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Como funciona Ads para marketplaces?

Escrito por Nickolle Amorim
26 de agosto de 2020
Marketplace ads

Se você procura uma forma de escalar suas vendas, saiba que alguns dos principais marketplaces do mercado, como o Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas Marketplace (antigo grupo B2W dono da Americanas, Submarino e Shoptime) e Via Varejo (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio), oferecem também a opção de Ads para os seus anúncios. E Ads nada mais é do que divulgar seus produtos através de anúncios pagos. Quer saber como funciona? Acompanhe este post e conheça!

O que significa Ads ?

Ads, em inglês advertisement, é uma sigla bastante utilizada nos meios de publicidade e marketing e em português, significa propaganda. Simples assim 😀

Você com certeza, já realizou pesquisas no Google ou possui perfil em alguma rede social como Instagram, Facebook ou LinkedIn, certo? Dentro de cada uma dessas páginas, você é constantemente impactado por anúncios pagos.

No Google, quando você faz uma pesquisa (por marketplaces, por exemplo):

pesquisa google

Anúncio no Instagram:

anuncio insta

Anúncio no Facebook:

anuncio fb

No Google, empresas contratam o serviço de Ads para que seus sites e conteúdos possam aparecer dentre os primeiro resultados das pesquisas. No Facebook e Instagram, eles já aparecem como anúncio patrocinados. Mas em todo o momento o consumidor saberá se o anúncio em destaque é pago ou se está posicionado por ranqueamento orgânico.

Com os marketplaces não é diferente. Para conseguir destaque nas pesquisas, você também pode utilizar deste recurso e mesmo que cada marketplace possua ofertas diferentes do serviço, o princípio é o mesmo.

Antes de optar por anúncios pagos, tenha certeza de que você entende em quais anúncios você quer investir. Saiba qual a realidade do seu e-commerce, pois esse investimento pode ser direcionado de diversas formas que variam de acordo com o planejamento das suas campanhas.

Digamos que você está com a reputação negativa no Mercado Livre porque alguns produtos acabaram tendo diversas reviews negativas. Uma solução seria inverter estas avaliações. Ao invés de ter mais opiniões negativas, investir nas positivas.

Você pode separar no seu estoque os produtos com maior saída, melhores avaliações, que você tenha em grande quantidade e aplicar o Ads para que o anúncio deste produto tenha maior alcance, aumentando seus pedidos, feedbacks positivos e revertendo a sua reputação. #ficadica

Mas você precisa se planejar e entender como o mecanismo de anúncios pagos funciona para não gastar dinheiro atoa anunciando um produto que tenha muitas avaliações negativas, não tenha muita saída, ou não tenha em quantidade suficiente no estoque, correndo o risco de demorar no envio e entrega do produto ou ainda, dos clientes não receberem o pedido em casa e ficarem insatisfeitos.

Quais as vantagens de usar Ads? 

Ao vender em marketplaces, a visibilidade macro você já tem garantido pois todo o empenho deles em se destacar dentre os demais já está sendo feito, então você já conta com a reputação das grandes lojas, incluindo ainda os clientes já fidelizados. O seu foco tem que ser em dar visibilidade aos seus produtos e anúncios dentro desses espaços.

Usado de forma correta, ele é uma das melhores opções para potencializar suas vendas pois cada marketplace já lhe entrega um público segmentado e que melhor se encaixa no perfil dos seus negócios e produtos, facilitando o direcionamento das suas campanhas e entregando métricas com os resultados das campanhas, assim como o levantamento dos acessos às publicações, compra e quantidade de cliques o seu anúncio teve.

Como traçar estratégias para usar o Ads?

Ao contratar os serviços de Ads dos marketplaces, você terá acesso às métricas de todos os seus anúncios, então fique atento(a) pois as primeiras semanas são de extrema importância. Primeiro porque se você não tem experiência com anúncios Ads ainda, você precisará criar estratégias e testar durante um tempo os seus anúncios patrocinados para saber qual o formato ideal de anúncio, período em que ficará ativado e quais produtos estão lhe trazendo maior retorno.

Lembre-se também, que as publicações precisam de um tempo ativas para poder apresentar algum retorno, seja positivo ou não. Então evite ficar pausando os anúncios pagos muitas vezes.

Programe alguns anúncios teste, analise quais estão apresentando melhor desempenho e direcione seus investimentos! 😀

Por exemplo, se a sua finalidade é vender, foque em fazer com que os cliques nos anúncios tornem-se vendas efetuadas. Agora se você quer desenvolver e divulgar sua marca, você precisa direcionar seus anúncios pagos para as visualizações, ou seja, na quantidade de vezes que ele está aparecendo para o comprador enquanto ele está navegando pelas páginas do site.

Divulgue os produtos que possuem fotos de qualidade, avaliações positivas, títulos com palavras-chave e descrição completa. Se os seus anúncios ainda não estão satisfatórios, otimize, atualize e claro, confira seu estoque para não correr o risco de ter mais procura do que produtos disponíveis para envio.

Dica: Não deixe de conferir também as principais datas do e-commerce para planejar e aumentar suas vendas!

Defina muito bem qual a necessidade do seu negócio para depois decidir qual tipo de divulgação você realmente está precisando. Se você já vende ou pretende vender no Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas Marketplace ou Via Vareja vale a pena conferir o que eles oferecem!

Mercado Livre Ads 

O marketplace lhe dá acesso a relatórios informando quantas vezes o seu anúncio apareceu, quantos cliques efetivos o seu anúncio teve, o CPC (custo por clique), que no caso do Mercado Livre, pode variar de acordo com a categoria do produto.

Mesmo que o Mercado Livre cobre por clique, você escolhe quanto quer investir estipulando um orçamento diário, limitando um valor máximo a ser utilizado para os anúncios em um único dia, e você pode alterar esse valor quando quiser. Mas lembre-se, no dia seguinte a cobrança volta ao normal.

Atenção:

As vendas feitas a partir dos anúncios patrocinados podem demorar até 74 horas para serem contabilizados nos relatórios.

Para utilizar o Ads do Mercado Livre o seu anúncio deve estar com a descrição completa, título com palavras-chave relevantes e demais informações devidamente preenchidas.

As leituras do Mercado Livre são baseadas em:

  • Impressões: que é a quantidade de vezes que o seu anúncio apareceu nos resultados de busca.
  • Cliques: quantas vezes o cliente clicou no seu anúncio.
  • Vendas: quantos produtos patrocinados você conseguiu vender a partir do cliques.
  • Vendas diretas: quando o cliente compra o seu produto diretamente do link do anúncio patrocinado.
  • Venda assistida: quando o cliente clica no seu anúncio mas compra outro produto seu.
  • Receita: é o levantamento realizado no prazo de 30 dias do quanto você conseguiu vender através dos anúncios patrocinados.
  • Investimento: o valor que você investiu nos anúncios.
  • Investimento e receita: é o percentual entre o quanto você investiu e o quanto você vendeu.

Conheça mais: https://publicidade.mercadolivre.com.br/productAds

Magazine Luiza Ads

Você adere ao serviço dentro do próprio marketplace, definindo qual valor você pretende gastar com Ads e selecionando os anúncios que vão participar das campanhas. Pode também pode criar campanhas diferentes para cada tipo de anúncio e testar seus anúncios, aumentando ou diminuindo o valor investido nele, para saber qual retorno ele está lhe dando e se vale a pena manter o investimento atual.

O Magazine Luiza lhe dá acesso a relatórios de vendas para saber como está o andamento dos seus anúncios e permite anunciar nas diversas páginas dentro do site pagando apenas quando o consumidor clicar no seu anúncio.

Conheça mais: https://marketplace.magazineluiza.com.br/9891-2/

Via Varejo Ads

A Via Varejo, composta pelas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, realiza a cobrança por impressão, ou seja, pela quantidade de vezes que o anúncio apareceu nos resultados de busca, mas também disponibiliza outros formatos de mídia também para as lojas físicas como displays, totem digital e ações no wi-fi das lojas.

Em tempos de multicanais, poder divulgar sua marca tanto no espaço digital quanto físico ajuda a converter muitos mais clientes.

Confira: https://www.viavarejo.com.br/marketplace-omnicanal/#duvidas

B2W Ads 

A Americanas Marketplace (antiga B2W) é hoje, um dos multicanais de marketplace mais completos e que oferece maior diversidade de anúncios e propaganda, disponibilizando diversos espaços para que você possa divulgar seus produtos e a sua marca.

Ela trabalha integrada com o Google cooperado, ou seja, o seu produto aparece tanto nos anúncios dentro do marketplace quanto nos resultados de busca do Google. Além disso, você também tem acesso a push de aplicativo, onde o comprador recebe notificações no celular, mídia display, anúncios nativos em todo o site e e-mail marketing.

O serviço é cobrado por CPC (custo por clique) e você ativa por produto.

A opção de utilizar o Ads é mais indicada para os vendedores que possuem uma nota acima de 3.2 dentro do marketplace.

Conheça um pouco mais acessando: https://www.b2wads.com/

Carrefour Ads


Os sellers do Carrefour podem optar por dois tipos de Ads: produtos patrocinados e mídia display. Na opção produtos patrocinados, você escolhe quanto quer investir e o lance de CPC, pagando somente pelos anúncios clicados.

A plataforma ainda garante total liberdade para pausar ou ativar campanhas (ideal para otimizar a performance dos anúncios conforme seu desempenho).

Já o mídia display é bem mais amplo, oferecendo banners posicionados em locais estratégicos, ações em redes sociais, envio de e-mail marketing e hot site. O Carrefour promete visibilidade com planos totalmente personalizados de acordo com as necessidades do seller.

Wish ProductBoost

Combinada a algoritmos de otimização, a ferramenta de publicidade do Wish aumenta a exposição dos produtos, entregando anúncios a clientes com maior potencial de compra. Segundo a plataforma, o ProductBoost pode gerar aumento de 39% nas vendas.

Assim como em outros marketplaces, o seller tem a opção de criar diversas campanhas em diferentes períodos. Mas o anúncio "não faz milagre": os itens impulsionados só avançarão no ranking de classificações se os produtos forem realmente relevantes para os clientes Wish – portanto, capriche na qualidade dos anúncios!

Até logo e boas vendas!

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