Mercado Product Ads – Como funciona publicidade no Mercado Livre

Escrito por Nickolle Amorim

16/09/2020

Se você está procurando soluções que aumentem a visibilidade dos seus anúncios e melhore sua performance? É isso que o Mercado Livre Ads oferece para você que trabalha com e-commerce. Confira neste post tudo sobre o serviço!

O Mercado Livre é hoje, o maior marketplace da América Latina e possuí uma presença de mercado incomparável, afinal, quando você pensa em vender seus produtos online, provavelmente esta é a primeira opção que lhe vem à cabeça, certo?

De acordo com levantamento do marketplace, ele conta com mais de 77 milhões de usuários individuais, mais de 10 milhões de visitas por mês, 6 mil buscas e 9 compras efetuadas a cada segundo. Informações como estas, são vistas como ouro por muitas pessoas que procuram investir na exposição, alcance dos seus anúncios e consequentemente, aumento das suas vendas.

O Mercado Livre entende que todas as pessoas que buscam vender seus produtos no ambiente online pode, também se beneficiar desse posicionamento que o marketplace já alcançou. É aí que entra o Mercado Livre Publicidade.

O que é o Mercado Livre Ads?

A publicidade do Mercado Livre funciona com o behavioral targeting, ou seja, através da análise do comportamento do consumidor. Hoje em dia esse tipo de pesquisa é fundamental para segmentar e escalonar suas vendas.

E o Mercado Livre conhece TODOS os seus clientes através do comportamento de pesquisa, estilo de vida baseada nas buscas feitas por cada comprador, produtos preferidos, idade, sexo, localização, etc.

Desta forma, é possível direcionar, de forma assertiva, todas as campanhas para o público correto, graças a base de dados de cada pessoa que se cadastra para realizar uma compra dentro do marketplace. Além disso, produtos com anúncios, podem oferecer um aumento de 20% nas vendas.

Você poderá entender como funciona a jornada do cliente dentro do Mercado Livre, tendo acesso a informações como quais consumidores estão acessando pela primeira vez a plataforma e ainda estão conhecendo, quais já sabem o que querem comprar ou os que ainda não são fidelizados a nenhuma loja e ainda estão procurando a que melhor atende suas expetativas, incluindo claro, qualidade do produto, atendimento, prazo de entrega e pós-venda.

Atenção! Entenda a importância do pós-venda. É a partir das referências nas avaliações dos anúncios que um possível cliente decide entre realizar a compra ou não. Valorize e invista no seu relacionamento com o cliente antes, durante e depois da compra.

Se você quer saber um pouco mais sobre Ads antes de seguir a leitura, confira este conteúdo completo: Como funciona Ads para marketplace?

Dentro da jornada do cliente nós temos:

  • A descoberta: este é momento em que o seu produto chama a atenção de compradores que ainda estão em dúvida, através da divulgação nos anúncios.
  • Consideração: o objetivo é atingir os compradores que já definiram qual categoria de produto estão procurando, porém ainda não são fidelizados a nenhuma marca e estão em busca da que melhor pode atendê-los.
  • A compra: é o momento da tomada de decisão, quando todas as fases anteriores já foram ultrapassadas. Seu cliente potencial sabe o que procura e irá optar pelo vendedor que oferecer melhores condições de compra.

Entenda que não basta apenas postar o produto, vender e receber o seu dinheiro. Tire as dúvidas, coloque todos os detalhes relevantes do seu produto na descrição (foque nos diferenciais!), tire boas fotos e peça o feedback do seu cliente após ele receber o produto. Todos estes pontos ajudam ainda, a manter sua reputação em alta.

Soluções de performance: Product Ads

Com o Product Ads, você irá definir em quais anúncios gostaria de adicionar as campanhas e o marketplace fará todo o restante, definindo qual o melhor momento para mostrar o anúncio aumentando sua visibilidade e otimizando suas vendas. É você quem irá controlar quando ativar as campanhas.

