Receba a nossa NewsLetter!
Concordo com  Política de privacidade e  Termos de uso 

O que é PLP dos Correios

16/09/2020

O que é PLP dos Correios

Os consumidores estão mais experientes (e exigentes) em relação às informações e transparência dos sellers. Por isso, você precisa saber o que é a PLP dos Correios e como ela pode ser usada a favor da sua operação.

Quem atua no e-commerce sabe o quanto a reputação de uma loja virtual é cada vez mais relevante não apenas para fidelizar clientes como também para prospectar novas vendas. Entre tantas variáveis que determinam seu sucesso nas vendas online, uma delas tem destaque especial: a logística.

Como os Correios ainda são bastante utilizados para as entrega do varejo online, é importante usar esse serviço da melhor maneira possível – e isso inclui o recurso de PLP. Descubra no conteúdo a seguir:

Para aprimorar a transparência em suas entregas e fortalecer a relação seller-cliente, os Correios criaram a pré-lista de postagem (PLP), que consiste em um código de rastreamento ativado no momento em que o objeto é postado na agência. Com esse recurso, você e o próprio cliente poderão acompanhar as etapas de deslocamento do pedido (por exemplo: objeto postado na agência X, recebido no centro de distribuição Y, a caminho do destinatário).

Assim você transmite mais segurança às pessoas e, de bônus, evita chamados no SAC com dúvidas e reclamações sobre a entrega. Utilizando o PLP dos Correios fica mais fácil otimizar a gestão de prazos e aumentar a probabilidade de avaliações positivas sobre sua loja virtual, afinal, todo seller gosta daqueles feedbacks elogiando a entrega dentro do prazo, não é mesmo? 😉

Como usar a PLP dos Correios?

Para utilizar o monitoramento de entregas dos Correios, é preciso entregar duas vias de um formulário padronizado no momento em que despachar a mercadoria (uma fica com eles, outra com você), além de uma etiqueta de postagem (impressa pelo remetente e colada na maior face da embalagem).

O formulário da PLP dos Correios, deve conter informações como dados do remetente e do destinatário; tipo de entrega (comum, expressa); características do objeto postado (descrição, dimensões, peso), entre outras. As etiquetas de postagem são impressas pelo seller e podem ser coladas antes de ir à agência, agilizando o processo.

IMPORTANTE RESSALTAR: se o processo de expedição (embalagem, impressão de etiquetas e deslocamento) está demandando muito tempo na rotina, é possível simplificar essas etapas. No caso de uma loja virtual pequena, com poucos pedidos por dia, um bom software de gestão (ERP) pode dar conta, mas se você é seller multicanal (vende omnichanel ou em mais de um marketplace) a dica é investir em um hub de integração. Saiba mais sobre esse sistema no tópico a seguir!

Simplifique o dia a dia da expedição

O e-commerce está cada vez mais forte no Brasil, proporcionando aumento no volume de pedidos para muitos varejistas. No decorrer do seu crescimento, é provável que precise rever a estrutura interna para poder escalonar vendas de forma saudável, ou seja, sem prejudicar a operação nem a experiência dos usuários.

Já que a PLP dos Correios exige impressão de etiquetas, uma boa estratégia para agilizar esse processo é utilizar impressão em massa. Escolha um hub de integração que ofereça esse serviço, principalmente se você tem ou pretende aderir à impressão ZPL (linguagem de impressão para rastrear ou marcar produtos com códigos de barras ou RFID).

A gente explica: como o hub centraliza as informações dos seus canais de vendas, você não precisa acessa-los individualmente para imprimir etiquetas, Nota Fiscal eletrônica e Danfe. Estará tudo na mesma tela, simplificando o comando para impressão da PLP dos Correios e outros documentos fiscais exigidos no comércio eletrônico.

O hub Ideris, por exemplo, oferece impressão em massa e ótima integração para impressão ZPL. Outra facilidade desse integrador quanto à logística é a API de frete, pensada para você controlar os custos de entrega de forma simples (suba planilhas para o sistema e defina as melhores condições de entrega para seu e-commerce, incluindo frete grátis para determinados CEPs).

Esse conteúdo te ajudou a entender melhor o que é PLP dos Correios e como simplificar esse processo? Então compartilhe com seus amigos que também atuam no varejo online!

Escrito por Augusto Vasconcelos

16/09/2020

Receba a nossa NewsLetter!
Concordo com  Política de privacidade e  Termos de uso 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Augusto Vasconcelos

16/09/2020

Posts recentes

Como vender livros online?

Como vender livros online?

Por mais que a tecnologia ofereça outras alternativas aos amantes da literatura, hoje em dia, muitas pessoas não abrem mão de ter o livro físico em suas casas. Por isso, a oportunidade de vender livros online deve ser considerada. Mas você sabe a melhor maneira de...