Você é um vendedor e tem medo de cair em um golpe no Mercado Livre? Então confira quais são as principais táticas dos fraudadores e se proteja! Porém, também fique tranquilo e ciente que o Mercado Livre é o maior e-commerce e marketplace do Brasil e, portanto, é uma plataforma muito segura.
As tentativas de fraude geralmente são externas, não necessariamente dentro do site. Então, é necessário que os vendedores fiquem atentos a comunicados não oficiais e denunciem qualquer atividade suspeita para a Central de Atendimento do Mercado Livre.
O e-commerce é, atualmente, uma das formas mais práticas e baratas tanto de começar um negócio no varejo quanto de mantê-lo em funcionamento e em constante evolução. Vender pela internet por meio de um marketplace é ainda mais vantajoso, especialmente para os pequenos negócios, visto que, nesse caso, o varejista já conta com estrutura, reputação e marketing do canal de vendas em questão — um exemplo nesse sentido é o Mercado Livre, maior marketplace da América Latina.
É preciso, contudo, tomar cuidado! Os sellers se beneficiam, sim, da visibilidade e alcance da plataforma argentina para alavancar as vendas dentro do comércio eletrônico. Porém, muitas vezes, também são alvo de quem age de má-fé e planeja aplicar algum tipo de golpe financeiro envolvendo o nome da plataforma.
Se você usa ou pretende usar o Mercado Livre para impulsionar o seu negócio — e, obviamente, não quer perder dinheiro caindo em alguma armadilha — confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto e saiba o que fazer para evitar esse transtorno!
Quatro golpes no Mercado Livre e o que fazer para evitá-los
Cuidado, atenção e precaução são medidas fundamentais para não cair em armadilhas envolvendo o nome de marketplaces conhecidos. Por isso, para mantê-lo informado sobre o assunto, listamos quatro dos principais golpes envolvendo o nome do Mercado Livre e como evitá-los. São eles:
1. E-mail falso em nome do Mercado Livre
O golpe no Mercado Livre do e-mail falso é um dos mais comuns entre as armadilhas aplicadas dentro do marketplace. Em geral, as vítimas são aqueles vendedores que trabalham com produtos com ticket médio alto e com saída rápida no mercado — como aparelhos eletrônicos, por exemplo.
O que acontece é que o seller anuncia um produto e encontra um suposto interessado que entra em contato e diz que realizará a compra. Seja numa conversa ou nas informações na conta do Mercado Pago do vendedor, o golpista consegue o e-mail de quem está ofertando a mercadoria. Com esse dado em mãos, diz ao varejista que já realizou o pagamento e encaminha um e-mail, como se fosse o Mercado Livre, confirmando o depósito.
Sim, o vendedor recebe por e-mail uma mensagem de venda efetuada e pagamento confirmado, supostamente do Mercado Livre, com todas as características do marketplace em questão (layout, fonte, cores). Mas, ela é falsa!
Em seguida, o golpista pressiona o varejista para encaminhar a mercadoria — reforçando que efetuou o pagamento e está com pressa, precisando do produto com urgência. Se necessário, é insistente e persuasivo. Às vezes, consta no próprio e-mail falso que a mercadoria precisa ser enviada no mesmo dia para o endereço informado.
Sem desconfiar que a mensagem que recebeu por e-mail não é autêntica, o vendedor cai na pressão — no golpe. Então, envia a mercadoria para o endereço do fraudador, que nunca fez essa compra.
O que fazer para evitar cair no golpe no Mercado Livre do e-mail falso:
- Jamais realize o envio de um produto levando em conta apenas uma confirmação de pagamento recebida por e-mail;
- Fique atento às notificações oficiais do Mercado Livre, ou seja, aquelas que constam dentro da plataforma (verifique o status da venda na área “Minha Conta”);
- Espere a compra ser aprovada pela plataforma do marketplace antes de enviar qualquer produto ao cliente;
- Não caia na “pressão” — sem o pagamento ser notificado oficialmente pela plataforma, não envie mercadoria. Adote essa regra para todos os consumidores, inclusive para conhecidos e amigos;
- Não informe a possíveis clientes seus dados de contato (como e-mail ou telefone) antes da venda ser realmente concretizada por meio do Mercado Livre;
- Sempre confira a veracidade dos e-mails que recebe — no caso do maior marketplace da América Latina, os e-mails costumam estar endereçados como xxx@mercadolivre.com, jamais com domínios como @gmail, @hotmail, @yahoo, etc. Além disso, erros de digitação costumam ser um indício de mensagem falsa.
2. Parceria inexistente entre Mercado Livre e aplicativos de transporte
Usando a mesma prática do e-mail falso de venda efetuada e comprovação de pagamento, e dando sequência ao golpe, essa é outra forma de o fraudador persuadir o varejista a enviar mercadoria sem ter realizado a compra do produto.
Nesse caso, tal e-mail declara que, por conta de problemas na plataforma de envio do marketplace, a mercadoria deve ser encaminhada por um carro de aplicativo de transporte — como o Uber, por exemplo — alegando a existência de uma parceria entre as empresas. Os dados do falso motorista de aplicativo e do carro são passados ao vendedor que, inocentemente, cai na armadilha e entrega o produto ao fraudador.
O que fazer para evitar cair no golpe no Mercado Livre e aplicativos de transporte? Em primeiro lugar, esteja ciente de que não existe parceria entre Mercado Livre e aplicativos de transporte — se um dia ela acontecer, com certeza será amplamente divulgada nos canais de informação oficiais das empresas envolvidas. Se você receber esse tipo de mensagem, saiba que ela falsa!
Sendo assim, tome todos os cuidados para não cair no golpe do e-mail falso. Além disso, para evitar qualquer tipo de problema na entrega, sempre opte por fazer o envio dos produtos vendidos pelos meios oficiais de distribuição de mercadoria — como é o caso dos Correios.
Assim, você controla que a entrega foi mesmo realizada, e evita que um comprador mal-intencionado alegue não ter recebido a compra em questão. Ou seja, jamais encaminhe um produto por meio de um suposto veículo de aplicativo de transporte.
3. Ligação falsa de um agente do Mercado Livre
Fazer ligações para os vendedores se passando por um atendente do marketplace é mais um dos golpes Mercado Livre. A intenção das chamadas falsas geralmente é roubar os dados do varejista para ter acesso à conta dele no marketplace.
O golpe no Mercado Livre costuma ser aplicado por um comprador mal-intencionado que abre uma reclamação no canal de vendas a respeito da compra feita. O fraudador também entra em contato com o próprio vendedor avisando da objeção (a ideia é desestabilizar o seller de e-commerce).
Em seguida o varejista recebe uma ligação que, supostamente, é de um atendente do Mercado Livre, falando a respeito do problema com o cliente e que é preciso resolvê-lo urgentemente — e é a partir daí que os criminosos conduzem os vendedores a fazerem o que eles querem.
Muitas vezes, os fraudadores enviam uma mensagem via SMS ou e-mail para o varejista e, passando-se pelo atendente do marketplace. Então, pedem que o seller acesse o link da mensagem (que pode ser um vírus), ou até entre com o login e senha do Mercado Livre. Eles podem, ainda, solicitar que o login e a senha sejam ditados por telefone. Enfim, a intenção é levar a pessoa que está do outro lado da linha a diversas ações que facilitem o roubo de dados e a invasão de uma conta no e-commerce.
Vale lembrar, no entanto, que nem sempre todo esse “teatro” — que começa lá na abertura de uma reclamação — é aplicado. As ligações falsas podem acontecer a qualquer momento, sob justificativas variadas. Por exemplo: problemas no sistema do canal de vendas; problemas especificamente na conta do vendedor; algum tipo de verificação de dados, dentre outros argumentos.
O que fazer para evitar cair no golpe no Mercado Livre da ligação falsa:
- Nunca passe informações e dados da sua conta no Mercado Livre pelo telefone ou por SMS;
- Procure sempre resolver tudo por meio da plataforma do marketplace — inclusive os assuntos referentes a qualquer tipo de reclamação ou outra pendência com cliente;
- Antes de clicar em links e seguir quaisquer orientações em geral, verifique os endereços de origem de e-mails. Como as URLs para as quais você é ou será direcionado — a URL do Mercado Livre é sempre www.mercadolivre.com/xxx.
- Fique atento, fraudadores costumam fazer uso do máximo de informações possível para ganhar a confiança do seller de e-commerce.
4. “Golpe da Pedra”
Você já deve ter ouvido por aí aquela história de que, no lugar de uma mercadoria, alguém recebeu qualquer outro elemento que pudesse simular o peso dela — tijolos, pedras, areia ou cimento, por exemplo. Pois esse, como o próprio nome diz, é o conhecido como “golpe da pedra”.
A armadilha acontece usando como base as políticas de devolução de dinheiro do e-commerce, bem como as leis que garantem ao consumidor que compra pelo mercado eletrônico o direito de desistência da compra em um período determinado — seja por defeitos no produto ou arrependimento.
A estrutura do crime é simples: depois de receber a mercadoria, o fraudador usa dessas políticas e das leis para “devolver” o produto. O marketplace, então, gera uma etiqueta para retorno — mas o que o vendedor recebe de volta, na verdade, são os tijolos, as pedras e tudo mais que puder aparentar o peso e formato do que foi vendido.
Como evitar o golpe da pedra no mercado livre?
- Sempre realize todo o processo de venda de um produto por meio da plataforma do Mercado Livre. Quanto aos meios de pagamento, dê preferência ao sistema do próprio marketplace, que, nesse caso, é o Mercado Pago;
- Mantenha organizados todos os comprovantes da transação;
- Informe imediatamente o Mercado Livre sobre o ocorrido.
Como se proteger vendendo no mercado livre?
- Sempre verifique a veracidade dos e-mails, bem como os endereços de origem da mensagem, especialmente antes de clicar em links, acessar cupons e promoções e seguir quaisquer orientações em geral — não esqueça de ficar atento às URLs para as quais será direcionado;
- Preste atenção aos indícios de mensagem falsa, como erros de português e de digitação;
- Fique sempre alerta — muitas vezes e-mails falsos usam a justificativa de que o marketplace está com problemas na plataforma virtual para fazer o varejista acreditar que uma venda foi, efetuada, mesmo não tendo sido notificada oficialmente na conta do seller dentro do canal de e-commerce;
- Não preencha, de forma online, formulários com dados pessoais, como nome, RG, CPF, data de nascimento e, especialmente, dados bancários, antes de checar e constatar a autenticidade desse requerimento;
- Jamais passe informações de login e senha para desconhecidos;
- Tenha sempre guardados e organizados todos os comprovantes de vendas e demais documentos envolvendo as transações.
- Leia com atenção os termos de uso do Mercado Livre, ou qualquer outro marketplace, e siga as orientações do canal de vendas. Além de ser uma forma de proteção, vale lembrar que, em caso de qualquer problema ou golpe, a empresa só respaldará o vendedor se ele estiver dentro das normas preestabelecidas;
- Para minimizar os prejuízos em eventual situação de dados roubados ou conta invadida, prefira não deixar valores muito altos parados na conta do Mercado Livre — faça saques diários para a sua conta do banco, independentemente da quantia;
- Por mais prático que seja, não salve a senha da conta no marketplace no navegador que você utiliza — visto um fraudador pode invadir seu computador e conseguir acesso ao seu e-mail, por exemplo.
- Sempre avalie com atenção o comportamento do comprador em uma transação de venda de produto.
Como denunciar um golpe no Mercado Livre
De acordo com o Código Penal brasileiro, uma das tipificações em que se pode encaixar esses golpes envolvendo o nome do Mercado Livre é o crime de estelionato. Segundo o que explica o Art. 171 da Lei N° 2.848, de 7 de dezembro de 1940, o delito se trata de “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. Portanto, em caso de golpe no Mercado Livre, é importante:
- Notificar o canal de vendas a respeito do ocorrido;
- Em seguida, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) Acessando o site da Polícia Civil do seu estado e selecionando o crime de ESTELIONATO.
Segundo a Lei N° 12.735, de novembro de 2012, é obrigação dos órgãos da polícia judiciária estruturar “setores e equipes especializadas no combate à ação delituosa em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado”. Para sustentar a denúncia, entretanto, é fundamental que o varejista reúna o máximo possível de informações a respeito do golpe e tenha como comprová-lo.
Podem ser usados os conteúdos dos e-mails e de conversas em redes sociais, se houver, bem como fotos e dados disponíveis sobre o fraudador, notas e demais documentos da mercadoria, e tudo mais que puder atestar o crime.
Por fim, saiba ainda que, por meio de uma ata notarial emitida pelo cartório, é possível transformar todo esse material em documentos legais. Isso ajuda a verificação das autoridades no que se refere à veracidade das informações — o que, por sua vez, facilita o uso desses dados como provas legítimas do golpe no Mercado Livre em uma ação judicial.
Segurança é tudo!
Para reforçar: fique alerta! Atenção e precaução são as chaves para não cair nas armadilhas dos criminosos. Além disso, informação também é crucial. É importante manter-se sempre bem informado a respeito do funcionamento dos canais de venda com os quais trabalha — acompanhe nosso blog e aproveite diversos conteúdos sobre o Mercado Livre e outras pautas relevantes para quem atua no varejo online!
Caí no golpe… o que vocês me aconselham a fazer agora para proteger meu CPF ?
