Entenda a diferença entre Mercado Envios 1 e 2 (ME1 e ME2)

Escrito por Nickolle Amorim

14/07/2020

O Mercado Envios 1 e 2 são opções de envio e cálculo de frete disponibilizados dentro do Mercado Envios, juntamente com outras facilidades como o Mercado Envios Full, Mercado Envios Flex, Frete grátis, Mercado Coletas e Rastreamento.

Mercado Envios 1 (ME1)

O modo de envios ME1 é um formato de entregas destinado a produtos não elegíveis para a entrega padrão do Mercado Envios, ou seja, possuem mais de 30 kg ou tem mais 200 cm no total, somando altura, largura e comprimento, ou em que um dos lados do produto excede 70 cm.

Vendedores que desejam utilizar este formato, precisam entrar em contato com um assessor de vendas do Mercado Livre, que irá analisar se o seller atende os critérios necessários para a ativação desde modo.

Lembrando que não é possível que o próprio vendedor solicite que a sua conta seja assessorada ou que um assessor solicite a ativação do modo ME1, pois essa é uma decisão interna do Meli.

  • Realizar os envios através de uma transportadora parceira, da sua escolha.
  • Gerenciar o número de rastreamento. Ou seja, verificar junto à sua transportadora quando o produto saiu para entrega, qual percurso e confirmar a entrega.
  • Precisará ter sua própria tabela de preços para calcular o frete através da calculadora disponibilizada pelo Mercado Livre e colocar as informações sobre o produto, como peso e dimensão reais.
  • Deverá gerar as etiquetas de envio.

É interessante, também, que você aguarde o pagamento cair na sua conta antes de enviar o produto, por garantia. Assim como realizar o envio no nome do comprador, guardar recibos e demais informações pertinentes como o endereço do comprador, o prazo combinado para entrega, comprovante de entrega, etc.

Mercado Envios 2 (ME2)

Este modo já disponibiliza o valor do frete de forma automática, graças à parceria entre Mercado Livre e Correios. Dessa forma, você poderá utilizá-la como parâmetro para calcular o valor do frete. Outras vantagens que o ME 2 oferece são:

  • O Mercado Livre já prepara a etiqueta de envio, ficando sob sua responsabilidade apenas imprimir a etiqueta e postar o pacote.
  • As informações do produto (dimensões e peso) também já são definidas pelo ME 2.
  • O rastreamento é feito inteiramente pelo Mercado Livre, através de uma transportadora predefinida para cada localização. Ou seja, você não precisará se preocupar em escolher a transportadora, nem em gerenciar o rastreamento.

Gostaria que falássemos sobre outro assunto? É só deixar nos comentários e boas vendas! 😀

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *