suas vendas? As mães, certo? Não, são as pessoas que irão presenteá-las, ou seja, filhos, pais, maridos e outros familiares. Mas isso não exclui a importância de analisar o perfil da mãe em si; ao longo dos anos, a realidade das mães vem ficando cada vez mais clara. Segundo o Google, 30% das mães criam seus filhos sozinhas, 36% não se identificam como a “mãe perfeita”, 28% acreditam que a atividade que gastam menos tempo do dia é com cuidados pessoais. Todas essas informações são, sim, importantes e devem ser consideradas. Porém, mais importante, ainda, é compreender a ótica do consumidor em si sobre essa data específica.

Mas afinal, qual é o perfil desse consumidor? Existem diversos perfis que podem ser considerados, variando a faixa etária, comportamento, classe social, etc.

Verifique qual setor está se destacando mais e use como uma oportunidade de investir na divulgação dos seus produtos, em anúncios patrocinados ou em promoções mais simples, como sorteios e cupons em redes sociais.

Para quem costuma se manter atualizado nas tendências de mercado, pode observar que não existe uma receita de bolo para dar certo. Basicamente, você deve analisar o seu negócio para entender qual tipo de consumidor você pode atingir nessa época. Algumas mães podem querer ganhar uma bolsa, enquanto outras preferem algum item de decoração.

Como está o seu estoque?

Agora que você já conhece seu público e já conseguiu pensar em quais produtos você quer dar mais destaque para vender no Dia das Mães, não esqueça de conferir como estão esses produtos no seu estoque.

É sempre bom começar a negociar com seus fornecedores os principais itens para não acabar perdendo venda por falta de produto, assim como tentar conseguir um valor mais em conta durante a negociação. Adote planos de contingência para caso ocorra algum imprevisto com a entrega, já que a demanda irá aumentar também.

Não custa nada, antes de qualquer coisa, analisar suas vendas dos últimos anos. Compare as demandas, os erros, os produtos mais procurados, os imprevistos e se prepare melhor para atender seus clientes!

Promoções e mais Promoções!

À primeira vista, o que o mais chama a atenção de um comprador? Promoção! Então, não poupe esforços para apresentar o seu produto da melhor forma possível, afinal, diversas outras lojas também estarão focadas em aumentar vendas no dia das mães.

Escolha quais produtos as promoções irão abranger, pense em questões que fazem a diferença na hora da escolha como frete grátis, brindes e cupons.

Aqui vai uma dica bem importante para aumentar o alcance das suas promoções: divulgue seus produtos em diversos marketplaces! Conheça AQUI os principais marketplaces através dos quais você pode vender.

E não é difícil operar em mais de um marketplace, é só você encontrar um hub de integração que melhor se encaixe no que você busca! Vale conhecer um pouco mais ;D

Não esqueça do seu pós-venda!

O pós-venda é, também, uma etapa bem importante, não pense que basta efetuar uma venda que você não terá mais contato com o seu comprador. Você quer que ele volte a comprar com você, certo? Melhor ainda, quer que ele indique seus produtos para outras pessoas ?

Então, dê mais essa atenção, pergunte se a venda foi efetuada com sucesso, se o cliente ficou satisfeito com o serviço como um todo (produto, entrega, preço).

Dê a atenção que você, que também é cliente, gostaria de receber!

Tenha um ótimo Dia das Mães e boas vendas!

Escrito por Vitor Pellanda

09/05/2019

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09/05/2019

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