Em 2021, o e-commerce brasileiro durante o Natal cresceu 21% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 4,5 bilhões. Os dados são da NielsenIQ Ebit, coletados entre os dias 10 e 24 de dezembro. Ao todo, foram somados 9,2 milhões de pedidos (crescimento de 14%).
Além do otimismo com a Black Friday 2022, Copa do Mundo de futebol e Cyber Monday, a projeção feita pela Associação Brasileira do Varejo (ABV) indica bons números: as vendas devem aumentar em até 12% no segundo semestre de 2022, se comparado ao primeiro.
Com o cenário otimista surge a dúvida: como vender no Natal 2022? E quais estratégias utilizar para conquistar os clientes nas compras de fim de ano? São essas perguntas que viemos responder no post de hoje com algumas dicas para te ajudar!
Lembre-se que um excelente atendimento é fundamental
Em épocas de grandes campanhas, é comum nos preocuparmos com estratégias específicas e diferentes do qual já estamos acostumados, mas isso não pode impedir que as boas práticas básicas sejam cumpridas: prestar um bom atendimento, atender aos prazos de postagem, realizar trocas o mais rápido possível, responder dúvidas, embalar com cuidado os produtos, entre outras atividades que são obrigatórias para o sucesso das vendas de qualquer lojistas.
Época de promoções são sempre uma porta de entrada para novos clientes que não têm o hábito de comprar online ou ainda não conhecem a sua loja online, então garantir uma ótima experiência do consumidor é fundamental para conquistar e reter mais clientes.
É importante ter cuidado para não prejudicar a reputação do seu e-commerce ou da sua conta em marketplaces com erros como:
- Vender produtos sem estoque.
- Atrasar a expedição de produtos.
- Envio de produtos incorretos.
- Demora para responder às reclamações.
- Tudo isso pode gerar uma série de reclamações e avaliações negativas, além de criar uma primeira experiência de compra ruim.
Prepare a sua operação
Para prestar um bom atendimento e evitar falhas na campanha de Natal 2021, é extremamente necessário preparar a operação:
- Defina processos ágeis e cuidados para a operação e treine a equipe.
- Analise se precisa contratar funcionários extras ou trabalhar durante o final de semana para deixar seus produtos pré-embalados.
- Estude se precisar de alguma ferramenta para deixar a operação automatizada, mais fácil e rápida.
- Se possível, disponibilize opções de frete com curto prazo de entrega para que os presentes cheguem a tempo ou disponibilize retirada na loja. Para quem vende em marketplaces, pode estudar os programas de frete disponibilizados pelas próprias plataformas – com o Magalu Entregas – ou conferir com os Correios e as Transportados particulares opções mais rápidas de entrega para oferecer aos clientes.
Ofereça Kits de produtos como opção de presente
Para o Natal 2022, criar kits de produtos é uma ótima maneira de promover mais vendas. Para isso, é importante sempre dar descontos no kit para que a compra de mais produtos seja atrativa para os consumidores.
Venda produtos com preço competitivo
Na internet os consumidores conseguem facilmente comparar preços de produtos e frete para avaliar qual a melhor escolha. Por isso, analise a concorrência e os valores dos produtos semelhantes aos que você comercializa para manter seu preço atualizado e atrativo. O ideal é não estar extremamente acima nem muito abaixo dos valores praticados pelo mercado.
Lembrando que nem tudo é questão de preço, mas também do conjunto de soluções e promoções que sua loja pode oferecer ao cliente. Por exemplo, seu concorrente pode oferecer o mesmo produto mais barato, mas as condições de frete dele são mais altas do que a sua, o que faz o cliente preferir a sua loja ao invés da concorrência.
A análise do preço dos concorrentes pode ser feita manualmente com frequência. Para quem vende na Amazon, é possível configurar a precificação automática. O vendedor pode apontar que deseja que seu produto esteja sempre mais barato que o da concorrência, sempre respeitando um valor mínimo.
Disponibilize novos produtos
É muito comum que depois da Black Friday, uma data de muitos descontos, as marcas lancem novos produtos, pois é algo que chama a atenção dos consumidores mesmo sem ser um produto com desconto. Nessa estratégia de como vender no Natal 2022, a intenção é que o produto “se venda sozinho”, ou seja, que ele seja a atração principal ao invés dos altos descontos.
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