Com este serviço do Mercado Livre você, vendedor, poderá definir um orçamento diário e pagar por cada clique feito no seu anúncio. O que garante total autonomia para alterar este orçamento de acordo com a sua preferência.

Você define um limite de cliques diários que vão sendo reduzidos do orçamento até zerar. A cobrança não irá ultrapassar o que máximo já estipulado para o dia.

Após chegar até o seu limite diário, seus anúncios patrocinados não serão mais exibidos, voltando à exibição contratada no dia seguinte, novamente, até atingir o limite do orçamento diário.

Os custos aparecem detalhados na seção de faturamento da sua conta no Mercado Livre e você acompanha os resultados na sessão “Administrador”, onde aparecerá quantas vezes os seus anúncios patrocinados foram visualizados, quantos cliques foram recebidos, quantas vendas foram realizadas e o investimento total acumulado. Além disso, você também pode realizar o pagamento através do seu cartão de crédito do Mercado Pago.

Você não precisará se preocupar em como lançar as campanhas, essa parte fica com o Mercado Livre, que gera automaticamente os seus anúncios!

Atenção: por indicação do próprio Mercado Livre, mantenha ela ativa por, no mínimo 30 dias e é fundamental que você não pause as campanhas durante esse período, pois lembre-se o Mercado Livre funciona 24h por dia, todos os dias e suas vendas podem demorar até 72 horas para serem refletidas nos relatórios.

A partir do gráfico, você tem as seguintes informações:

Meli Ads resultados
  • Impressões: mostra quantas vezes o seu anúncio patrocinado aparece nos resultados de pesquisa e quantas vezes foi exibido para os compradores do marketplace.
  • Cliques: é a quantidade de vezes que os usuários clicaram no seu anúncio patrocinado.
  • Vendas: quantas vendas foram feitas a partir dos anúncios pagos.
  • Vendas Diretas: quando o usuários compra o produto diretamente do clique realizado no anúncio.
  • Vendas Assistidas: quando o usuário clica no anúncio, mas compra outro produto a partir dele.
  • Receita: é o valor (em reais) do total das suas vendas feitas em 30 dias, através do Product Ads.
  • Investimento: valor total investido nos anúncios.
  • Investimento/Receita: percentual investido em publicidade e o rendimento obtivo em cada uma das vendas.
Meli Ads investimento e receita
Meli Ads investimento e receita 2

Onde seus anúncios poderão aparecer com o Mercado Livre Ads?

Resultados de buscas

Meli Ads resultados de busca

O título dos seus anúncios foi elaborado da forma correta? Através do Product Ads, eles podem ser encontrados ainda mais rápido, pois aparecerão entre os principais resultados de busca.

Em anúncios de terceiros

Meli Ads outros anúncios

Caso o comprador esteja visitando a página dos produtos de outro seller, os anúncios, ainda assim, poderão aparecer em destaque!

Você tem acesso a diversas vantagens, como:

  • Aparecer entre as posições 1 e 2 nos resultados de busca;
  • Possibilita criar múltiplas campanhas com orçamento diferenciados para cada uma;
  • Gera relatórios de métricas de cada campanha separadamente;
  • Integra os produtos de catálogo às campanhas;
  • E você ainda pode fazer tudo isso a partir do seu celular!

Escolha os produtos certos para utilizar o Mercado Livre Ads

Sabe os produtos com a curva A? Aqueles que já possuem um histórico de vendas, têm profundidade no estoque com capacidade de performar? Estes são os produtos ideias para utilizar nos anúncios pagos. Selecione os principais carros-chefe do seu estoque e cuide do seu orçamento. Não tente usar os anúncios com os produtos que não têm procura, você perderá tempo e dinheiro com essa escolha.

Sempre planeje suas campanhas, focando nos produtos com maior saída. Não tenha medo de investir em anúncios pagos, eles podem te trazer um resultado muito bom! Porém, é preciso testar os anúncios e entender qual estratégia te garante melhor retorno ;D

 

Obrigada e boas vendas! 😀

2 Comentários

  1. messila alves de lima calore

    gostaria de receber mais informaçoes

    Responder

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