Como funciona o Mercado Shops?

Escrito por Nickolle Amorim

21/07/2020

O Mercado Shops é uma plataforma desenvolvida para otimizar suas vendas. Então, se você procura um lugar que lhe permite criar um marketplace com domínio próprio, que esteja integrado com o Mercado Pago, Mercado Envios e ferramentas de marketing, tudo em um só lugar facilitando o seu dia a dia, acompanhe este post que vamos lhe mostrar TUDO sobre mais este serviço do Mercado Livre!

Mercado Shops e o e-commerce

Você já deve ter lido em diversos conteúdos sobre e-commerce como é importante o seller possuir sua própria loja virtual por diversos motivos, dentre eles, a credibilidade que o seu produto e a sua loja ganham a partir do momento em que o comprador acessa o catálogo completo de produtos em um espaço só seu, não precisando se preocupar com concorrentes diretos disputando a atenção do consumidor dentro de um mesmo marketplace.

Ou seja, se você souber ministrar esta plataforma com as dicas que vamos passar aqui, poderá alcançar a tão desejada independência e autonomia nas suas vendas.

Já pensou se o seu e-commerce acaba lhe trazendo um maior retorno financeiro do que os produtos vendidos nos demais marketplaces? Além disso, essa é, também, uma grande oportunidade para fidelizar seus clientes através de promoções e produtos exclusivos oferecidos somente no seu site de vendas diretas. É perfeito, não?!

Foi pensando nisso que o Mercado Livre resolveu oferecer a possibilidade de ter sua própria loja virtual, usufruindo da mesma credibilidade, ferramentas e facilidade que só o Mercado Livre possui.

O que o Mercado Shops oferece? 

Através dele, você poderá:

  • Criar e gerenciar o seu próprio e-commerce, com um domínio próprio (ex: www.minhaloja.com).
  • Personalizar e deixar sua loja do jeito que você preferir.
  • Se você já vende no Mercado Livre, você pode gerenciar e modificar todos os seus anúncios de um só lugar e de forma massiva.
  • Poderá responder questionamentos e mensagens da sua loja e do Mercado Livre, assim como criar e-mails para comunicação com os seus compradores (por exemplo: informar que a compra foi concluída, ou de confirmação de pagamento, etc).
  • Configurar suas promoções estipulando, por exemplo, valor mínimo de pedido ou liberação de cupons promocionais.
  • Através das ferramentas de marketing, você poderá acompanhar suas campanhas de Facebook Ads, Google Adwords e outros, além de permitir que você inclua outras tags de JavaScript no seu site, ou seja, você poderá, por exemplo, configurar se os seus envios serão baseados em uma tabela própria de valores ou nas tabelas já pré-definidas pelos Correios, etc.
  • Emitir nota fiscal.
  • Configurar as formas de pagamento no momento da venda.
  • Ativar sua loja dentro do Facebook, através da sua Fan Page.

Dica! Como os seus clientes poderão entrar em contato diretamente com você através do seu site, por que não criar um formulário para ser preenchido com informações que futuramente lhe ajudarão a saber o nicho de pessoas que estão procurando seus produtos? Com esses dados, você poderá criar um planejamento bem mais direcionado para impulsionar suas vendas. 😀

Quais as vantagens de vender através do Mercado Shops? 

A principal vantagem de usar esta ferramenta é que ela possibilita uma gestão unificada das suas vendas, otimizando sua operação de processamento e envios de pedidos. Além disso, também oferece:

  • Caso já possua conta no Mercado Livre, todos os seus anúncios já irão migrar diretamente para lá.
  • Teste gratuito por 30 dias. Após esse período, você pagará apenas as tarifas por cada venda, 5,5% para os planos Clássicos e 10% para os planos Premium. Ou seja, você não paga mensalidade e ainda terá anúncios ilimitados.
  • Não possui período mínimo de contratação.
  • Todas as vendas contam para a sua reputação no MercadoLíder.
  • Você oferece a mesma experiência de compra do Mercado Livre dentro da sua loja virtual.
  • Suas entregas são realizadas usufruindo de todas as soluções logísticas do Mercado Envios.
  • Você poderá oferecer, em todos os seus anúncios, as facilidades de pagamento e parcelamento garantidas através do Mercado Pago.
  • Ao comprar no seu e-commerce, seus clientes acumulam pontos no programa de benefícios do Mercado Livre.
  • Visitas, pageview, produtos cadastrados e transações ilimitadas, com a hospedagem dos dados dos produtos já inclusa.
  • Integração com o Mercado Livre Publicidade que permite que você crie campanhas com Google Adwords e Facebook Ads.

Atenção! O seu e-commerce dentro do Mercado Shops NÃO é uma loja oficial do Mercado Livre. Pois, além de permitir que sua loja tenha o seu próprio domínio web, você poderá vender fora do Mercado Livre.

Como ativar a sua loja virtual no Mercado Shops?

Para ativar a sua loja virtual no Mercado Shops, é muito simples:

Caso você já tenha uma conta no Mercado Livre, basta fazer o login, selecionar a seção Vendas e clicar no botão “Mercado Shops” para ser direcionado para a página de ativação. Depois, é só clicar em “Ativar a minha Loja“, configurar para que fique do jeito que você preferir e começar a vender!

Agora, caso você não venda pelo Mercado Livre, poderá criar uma conta diretamente no Mercado Shops. Mas fique atento(a), porque precisará, também, cadastrar e preencher todas as informações dos produtos que você quer colocar para venda. E não economize nas informações, coloque todas as características dos seus produtos e capriche nas fotos, pois tudo isso faz bastante diferença na hora da escolha.

Ativou sua loja virtual no Mercado Shops? Agora confira essas dicas de como personalizar sua loja:

Quer conhecer um pouco mais? Entre no site do Mercado Shops.

 

26 Comentários

  1. paulo

    como cancelar minha loja no mercado shops

    Responder
  2. Willian Doti Joaqui

    Consigo fazer a integração com outros marketplace utilizando o mercadoshops ?

    Responder
    • Nickolle Amorim

      Olá Willian!

      O Mercado Shops funciona como uma loja virtual do Mercado Livre. Se você pretende vender no Mercado Shops e outros Marketplaces ao mesmo tempo, você precisará de um hub como o Ideris! Entra em contato com a gente pelo nosso chat: https://www.ideris.com.br/

      Responder
  3. Fernanda Alves

    Bom dia, como posso desativar meu mercado shops?

    Responder
  4. Fernanda Alves

    Eu de novo, acabei de ver o outro comentário, desculpe o incômodo desnecessário

    Responder
    • Nickolle Amorim

      Olá Fernanda!

      Se problemas 😀
      Se surgir outra dúvida, é só falar.

      Responder
  5. Solange Pinfari

    Boa tarde. Preciso ter cnpj para vender no mercado shops?

    Responder
    • Nickolle Amorim

      Olá Solange,

      Para vender pela internet, é recomendado possuir um CNPJ, mas não é obrigatório. Pois é somente com CNPJ é possível emitir nota fiscal, o que trás maior credibilidade aos compradores, entre outras vantagens também 😀

      Responder
  6. Katielyn Inácio Rodrigues

    Olá, boa tarde!
    Sou vendedora no Mercado Livre, pago a taxa fixa mais a % do tipo de anúncio, então neste caso pagarei também a % do Mercado Shops, ou pagarei um ou outro?

    Além disso, posso emitir declaração de conteúdo no Mercado Shops?

    Responder
    • Nickolle Amorim

      Olá Katielyn,

      Uma das vantagens de Vender no Mercado Shops é que você paga mais barato na porcentagem do Mercado Livre, ou seja o mesmo anúncio funciona tanto na loja quanto para o marketplace
      e você só paga a taxa do Mercado Shops.

      Responder
  7. Paulo Henrique Corrêa

    Eu tenho conta no mercado livre, mas não queria que todos os produtos anunciados aparecessem no mercado hsops. é possível editar o que aparece ou não?

    Responder
    • Nickolle Amorim

      Olá Paulo,

      é possível que tenha uma área nas configurações dos seus anúncios que permita selecionar quais deverão aparecer no Mercado Shops, entretanto, não há um o passo a passo em nenhum site oficial. Por isso, sugiro que você entre em contato com o Mercado Livre.
      O marketplace não disponibiliza um número de contato para atendimento direto, você pode conseguir um retorno melhor solicitando uma ligação do marketplace:

      Para solicitar um atendimento via telefone:
      – Acesse o ícone “Ajuda” localizado no rodapé do seu painel de usuário (ou perfil de comprador/vendedor);
      – Selecione “Fale Conosco”;
      – Marque as opções comprador OU vendedor;
      – Escolha o setor que melhor poderá solucionar seu problema durante o atendimento;
      – Preencha um telefone para contato (fixo ou móvel);
      – Clique em “Receber ligação” e aguarde alguém do suporte telefonar.

      Tem ainda as opções de chat, whatsapp e e-mail, pode ser que um deles te direcionem melhor para resolver o seu problema. Vou te passar um conteúdo onde explicamos como acionar cada um: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/

      Responder
  8. Gabriela

    Olá, gostaria de saber se é obrigatório emitir Nota Fiscal no Mercado Shops? Eu tenho um CNPJ MEI, consigo vender só com declaração de conteúdo? e gostaria de saber se ainda está valendo a pena ter Mercado Shop?

    Responder
    • Pedro Henrique Krüger

      Oi, Gabriela. Se você é MEI, está dispensada de emitir nota fiscal para pessoa física. A obrigação vale apenas se você vender uma mercadoria (ou serviço) para outra empresa (pessoa jurídica), exceto quando o destinatário emitir nota fiscal de entrada. Recomendo que você, em caso de dúvidas, contate diretamente o Mercado Livre.

      Responder
  9. Leticia Gomes

    Mercados shops pra quem está começando no ML é viável? Ou melhor esperar um pouco?

    Responder
    • Pedro Henrique Krüger

      Oi, Leticia. Tudo bem? Como listamos no post, há muitas vantagens em ativar a sua loja virtual no Mercado Shops. De qualquer forma, você pode testar a ferramenta antes de tomar uma decisão definitiva. Boas vendas!

      Responder
  10. Roberto

    Olá, como faço para vender no mercado shops? (a loja do mercado shops eu já tenho, só não sei como vender e nem comprar)

    Responder
    • Pedro Henrique Krüger

      Oi, Roberto. Se você já ativou o Mercado Shops, você perceberá que as funcionalidades são as mesmas do Meli. Em caso de dúvidas, entre em contato com o time de suporte: https://www.mercadoshops.com.br/

      Responder
  11. Daniel

    Olá, boa tarde. Eu preciso ter um domínio ou dá pra ativar o Mercado Shops sem o dompinio?

    Responder
    • Pedro Henrique Krüger

      Oi, Daniel. Boa tarde. Tudo bem? Assim que você cria uma loja no Mercado Shop, o site gera uma URL personalizável com o nome da sua loja. No entanto, é possível personalizá-lo posteriormente, casso assim desejar. No entanto, se você já possui um domínio próprio e tem a intenção de utilizá-lo, é possível configurá-lo por lá também. Para mais detalhes, recomendo a leitura deste artigo: https://vendedores.mercadolivre.com.br/nota/delegacao-dominio-loja/

      Responder
    • Pedro Henrique Krüger

      Oi, Ricardo. Não há limite de anúncios.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *