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5 Dicas para vender mais no Mercado Livre

14/10/2020

5 dicas para vender mais no mercado livre

Para quem quer ingressar no mundo do e-commerce, uma das melhores e mais completas alternativas é começar a vender através do Mercado Livre. E quem já vende seus produtos online, sabe que o Meli é hoje, o maior marketplace da América Latina, com mais de 20 anos de existência e uma forte presença de mercado e seu foco é ajudar os sellers a vender cada vez mais.

Para quem ainda não conhece os números, o Mercado Livre possui mais de 77 milhões de usuários, 10 milhões de visitas por mês, 6 mil buscas por segundo e 9 compras efetuadas a cada segundo.

Mas não pense que é um processo tão simples e automático colocar seus produtos à venda e já obter lucro. Pensando justamente em te dar essa mãozinha, vamos dar aqui 5 dicas simples, mas fundamentais para trazer maior visibilidade para os seus anúncios e aumentar sua reputação como vendedor. Confira!

Foto do produto

Quando falamos de venda online, sabemos que o comprador não terá acesso ao produto real para saber de que material é feito, nem poderá testar ou provar. E mesmo com o grande aumento das compras feitas online nos últimos tempos, ainda temos pessoas que se sentem inseguras ao adquirir um produto através de uma loja virtual.

É por este motivo que a foto do seu produto no anúncio, deve ser a mais próxima da realidade possível, destacando todos os detalhes do item. Sabe como?

  • Qualidade da foto: é extremamente importante que a imagem esteja em alta resolução. Seu futuro comprador com toda certeza vai dar um zoom básico na imagem do seu produto para ver melhor os detalhes.
  • Fundo branco: o fundo da foto precisa ser o mais neutro possível para que todo o destaque da imagem seja do produto. Evite fundos coloridos (ao contrário das vendas feitas pelo Instagram), ou outros objetos compondo a foto.
  • Iluminação: você não precisa investir em um equipamento caro para tirar boas fotos. Basta aproveitar ao máximo a iluminação natural do ambiente. Procure tirar fotos durante o dia, só tome cuidado pois até mesmo a luz do ambiente pode impactar na cor original do seu produto.

Título

É exatamente através do título do seu anúncio que os seus clientes vão achar seu produto. No momento em que realizam uma pesquisa dentro do marketplace, a filtragem vai pela categoria do produto e pelo título que você criou.

Por isso, utilize palavras-chave que, de forma bem resumida, consigam representar o item que você está vendendo e facilitem encontrá-lo no momento da busca.

Antes de criar o título, estude como a concorrência está anunciando produtos semelhantes ao seu, use como referência, mas não copie! E não deixe de conhecer também, como utilizar SEO para marketplace, pode te ajudar a melhor seu ranqueamento e a relevância dos seus anúncios.

Descrição

Depois que o cliente é “conquistado” pela foto e título do seu produto, ele vai querer saber mais detalhes antes de efetuar a compra.

Ao contrário do título, que deve ser resumido e elaborado de acordo com as palavras mais pesquisadas referentes ao produto, a descrição deve conter, absolutamente, todos os detalhes mais pertinentes sobre o produto como cor, tamanho, material, características físicas, funcionais entre outros.

Coloque-se no lugar do cliente e pense nas principais dúvidas que podem acabar surgindo. Elaborar uma boa descrição, também te ajuda a economizar tempo respondendo perguntas. Assim, o comprador já tem todas as informações que precisa antes de efetuar a compra, tornando a sua venda mais rápida e eficiente.

Dica: sempre revise todos os textos, sendo título ou descrição. Evite erros gramaticais e ortográficos.

Preço

Esteja sempre atento aos seus concorrentes. Por quanto eles estão vendendo os produtos que estão na mesma categoria que o seu?

Se você não tem como competir através das formas mas diretas como redução do preço ou frete – ou ainda, oferecer frete grátis, que é uma das vantagens que mais pesa no momento de decisão de compra – pense em disponibilizar kits. Você consegue oferecer um desconto por vender uma quantidade maior de produtos de uma única vez.

Outra opção, é usar a urgência que o comprador tem em receber o produto, então garantir a entrega em um curto prazo também faz diferença.

Anúncios Pagos

Já pensou em impulsionar suas vendas com os anúncios pagos do Mercado Livre?

Se sim, você tem que conhecer o Mercado Ads. A ideia é você anunciar seus produtos no marketplace e impulsionar a divulgação deles investindo em mídia externa paga.

Ninguém melhor que o próprio Mercado Livre para conhecer seus clientes, e ele faz isso através do comportamento de pesquisa, estilo de vida baseada nas buscas feitas por cada comprador, incluindo produtos preferidos, idade, sexo, localização, etc.

Ou seja, ele já faz todo o trabalho de segmentação para os seus anúncios pagos. O que você vai precisar fazer é escolher os produtos certos para anunciar.

Foque nos que possuem um histórico de vendas muito bom e que tenham profundidade de estoque. Estes são os produtos ideias.

Obrigada pela leitura e boas vendas!

Escrito por Nickolle Amorim

14/10/2020

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14/10/2020

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