Datas comemorativas de 2022: como aproveitá-las para vender mais?

Escrito por Keila Boganika

11/01/2022

As datas comemorativas de 2022 proporcionam diversas oportunidades para os lojistas venderem mais, se conectarem com o público-alvo e trabalharem o posicionamento de marca.

Cada data especial pode ajudar a completar o planejamento comercial e de marketing, seja a data mais lucrativa do varejo, como a Black Friday, ou datas específicas de cada segmento, como o Dia dos Animais, que é muito importante para o departamento de Pet Shop, por exemplo. 

Para aproveitar as datas comemorativas de 2022 com sucesso nas vendas online, é necessário planejamento e pesquisa para entender o mercado, o público-alvo e a maneira certa de trabalhar com cada evento. É claro que para auxiliar os vendedores, nós separamos algumas dicas!

Planeje-se com antecedência

Cada data comemorativa pede uma campanha diferente que possui prazos e não pode atrasar, afinal estamos lidando com DATAS! Por isso, planeje-se, mapeie os eventos que são importantes para o seu negócio e defina as ações meses antes da data especial. 

Produzir conteúdo, comprar brindes, preparar lançamentos, aplicar descontos e outras atividades de datas comemorativas demandam muitos esforços, mas quando bem-feitas, atraem e retém os consumidores para a sua marca. Portanto, invista no planejamento anual ou semestral do seu negócio!

Como descobrir quais são as datas comemorativas de 2022 que são importantes para o seu e-commerce?

Existem as principais datas do varejo que praticamente todos os negócios participam de alguma forma, como o Dia do Consumidor, Black Friday e Natal, mas também há datas mais específicas para cada segmento. Cabe a cada vendedor analisar as datas comemorativas de 2022 mês a mês e identificar o que faz sentido para a sua marca.

Para consultar um calendário exclusivo do e-commerce de 2022, nós do Conexão E-commerce junto com vários parceiros que são referência no universo das vendas online, disponibilizamos GRATUITAMENTE o Calendário do E-commerce 2022.  

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Além de ser um calendário completo com as datas mais importantes para quem vende online, o e-book contém um guia para vender mais em cada uma das datas mais lucrativas do varejo.

Sempre estude o que faz sentido para o seu negócio e público-alvo 

Como nem todas as datas são válidas para todas as categorias de negócios, cabe a cada empreendedor ou equipe definir onde faz sentido investir esforços.

Além de validar quais as datas se encaixam com o perfil da sua loja virtual, é preciso estudar e conhecer as características do público-alvo para identificar quais dias são importantes para eles e como agir nas campanhas de acordo com o que eles esperam. 

Por exemplo, para uma loja de produtos veganos, os consumidores esperam descontos na Black Friday, e aguardam o posicionamento da marca e conteúdos de debates em dias como o Dia do Meio Ambiente (5 de junho).

Cada empresa deve entender o que possivelmente agradará o público nas datas comemorativas, sempre de acordo com o nicho da marca.

Defina o objetivo das campanhas das datas comemorativas de 2022

Uma data especial pode promover campanhas de diferentes categorias e objetivos, como:

  • Vender mais;
  • Aumentar o giro de estoque;
  • Lançar produtos;
  • Trabalhar o posicionamento e alcance de marca para que ela seja lembrada pelos consumidores;
  • Se conectar mais com o público-alvo para aumentar a taxa de fidelização.

Portanto, definir o objetivo das campanhas é primordial para criar as ações certas de acordo com cada data especial. 

Crie ações exclusivas, verdadeiras e atrativas para os consumidores

Para um bom aproveitamento das datas comemorativas, busque criar ações diferentes, originais e que atraiam os consumidores.

Quando a campanha envolve descontos, como a Black Friday e Cyber Monday, a dica mais importante é oferecer descontos reais – nada de aplicar a tática do “tudo pela metade do dobro de preço”, pois os consumidores são atentos a esse tipo de prática que prejudica a imagem da sua loja e atrapalha as vendas. 

Participe das campanhas dos marketplaces nas datas comemorativas de 2022

Uma ótima estratégia para quem anuncia em marketplaces é participar das grandes campanhas dessas plataformas e aproveitar todo o tráfego de acessos e publicidade investida por elas.

Basta ficar atento às datas de travas de cada marketplace para cadastrar seus produtos nas promoções. 

Prepare e organize sua operação

Para prestar um bom atendimento e evitar falhas nas campanhas, é extremamente necessário preparar a operação:

  • Avise e treine os funcionários para as campanhas para que eles se prepararem para o fluxo de pedidos nas datas especiais; 
  • Defina processos ágeis e cuidados específicos para a operação;
  • Analise se precisa contratar funcionários ou trabalhar durante o final de semana para deixar seus produtos pré-embalados. Essa é uma prática muito comum em eventos como Black Friday ou Saldões.
  • Veja se precisar de alguma ferramenta para deixar a operação automatizada, mais fácil e rápida.

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