WhatsApp
Case: o crescimento da Toys Net e a mudança para um hub completo. Baixe Agora

Datas comemorativas de 2022: como aproveitá-las para vender mais?

Escrito por Keila Boganika
11 de janeiro de 2022
Datas comemorativas de 2022

As datas comemorativas de 2022 proporcionam diversas oportunidades para os lojistas venderem mais, se conectarem com o público-alvo e trabalharem o posicionamento de marca.

Cada data especial pode ajudar a completar o planejamento comercial e de marketing, seja a data mais lucrativa do varejo, como a Black Friday, ou datas específicas de cada segmento, como o Dia dos Animais, que é muito importante para o departamento de Pet Shop, por exemplo. 

Para aproveitar as datas comemorativas de 2022 com sucesso nas vendas online, é necessário planejamento e pesquisa para entender o mercado, o público-alvo e a maneira certa de trabalhar com cada evento. É claro que para auxiliar os vendedores, nós separamos algumas dicas!

Planeje-se com antecedência

Cada data comemorativa pede uma campanha diferente que possui prazos e não pode atrasar, afinal estamos lidando com DATAS! Por isso, planeje-se, mapeie os eventos que são importantes para o seu negócio e defina as ações meses antes da data especial. 

Produzir conteúdo, comprar brindes, preparar lançamentos, aplicar descontos e outras atividades de datas comemorativas demandam muitos esforços, mas quando bem-feitas, atraem e retém os consumidores para a sua marca. Portanto, invista no planejamento anual ou semestral do seu negócio!

Como descobrir quais são as datas comemorativas de 2022 que são importantes para o seu e-commerce?

Existem as principais datas do varejo que praticamente todos os negócios participam de alguma forma, como o Dia do Consumidor, Black Friday e Natal, mas também há datas mais específicas para cada segmento. Cabe a cada vendedor analisar as datas comemorativas de 2022 mês a mês e identificar o que faz sentido para a sua marca.

Para consultar um calendário exclusivo do e-commerce de 2022, nós do Conexão E-commerce junto com vários parceiros que são referência no universo das vendas online, disponibilizamos GRATUITAMENTE o Calendário do E-commerce 2022.  

banner ebook calendario do ecommece 2022

Além de ser um calendário completo com as datas mais importantes para quem vende online, o e-book contém um guia para vender mais em cada uma das datas mais lucrativas do varejo.

Sempre estude o que faz sentido para o seu negócio e público-alvo 

Como nem todas as datas são válidas para todas as categorias de negócios, cabe a cada empreendedor ou equipe definir onde faz sentido investir esforços.

Além de validar quais as datas se encaixam com o perfil da sua loja virtual, é preciso estudar e conhecer as características do público-alvo para identificar quais dias são importantes para eles e como agir nas campanhas de acordo com o que eles esperam. 

Por exemplo, para uma loja de produtos veganos, os consumidores esperam descontos na Black Friday, e aguardam o posicionamento da marca e conteúdos de debates em dias como o Dia do Meio Ambiente (5 de junho).

Cada empresa deve entender o que possivelmente agradará o público nas datas comemorativas, sempre de acordo com o nicho da marca.

Defina o objetivo das campanhas das datas comemorativas de 2022

Uma data especial pode promover campanhas de diferentes categorias e objetivos, como:

  • Vender mais;
  • Aumentar o giro de estoque;
  • Lançar produtos;
  • Trabalhar o posicionamento e alcance de marca para que ela seja lembrada pelos consumidores;
  • Se conectar mais com o público-alvo para aumentar a taxa de fidelização.

Portanto, definir o objetivo das campanhas é primordial para criar as ações certas de acordo com cada data especial. 

Crie ações exclusivas, verdadeiras e atrativas para os consumidores

Para um bom aproveitamento das datas comemorativas, busque criar ações diferentes, originais e que atraiam os consumidores.

Quando a campanha envolve descontos, como a Black Friday e Cyber Monday, a dica mais importante é oferecer descontos reais - nada de aplicar a tática do “tudo pela metade do dobro de preço”, pois os consumidores são atentos a esse tipo de prática que prejudica a imagem da sua loja e atrapalha as vendas. 

Participe das campanhas dos marketplaces nas datas comemorativas de 2022

Uma ótima estratégia para quem anuncia em marketplaces é participar das grandes campanhas dessas plataformas e aproveitar todo o tráfego de acessos e publicidade investida por elas.

Basta ficar atento às datas de travas de cada marketplace para cadastrar seus produtos nas promoções. 

Prepare e organize sua operação

Para prestar um bom atendimento e evitar falhas nas campanhas, é extremamente necessário preparar a operação:

  • Avise e treine os funcionários para as campanhas para que eles se prepararem para o fluxo de pedidos nas datas especiais; 
  • Defina processos ágeis e cuidados específicos para a operação;
  • Analise se precisa contratar funcionários ou trabalhar durante o final de semana para deixar seus produtos pré-embalados. Essa é uma prática muito comum em eventos como Black Friday ou Saldões.
  • Veja se precisar de alguma ferramenta para deixar a operação automatizada, mais fácil e rápida.

Outros artigos

17 de junho de 2024