Sustentabilidade é a nova tendência no Mercado Livre

03/09/2020

Sempre que o Mercado Livre divulga dados de levantamentos ou pesquisas sobre sua rede de compras online, os sellers ficam em alerta, afinal, temos muito a aprender com o maior marketplace da América Latina. Além de um termômetro do setor, essas informações são capazes de mostrar novas tendências e oportunidades para os vendedores conhecerem melhor os usuários e converte-los em clientes.

Sabe qual a nova tendência no Mercado Livre? Sustentabilidade! Em agosto de 2019 o site ganhou uma seção específica para esses itens, mas em julho de 2020 (um ano após a criação do espaço), foi apresentado o estudo “Crescimento do consumo sustentável online no Brasil e na América Latina” – divulgado pelo próprio marketplace.

Analisando o relatório, é possível entender que a busca por produtos amigos da natureza vêm ganhando cada vez mais espaço no carrinho dos compradores. Portanto, se seu portfólio tem produtos que se enquadram na categoria sustentável ou está avaliando explorar esse segmento, vale a pena conferir as informações a seguir.

Crescimento do setor

Entre junho/2019 e maio/2020, 2,5 milhões de latino-americanos compraram pelo menos um item com proposta sustentável no Mercado Livre. Somente no Brasil, foram 1,4 milhão de consumidores (56% do total). Há também os novos compradores (usuários que escolheram um produto sustentável como primeira compra no marketplace): foram 150 mil em toda a América Latina, sendo 81 mil brasileiros (54%).

Perfil do cliente eco friendly

É inegável que o distanciamento social vivido em 2020 por causa da pandemia de covid-19 deu um salto nas compras online – inclusive para produtos sustentáveis ou voltados para a qualidade de vida. Passando mais tempo em casa e com pensamento cada vez mais consciente sobre consumo, as pessoas buscam produtos para bem-estar que gerem menos impacto ambiental, desde a produção até o descarte.

Evolução demanda produtos sustentáveis Mercado Livre

Produtos mais vendidos no Brasil

O ranking dos produtos sustentáveis mais vendidos no Brasil no último ano (junho/2019 a maio/2020) é bem variado, abrindo possibilidades para diversos segmentos. Conheça o TOP 10:

#1 Bicicletas (mobilidade sem emissões)
#2 Iluminação de LED (eficiência energética)
#3 Sacolas ecológicas (reutilizáveis e lixo zero)
#4 Painéis solares (energia renovável)
#5 Composteiras (hortas e composteiras)
#6 Shampoo e condicionadores sólidos (reutilizáveis e lixo zero)
#7 Aquecedores de água solares (energia renovável)
#8 Hortas (hortas e composteiras)
#9 Garrafas reutilizáveis (reutilizáveis e lixo zero)
#10 Canudos reutilizáveis (reutilizáveis e lixo zero)

Além dos mais vendidos no período de um ano, é interessante observar a demanda por produtos sustentáveis durante a covid-19 (comparativo entre março e maio de 2020):

  • Reutilizáveis e lixo zero: coletores menstruais (+125%); sacolas ecológicas (+108%); sabonetes e shampoos sólidos (+70%); canudos reutilizáveis (+22%)
  • Energia renovável: aquecedores de água solares (+55%); painéis solares (+12%)
  • Eficiência energética: iluminação de LED (+48%)
  • Hortas e composteiras: hortas (+92%); composteiras (+41%)
  • Mobilidade sem emissões: bicicletas (+48%)

Vendedores sustentáveis no Mercado Livre

O estudo não mostra apenas a presença de clientes e produtos sustentáveis no marketplace, mas também de vendedores. No período entre 2017 e 2020, houve um crescimento de 198% no número de sellers brasileiros que oferecem itens com proposta sustentável (45% do total da América Latina). Expressivo, não acha?! Confira o gráfico divulgado pelo Mercado Livre:

Evolução demanda produtos sustentáveis Mercado Livre

O que é sustentável no Mercado Livre?

Atualmente o marketplace possui quatro categorias de produtos considerados sustentáveis: eficiência energética (iluminação de LED, eletrodomésticos eficientes e painéis e termotanques solares); produção e comercialização (produtos com certificação orgânica e criados por empresas B); mobilidade de baixas emissões (bicicletas, bicicletas elétricas e carros elétricos ou híbridos) e eficiência de recursos (produtos reutilizáveis, composteiras, eletrônicos recondicionados e materiais reciclados/recuperados).

A partir desses critérios, revise seu portfólio e veja se pode se tornar um seller de produtos sustentáveis no Mercado Livre.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *