Nome para loja virtual: como escolher o seu

15/12/2020

“Nome para loja virtual” e “nome de loja virtual” são termos bastante pesquisados no Google – o que não é surpreendente, afinal, cada vez mais, varejistas apostam no e-commerce como frente de negócios exclusiva ou complementar.

Existem diversas soluções e serviços voltados para estruturar uma operação online – plataformas de hospedagem, web designers, sistemas de gestão (ERP), hub de integração, softwares de segurança/SSL, etc.

No entanto, alguns empreendedores “travam” na hora de escolher um nome para loja virtual.

Mais do que “batismo”, definir o nome para loja virtual envolve pesquisa, pensamento estratégico e um toque de criatividade.

O e-commerce no Brasil já pode ser considerado amplo e continua em expansão, o que pode dificultar a escolha de nomes para lojas virtuais.

Acontece que, na pressa para ativar a operação, muitos varejistas optam por opções genéricas, sem foco e com pouca lembrança de marca. Em alguns casos, acontece até plágio – que é péssimo para a imagem da empresa.

Você precisa saber que os consumidores do comércio eletrônico estão cada vez mais experientes, exigentes e atentos a todos os detalhes. Por isso, ao definir o nome para loja virtual, priorize uma opção que comunique a essência da sua marca.

Se possível, com alguma referência ao segmento em que atua, assim conseguirá atingir (e ser lembrado) por um grupo de usuários mais qualificados, ou seja, que têm interesse na sua área de atuação.

Como escolher nome para loja virtual

Para simplificar o assunto e ajudar a escolher um bom nome para loja virtual, organizamos uma série de dicas que, com certeza, vão tornar esse processo mais simples.

Acompanhe os tópicos a seguir, faça um brainstorming e exercite a criatividade! 😉

ESTUDE SEU SEGMENTO E A CONCORRÊNCIA

Entender o DNA do seu próprio negócio é um ótimo ponto de partida para escolher o nome da loja virtual.

O primeiro passo para encontrar inspiração é estudar um panorama do segmento em que você vai atuar.

Defina o diferencial da marca em relação à concorrência, elenque os produtos do catálogo que serão o carro-chefe e crie valores e missão capazes de resumir a marca em poucas palavras.

Digamos que o seu e-commerce será focado em itens sustentáveis (segmento de topo), com expertise em cosméticos 100% orgânicos e veganos (nicho). Que tal fundir palavras que comuniquem algo relacionado a natureza e cuidados pessoais? Ou bem-estar e sustentabilidade?

CONHEÇA O PÚBLICO-ALVO

Você pretende vender suas mercadorias para pessoas com qual nível de poder aquisitivo? Quais regiões são mais promissoras nesse segmento? Quem compra mais: homens ou mulheres; jovens, adultos ou idosos?

Ter as respostas para as perguntas acima é essencial não apenas para o plano de negócios da operação, mas também para encontrar um nome de loja virtual que seja compreensível e tenha boa aceitação entre o público-alvo.

FAÇA BRAINSTORMING

Convide outras pessoas da equipe para fazer uma reunião de brainstorming, pois trocar ideias com diferentes visões e setores é uma boa ajuda no processo criativo. Apresente os principais pontos da marca (diferenciais, valores, missão, produtos de destaque, público-alvo) e estimule o bate-papo.

Acredite: esse encontro pode ser muito rico e inspirar um bom nome para loja virtual.

SEJA OBJETIVO

Muitos clientes da marca de cosméticos “quem disse, berenice” se referem a ela no ambiente virtual utilizando a sigla “QBD”. Esse é um bom exemplo de como os usuários do e-commerce procuram alternativas simplificadas – inclusive no nome de uma loja virtual.

Isso não significa que o nome da “quem disse, berenice” é fraco, mas vale lembrar que ela pertence ao Grupo Boticário, uma potência que certamente possui bom orçamento para investir em marketing ON e OFF.

Para quem está começando, a dica é simples: prefira nomes curtos, objetivos, fáceis de pesquisar e pronunciar, assim as pessoas vão se acostumar com ele em menos tempo.

CONSULTE O DOMÍNIO

Já que estamos falando de nome para loja virtual, também é preciso pensar no domínio do site do seu e-commerce.

Antes de formalizar a decisão, consulte a disponibilidade do endereço online para não acabar registrando um domínio que não combine com a loja. Por exemplo: uma loja de pijamas chamada “meu soninho” com endereço “www.horadedormir.com.br”.

Percebe que, mesmo fazendo referência ao sono, não há ligação entre eles? Evite esse tipo de imprevisto!

Na falta dos domínios “.com” e “.com.br”, você pode recorrer aos Top Level Domains (TLDs), de modo que o final da URL ganha possibilidades como “.net”, “.love”, “.digital” entre outras.

De maneira estratégica, você pode levar o domínio para o nome da sua loja virtual. Por exemplo: “nerdgames.digital”, “esmaltes.love”, etc.

-> Localweb, GoDaddy e registro.br são algumas opções para consultar e registrar domínios de sites.

PEGUE LEVE NOS ESTRANGEIRISMOS

Nem sempre termos de outros idiomas dão certo no nome para loja virtual – em alguns casos, aliás, pode ser um tiro no pé.

Se o seu plano de negócios indica que as vendas serão melhores com público de menor poder aquisitivo, talvez seja melhor optar por um nome para loja virtual 100% brasileiro.

Isso também vale para marcas cujo portfólio e posicionamento são criados com referências nacionais ou não miram no mercado estrangeiro.

Se o foco é no Brasil e nos brasileiros, por que usar termos em outros idiomas? Até mesmo porque, se no futuro surgir a oportunidade de explorar novos mercados, é possível lançar linhas/coleções ou marcas secundárias com nomes estrangeiros (diversas vinícolas fazem isso com seus vinhos e espumantes para exportação).

Já se, baseado em seu estudo de mercado e no DNA da empresa, fizer sentido aderir a estrangeirismos, vá em frente! 😉

PRESERVE O NOME ORIGINAL

Há duas situações que podem atrapalhar o nome da loja virtual: a junção das palavras no domínio gera uma terceira palavra ou existe erro de grafia. Procure ler em voz alta tanto o nome da loja virtual quanto a sugestão de domínio, assim você evita ser surpreendido quando o e-commerce já estiver no ar. Em relação à grafia, o alerta vale em dobro para palavras de outros idiomas.

Ideias de nome para loja virtual

Considerando as dicas apresentadas nos tópicos anteriores sobre como escolher nome para loja virtual, listamos algumas ideias que podem ajudar sua inspiração. Confira!

LOJA VIRTUAL DE ROUPAS FEMININAS E MASCULINAS

  • Login da Moda
  • Chiques roupas
  • Roupas Elegantes
  • Meu Look, Minha Vida
  • Belas Camisetas
  • Camisetas da Moda
  • Blusinha de Blogueira
  • Look da Moda
  • Chique de lenço
  • Look da vida
  • Vestir e Brilhar
  • Gravatas Top
  • Homem de Camisa
  • Moda para Eles
  • Look do Alfa
  • Alfa Underwear
  • A Moda é Sua
  • Camisa de Botão
  • Roupa de Maromba
  • Crosslook
  • Sucesso da Praia
  • Realeza do Verão

LOJA VIRTUAL DE SAPATOS

  • Download de Sapatos
  • Sapatinho de Sucesso
  • Sapatinho de Princesa
  • Happy Shoes
  • Sapatilhas do Amor
  • Passo a Passo
  • Passo da sorte
  • Encontre Sapato
  • Conforto do Sapato
  • Life and Shoes
  • Saltinho de Cristal
  • Sapatos Para Eles
  • Família dos Calçados
  • Sapatos da Família
  • A Loja das Sandálias
  • Luxo no Pé

LOJA VIRTUAL DE ROUPAS INFANTIS

  • Empório dos Pequenos
  • Roupas Kids
  • Blogueira Mirim
  • Mini Look
  • Estilo Baby
  • Estilo do Bebê
  • Primeiros Passos
  • New Born, New Look
  • Look de Bebê
  • Pequenos Estilosos
  • Lookinho infantil
  • Moda da Fuzarca
  • Fuzarca da Moda
  • Meu Primeiro Look

LOJA VIRTUAL DE COSMÉTICOS

  • Vida de Beauty
  • Rotina da Beleza
  • Perfume de Rainha
  • Aroma de Mulher
  • Império do Cabelo
  • Cabelos Online
  • Beleza Online
  • Update de Beleza
  • Unhas da Web
  • Webeleza
  • Make de Novela
  • Make de Sucesso
  • Homem Que Se Cuida
  • Visual masculino
  • Guapa Maquiagens

LOJA VIRTUAL DE GAMES E INFORMÁTICA

  • Rede Nerd
  • Nerd da Web
  • Tecnoloja
  • Loja dos Nerds
  • O Gamer tá PN
  • Universo dos Games
  • Ponto da Informática

LOJA VIRTUAL DE BEBIDAS

  • Vinhos da Web
  • Mundo da Cerveja
  • Download de Cerveja
  • Bebida Virtual
  • Winecommerce
  • Vinhos Livres
  • Beer Love
  • Beer Brother Brasil
  • Loja Borbulhante
  • Drink Store

Acredite no nome da loja virtual

O nome para loja virtual faz parte da essência de um negócio online. Por isso, seja qual for sua escolha, vista a camisa, acredite nele, defenda seu negócio e transmita esse amor tanto entre os colaboradores quanto entre clientes e fornecedores – afinal, a lembrança de marca começa em casa!

Lembre-se: a pressa é péssima conselheira. Entendemos que você quer seu e-commerce ativado e vendendo, mas ao escolher o nome para loja virtual, seja criterioso e estratégico. Não veja esse processo como etapa irrelevante, mas sim como a “impressão digital” do seu negócio.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *