Você sabe que as datas comemorativas no calendário anual representam grandes oportunidades para expandir os negócios e alavancar as vendas, especialmente se envolvem o seu nicho de atuação. O dia das crianças é, sem dúvidas, um dos principais momentos do ano para vender – desde brinquedos a smartphones. Neste texto, observe os números do dia das crianças em 2020 e as estratégias e intenções de compra para preparar-se para o período que se avizinha.
O dia das crianças não é brinquedo. Ou melhor, não é só brinquedo. Se você, vendedor, trabalha com jogos (de tabuleiro e/ou eletrônicos), moda e acessórios, eletrônicos (como smartphones e videogames), livraria ou produtos para bebê, por exemplo, o dia das crianças é uma grande oportunidade para vender!
Essas categorias já estavam no radar, no ano passado, de quem pretendia celebrar o dia das crianças com presentes, conforme a pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, e por isso merecem a sua atenção.
Apesar de haver outras datas comemorativas que apresentam melhores números, como o dia dos namorados, o dia das mães e a Black Friday, por exemplo, o dia das crianças teve um ticket médio de R$ 402 em 2020, conforme o relatório Webshoppers 43 da consultoria Ebit|Nielsen.
Neste texto, portanto, leia sobre:
- As categorias mais buscadas
- Os números do dia das crianças 2020
- As tendências no e-commerce
- Como vender mais no dia das crianças 2021?
Quais foram os números do dia das crianças 2020?
O relatório Webshoppers 43 da consultoria Ebit|Nielsen indicou que, no ano passado, o ticket médio foi de R$ 402 – uma variação negativa de 15% em relação a 2019. Apesar da queda, os valores gerais demonstram como a data tem boa representatividade dentro do calendário anual.
Durante os 15 dias que foram considerados como parte dessa data sazonal (de 27 de setembro a 11 de outubro), o faturamento total foi de R$ 2,4 bilhões, cuja venda diária foi de R$ 162 milhões.
O que comprar no dia das crianças?
É uma pergunta que norteia a cabeça dos consumidores e também dos vendedores, especialmente às vésperas dessa data sazonal. Dentro desse questionamento existem diversos perfis, desde as pessoas que pensam em apenas uma lembrancinha para o dia das crianças, assim como aqueles que planejam gastar um pouco mais.
Na pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, o estudo coletou a intenção de compra dos consumidores. Para o público feminino, os brinquedos representam 81% dessa intenção, à frente de jogos (33%) e moda e acessórios (30%). Para o masculino, a ordenação é bastante semelhante: brinquedos (72%), jogos (37%) e eletrônicos (31%).
As categorias mais buscadas em 2020
- Brinquedos
- Jogos
- Moda e acessórios
- Eletrônicos
- Livraria
- Bebês
- Informática
- Esportivos
- Lazer (cinema, parques, viagem)
- Vale-presente
- Telefonia
- Beleza e saúde
Comprar ou não comprar?
Além dos fatores econômicos, o grau de parentesco da criança com o consumidor exerce um importante fator de influência. Conforme a pesquisa realizada pela Social Miner/Opinion Box, os consumidores pretendem presentear sobrinhos (48%), filhos (42%) e afilhados (24%), e assim por diante.
Partindo do pressuposto que a economia atual impacta nas escolhas dos consumidores sobre gastar ou não no dia das crianças, ou ainda sobre o quanto investir, é natural que o preço seja um fator determinante – é para 62%, de acordo com a mesma pesquisa. Além do valor dos produtos, a qualidade deles é importante para 33%. Em seguida, vem o frete (32%), o prazo de entrega (30%) e as formas de pagamento (27%).
Como buscar tendências?
Se você está tentando antecipar-se às tendências, entenda que essa não é uma tarefa simples. Porém, há ferramentas online (algumas até gratuitas) que fornecem uma visão geral sobre o que está sendo buscado na internet. Afinal, as pesquisas em motores de busca ajudam a revelar os interesses que estão em alta no momento.
O Google Trends é, possivelmente, a ferramenta mais poderosa que você pode utilizar nesse sentido. O serviço é gratuito e está no ar desde 2006. É excelente para quem deseja consultar quais palavras, expressões, assuntos do momento e keywords estão entre os mais buscados no momento.
É possível consultar sobre o que é pesquisado no Brasil ou em outras partes do mundo, além de acompanhar quais temas estão em alta. Mais do que isso: o serviço permite identificar como o interesse nesses temas variou com o passar do tempo. É uma ótima fonte, portanto, para saber se algum assunto específico está na sua curva ascendente de interesse, por exemplo.
Outra ferramenta muito utilizada é a página Tendências no Mercado Livre que, como o próprio nome diz, indica o que as pessoas estão mais buscando nas diferentes categorias de produtos do marketplace. No exemplo abaixo, veja os itens mais pesquisados no dia 6 de setembro de 2021 na categoria Brinquedos e Hobbies.
Voltando ao Google, outra ferramenta excelente para o e-commerce é a página Think with Google – Pesquisas de mercado, que mostra as categorias em ascensão no varejo. Há ferramentas pagas que são úteis para esse estudo, como o SEMrush. Por fim, é importante entender como usar as tendências do entretenimento no e-commerce. Essa indústria tem grande relevância, especialmente sobre as gerações mais novas, capazes de criar até novos hábitos e necessidades.
Como vender mais no dia das crianças 2021?
Após estudar algumas tendências e conhecer o que a garotada mais deseja, é hora de colocar em prática algumas ideias para expandir as vendas no dia das crianças. Entre as ações recomendadas, estão a de fortalecer o back office, antecipar-se à data, cuidar do estoque e não perder de vista a expedição e a logística.
Entre as estratégias para aproveitar a data, considere trabalhar com promoções, anúncios, sorteios e novas formas de pagamento, além de se comunicar com a sua base de clientes, informando-os sobre as grandes ações que você está promovendo para o dia das crianças.
Por fim, vale a pena caprichar nos anúncios para se destacar entre a multidão de vendedores que também estará trabalhando duro para vender. Quer saber como criar anúncios que vendem mais nos marketplaces? O hub de integração Ideris publicou um e-book gratuito para que você crie um anúncio de qualidade, desde a escolha do produto certo até a precificação. Boas vendas e feliz dia das crianças!
0 comentários