Como funciona o Mercado Pago?

Escrito por Nickolle Amorim

28/07/2020

Mercado Pago é a ferramenta disponibilizada pelo Mercado Livre Marketplace para gerenciar suas vendas nos marketplaces. Ela funciona como intermediária entre você e os seus compradores, oferecendo diversas facilidades para a sua loja virtual. Então, se você quer conhecer mais sobre os serviços do Mercado Pago como o app, maquininhas, cartão digital, link de pagamento, checkout, Mercado Crédito e outros, é só seguir lendo este post!

O que é o Mercado Pago? 

O Mercado Livre entende a grande dificuldade que novos empreendedores enfrentam ao buscar sua independência tentando abrir um novo negócio, principalmente quando falamos do aspecto financeiro. 

E é neste momento que entra o Mercado Pago, fazendo o papel de um grande facilitador, oferecendo diversas opções de pagamento para o seu e-commerce, seja através de aplicativo de celular, com as maquininhas Point Pro, Point Mini Chip ou Point Mini, internet ou até mesmo pelo próprio cartão digital.

Além dessas soluções, ele ainda auxilia no controle de vendas e na possibilidade de rendimento do dinheiro armazenado na sua conta virtual.

O Mercado Pago integra com outros serviços já conhecidos do Mercado Livre, como Mercado Envios e o Mercado Shops, e você pode gerenciar todas as suas vendas, rendimentos e pagamentos diariamente através do celular, ou seja, mesmo que você não tenha um e-commerce, você pode transformar o seu site em uma loja virtual.

Mas não se preocupe, o Mercado Pago entende que cada loja tem sua particularidade, então ele oferece soluções personalizadas para cada caso e vamos apresentar, aqui, algumas delas.

Através dele, você consegue realizar diversas formas de cobrança, enviando link de pagamento por e-mail, criando botão de pagamento ou gerando um QR Code para enviar pelo Whatsapp, colocar no seu site/blog ou até mesmo em um panfleto.

Mas antes de já começar a utilizar o serviço, primeiro, entenda o seu negócio. Nós vamos mostrar sempre as melhores opções, mas antes de qualquer decisão, tenha certeza de que a sua escolha é a que melhor atende o seu e-commerce, ok?

Qual a diferença entre Mercado Pago e demais formas de pagamento? 

Pagamento online

Hoje, nós temos como principais formas de pagamento o gateway, o intermediador e o adquirente.

De forma resumida, quando falamos sobre gateway e adquirente, você está contratando diretamente a operadora, a administradora que irá aprovar ou recusar as transações e gerenciar os pagamentos do seu e-commerce.

Com o gateway ou adquirente, o seu contato é direto com a administradora, onde você irá negociar taxas, decidir se as parcelas serão com ou sem juros, ou ainda, caso o cliente abra uma reclamação sobre algum pedido e queira bloquear o pagamento, ele teria que entrar em contato com a administradora para abrir um processo de cancelamento da compra.

A diferença para o Mercado Pago é que ele funciona como intermediador, que é como o nome já diz, ele intermediará as negociações entre você e o seu cliente.

Funciona da seguinte forma: o dinheiro da compra vai para a sua conta virtual do Mercado Pago, entretanto ele só será liberado para saque ou transferência após o Mercado Pago ter certeza de que o produto será entregue.

Dessa forma, o dinheiro fica resguardado até finalizar o prazo disponibilizado para ser efetuada a troca ou devolução do produto.

É válido ressaltar que o cliente também tem acesso a essas informações, ele sabe que está pagando para um intermediador e não diretamente para você, até porque, na fatura do cartão, vem o nome “Mercado Pago” + o nome da sua loja.

Quando você utiliza o Mercado Pado, é ele quem realiza a análise de risco e antifraude e assume a responsabilidade pela aprovação da venda. Então, mesmo que haja uma fraude, é ele quem arca com o prejuízo, não você.

Ao contrário do que acontece quando utiliza-se o serviço de um gateway ou adquirente, onde toda a análise de riscos quem faz é você, gerando um trabalho e custo ainda maiores.

Quais as Vantagens do Mercado Pago? 

  • Primeiramente, você poderá criar uma conta e solicitar o cartão do Mercado Pago para utilizar seu dinheiro, inteiramente grátis e sem burocracia.
  • Gerenciar rendimentos superiores aos da poupança.
  • Contar com a melhor taxa de aprovação de pagamentos do mercado.
  • Opção de pagamento parcelado através de boleto.
  • Sem contrato, nem mensalidade.
  • É uma conta onde o seu dinheiro rende automaticamente e fica sempre disponível para uso.
  • Realizar transferências em TED para qualquer conta bancária ou digital. O valor será creditado em até 1 hora.
  • Você poderá sacar/transferir o dinheiro das suas vendas no mesmo momento em que o valor for liberado na sua conta.
  • Pode ser integrado a diversas plataformas de e-commerce, não apenas no Mercado Livre.
  • Você pode trabalhar com o cartão do próprio Mercado Pago, que permite a você usar e sacar o dinheiro das suas vendas a qualquer momento.

Como utilizar o Mercado Pago? 

Através de um cadastro muito simples, você consegue ter acesso a diversas formas extremamente completas de pagamento para você vender todos os dias no seu e-commerce, tendo uma loja virtual ou não.

Primeiramente, crie uma conta pessoa física ou jurídica através deste link. Depois de criada sua conta, você terá acesso a serviços como o Cartão Digital, Checkout, Link de Pagamento, QR Code, Maquininhas Point e Mercado Crédito.

Verifique quais das opções melhor podem lhe atender e depois é só começar a receber seus pagamentos.

Cartão Digital: aqui você organiza todos os seus pagamentos e recebimentos em um só lugar e ainda pode utilizar o crédito para demais transações.

Checkout do Mercado Pago e Checkout transparente: são soluções que simplificam o último passo para a finalização da compra ou pagamento, que é quando o comprador precisa preencher um formulário com as suas informações para concluir a compra.

Link de Pagamento: ideal para quem vende através das redes sociais, mensagem, Whatsapp, e-mail, etc. Não precisa ter loja online nem site, basta passar o link que o comprador será encaminhado diretamente para a página de pagamento.

Point: é a maquininha do Mercado Pago. Você não paga aluguel nem taxa de adesão e pode levá-la com você para receber seus pagamentos de onde estiver.

Mercado Crédito: é o empréstimo online oferecido pelo Mercado Pago, sem burocracia.

Novidade Mercado Pago: agora, o Mercado Pago também está aceitando, como forma de pagamento, o Cartão de Débito online Caixa.

Por causa do grande impacto financeiro que o mercado sofreu nestes últimos tempos, principalmente o microempreendedor, foi disponibilizada mais esta facilidade! Então, no momento em que o comprador for realizar o checkout, já tem lá a opção “cartão de débito virtual Caixa”.

Acesse a matéria completa e saiba mais!

CONDIÇÕES ESPECIAIS IDERIS!

Agora que você já possui uma conta no Mercado Pago, tenha acesso às condições especiais para quem já vende com o Ideris!

Acesse a página de contato comercial do Mercado Pago através deste LINK. Na área destacada (como mostra a imagem), coloque o código “IDERIS” e conheça as vantagens oferecidas.

código para condições especiais Mercado Pago e Ideris

Escolha a melhor opção disponibilizada pelo Mercado Pago que se encaixa no seu e-commerce e otimize suas vendas!

Este post foi útil para você?

Gostaria que falássemos sobre outro assunto? É só deixar nos comentários e boas vendas! 😀

4 Comentários

  1. Raila de souza dos santos

    Pq minha conta foi suspenssa. E nao sei oque fazer pra desbloquear. Pq eles falaran que tem um comportamento inrregular

    Responder
    • Nickolle Amorim

      Olá Raila,

      Sugiro que você entre em contato com o Mercado Livre para saber por qual motivo a sua conta foi suspensa através do site: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda

      Responder
  2. Adenilza Maria da silva

    fiz uma compra no dia 22/ 4 /2021e já está paga e não recebi o jogo de capa de sofá de carro

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *