Como configurar frete no Amazon Marketplace?

16/11/2020

Você tem dúvidas sobre como configurar frete no Amazon Marketplace? Quem é parceiro desse canal de vendas sabe o quanto a marca preza pelo cumprimento de prazos e qualidade do serviço de logística – tudo pensado para garantir a boa experiência de compra dos clientes.

Por isso, reunimos um conteúdo especial para ajudar você a configurar frete no Amazon Marketplace do modo mais vantajoso para sua operação e para os seus clientes. Acompanhe o texto a seguir e confira todos os detalhes!

Frete no Amazon Marketplace

Muitos empreendedores optam pelo serviço de entregas dos Correios – especialmente os que comercializam itens que se encaixam nas dimensões atendidas por essa empresa de logística. Atenta à realidade de quem opera com contrato com os Correios, a Amazon conta com uma ferramenta que automatiza os fretes. Por meio dessa funcionalidade, o vendedor sabe que está trabalhando com a precificação correta.

Nesse sistema, o Brasil é segmentado em 153 microrregiões, adaptando os preços de frete pela distância de cada uma em relação ao local de onde o pedido será despachado. Assim, o seller consegue escolher a opção mais vantajosa para ele e para o cliente. Confira algumas perguntas e respostas sobre como configurar frete no Amazon Marketplace:

COMO É FEITO?

As microrregiões são definidas de acordo com os prazos de entrega e as tarifas de envio previamente informadas pelos Correios. Você pode estar se perguntando: “ok, mas qual a melhor tabela de tarifas para meu negócio”? Bem, há três opções para fazer essa escolha:

1. Se os Correios são sua transportadora principal e você possui contrato com essa empresa, consulte como a tabela de tarifas está nomeada em seu contrato. O nome será “Encomenda” e um número. Ou então “Bronze/Prata/Ouro/Infinite”. “Encomenda 0” ou “Bronze” se referem aos envios mais caros, já “Encomenda 16” e “Infinite” são as mais econômicas.

2. No caso de os Correios serem seu principal parceiro de logística, mas sem contrato, escolha a tabela de tarifas denominada “Balcão”. Ela reúne os preços exatamente como são cobrados nos balcões dos Correios.

3. A última possibilidade se refere ao uso dos Correios sem que eles sejam sua principal logística, ou seja, esporádica. Nesse caso, utilize o modelo automatizado como uma representação do seu contrato com outras transportadoras. Após escolher uma tabela, é possível alterar as tarifas para regiões onde houver transportadoras com preços mais competitivos.

PARA QUAL TIPO DE CONTA A AUTOMAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL? A AUTOMAÇÃO PREENCHE QUAIS INFORMAÇÕES DO MEU MODELO DE ENVIO?

A automação do modelo de envio está disponível somente para contas profissionais na Amazon. Ela preenche automaticamente os prazos de entrega e os valores de custo de frete para todas as sub-regiões brasileiras, de acordo com o contrato dos Correios e o endereço de envio dos produtos que você selecionou.

POSSO EXCLUIR UMA REGIÃO DO MODELO DE ENVIO AUTOMÁTICO?

Não é permitido excluir regiões do modelo de envio automático.

POSSO CONFIGURAR DOIS MODELOS DE ENVIO, UM AUTOMÁTICO E O OUTRO MANUAL? SE EU JÁ TENHO UM MODELO DE ENVIO, PRECISO CRIAR UM NOVO OU POSSO AUTOMATIZAR UM MODELO JÁ EXISTENTE?

Sim, você pode configurar um modelo de envio automático e ter outro(s) modelo(s) de envio manual(is). Ao criar um modelo automatizado, os outros modelos de envio que já estão cadastrados serão mantidos. Se você já possui um modelo, em vez de criar um novo, pode alterar o modelo existente que já está vinculado às suas ofertas (pode ser o Modelo Padrão da Amazon). Desse modo, você não precisará vincular novamente as ofertas ao seu template automatizado.

Lembre-se: é importante verificar se o modelo de envio automatizado está sinalizado como “Default”, ou seja, você deve defini-lo como “modelo padrão”.

O TEMPO DE PREPARO DOS MEUS PRODUTOS SERÁ ALTERADO COM A AUTOMATIZAÇÃO?

Não, o tempo de preparo não será alterado com a automatização do seu modelo de envio. O tempo de preparo deve ser configurado por você no momento do cadastro dos seus produtos. Caso você não realize essa configuração, a Amazon irá considerar o tempo de preparo padrão (dois dias úteis).

O TEMPO DE ENVIO PODE SER ALTERADO?

O tempo de envio aparecerá como “Gerenciado pela Amazon” e não pode ser alterado. Mas fique tranquilo, pois ele é calculado baseado nos prazos dos Correios e possui uma margem de segurança para evitar qualquer problema de atraso na entrega.

O Amazon Marketplace mantém contato direto com os Correios, portanto, caso ocorra alguma situação atípica que impacte o prazo de envio (por exemplo: greves, enchentes, entre outros), a Amazon ajustará seu tempo de envio. Vale lembrar que a configuração do tempo de preparo é de sua responsabilidade e não será alterado pela Amazon.

POSSO HABILITAR A AUTOMAÇÃO SOMENTE PARA O SERVIÇO PAC E O SEDEX CONFIGURAR MANUALMENTE?

Sim, a configuração de frete no Amazon Marketplace permite que a automação do modelo de envio seja feita somente para o serviço PAC (envio padrão), que é obrigatório. Para isso, no momento da configuração da automação, você não deve selecionar o serviço SEDEX (envio expresso).

Dessa forma, quando o seu modelo de envio for criado, o SEDEX aparecerá no formato manual, considerando apenas as 53 sub-regiões do Brasil e você deverá configurar manualmente o prazo de envio e custo do frete para as regiões que desejar.

COMO SEI QUAL É O MEU CONTRATO COM OS CORREIOS? CASO EU NÃO TENHA UM CONTRATO COM OS CORREIOS, CONSIGO AUTOMATIZAR MEU MODELO DE ENVIO?

Para identificar qual é o seu contrato com os Correios, a recomendação da Amazon é que você entre em contato direto com a empresa de logística para obter essa informação. Caso você não possua um contrato com os Correios, é possível criar seu modelo de envio automatizado selecionando o tipo de contrato chamado “Balcão”, que possui as tarifas básicas.

POSSO UTILIZAR UM CONTRATO DIFERENTE DO QUE EU POSSUO PARA OFERECER UM CUSTO DE FRETE MENOR?

Sim, você pode utilizar um contrato diferente do seu, pois a ferramenta não faz nenhum tipo de validação. Basta selecionar o contrato de acordo com a estratégia de precificação que você deseja adotar. Por exemplo: se possui o contrato dos Correios “Enc 2.0, Bronze 1” e deseja oferecer fretes com valores menores, você deve escolher um contrato acima do seu, que neste caso seria o “Enc 2.1, Prata 1”. Lembrando que o contrato “Enc 2.0, Bronze 1” é o que possui tarifas mais elevadas e contrato “Enc 5.7” é o que possui tarifas com valores menores.

O FRETE É CALCULADO CONFORME A MINHA TABELA DOS CORREIOS? OS CÁLCULOS UTILIZAM SOMENTE O PESO DO PRODUTO?

Sim, o frete é calculado com base na sua tabela dos Correios e também de acordo com o endereço de envio dos produtos que você selecionou. O cálculo é feito baseado no peso do envio (não utiliza volume), portanto, é importante configurar o peso do item e, no momento da configuração do seu modelo automatizado, selecione a opção de tarifa “por item/baseado no peso”.

COMO FUNCIONA A OPÇÃO “AUTOMATIZAR A ATUALIZAÇÃO DAS CONFIGURAÇÕES DE FRETE”?

Ao habilitar a opção de automatizar a atualização, a Amazon irá atualizar suas configurações sempre que houver novidades no custo do frete e/ou das regras do seu modelo de envio, baseado nos contratos dos Correios.

Caso você tenha alterado o custo do frete para determinada(s) sub-região(ões), os valores serão sobrepostos quando houver uma atualização.

É POSSÍVEL CADASTRAR MAIS DE UM ENDEREÇO DE ENVIO DOS PRODUTOS? O ENDEREÇO QUE DEVO CADASTRAR É DE QUAL LOCAL?

Sim, é possível cadastrar mais de um endereço de envio, porém, cada produto pode ser atribuído a somente um modelo de envio. Lembre-se de que o endereço que você deve utilizar para configurar o seu modelo de envio automatizado é o do local de onde você irá enviar as suas mercadorias.

Se o seu e-commerce tem produtos armazenados em locais diferentes, você pode configurar dois ou mais modelos de envio utilizando um endereço para cada. Após criar o modelo de envio, vá até a aba “inventário” e configure o modelo automatizado para os seus produtos.

É POSSIVEL OFERECER FRETE GRÁTIS?

Sim, você pode oferecer frete grátis para os seus produtos – aliás, o Amazon marketplace vê isso com bons olhos, pois costuma atrair mais clientes à plataforma. Para isso, após automatizar o seu modelo de envio, você deve zerar o valor do frete manualmente para a(s) sub-região(ões) que desejar.

UTILIZO OUTRAS TRANSPORTADORAS, COMO FAÇO PARA CONFIGURAR MEU TEMPLATE?

Se utiliza outras transportadoras, você pode usar o modelo de envio automático selecionando um contrato dos Correios que tenha um valor parecido com os da sua transportadora ou selecionando um contrato dos Correios aleatório e depois alterando os custos de frete no modelo de envio para as sub-regiões.

EU UTILIZO INTEGRADOR, ESSA CONFIGURAÇÃO INTERFERE NA CONFIGURAÇÃO DE FRETE DA INTEGRAÇÃO?

A ferramenta não é uma integração de frete, por isso, não irá alterar as configurações que o seller possui no integrador (hub). Caso você utilize integração, para que a nova configuração reflita na Amazon, é importante garantir que o modelo de envio cadastrado no integrador seja o modelo automatizado, pois a informação que o hub envia sempre sobrepõe a que consta no Seller Central (sistema do vendedor na Amazon).

Como configurar frete no Amazon Marketplace

Com essa série de perguntas e respostas fica bem mais fácil configurar frete no Amazon Marketplace, certo? Como você deve ter percebido, o último tópico fala sobre integrador para marketplace (hub), sistema que simplifica sua operação de e-commerce de ponta a ponta.

O Ideris, maior hub de integração do Brasil, já está conectado ao sistema da Amazon – um dos canais de vendas que mais cresce no país. Se você já é um parceiro Ideris, aproveite essa facilidade para impulsionar suas vendas. Caso ainda esteja buscando os melhores serviços para iniciar sua trajetória no comércio eletrônico, vale dar uma espiadinha no site ideris.com.br e saber como esse sistema pode ajudá-lo a otimizar tempo!

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