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B2W Marketplace: como vender nas empresas Americanas, Submarino e Shoptime?

09/01/2020

Como vender na B2W Marketplace e nas empresas Americanas, Submarino e Shoptime

A B2W Digital é a companhia responsável pelas operações de e-commerce das empresas de varejo Americanas, Submarino e Shoptime, incluindo o gerenciamento de marketplace, que permite que outros vendedores anunciem nesses sites.

Existem diversas vantagens em utilizar o marketplace da B2W como um canal de vendas. Por isso, para os vendedores que se perguntam: Como vender na Americanas.com Marketplace, como vender no Submarino Marketplace e como vender no Shoptime Marketplace, é importante primeiramente cumprir alguns requisitos: 

  • CNPJ ativo e sem restrições
  • CNAE de Varejista
  • Inscrição no Sintegra (exceto MEI, que não é obrigado a ter Inscrição Estadual)
  • Conta corrente associada ao CNPJ cadastrado para recebimento dos pagamentos
  • Capital Social igual ou superior a R$ 1.000,00
  • Ferramenta para emissão de Notas Fiscais.

É recomendado também uma Certidão Negativa de Débitos (CND), caso contrário o seu faturamento será limitado a até R$ 5.000,00 por mês.

Se você for MEI, o seu faturamento será bloqueado a partir do momento que atingir R$ 15.000,00 podendo ser retirado no mês seguinte.

Como vender na B2W marketplace?

Uma vez que o vendedor cumprir esses requisitos e estiver com os documentos em mãos, ele poderá encaminhar para a página de inscrição da B2W e seguir o passo a passo:

  1. Preencher o formulário de cadastro inicial com o CNPJ da sua loja e endereço de e-mail.
  2. Preencher os dados gerais da sua loja, fornecendo informações como site e razão social. Além disso, também deverão ser preenchidas informações de contato como nome completo, CPF, telefone, e-mail e confirmação de e-mail.
  3. Quando o formulário estiver completo, o seller deverá aguardar o retorno da B2W por e-mail e, no caso de confirmação, um link será enviado para a finalização do cadastro.
  4. Uma vez com sua conta configurada na B2W, o vendedor poderá começar a cadastrar anúncios e vender em um dos maiores marketplaces do Brasil.

Usuários cadastrados na B2W também têm acesso a treinamentos no portal de parceiros e podem acompanhar o canal do Youtube da B2W para receber dicas e orientações.

Quanto custa vender na B2W Marketplace?

Na B2W Marketplace, você precisa pagar 16% do valor total da venda (Custo do produto + Custo do frete). Uma vez descontada essa porcentagem, os repasses são feitos paras os vendedores de 15 em 15 dias no seguinte esquema:

– Pedidos entregues ao transportador entre os dias 01 e 15:

 são pagos no primeiro dia do mês seguinte (ou próximo dia útil)

– Pedidos entregues ao transportador entre os dias 16 e 31: 

são pagos no dia 16 do mês seguinte (ou próximo dia útil)

Serviços

A B2W conta com uma série de serviços para ajudar seus vendedores a:

B2W Entregas

O serviço da B2W Entregas é gratuito para quem já é cadastrado no marketplace. Basta que o vendedor assine um contrato de adesão para usufruir de serviços e benefícios exclusivos.

por meio dele, os sellers de Americanas.com, Submarino e Shoptime podem utilizar a negociação que o B2W Marketplace já mantém com as transportadoras Correios (link contrato correios) e Direct. O lojista recebe as etiquetas de postagem, fixa-as aos pedidos e leva a um ponto de coleta ou agência dos Correios. O valor do frete cabe ao cliente final, de acordo com políticas e negociações da B2W.

Além da adesão gratuita, o seller também conta com frete de retorno (pago pela B2W), integração com qualquer plataforma via API, rastreamento das mercadorias e ressarcimento total em caso de perda ou danos.

Antes de fechar negócio, é preciso saber quais produtos estão dentro dos parâmetros para o B2W Entregas. Confira:

  • Preço até R$ 10.000.
  • Dimensões de no máximo 90 cm na largura (L), altura (A) ou comprimento (C). Essa soma não pode exceder 200 cm;
  • Peso cubado inferior a 30 kg.

Para os itens fora desses padrões, o envio fica por conta do lojista. Importante lembrar que a tabela de frete precisa ser cadastrada no Portal Parceiro, possibilitando que o cliente simule o valor da entrega.

B2W Fulfillment

o B2W Fullfilment é a solução completa de logística pensada exclusivamente para quem é seller da B2W. O Fulillment é gerenciado pela Direct Log e inclui recebimento de mercadorias, armazenamento e separação de produtos, embalagem, expedição e atendimento de chamados e sem limites de atendimento. Os benefícios desse formato são:

  • Operação escalável e preparada para atender desde compras pontuais até grandes fluxos de pedidos;
  • Não há limite de atendimento;
  • Cobrança apenas sobre o valor do pedido expedido (você só paga pelo que usar);
  • Processo de entrega mais ágil para pedidos realizados no B2W Marketplace;
  • Transportadora com alcance nacional, em todos os estados brasileiros;
  • SAC próprio de uma empresa que tem índice RA1000 (excelência em atendimento);
  • Não há cobrança adicional pela armazenagem nem pelas embalagens;
  • Problemas de armazenagem ou entrega 100% ressarcidos pela B2W;
  • Atualização de estoque visível ao seller.

B2W ADS

A B2W, entendendo que existem diversas formas de atingir usuários na internet e aumentar a visibilidade dos produtos dos seus sellers, ela criou quatro formatos de anúncios dentro do seu marketplace: Mídia Display, Produtos patrocinados, Mídia cooperativa e Ações personalizadas. Cada um deles focado em aumentar a performance das suas vendas.

Você tem liberdade para delimitar quanto vai gastar com o B2W Ads. Defina o valor que quer investir e o lance de CPC (custo por clique). Pague apenas pelos cliques. Acompanhar o desempenho dos anúncios é fácil e dinâmico, pois o sistema oferece relatórios em tempo real.

B2W Crédito Seller

o B2W Crédito seller é para quem já está com o seu negócio a ponto de evoluir mas ainda não possui o capital necessário de investimento. Pensando nisso, a B2W resolveu oferecer a opção de crédito com agilidade (depósito em até 24h após a aprovação), com pouca burocracia e facilidade de pagamento.

Além disso, para ajudar ainda mais os sellers, a B2W Marketplace criou o Crédito Flex – um novo modelo, no qual você pode optar por um percentual do seu repasse a ser pago para quitar as parcelas.

Ao acessar a página do Crédito Seller, selecione a opção Flex. Você encontrará um simulador – se quiser 20 mil reais, por exemplo, verá quais condições serão oferecidas. Marque, então, o percentual do seu repasse que será comprometido para o pagamento de cada parcela.

Digamos que você marcou 8%: no mês que tiver R$ 100 mil de repasse, deixará R$ 8 mil para quitação. Se no mês seguinte o repasse for de R$ 10 mil, eles continuam com 8%, ou seja, R$ 800,00. Essa é uma alternativa muito interessante para o seller conseguir um aporte, investir no seu e-commerce e não se comprometer com pagamentos altos todos os meses.

Vale a pena vender na B2W Marketplace?

No ano de 2006, as empresas Americanas.com e Submarino se fundiram para se tornar a B2W Digital e, já no ano seguinte, foi a vez do Shoptime. Juntas, essas marcas representavam mais de 50% do mercado de vendas online no Brasil.

Desde então, a marca vem se expandindo, se tornando um marketplace em 2013. E esse é o lado mais positivo de ser um vendedor da B2W, por meio de uma plataforma, você consegue atingir 3 marketplaces diferentes, que já contam com uma plataforma de vendas pronta, além de investimento pesado em marketing e uma grande base de clientes.

Todo esse investimento tem se provado muito lucrativo para a B2W e para os vendedores de marketplace, uma vez que, desde 2013, as vendas do setor de marketplace já representam mais da metade do GMV da B2W, lucrando  R$ 2.8 Bilhões no terceiro trimestre de 2019.

Atualmente, a B2W se mostra cada vez mais forte, com mais de 154 milhões de visitas únicas por mês, cada marketplace tem se destacado em sua área:

  • a Americanas.com sendo eleita 7 vezes consecutivas como top of mind de e-commerce, 
  • o Submarino sendo o e-commerce mais popular entre a geração Y/Z
  • o Shoptime como maior canal de home shopping da América Latina. 

O que vender na B2W?

Mesmo que o catálogo da Americanas.com, do Submarino e do Shoptime seja teoricamente o mesmo, cada loja tem um público e um posicionamento mais específico:

Americanas.com Marketplace

Além das diversas lojas físicas espalhadas pelo Brasil, a Americanas.com é atualmente o maior e-commerce da América Latina. O seu ponto forte é justamente essa confiança do consumidor, sendo considerada “a loja mais querida da internet e Nº 1 do Brasil.”

  • 52% do público é masculino;
  • 54% do público concentra-se entre os 15 e 34 anos;
  • 54% do público concentra-se na região Sudeste.

Submarino Marketplace 

O Submarino tem uma proposta de comunicação mais descontraída e que foca no público jovem, principalmente em produtos que envolvem cultura pop, eletrônicos e games.

  • 53% do público é masculino;
  • 53% do público concentra-se entre os 15 e 34 anos  – a maioria entre 18 e 34 anos;
  • 50% do público é formado por pessoas das classes A e B;
  • 50% dos visitantes possui o ensino superior e 20% é pós-graduado;
  • 65% do público é formado por heavy users (consumidores potenciais).

Shoptime Marketplace 

Tendo a sua origem em um canal de televisão, o Shoptime tinha como um público donas de casa que ficavam em casa à procura de ofertas. Hoje em dia, ainda existe um pouco desse passado, já que o marketplace é mais voltado para itens de casa e decoração.

  • 55% do público é feminino;
  • 53% do público tem entre 25 e 44 anos;
  • 62% do público concentra-se na região Sudeste;
  • É segmentado para as classes A, B e C.

 

Como subir produtos na B2W marketplace?

Para vender seus produtos no e-commerce da Americanas, Submarino e Shoptime, primeiramente é necessário entender o que é a Skyhub

O que é Skyhub?

O Skyhub é o hub de integração da B2W. Ela é um plataforma de gerenciamento de vendas e é de uso obrigatório para todo vendedor da B2W. Por meio dela, é possível gerenciar anúncios e monitorar vendas e pedidos dentro da plataforma..

Cadastro de produtos na B2W marketplace

Existem 3 formas de cadastrar seus produtos na Skyhub para criar anúncios na B2W:

  • Cadastro por integração: A forma mais prática de cadastrar produtos é por meio de uma plataforma de integração. Esses sistemas unificam os pedidos de diferentes canais de venda e centralizam o controle de estoque e geração de relatórios. 
  • Cadastro manual massivo: Outra forma de subir anúncios é preenchendo uma planilha disponibilizada pela B2W com todas as informações dos seus anúncios.
  • Cadastro manual unitário: Por fim, é possível também cadastrar os seus produtos individualmente por meio do Skyhub.

Buybox em anúncios

Também conhecida como seller box, a buybox é um espaço para destacar ofertas e ajudar o usuário a visualizar com mais facilidade os itens que ele deseja. Assim, aparece uma seleção com as ofertas mais relevantes para ele escolher a que achar mais vantajosa. No caso da B2W, são levados em consideração os seguintes fatores para se posicionar melhor na BuyBox:

  • Melhor preço de venda
  • Melhor valor e prazo de entrega
  • Quantidade de produtos em estoque
  • Melhor reputação
  • Melhores condições de pagamento (parcelas)

Como vender mais nos marketplaces?

Marketplaces são canais de venda importantíssimos que garantem um grande retorno para vendedores. Existem diversas técnicas para aumentar suas vendas, desde investimento em anúncios de qualidade até competitividade em buybox e anúncios pagos. Para saber tudo que você precisa sobre os principais marketplaces do mercado, não deixe de acompanhar nosso blog!

Escrito por Vitor Pellanda

09/01/2020

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2 Comentários

  1. Rogerio Augusto Pinto

    Por favor, já fiz o cadastro com vocês mas não consigo acessar nada, nem o aplicativo, por favor estou precisando de um suporte, mas tá difícil

    Responder

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Escrito por Vitor Pellanda

09/01/2020

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