Dicas para vender mais roupas na internet

14/10/2021

Se você chegou até aqui é porque já está vendendo roupas online – ou pelo menos está iniciando (e este texto também é para você). Os lojistas de roupas são um dos principais atores do e-commerce brasileiro, alavancando o setor de Moda e Acessórios. Se está crescendo e desenvolvendo novos hábitos nos consumidores, é sinal que o trabalho está bem feito. Mesmo assim, o aumento da concorrência é um grande motivo para você buscar novas formas de chegar aos clientes e, consequentemente, vender mais roupas na internet. Vamos lá?

A venda de roupas usadas ou novas na internet tem agitado o mercado. Conforme os dados do relatório elaborado pela Conversion, de outubro de 2019 a outubro de 2020 o crescimento foi de 20,63%, registrando mais de 1 bilhão de acessos nesse período. E não parou por aí. Novamente de acordo com a Conversion, o setor cresceu 36,30% em janeiro de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.

Os números confirmam que o setor de Moda e Acessórios tem feito um grande trabalho dentro do e-commerce brasileiro, permitindo que as pessoas renovem o guarda-roupa sem precisar sair de casa, com conforto e segurança. Com tudo isso em mente, muitos lojistas como você estão todos os dias trabalhando para crescer ainda mais, oferecendo uma experiência de compra superior aos consumidores. 

No decorrer deste texto, saiba como:

  • Vender roupas pela internet
  • Moda: 5 dicas para vender mais 
  • Encontrar bons fornecedores
  • Vender nos principais marketplaces

Como vender roupas online?

Caso você ainda esteja pesquisando sobre como entrar no e-commerce, seja para vender roupas usadas ou roupas novas, o blog Conexão E-commerce tem muitas dicas para você. Em nosso texto especial sobre como começar a vender roupas online, conheça também a importância de trabalhar bem os anúncios

5 dicas para vender mais roupas na internet

Apesar dos ótimos resultados para o setor, nem sempre é fácil alavancar as vendas. E se já estiver crescendo, não pense que fica mais fácil. A sua empresa precisa ter escalabilidade para atender à demanda – e há soluções no mercado para ajudar os lojistas nisso. Vamos às cinco dicas para aumentar as vendas de roupas na internet?

1. Tenha presença digital

É um dos passos mais importantes que você precisa dar para crescer. Para estar presente na internet, de fato, é preciso que você posicione a sua marca. Para isso, é necessário que você tenha a sua própria logomarca e invista em conteúdos nas redes sociais, entre outras ações possíveis. 

Construir a sua identidade na internet vai atrelar a sua credibilidade e o seu valor aos produtos. Além disso, o marketing de conteúdo pode ser uma ação bastante estratégica para tudo isso – e por isso ela compõe a dica número 2.

Aqui no blog Conexão E-commerce há muitos conteúdos que abordam o tema – como o podcast acima ou o texto especial sobre marketing digital

2. Foque na experiência do usuário

Você já vende ou está começando uma loja online com produtos de qualidade e que vão atender ao público-alvo que você deseja, e quer crescer. São desejos normais. Vamos supor que nesse processo você está deixando a sua pegada na internet (presença digital) e está produzindo conteúdo nas redes sociais que mais se adequam ao seu público, gerando engajamento com a sua marca.

A experiência do usuário passa por todo o processo de compra e pode estar presente em qualquer uma dessas estratégias, seja para o bem ou para o mal. Quer um exemplo? Muitos vendedores não medem esforços para o momento no qual o cliente recebe o produto em casa e faz o unboxing – ou seja, abre o pacote. Seja com detalhes aplicados na caixa ou em brindes junto ao produto, há uma surpresa positiva para o cliente.

O marketing digital, já mencionado anteriormente, pode atuar para que você venda muito mais do que apenas um produto, mas uma experiência completa. Nas redes sociais você pode trabalhar conteúdos com informações sobre moda (e que envolvem logicamente os seus produtos); pode interagir com os usuários; publicar cupons exclusivos e viabilizar a prova social, tão importante na internet.

3. Melhore os seus anúncios para vender mais roupas na internet

Esteja você na própria loja virtual ou nos marketplaces, você precisa dar atenção especial aos anúncios. Eles são a sua vitrine na internet e provavelmente não há outro setor que necessite tanto de uma para encantar os clientes, não é verdade? O que é, na prática, esse “melhorar os anúncios”? 

Por exemplo, como são feitas as fotos dos seus produtos? Eles são bem apresentados e capazes de seduzir o cliente? Se você precisa de ajuda, o nosso blog tem dicas para você melhorar as fotos de produtos para vender online.

Outras melhorias possíveis estão em como você descreve o seu produto. Por exemplo, o título do anúncio é fundamental para que a pessoa consiga encontrar o que procura ao digitar no Google ou em outros motores de busca. O seu produto precisa aparecer para ser visto.

A descrição do anúncio também está nessa estratégia, pois o consumidor quer mais detalhes (inclusive técnicos) sobre o que vai comprar. Lembre-se sempre: o anúncio é a sua vitrine e o ponto de contato mais importante no processo de compra.

4. Busque bons fornecedores de roupas para revenda

Vamos supor que você já trabalhou com todas as dicas anteriores. Ou seja, construiu a sua presença digital, a sua marca está no mercado e é reconhecida por muitas pessoas, as redes sociais estão engajando e a experiência de compra até a chegada do produto ao destinatário foi toda planejada. Muito bacana!

Porém, você começa a receber feedbacks negativos em relação à qualidade de alguns dos seus produtos. Ou ainda pode estar acontecendo outra situação: o produto é bom, mas você nunca o recebe na quantidade e no prazo necessários, atrapalhando a gestão de estoque e até mesmo o envio aos consumidores. O que fazer?

É muito importante que você conheça e trabalhe com bons fornecedores. É uma busca contínua que o dia a dia vai revelar para você. Quer dicas para isso? Ou melhor, quer 8 dicas? Acesse o nosso conteúdo especial sobre como encontrar bons fornecedores de roupas

5. Venda roupas em diferentes marketplaces

Dependendo do seu nicho e do seu público-alvo, você precisa identificar onde estão os seus potenciais clientes. Além de ter uma loja virtual própria, estar em grandes marketplaces oferece a você algumas vantagens, como a exposição dos produtos a um número incrível de consumidores, além de muitas vezes contar com uma estrutura muito boa para realizar as vendas, do início ao fim.

O grande problema é se você está em mais de um marketplace e começa a vender muito bem. Você deve estar se perguntando “como vender bastante pode ser ruim?”. Você precisa ter condições de dar escalabilidade ao seu negócio, ou seja, atender à demanda crescente e ao mesmo tempo gerenciar o seu estoque. Não esqueça que tudo impacta na experiência de compra.

DICA BÔNUS: use um hub de markteplaces para gerenciar a operação

Se você está em diferentes marketplaces ou tem interesse em fazer isso, uma solução para unificar o controle de estoque de todos os seus canais de venda está no Ideris. O nosso hub de integração de marketplaces permite que você controle todas as etapas da logística, da separação do produto ao frete de envio. Experimente gratuitamente a nossa solução por 7 dias!

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