Olá Camila,
para evitar cair novamente em um dos golpes, basta ficar sempre atenta e seguir as dicas que colocamos no poste!
E para denunciar o golpe e proteger seu CPF de eventuais fraudes, você pode:
– Notificar o canal de vendas a respeito do ocorrido;
– Em seguida, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
ola, comprei um produto no mercado livre , esperei alguns dias e nao me foi entregue porem aparecia entregue no sistema de rastreio dos correios .. fiz reclamaçoes em sites especializados , e informei o ml .. minha conta foi suspença para averiguação por eles e posteriormente apos analise liberada pois nao havia problema para eles .. nesse meio tempo ..a encomenda foi entregue , como eu ja estava com raiva pedi a devoluçao e enviei de volta ao vendedor .. alguns dias depois ele divulgou videos em grupos sociais dizendo q eu o havia aplicado um golpe e mostrando um carteiro entregando a caixa q eu havia mandado pra ele e tirando outras coisas q nao o objeto original q ele alega ter mandado , ele diz q abrira um b.o. e provavel me processara (acredito por estelionato) como devo proceder para me defender? ja abri um b.o. informando o ocorrido .. grato
Olá Marcello,
Você pode obter mais informações sobre a sua compra e possíveis soluções, como devolução e reembolso, através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Cai no golpe hoje comprei um psi4 e o rapaz me bloqueio e não me devolve o dinheiro perdi 500 reais e queria bloquear ou ser ressarcido como faço
Olá Wesley,
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Boa noite
Também cai no golpe eles abriram uma página do mercado livre , fingiram que estavam comprando meu aparelho, depois de algumas horas ligaram avisando de que era um golpe.
Eu acho que o mercado livre deveria ser mais rígido e ter um sistema mais seguro para os seus clientes.
Olá Michelle, tudo bom?
O Mercado Livre está constantemente otimizando suas tecnologias para melhor atender vendedores e compradores.
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Fiz uma compra de uma mercadoria e me mandaram outra,devolvir com 3 dias até hoje não me enviaro nunhuma sulocao e não me devolveram meu dinheiro de volta o que fazer onde reclamar.
Olá Paulo!
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Fiz um anúncio a partir da OLX e uma pessoa entrou em contato comigo por lá demonstrando interesse no produto. A pessoa pediu para que eu fizesse um anúncio no Mercado Livre para prosseguir com a negociação. Fiz o anúncio e essa pessoa pediu que eu enviasse o anúncio pelo meu e-mail. A fui tolo, pois foi seria a primeira venda que eu estaria concluindo através do Mercado Livre, nunca havia vendido por lá.
Acabei mandando Conta, nome, CPF. Simplesmente não faço a menor ideia do que posso fazer a partir de agora.
Olá Marcio,
como informado no conteúdo acima, é importante que você notifique o canal de vendas, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
Podem ser usados os conteúdos dos e-mails e de conversas em redes sociais, se houver, bem como fotos e dados disponíveis sobre o fraudador, notas e demais documentos da mercadoria, e tudo mais que puder atestar o crime.
Caí exatamente no mesmo golpe. Anunciei no OLX e pediram pra anunciar no Mercado Livre. Era um Macbook no valor de R$ 5mil. Nem a OLX nem o Mercado Livre vão fazer alguma coisa. Pouco importam, na real. O bandido tá até hoje praticando o mesmo golpe. O crime nesse país compensa. Merda de nação
O QUE ESTA ACONTECENDO COM O MERCADO PAGO: CONTA BLOQUEADA E DINHEIRO RETIDO.
Minha Conta Foi bloqueada pelo Mercado Pago e com Saldo na Conta e Simplesmente não consigo Sacar.. Abri varias ocorrencias na Plataforma e a Resposta é Sempre a mesma.. Nossa Equipe esta Avaliando, hora o Dinheiro é Meuuu, esta la porque Vendi Mercadorias e quero o que é Meu por Direito.Acabei de Olhar no Site Reclame Aqui A Enxurrada de Reclamações contra o Mercado Pago.. O que Aconteceu, porque estão Retendo o Dinheiro de Tanta Gente??? Sera que estão fazendo isto de Palhaçada mesmo so para irem trabalhando com nosso Dinheiro no Mercado Financeiro..
Quero minha conta de Volta. Usuário EDU WATCHES
Olá Eduardo,
Entendemos sua frustração, mas como apenas divulgamos o conteúdo e não respondemos pelo Mercado Livre, sugiro que você entre em contato com o Mercado Livre para saber por qual motivo a sua conta foi suspensa através do site: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda
A um mês meu cunhado ,comprou no cartão Itau da minha irmã, um moleton vermelho com a foto do Lula, também duas camisas,que chegaravem 3dias, mas o moletom ja faz um mês ,e nao dão nenhuma explicação,
Olá!
