O que é o Mercado Envios Flex?

Escrito por Nickolle Amorim

18/06/2020

O Mercado Envios Flex é o serviço disponibilizado através do Mercado Envios para realizar entregas no mesmo dia ou até no dia seguinte, otimizando o seu desempenho como vendedor para realizar suas entregas e aumentar sua reputação através das vantagens que você pode oferecer para os seus compradores.

Viu como é fácil? Quer saber mais detalhes? É só continuar a leitura do post que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Envios Flex!

Como funciona o Flex?  

Como você pode conferir no vídeo, o Flex permite que sejam oferecidas e realizadas as entregas mais rápidas do Mercado Livre. Com ele, você tem a liberdade para escolher a melhor forma de fazer seus envios, seja por você, um entregador ou transportadora da sua confiança. Veja quais transportadoras já trabalham com o serviço.

Quando o comprador selecionar a opção “Envio Expresso ou Chegará Hoje”, toda a busca do Mercado Livre será direcionada apenas para os vendedores que oferecem essa opção. Dessa forma, você ganha relevância e consegue otimizar seu desempenho dentro do marketplace, atraindo, inclusive, futuros compradores. 

E é bem simples utilizar o Flex. Para poder oferecer a opção do Flex, você precisa antes ter o Mercado Envios ativado nos seus anúncios e ficar atento para alguns requisitos que são fundamentais:

  1. Possuir um serviço de entregas capaz de cumprir o prazo de 24h.
  2. Quem for realizar a entrega precisa, obrigatoriamente, utilizar o aplicativo do Flex.
  3. Realizar as entregas dentro da área estipulada, no caso São Paulo Capital (não deixe de conferir quais áreas o Flex atende clicando AQUI).
  4. Os produtos devem ter no máximo 30kg.
  5. Caso ofereça envios no mesmo dia, deve despachar tudo o que vendeu até o horário de corte (que é definido por você, vendedor).

Você escolhe quando ativar o serviço do Flex, podendo começar a utilizar o serviço no dia seguinte ou aguardar até 7 dias. Esse prazo é dado para que você possa organizar sua logística, definir quais produtos serão enviados e quem fará a entrega. Tudo para que não tenha sobrecarga ao final da operação, mas, caso já tenha tudo esquematizado, é só começar a fazer suas entregas!

Confira, também, quais os custos por envios feitos através do Mercado Envios Flex.

 

Quais as vantagens?  

  • A entrega é inteiramente monitorada. Tanto você quanto o seu cliente ficam sabendo o momento em que o pacote saiu para entrega e o momento em que foi entregue.
  • Você recebe o pagamento da compra em até 48h após a entrega.
  • O serviço possui filtro exclusivo.
  • Você pode oferecer os envios mais rápidos do Mercado Livre.
  • Você ganha destaque e relevância na busca.
  • Você define a logística para a entrega. Dessa forma, você consegue criar ou alterar as rotas de entrega da forma que melhor lhe atender, escolhendo o dia, de segunda a sexta, e o horário. 
  • O Mercado Livre oferece, para vendedores com Reputação Verde, Mercado Líderes e lojas oficiais, o subsídio de até 50% no frete grátis para vendas de produtos novos com o valor acima de R$ 79 reais. Para aqueles que têm a Reputação Amarela, o subsídio fica de 40% e, para a reputação vermelha, não há subsídio.

Importante! Você não é obrigado a oferecer apenas entregas para o mesmo dia ou dia seguinte, mas a principal finalidade e vantagem do serviço é colocar em evidência as entregas mais rápidas. Você também poderá sofrer penalidades caso não consiga realizar a entrega de, pelo menos, 85% das suas vendas, podendo o serviço ficar suspenso temporariamente no seu marketplace. 

 

Como usar o aplicativo do Mercado Envios Flex?

Para que sejam realizadas as entregas, é imprescindível que seu entregador instale o app no celular, pois é através dele que será feito o controle do envio e entrega dos pacotes e ele também precisa ter uma conta no Mercado Livre ou até mesmo utilizar a sua.

Ele pode baixar o app gratuitamente pelo Google Play – é compatível com todos os dispositivos.

Após confirmar a venda, você deve preparar os pacotes, imprimir a etiqueta que já vem com o QR code e aguardar o entregador!

Assim que ele abrir o aplicativo no celular, a primeira tela que aparece é justamente para escanear o QR code de cada pacote. Feito isso, o aplicativo já vai montar o roteiro sugerido das entregas. 

Após ter todos os QR codes dos pacotes escaneados, aparecem todas as informações do produto e do comprador, como nome, endereço e contato. Dessa forma, o entregador pode entrar em contato para avisar caso tenha algum imprevisto ou precise de alguma outra informação para efetuar a entrega. 

Antes de entregar o pacote, o comprador deverá confirmar seu CPF e assinar o recebimento. 

Caso seja necessário reagendar a entrega, é só selecionar a opção “Não pude entregar” no app e programar nova data ou horário.

Importante! Os custos para reagendamento da entrega por imprevistos, tais como fatores climáticos, são de total responsabilidade do vendedor. 

 

E você sabia que o Ideris agora tem uma funcionalidade exclusiva para o Mercado Envios Flex?  

 

No Ideris, os sellers que são habilitados para utilizar o envios Flex podem ativar ou desativar essa opção diretamente do hub, sem precisar acessar o marktplace do Mercado Livre.

Com essa funcionalidade, você pode:

  • Controlar a zona de abrangência das entregas.
  • Controlar a logística de todo o processo.
  • Realizar todas essas tarefas de forma massiva com os seus anúncios.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *