O Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil e da América Latina, com mais de 200 milhões de usuários únicos ativos. Não é pra menos que muitas pessoas se perguntam como vender no Mercado Livre.
Para descobrir tudo que você precisa, confira este nosso artigo completo!
Mercado Livre é uma plataforma de marketplace, ou seja, funciona como um shopping virtual onde diversos lojistas podem usar o site como uma vitrine para os seus produtos, aproveitando o alto número de usuários que acessam a plataforma no dia a dia.
Isso significa que o vendedor é responsável por manter um estoque de produtos, realizar o seu envio, produzir os anúncios, enquanto o Mercado Livre oferece diversas soluções para facilitar a vida do vendedor e garantir uma entrega de qualidade para o comprador.
Com mais de 20 anos de existência e uma forte presença no mercado, o seu foco é ajudar os sellers a vender cada vez mais. Ele é a porta de entrada para muitos empreendedores iniciarem sua jornada online – especialmente negócios de pequeno e médio porte.
O Mercado Livre oferece diversas vantagens para lojistas de todos os tamanhos. Entre os principais benefícios de vender na plataforma, podemos destacar:
O passo a passo literal (ou seja, tela por tela) pode mudar a qualquer momento conforme o próprio Mercado Livre percebe tal necessidade. Mas a essência é sempre a mesma, segundo a qual podemos conceber o seguinte passo a passo.
O sistema de reputação do Mercado Livre possui 5 níveis, representados pelas seguintes cores:
O Mercado Livre define a reputação do vendedor a partir de três variáveis: reclamações, vendas canceladas pela loja e envios com atraso. É o seu desempenho nessas variáveis que definirá seu nível (cor) de reputação.
Para se manter no verde: seus pedidos precisam ter no máximo 3% de reclamações, seu tempo de envio não pode ser mais de 24h em dias úteis em no máximo 15% das suas vendas e você só pode cancelar até 2% das suas vendas!
Para se manter no amarelo: seus pedidos precisam ter no máximo 7% de reclamações, seu tempo de envio não pode ser mais de 24h em dias úteis em no máximo 20% das suas vendas e você só pode cancelar até 7% das suas vendas!
Para estar no laranja: seus pedidos precisam ter no máximo 12% de reclamações, seu tempo de envio não pode ser mais de 24h em dias úteis em no máximo 30% das suas vendas e você só pode cancelar até 10% das suas vendas!
O monitoramento começa a partir da décima venda e considera as vendas dos últimos 365 dias. Porém, quando a loja ultrapassa 60 vendas, a reputação passa a considerar os últimos 60 dias, em vez dos 365.
O MercadoLíder é um programa do Mercado Livre que reconhece os vendedores que oferecem um serviço de alta qualidade, mantém uma boa reputação e realizam um volume significativo de vendas.
O programa possui três níveis: MercadoLíder, MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum.
Ao se tornar MercadoLíder, você usufrui dos seguintes benefícios (que são mais intensos conforme seu nível):
Para ser um MercadoLíder, você precisará cumprir com todos os requisitos abaixo nos três meses anteriores mais os dias do mês atual.
Para saber como vender no Mercado Livre você precisa conhecer algumas estratégias para destacar os seus anúncios na plataforma. Vamos explorar essas áreas em detalhes:
A definição correta de preços é um dos fatores mais críticos para o sucesso nas vendas online. Considere as seguintes estratégias:
Um anúncio bem elaborado pode ser o diferencial entre uma venda concretizada e um cliente que passa adiante. Investir em fotos profissionais, por exemplo, é essencial para o sucesso do seu anúncio no Mercado Livre. Priorize imagens de alta qualidade, preferencialmente com fundo branco ou neutro que destaque o produto. Quando aplicável, também inclua imagens contextuais que mostrem o produto em uso.
