Como vender mais no Dia das Mães em 2024?

Escrito por Ideris

10/04/2024

Datas comemorativas são umas das melhores oportunidades para aumentar vendas. Entre elas, um dos destaques do primeiro semestre do ano é o Dia das Mães, que em 2024 acontece no dia 12 de maio e promete trazer grandes resultados para o varejo físico e online.

A tendência é de crescimento. Em 2023, pequenos e médios lojistas movimentaram R$ 189,5 milhões em vendas durante esse período, o que representa um aumento de 33% do faturamento em relação a 2022, segundo dados da Nuvemshop.

A mesma pesquisa também revela que nos dias que antecederam a data comemorativa, foram comercializados online mais de 3 milhões de itens, um número 23,6% maior se comparado ao ano anterior. Além disso, mais de 750 mil pedidos foram feitos, com uma média de 4 produtos por pedido, sendo que cerca de 28% deles foram enviados com frete gratuito.

Já de acordo com dados da Rakuten Advertising, foi identificado um aumento de 15% no número de cliques em anúncios na semana antecedente à data. Em 2023, os consumidores estavam dispostos a gastar mais nos presentes: o ticket médio na internet foi 25% maior do que em 2022.

As previsões para 2024 são bastante positivas e pretendem dar continuidade ao crescimento do ano passado. Para uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, 77% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar um presente para o Dia das Mães. Desses, 28% já começaram a pesquisar por ofertas e 32% vão começar as buscas um mês antes da data. Assim, este é o momento ideal para a sua loja se preparar para as vendas nesse período.

Para saber como ter sucesso no Dia das Mães, continue a leitura!

Dia das Mães 2023

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas para o Dia das Mães no e-commerce cresceram 11,8%, e alguns setores foram destaque nesse sentido.

Mesmo com os números positivos para o e-commerce, o varejo físico teve retração de 6%, segundo o ICVA. Isso mostra que as empresas precisam adotar estratégias mais eficazes, buscando algumas tendências para o varejo em 2024, como a omnicanalidade, o voice commerce, os preços dinâmicos, o cashback e a inteligência artificial.

Aderir às estratégias omnichannel, principalmente em datas sazonais, como o Dia das Mães, é uma excelente oportunidade para se diferenciar em um mercado cada vez mais aquecido.

Categorias que mais venderam em 2023 no Dia das Mães

  • Livrarias e papelarias apresentam um aumento de 10,6% nas vendas; 
  • Óticas e joalherias apresentam um aumento de 5,6%; 
  • Cosméticos e higiene pessoal apresentam um aumento de 5,2% nas vendas.

Categorias com retração em 2023 no Dia das Mães

Alguns setores também surpreenderam e apresentaram retração, em comparação a 2022.

  • Vestuário apresentou retração de 7,8% nas vendas, 
  • Móveis, Eletro e Departamento registraram baixa de 2,1%.

Como se preparar para o Dia das Mães 2024?

O dia 12 de maio de 2024 é uma das datas comerciais mais esperadas pelos lojistas para criar estratégias voltadas para alavancar as vendas por meio de campanhas promocionais. 

Mas a grande questão é: como garantir que as vendas do seu e-commerce aumentem nesse período? 

Bom, para começar, o meio mais prático de aumentar suas vendas em qualquer situação é entender o seu público. É essencial compreender onde seus clientes estão, qual é o comportamento deles, se compram por impulso ou se pesquisam opções antes da compra. Uma vez com essas informações, fica muito mais fácil definir onde você deve focar sua operação, principalmente em datas comemorativas.

Conheça o seu público

No Dia das Mães, por exemplo, em que público você precisa focar para aumentar as suas vendas? As mães, certo? Errado! O foco deve estar nas pessoas que irão presenteá-las, ou seja, filhos, maridos, esposas e outros familiares. Mas isso não exclui a importância de analisar o perfil da mãe em si; ao longo dos anos, a realidade das mães vem sofrendo grandes mudanças.

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem mais de 11 milhões de mães que criam os filhos sozinhas. Assim, quase 15% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres. Já de acordo com um estudo feito pela USP, 97% das mulheres entrevistadas disseram se sentir sobrecarregadas quase todos os dias da semana.

Quando o assunto é como elas se veem, dados do Google apontam que 36% das respondentes acreditam que a característica de “Mãe perfeita” não as representa nas propagandas, enquanto 30% afirmaram não gostar quando evidenciam que “Mães são todas iguais”. 

É preciso levar essas informações em consideração na hora de planejar ações promocionais nessa data, mas sem se esquecer de analisar qual o perfil do consumidor desse período, ou seja, quem vai presentear essas mães.

E afinal, qual é o perfil desse consumidor? Existem diversos perfis que podem ser considerados, variando a faixa etária, comportamento, classe social, etc.

Verifique qual setor está se destacando mais. Você pode usar como base os segmentos que mais cresceram em 2023: livrarias, papelarias, joalherias, óticas, cosméticos e higiene pessoal. Aproveite esse aquecimento como uma oportunidade de investir na divulgação dos seus produtos, em anúncios patrocinados ou em promoções mais simples, como sorteios e cupons em redes sociais. Tente, por outro lado, qualificar e sair do lugar-comum em segmentos que estão mais batidos ou que apresentaram retração, como vestuário, eletro, móveis e departamento.

Segundo pesquisa do Opinion Box, entre as principais categorias de produtos citadas pelos entrevistados quando perguntados sobre o que pretendem presentear no Dia das Mães, estão:

  • Moda e acessórios (52%)
  • Beleza e cosméticos (49%)
  • Casa e decoração (22%)
  • Flores (22%)
  • Joias (20%)
  • Eletrodomésticos e eletroportáteis (14%)
  • Alimentos e bebidas (11%)
  • Viagens e turismo (10%)
  • Eletrônicos e informática (10%)
  • Produtos artesanais (10%)
  • Livraria (9%)

Para quem costuma se manter atualizado nas tendências de mercado, pode observar que não existe uma receita de bolo para dar certo. Basicamente, você deve analisar o seu negócio para entender qual tipo de consumidor você pode atingir nessa época. Algumas mães podem querer ganhar uma bolsa, enquanto outras preferem algum item de decoração. O ponto comum entre elas? Ambas dirão que o filho é o maior presente! 

Como está o seu estoque?

Agora que você já conhece seu público e já conseguiu pensar em quais produtos você quer dar mais destaque para vender no Dia das Mães, não esqueça de conferir como estão esses produtos no seu estoque.

É sempre bom começar a negociar com seus fornecedores os principais itens para não acabar perdendo vendas por falta de produto, assim como tentar conseguir um valor mais em conta durante a negociação. Adote planos de contingência com relação à entrega, já que a demanda certamente irá aumentar.

Vale lembrar de analisar suas vendas e operação dos últimos anos na mesma data. Compare as demandas, os erros, os produtos mais procurados, os imprevistos e se prepare melhor para atender seus clientes.

Promoções e mais promoções

À primeira vista, o que mais chama a atenção de um comprador? Promoção de Dia das Mães. Então, não poupe esforços para apresentar o seu produto da melhor forma possível, afinal, diversas outras lojas também estarão focadas em aumentar vendas nesse período.

Escolha quais produtos as promoções irão abranger, pense em questões que fazem a diferença na hora da escolha como frete grátis, brindes e cupons.

Aposte na omnicanalidade

Estratégias omnichannel são extremamente necessárias para empresas que querem se diferenciar no Dia das Mães em 2024. Integrar o físico e o digital é um caminho essencial para oferecer melhores experiências e fidelizar seus clientes. 

Uma marca precisa ser única. Isso pode parecer óbvio, mas quantas vezes você interagiu com uma empresa em um canal digital e quando foi para o físico a experiência foi completamente diferente? Integrar meios de contato e manter uma comunicação, adaptando-se à necessidade ou vontade do cliente, é muito importante para se destacar não só durante essa data comemorativa mas durante todo o ano.

Os marketplaces estão aí para ampliar as vendas

Aqui é uma oportunidade de ouro. Quando você amplia o seu leque de marketplaces, e começa a vender na Amazon, SHEIN, Magalu, Shopee, entre outros, você passa a ter acesso a uma base de clientes diversificada. Isso significa que você pode alcançar uma base de clientes mais ampla, incluindo consumidores que podem não estar familiarizados com sua marca ou loja online. 

É claro que, além disso, estar presente em marketplaces conhecidos e estabelecidos, como os citados anteriormente, pode aumentar a credibilidade da marca aos olhos dos consumidores. É pegar emprestado um pouco da credibilidade desses players consolidados.

Não esqueça do seu Pós-Venda!

O Pós-Venda é uma etapa muito importante também. Não pense que basta efetuar uma venda que você não terá mais contato com o seu comprador. Você quer que ele volte a comprar com você, certo? Melhor ainda, quer que ele indique seus produtos para outras pessoas?

Então, dê mais essa atenção, pergunte se a venda foi efetuada com sucesso, se o cliente ficou satisfeito com o serviço como um todo (produto, entrega e preço). Dê a atenção que você, que também é cliente, gostaria de receber.

Aproveite as dicas deste artigo e prepare sua loja para ter sucesso no Dia das Mães em 2024. Boas vendas!

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