Mercado Livre Full: como gerenciar estoque e evitar prejuízos no armazenamento do Full

Escrito por Keila Boganika

09/03/2022

O Mercado Livre Full é um dos serviços do Mercado Envios que ajuda muitos pequenos e médios empreendedores a agilizar as operações, proporcionando economia de tempo, espaço e serviço.

O “Full” vem do termo fulfillment, palavra da língua inglesa que podemos traduzir como cumprimento, performance, realização e preenchimento. 

Na logística das vendas online, a metodologia fulfillment agrupa todas as operações essenciais para atender às necessidades do vendedor e do consumidor através da integração de diversos setores e serviços como logística, tecnologia, atendimento e marketing!

O que é o Full do Mercado Livre?

O Full do Mercado Livre é uma forma de terceirizar o armazenamento e envio dos seus produtos vendidos pelo Meli. 

O serviço conta com centros de distribuição preparados para receber, armazenar e fazer o despacho dos seus pedidos com toda a garantia que o Mercado Livre oferece. Além disso, o Full também fica responsável por toda a gestão logística das suas operações que, resumidamente, ocorrem da seguinte maneira:

  • O vendedor separa e envia os seus principais produtos para o Full;
  • O Mercado Livre, então, recebe e organiza todo o estoque;
  • Após a venda, o Meli prepara o pedido (empacotando e etiquetando) e leva até o endereço de entrega do cliente;
  • O pós-venda também fica por conta do Mercado Livre.
  • Se você ainda não conhece o Full do Mercado Livre e deseja saber mais sobre como funciona, quanto custa e como participar, confira nosso post completo do que é o Mercado Envios Full.

Se você já conhece o serviço Full do Mercado Livre, este post é para te ajudar a gerenciar melhor seu armazenamento no fulfillment e evitar custos extras.

Como funciona o tempo de armazenamento no Full?

Para otimizar o espaço dos centros de distribuição e acelerar o giro de estoque, o Mercado Livre calcula o tempo em que cada unidade de produto permanece no Full desde o primeiro dia em que foram estocados.

Na seção “Tempo de estoque” do Mercado Livre é possível conferir o tempo em que os produtos estão armazenados no Full e até emitir um relatório.

Os produtos armazenados no centro de distribuição do Mercado Livre Full têm um custo diário de acordo com o tamanho deles: pequeno, médio e grande. No final de cada mês, o Meli soma os custos gerados a cada dia e o valor total devido.

O Mercado Livre Full prioriza seu espaço para os produtos mais vendidos. O tempo ideal para os itens ficarem armazenados é de dois meses. Por isso, após 60 dias da estocagem, a cobrança muda e há novos custos por armazenamento prolongado.

Ao logar no Mercado Livre, na seção “custos por armazenamento prolongado“, é possível ver o tamanho atribuído às suas unidades, há quanto tempo elas estão armazenadas e quanto você pode ter que pagar por cada uma delas – caso não as venda nem as retire antes do seu faturamento fechar.

Como evitar os custos por armazenamento prolongado no Mercado Livre Full?

Para que você possa acelerar as vendas dos seus produtos estocados no Mercado Livre Full e evitar custos por armazenamento prolongado, confira algumas das dicas a seguir.

Monitore seu estoque

Seja o armazenamento particular da sua loja, terceirizado ou do Full, monitorar seu estoque frequentemente é essencial para garantir o seu giro e definir boas estratégias de vendas com foco no que precisa ser comercializado.

Portanto, mantenha o controle no fluxo do estoque do Full. Confira quais produtos estão tendo uma boa saída, quais estão parados e os que estão na categoria de armazenamento prolongado.

Para ajudar os vendedores, o próprio Mercado Livre disponibiliza na seção de “custos por armazenamento prolongado” a previsão de quanto o seller poderá pagar pela estocagem dos seus produtos no momento de fechamento da próxima fatura, caso os itens não sejam vendidos ou retirados do Full.

Sempre que a data de pagamento da armazenagem está próxima, o Meli envia por e-mail um aviso para que o lojista possa tentar acelerar as vendas dos produtos ou retirá-los do Full se acreditar que não conseguirá vendê-los.

Aplique novas estratégias nos anúncios dos produtos para acelerar as vendas

Como os itens do Full precisam ser vendidos rapidamente para que a armazenagem seja vantajosa ao seller, é preciso melhorar os anúncios para tentar vender mais.

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Aplique descontos

Fazer promoções com descontos por tempo limitado é uma ótima maneira de movimentar e aumentar as vendas dos produtos. Por isso, aproveite as datas comemorativas para participar das campanhas, aplique descontos relâmpagos, comunique seus clientes das promoções, entre outras possibilidades.

Ofereça frete grátis

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Locaweb, 54% dos clientes apontam o frete grátis como o principal motivo para comprarem com pequenos e médios empreendedores. 

O frete grátis é um forte fator competitivo nas vendas online. Por isso, sempre que possível, aplique o frete grátis nos seus anúncios. 

Melhore a descrição dos produtos

A descrição dos produtos que estão sendo vendidos é muito importante para a decisão de compra dos consumidores. Pois, um anúncio com informações erradas ou confusas não passa credibilidade para o cliente nem instiga a compra. 

Portanto, revise todos os textos dos seus anúncios:

  • Corrija erros de português;
  • Evite frases e palavras difíceis de serem compreendidas em uma leitura rápida;
  • Acrescente informações relevantes dos produtos, como composição e modo de uso;
  • Escreva pequenas frases que evidenciam as vantagens do produto.

Analise se as fotos dos produtos estão boas 

Fotos de baixa qualidade que não mostram como é o produto também atrapalham as vendas. Por isso, insira fotos de diferentes ângulos do produtos que sejam de boa qualidade e destacam os benefícios dos itens vendidos.

Coloque o anúncio na modalidade Premium

Um Anúncio Premium do Mercado Livre tem mais exposição, ou seja, é colocado em evidência na plataforma para que mais pessoas o encontrem. A modalidade Premium também permite que os clientes parcelam o pagamento da compra, mas o vendedor recebe o dinheiro de uma única vez.

Além da exposição e da possibilidade de parcelamento, a outra diferença entre Anúncio Premium e Clássico está na tarifa que o seller pagará. No caso do Anúncio Clássico, o valor da tarifa varia entre 11% a 14%, enquanto no Premium de 16% a 19%.

Retire seus produtos do Full quando os itens demoram muitos meses para serem vendidos

Se seus produtos estão há mais de seis meses armazenados no Full e nenhuma estratégia de anúncio funcionou, é aconselhado que você os retirá-los. 

Na seção “Gestão de estoque Full” é possível escolher se deseja retirar seu estoque pessoalmente, ou se prefere que o Mercado Livre envie ao seu endereço.

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