A criação de títulos otimizados é outro ponto fundamental para melhorar a visibilidade do seu anúncio nas buscas da plataforma. Certifique-se de mencionar a marca, modelo, características principais e diferenciais do produto de forma clara e direta. E, por favor, evite utilizar CAIXA ALTA em todo o título. Além de parecer spam, isso dificulta a leitura.
Também não se esqueça de escrever uma descrição completa. Organize o texto com subtítulos claros, parágrafos curtos e listas que facilitem a leitura e compreensão rápida das informações.
Procure responder a todas as dúvidas em até 24 horas, idealmente com ainda mais agilidade durante os horários comerciais. O Mercado Livre valoriza vendedores que mantêm uma alta taxa de resposta.
Essas estratégias não são as únicas (na verdade há dezenas delas, sempre contribuindo para a boa experiência do comprador). Mas ao implementar essas estratégias de precificação e de criação de anúncios, você aumentará significativamente suas chances de sucesso no Mercado Livre, construindo uma operação lucrativa e sustentável na plataforma.
O Mercado Envios é o serviço de gestão de logística do Mercado Livre. Possui três serviços principais: Coletas, Full e Flex.
No Mercado Envios Coletas, o Mercado Livre vai até você para retirar todos os pacotes que você indicar. Essa coleta é feita apenas uma vez ao dia, e você pode submeter ao Coleta os pedidos feitos até uma hora antes do prestador de serviço chegar ao seu endereço.
Então, você não precisará mais postar seus pacotes nos Correios ou em transportadoras terceiras, nem mesmo os entregará em agências do Mercado Livre. Tudo será coletado em seu endereço.
Já o Full é o Fulfillment do Mercado Livre, ou seja, você envia certa quantidade de produtos para serem armazenados em Centros de Distribuição do Mercado Livre. Quando uma venda acontecer, o serviço logístico do marketplace prosseguirá com a separação e o envio do produto, proporcionando muita agilidade na entrega.
Por fim, temos o Flex, que é a modalidade por trás dos produtos com a marcação “Chegará hoje” que o cliente vê na hora de comprar. Você mesmo entrega o pedido utilizando veículo próprio ou terceirizando a entrega.
O Meli é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no e-commerce, além de ser uma das empresas mais valiosas da América Latina. Por isso, ao longo do tempo, a plataforma teve tempo pra investir em novas soluções que podem oferecer uma experiência de venda completa.
O Mercado Pago é o serviço de pagamento do Mercado Livre. É por meio dele que o vendedor recebe o dinheiro das suas vendas. Além disso, eles também disponibilizam uma máquina de cobranças para vendas offline, um cartão digital e até empréstimos!
Pensando em formas para que você possa organizar todos os seus pagamentos e recebimentos e transações em um só lugar, o Mercado Pago disponibilizou o Cartão Digital.
Ele é um cartão pré-pago que funciona com o dinheiro da sua conta do Mercado Pago, das vendas que você realiza. Basicamente, ele funciona como um celular pré-pago, no qual você precisará manter sempre o saldo positivo, através de recargas, para poder movimentar seu dinheiro.
As recargas podem ser feitas através de boleto, via TED ou em lotéricas, basta ter em mãos o número do convênio PEC e o código identificador que consta no cartão. Simples assim.
O Mercado Crédito é um serviço voltado tanto para pessoa física quanto para micro, pequenas e médias empresas. Entretanto, você não pode solicitar o crédito, ele é concedido a você.
Ele é disponibilizado conforme o seu volume de vendas, então quanto mais você vender no Mercado Livre, maior será o valor da proposta que você irá receber.
Como vender no Mercado Livre de forma mais rápida? O Mercado Ads é a solução de publicidade do Mercado Livre que possibilita o aumento da visibilidade dos anúncios e melhora a performance das operações. Com ele, os produtos podem aparecer dentre os primeiros resultados de busca no marketplace, permitindo a criação de múltiplas campanhas com orçamento diferenciado para cada uma delas e acompanhamento de relatórios de métricas.
A publicidade do Mercado Livre funciona com o behavioral targeting, ou seja, através da análise do comportamento do consumidor. Hoje em dia esse tipo de pesquisa é fundamental para segmentar e escalonar suas vendas.
E o Mercado Livre conhece TODOS os seus clientes através do comportamento de pesquisa, estilo de vida baseada nas buscas feitas por cada comprador, produtos preferidos, idade, sexo, localização, etc.
Desta forma, é possível direcionar, de forma assertiva, todas as campanhas para o público correto, graças a base de dados de cada pessoa que se cadastra para realizar uma compra dentro do marketplace. Além disso, produtos com anúncios, podem oferecer um aumento de 20% nas vendas.
Com o Product Ads, você irá definir em quais anúncios gostaria de adicionar as campanhas e o marketplace fará todo o restante, definindo qual o melhor momento para mostrar o anúncio aumentando sua visibilidade e otimizando suas vendas. É você quem irá controlar quando ativar as campanhas.
Com este serviço do Mercado Livre você, vendedor, poderá definir um orçamento diário e pagar por cada clique feito no seu anúncio. O que garante total autonomia para alterar este orçamento de acordo com a sua preferência.
Você define um limite de cliques diários que vão sendo reduzidos do orçamento até zerar. A cobrança não irá ultrapassar o que máximo já estipulado para o dia.
Após chegar até o seu limite diário, seus anúncios patrocinados não serão mais exibidos, voltando à exibição contratada no dia seguinte, novamente, até atingir o limite do orçamento diário.
Os custos aparecem detalhados na seção de faturamento da sua conta no Mercado Livre e você acompanha os resultados na sessão “Administrador”, onde aparecerá quantas vezes os seus anúncios patrocinados foram visualizados, quantos cliques foram recebidos, quantas vendas foram realizadas e o investimento total acumulado. Além disso, você também pode realizar o pagamento através do seu cartão de crédito do Mercado Pago.
Para vendedores que já tem um bom nível de experiência com o Mercado Livre e buscam aumentar a sua operação, um hub de integração pode ser uma ótima ideia!
Esse sistema basicamente agiliza uma operação de vendas online, integrando todas as soluções que um vendedor precisa, incluindo marketplaces, plataformas de e-commerce, ERPs e sistemas de gerenciamento! Tudo isso permite que a loja tenha escalabilidade e segurança de faturamento.
A maioria das operações de venda online começa pequena, com o estoque em algum quarto improvisado ou em uma garagem. À medida que a operação começa a crescer, vem junto um grande gasto de energia para suprir essa demanda. No fim, fica cada vez mais difícil achar tempo para buscar novas formas de aumentar suas vendas, seja por novos canais ou por novas possibilidades de produtos.
O problema é que existe um limite que um e-commerce pode crescer sendo administrado somente pelo canal de vendas. Seja pela dificuldade em administrar anúncios, falta de controle de estoque ou pela falta de automatização em geral. Além de todas essas questões, entra outro fator importante: os marketplaces.
Usar grandes marcas do e-commerce como uma vitrine para os seus produtos é a forma mais rápida e fácil de aumentar suas vendas online. Mas, à medida que você começa a investir nesses novos canais de venda, os seus problemas anteriores com estoque, anúncios e operação dobram de tamanho.
São nesses casos que é indicado o uso de um integrador. Esses sistemas são desenvolvidos pensando justamente em todos esses problemas. Eles facilitam a replicação de anúncios, fazem o controle do seu estoque e automatizam a sua operação, tudo isso de forma unificada entre todos os seus marketplaces.
A Ideris é um dos melhores hubs de integração para gerenciar a sua operação de vendas! Nossa integração conta com a possibilidade de multiplicar anúncios de forma massiva, gerenciamento multicontas, integração com Mercado Shops e Mercado Envios e muito mais!
E esse foi o nosso passo a passo sobre como vender no Mercado Livre!
Boas vendas!