Cyber Monday 2021: o que você precisa saber

23/11/2021

A Black Friday já se consolidou no calendário comercial brasileiro – e a Cyber Monday está seguindo o mesmo caminho de sucesso. Ainda não tem certeza sobre a importância da data para comprar ou vender pela internet? Neste conteúdo, a gente conta tudo o que você precisa saber sobre a Cyber Monday. Descubra como se preparar para aproveitar as melhores oportunidades!

O que é Cyber Monday?

Nos Estados Unidos, celebra-se o Dia de Ação de Graças na última quinta-feira de novembro, seguida pela Black Friday (“sexta-feira preta”, em tradução livre). A data ficou conhecida por descontos e promoções atraentes, chamando a atenção de diversos outros países.

Como você já deve saber, a Black Friday é sucesso absoluto no Brasil – especialmente no varejo online. Mas então temos a Cyber Monday (“segunda-feira cibernética”), que surgiu em 2005, também nos EUA, para promover vendas no e-commerce. A ação ocorre na segunda-feira após a Black Friday, por isso uma data tem forte relação com a outra. Em 2021, a Cyber Monday será no dia 29 de novembro.

A proposta inicial da data era alavancar ofertas de eletrônicos (smartphones, notebooks, acessórios e outros), mas com o passar dos anos começou a abranger categorias como brinquedos e moda – digamos que é mais uma oportunidade para quem perdeu as ofertas da Black Friday. Mesmo com novos segmentos, a Cyber Monday ainda tem um apelo comercial muito forte voltado para itens de tecnologia.

Cyber Monday no Brasil

A segunda-feira cibernética está cada vez maior! Os números comprovam essa evolução. De acordo com o levantamento realizado pela Neotrust/Compre&Confie, a Cyber Monday 2020 registrou R$ 702,7 milhões de vendas, um aumento de 41,8% em relação à Cyber Monday 2019. A maior quantidade de pedidos responde pelo crescimento da data: foram 1,5 milhão de compras, 37,6% maior do que o registrado em 2019. O ticket médio foi 3% maior, alcançando R$ 462,13.

Com os bons números registrados pelo varejo online, a expectativa é de que a edição 2021 continue alavancando vendas no e-commerce – principalmente pela proximidade do Natal, já que algumas pessoas aproveitam as ofertas para antecipar as compras de presentes.

A seguir, listamos dicas de como vender e comprar na Cyber Monday, afinal, a data interessa tanto para sellers quanto para consumidores. Acompanhe!

Dicas para comprar na Cyber Monday

Assim como na Black Friday, a Cyber Monday tem uma chuva de ofertas. Por isso, o ideal é se preparar com certa antecedência e evitar cair em maus negócios. Abaixo, destacamos 3 dicas para comprar na Cyber Monday sem erro:

1. FAÇA UMA LISTA

Antes mesmo da Black Friday, faça uma lista com os itens que precisa comprar e comece a monitorar os preços em diferentes lojas virtuais e marketplaces. Vale a pena ficar de olho em canais como Amazon, Americanas.com, Submarino, e Magalu, que são marketplaces bastante conhecidos no segmento de tecnologia.

2. CONFIRA A REPUTAÇÃO

A Cyber Monday reúne ofertas realmente atraentes, mas também existem algumas furadas. Desconfie de descontos gigantes, muito diferentes da média do mercado. Lembre-se de conferir a reputação da loja no marketplace e no Reclame Aqui.

3. CONSULTE AS CONDIÇÕES DE TROCA

Para evitar transtornos em relação à troca e devolução, consulte a política da loja sobre esse assunto durante a Cyber Monday.

Como vender na Cyber Monday?

Se você chegou a este tópico, provavelmente está em busca de dicas para vender na Cyber Monday, certo? Então confira sugestões que podem fazer toda a diferença no bom desempenho da sua operação!

1. DEFINA SEU OBJETIVO

Por que você quer participar? Deseja ganhar popularidade ou liquidar produtos parados no estoque? As duas opções? É importante que você defina seu objetivo e trace estratégias eficientes para alcançá-lo.

Se você está atuando há pouco tempo no marketplace X e precisa de mais vendas e avaliações para melhorar a reputação, ou ainda deseja fazer uma queima de estoque, participar da Cyber Monday pode ser o empurrãozinho que falta. Identifique os itens que podem receber maiores descontos e abra mão de uma porcentagem um pouco maior do lucro.

2. INVISTA EM MARKETING

O marketing digital tem muitas possibilidades para atrair pessoas e converter acessos em vendas. Você pode investir em anúncios nas redes sociais, vender pelo Instagram, criar parcerias com influenciadores, fazer campanhas no Google, enviar SMS, disparar e-mail marketing e investir em Ads para marketplaces. O segredo é escolher as ações mais eficientes para o seu objetivo e começar com antecedência, avisando sua base de clientes para ficar atenta à data.

3. REFORCE A OPERAÇÃO

Você definiu o objetivo, selecionou ofertas atraentes e investiu em marketing. Se tudo der certo, o fluxo de vendas vai bombar – mas sua loja está preparada para atender picos de pedidos e chamados?

Aproveite o período de Black Friday e Cyber Monday para reforçar o back office. O primeiro passo é revisar todo seu estoque (itens que precisam ser repostos ou liquidados e mercadorias com avaria). Depois, analise a capacidade para atender ao dobro, triplo ou até mesmo quíntuplo de pedidos por dia. Sua equipe dá conta? Se há o risco de sobrecarregar as pessoas, contrate funcionários temporários.

Também é importante rever as margens de lucro para não sair no prejuízo. Com antecedência, tente negociar preços e prazos com seus fornecedores e prestadores de serviços (empresas de logística, entre outros).

Você vende em mais de uma plataforma? Então providencie um bom hub de integração para marketplace. Alguns sellers cometem o erro de gerenciar sua operação multicanal de modo manual. Com o hub você controla estoque, expedição, emissão de documentos fiscais, API de frete, anúncios em marketplaces e outras funcionalidades em uma única tela. Tudo integrado para você poupar tempo e ganhar precisão.

O Ideris é um exemplo de integrador de marketplace no qual você pode confiar. Experimente!

4. ESTUDE O MERCADO

Que tal reservar um tempinho para estudar o desempenho da Cyber Monday em anos anteriores? O portal E-commerce Brasil, por exemplo, é uma ótima fonte de informação, pois reúne notícias, relatórios e artigos bastante relevantes sobre o varejo online.

Além de consultar dados sobre Black Friday e Cyber Monday no Brasil, avalie sua própria operação! Como têm sido suas vendas online? Onde pode melhorar? O que está dando certo? O quanto consegue investir em inovação? Estude sua empresa!

5. PARTICIPE DAS CAMPANHAS

Os marketplaces criam suas próprias campanhas para datas comemorativas – e na Cyber Monday não é diferente. Sellers que aderem a essas ações temáticas surfam no marketing e na credibilidade da plataforma e têm maior probabilidade de ganhar visibilidade. Portanto, participe das campanhas.

6. APRENDA COM SUA EXPERIÊNCIA

Quando a Cyber Monday terminar, faça relatórios e estude seu desempenho. Aprender com a própria experiência tem um valor inestimável, afinal, é possível entender a relevância da data e adequá-la à realidade do SEU negócio.

Cyber Monday vale a pena?

Baseado no que apresentamos anteriormente, a resposta é: sim, vale a pena participar da Cyber Monday! Para que a experiência seja realmente positiva, programe-se com antecedência e seja estratégico. Dicas simples como estudar o mercado e investir em um hub de integração trazem vantagens não apenas durante as datas comerciais, mas durante todo o ano.

Quanto mais você conhece o e-commerce e otimiza sua operação, mais chances tem de escalonar vendas, ganhar popularidade e fidelizar clientes. Participar da Cyber Monday vale a pena, mas você precisa trabalhar para que ela seja sinônimo de sucesso e não de frustração.

Conteúdo atualizado no dia 19 de novembro de 2021

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