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fiz uma compra no ML e depois da compra, me pediu os dados? nunca pediram…posso passar ao vendedorque se chama Juliano Rempalski
Olá Douglas,
Fique atento ao passar suas informações, nem mesmo o vendedor precisa dos seus dados pois quando você se cadastra no Mercado Livre, o próprio marketplace através do seu cadastro informa ao vendedor as informações necessárias.
Evite passar informações pessoas para desconhecidos. Sugiro que você relate ao atendimento do ML o ocorrido: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
fui vitima de um estelionatario fiz o anuncio no mercado livre, recebi o email de compra e o suposto comprador entrou em contato via whast que o mercado livre tinha liberado e recebi emails de confirmaçao de compra e avaliaçao com a liberaçao do valor do produto envie via uber como pedido no email
É agora qual seria minha primeria açao um B.O e açao contra o mercado livre por fornecer meus dados supostamente seguro
Olá Genival,
Como informado no conteúdo acima, é importante que você notifique o canal de vendas, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
Podem ser usados os conteúdos dos e-mails e de conversas em redes sociais, se houver, bem como fotos e dados disponíveis sobre o fraudador, notas e demais documentos da mercadoria, e tudo mais que puder atestar o crime.
Quase sofri um golpe nesse exato momento, coloquei para vender o produto no facebook para vende e um tal de Wesley perguntou se tivesse como eu colocar o meu produto para vender no mercado livre, porque ele tinha um saldo de 1700 no mercado livre, e ele precisava para agora porque ia dar para a filha dele, me mandou um email falso, aonde tinha os dados dele, e um uber a caminho para pegar meu celular, e neste mesmo minuto eu estava aqui no site lendo sobre os golpes do mercado livre, e na hora saquei que era golpe, falei pra ele que era golpe e eu ja sabia, e ia acionar a policia ele falou na malandragem ”pvr sai dessa garoa ai” e me bloqueou! APRENDI A PESQUISAR TUDO OQUE EU VOU FAZER NA INTERNE PORQUE OS ATRASA LADO ESTÃO SOLTOS.
Olá Larissa,
Ficamos felizes em saber que você estava atenta à situação e tomou uma atitude para evitar o golpe!
Não deixe de repassar o seu exemplo para as pessoas que você conhece, compartilhe esses cuidados e assim como a gente, ajude mais pessoas a se protegerem contra os golpes no mercado online 🙂
Sofri um Golpe,anuncie na Mercado livre,dizendo que compra tinha sido aprovada,os email tinha logon do mercado livre,estou arrasada com ocorrido, e a forma que as pessoas mal intesionadas tem a facilidade! Gostaria de denunciar,e uma posicao que posso esta fazendo
Olá Analu,
É importante que você notifique o canal de vendas, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
Podem ser usados os conteúdos dos e-mails e de conversas em redes sociais, se houver, bem como fotos e dados disponíveis sobre o fraudador, notas e demais documentos da mercadoria, e tudo mais que puder atestar o crime.
Você pode obter mais informações sobre possíveis soluções, como devolução, reembolso ou troca, através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Nós compradores tb estamos sujeitos a comprar e não receber. Uma observação poderia a primeira parcela ser cobrada após o envio ou recebimento da compra. Tenho dois pedidos comprados de 2 lotes de toalhas a não recebi mas estou pagando e não tenho como reclamar pois a firma não responde por qualquer meio império utensílios. Existe centenas de reclamações contra essa empresa.
Olá Roberto,
Sim, tanto vendedores quanto compradores estão sujeitos a sofrer golpes no Mercado Livre. Mas como você não conseguiu um retorno da empresa, é importante que você notifique o canal de vendas, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido.
Você pode obter mais informações sobre possíveis soluções, como devolução, reembolso ou troca, através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Acabei de cair num golpe desses… Anunciei uma mercadoria no Mercado livre e o cara me mandou emails falso que eram so Mercado livre .
Mandei a mercadoria pelo UBER , tive a intuição que era falso , mas infelizmente o cara foi tão convincente que decidi enviar
Olá Cibele,
Infelizmente é bem comum a situação que você passou. As pessoas de má índole consegue usar de argumento bem convincentes para conseguir dar o golpe.
Mas ainda assim, é importante que você notifique o canal de vendas, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
Podem ser usados os conteúdos dos e-mails e de conversas em redes sociais, se houver, bem como fotos e dados disponíveis sobre o fraudador, notas e demais documentos da mercadoria, e tudo mais que puder atestar o crime.
Nunca deixe de reportar o ocorrido e o perfil que cometeu o golpe!
Eu cai nesse golpe e agora não sei oque fazer já entrei em contato com o mercado livre pelo 0800
Olá Maria,
Sugiro duas ações:
1- É extremamente importante que, em caso de fraude/golpe, o marketplace seja notificado, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
2- Como o Mercado Livre não disponibiliza um número de contato para atendimento direto, você pode conseguir um retorno melhor solicitando uma ligação do marketplace:
Para solicitar um atendimento via telefone:
– Acesse o ícone “Ajuda” localizado no rodapé do seu painel de usuário (ou perfil de comprador/vendedor);
– Selecione “Fale Conosco”;
– Marque as opções comprador OU vendedor;
– Escolha o setor que melhor poderá solucionar seu problema durante o atendimento;
– Preencha um telefone para contato (fixo ou móvel);
– Clique em “Receber ligação” e aguarde alguém do suporte telefonar.
Tem ainda as opções de chat, whatsapp e e-mail, pode ser que um deles te direcionem melhor para resolver o seu problema. Vou te passar um conteúdo onde explicamos como acionar cada um: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/
Boa tarde meu mandaram eu um anúncio que estavam contratando carro pra trabalhar entrei mandei uma mensagem perguntando como faria pra trabalhar com meu carro fazendo entrega me pediram meus dados e endereço pra uma análise depois de uns 5 dias me retomaram passando valores dos fretes carro de passeio 200 reais a diária carro utilitário 250 reais aí me interessei aí me mandaram uma relação de documentos prami em viar a eles depois de mas uns 5 a 10 dias falaram que foi liberado rotas de entrega na minha região me encaminharam contrato pra mim lê assinar enviar a eles de novo com nome do mercado livre entrega express CNPJ fiz uma consulta na receita realmente constou enviei pra eles o contrato aí me pediram 1200 reais pra instalar o rastreador e fazer o seguro fiz o depósito em nome de Jefferson dos Santos que seria o instalador da empresa não vieram estála nem me passaram entregas após 4 dias mas ou menos me retomaram falando que esqueceram de me avisa de um tacógrafo que seria no valor de 1300 reais seria parcelado em 2 vezes primeira no ato depósito em nome do instalado que seria do Jefferson dos Santos de novo falei que não tinha o valor mas se vienssem instalar que eu ia pegar emprestado com alguém mas faria o pagamento do valor pessoalmente não aceitaram primeira mulher que entrou em contato comigo foi uma tal de Vanessa e depois uma tal de Kátia até agora nem rastreador nem seguro nem emprego desconfiei de tudo peguei o endereço do mercado livre fui até lá com meu sogro e espolsa na Av.nações Unidas lá na portaria não me deram informações nenhuma.
Olá Marcio,
Para se tornar um entregador do Mercado Livre, é possível realizar um cadastro para trabalhar com o Envio Flex, preenchendo um formulário e aguardando contato do marketplace através do link: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/5169.
Ou ainda, baixando o app do Envios Flex e realizando o cadastro diretamente por lá: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mercadoenvios.driver&hl=pt_BR
Mas como acredito que o seu realmente tenha sido um golpe, sugiro duas ações:
1- É extremamente importante que, em caso de fraude/golpe, o marketplace seja notificado, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, que seja registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
2- Como o Mercado Livre não disponibiliza um número de contato para atendimento direto, você pode conseguir um retorno melhor solicitando uma ligação do marketplace:
Para solicitar um atendimento via telefone:
– Acesse o ícone “Ajuda” localizado no rodapé do seu painel de usuário (ou perfil de comprador/vendedor);
– Selecione “Fale Conosco”;
– Marque as opções comprador OU vendedor;
– Escolha o setor que melhor poderá solucionar seu problema durante o atendimento;
– Preencha um telefone para contato (fixo ou móvel);
– Clique em “Receber ligação” e aguarde alguém do suporte telefonar.
Tem ainda as opções de chat, whatsapp e e-mail, pode ser que um deles te direcionem melhor para resolver o seu problema. Vou te passar um conteúdo onde explicamos como acionar cada um: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/
Além desses golpes Informa dos acima, a cada dia os meliantes estão atuando na plataforma. Recentemente fiz uma compra no mercado livre, que na descrição da compra, informava que o valor do frete era para ser combinado com o vendedor, após a realização da compra. Procurei o vendedor e ele me forneceu o valor do frete e a chave pix para transferência. Depois que realizei o pagamento, o vendedor cancelou a compra e não me devolveu o dinheiro do frete. Enviei algumas mensagens, ele leu, mas não me responde. Entrei em contato com o mercado pago e eles me informaram que só podia extornar o valor da compra, o frete eles não podem resolver. Pior de tudo, que o vendedor continua na plataforma e poderá aplicar o golpe do frete em outros clientes. Acho que a conivência do mercado livre em permitir que o golpista continue vendendo, me faz parar de comprar na plataforma. Ao contrário de outras plataformas, parece que o mercado livre prefere continuar com vendedores desonestos, que clientes honestos.
Olá Raimundo,
É extremamente importante estar atento que mesmo que o frete tenha que ser repassado pelo vendedor, o pagamento deve ser efetuado através do Mercado Pago e não por Pix ou conta pessoal. Infelizmente, o marketplace depende justamente da denúncia dos próprios compradores para que a conta que cometeu a fraude seja bloqueada/cancelada.
Por isso, é importante que, em caso de fraude/golpe, o canal de vendas seja notificado, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, que seja registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
Podem ser usados os conteúdos dos e-mails e de conversas em redes sociais, se houver, bem como fotos e dados disponíveis sobre o fraudador, notas e demais documentos da mercadoria, e tudo mais que puder atestar o crime.
Obrigada pelo seu depoimento Raimundo, tenho certeza que ele ajudará outras pessoas a se precaverem contra possíveis golpes. 😀
Acabo de reaver meus equipamentos depois de vendelos para um criminoso, consegui perceber apenas depois de enviar mas não haviam entregados. Fraude do mercado livre, sempre vejam no aplicativo do mercado pago se o dinheiro esta la, quando vc vende eles ficam com o dinheiro preso ate a outra parte receber se la estiver 0 ainda vc nao vendeu nada.
Olá Murillo,
Sim, é sempre importante conferir se o pagamento foi efetuado antes de enviar o produto. Certeza que a sua dica ajudará outros vendedores também Murillo, obrigada pelo depoimento. 😀
Bom dia caiu num golpe do mercado livre.Fiz uma compra de dois brinquedos usados e baratos mas eu não tinha o dinheiro para comprar na hora e o que o mercado pago fez? Enviou um boleto de 300,00 falso e eu caí no golpe nem teria como pagar pois bloquearam minha conta e meu nome foi para o Serasa. Estou muito triste tenho 66 anos quase é preciso saber o que fazer pois quero sair do mercado livre fizeram sujeira comigo e ainda duraram meu nome.Eu comprava muito no mercado livre e sempre pagava direitinho no boleto. Preciso saber que dinheiro é aquele é porque duraram meu nome. Se não retirarem esse golpe irei denunciar essa empresa.
Olá Solange,
Sentimos pelo acontecido. Nós do Ideris não respondemos pelo Mercado Livre, mas é importante que você notifique o canal de vendas, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, registre um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
Podem ser usados os conteúdos dos e-mails e de conversas em redes sociais, se houver, bem como fotos e dados disponíveis sobre o fraudador, notas e demais documentos da mercadoria, e tudo mais que puder atestar o crime.
Você pode obter mais informações sobre possíveis soluções, como devolução, reembolso ou troca, através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Boa tarde. Começo do ano quase caí em um suposto golpe do frete no ML, que aliás você poderia acrescentar à lista. É o seguinte, o vendedor cria um anúnico de um produto com valor muito atrativo e coloca o frete a combinar. Na descrição do produto, o vendedor declara que o frete tem de ser pago antecipadamente porque ele não tem dinheiro para postar o produto. Todavia, o valor não é efetuado via mercado livre, mas por fora via transferência bancária direta ou pix. Nesse caso, o valor do produto conta com a garantia do ser ML, porém o valor do frete não, pois foi pago por fora. Parece vendedores recém cadastrados no site e geralmente não tem reputação suficiente de vendas. O produto fica pouco tempo no site (geralmente um dia ou uma tarde), mas reparece algumas semanas depois com descrição e fotos idênticas, porém cadastrado com outro nome de vendedor. Muita atenção. Abraços.
Olá Vander!
Sim, essa também é uma das ações mais comuns dentre as pessoas de má índole que vão ao marketplace com o objetivo de se aproveitar dos compradores. Por isso, sempre pedimos para que as pessoas se atentem sempre às avaliações do produto e do vendedor, além de ter em mente que todo e qualquer pagamento deve ser realizado através do próprio Mercado Livre (Mercado Pago), pois dessa forma, caso seja uma fraude, o comprador poderá ativar o marketplace e pedir seu dinheiro de volta e ainda denunciar a fraude!
Obrigada pelo depoimento Vander, tenho certeza que ajudará os demais leitores a ficarem mais atentos 😀
Comprei uma mini-motosserra pelo Mercado Pago, há um mês e tenho o comprovante em mãos, porém não obtive mais informações a repeito do produto, devo esperar?
Olá João,
Se o prazo para a entrega do produto já foi ultrapassado, sugiro que você busque mais informações sobre possíveis soluções como devolução, reembolso ou troca, através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Vendedor vender mais barato por mercado pago, produto oferecido no mercado livre está como entrega para 45 dias. Mas pagamento pelo mercado pago ele tem como enviar na hora. Fiquem de olho nesses casos que provavelmente é golpe por parte do vendedor.
Boa tarde, vendi um celular, o golpista me solicitou que criasse o anúncio no mercado livre. Enviei e em seguida recebi um e-mail que aparentava ser do mercado livre, de que haviam feito a compra. No dia seguinte enviei o produto. O golpista utilizou um e-mail similar ao do mercado livre, mascarou a mensagem como se fosse do mercado livre e perdi o celular. Já registrei o b.o e gostaria de saber como prosseguir para tentar recuperar pelo menos uma parte do valor do aparelho. Tenho conversas do whatsapp, olx e e-mails que recebi.
Olá, Daniel.
Sugiro duas ações:
1- É extremamente importante que, em caso de fraude/golpe, o marketplace seja notificado, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
2- Como o Mercado Livre não disponibiliza um número de contato para atendimento direto, você pode conseguir um retorno melhor solicitando uma ligação do marketplace:
Para solicitar um atendimento via telefone:
– Acesse o ícone “Ajuda” localizado no rodapé do seu painel de usuário (ou perfil de comprador/vendedor);
– Selecione “Fale Conosco”;
– Marque as opções comprador OU vendedor;
– Escolha o setor que melhor poderá solucionar seu problema durante o atendimento;
– Preencha um telefone para contato (fixo ou móvel);
– Clique em “Receber ligação” e aguarde alguém do suporte telefonar.
Tem ainda as opções de chat, whatsapp e e-mail, pode ser que um deles te direcionem melhor para resolver o seu problema. Vou te passar um conteúdo onde explicamos como acionar cada um: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/
Bom dia, acreito ter caído em um golpe no site mercado livre, um vendedor de uma lojja está agindo de má fé e fazendo propaganda enganosa sobre uma promoção á vista de uma placa de vídeo Asus gtx 1050, o mesmo oferece um desconto sobre o valor á vista, então o mesmo diz que deve ser enviado um e-mail e então geraria um link de compra do boleto com o valor promocional e então após o pagamento realizar a compra no mercado livre e então o mesmo confirmaria a compra na plataforma, porém isso não aontece o vendedor para de responder todas as perguntas na plataforma e por e-mail e não envia o produto e despois desativa o anúncio e a compra não registra no sistema do mercado livre sendo que o boleto é do mercado pago, perdi R$600,00 reais nesse golpe e ninguém resolve o problema e o pior o golpista depois cria outro anúncio parecido com as mesmas características mas muda o valorá vista e a cada dia está caindo mais pessoas nesse golpe, exijo uma resolução desse problema ou irei entrar com medidas judiciais sempre fui um comprador correto no mercado livre e simplesmente fui tratado sem nenhuma importância nesse caso.
Oi, Rodrigo!
Sugiro duas ações:
1- É extremamente importante que, em caso de fraude/golpe, o marketplace seja notificado, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
2- Como o Mercado Livre não disponibiliza um número de contato para atendimento direto, você pode conseguir um retorno melhor solicitando uma ligação do marketplace:
Para solicitar um atendimento via telefone:
– Acesse o ícone “Ajuda” localizado no rodapé do seu painel de usuário (ou perfil de comprador/vendedor);
– Selecione “Fale Conosco”;
– Marque as opções comprador OU vendedor;
– Escolha o setor que melhor poderá solucionar seu problema durante o atendimento;
– Preencha um telefone para contato (fixo ou móvel);
– Clique em “Receber ligação” e aguarde alguém do suporte telefonar.
Tem ainda as opções de chat, whatsapp e e-mail, pode ser que um deles te direcionem melhor para resolver o seu problema. Vou te passar um conteúdo onde explicamos como acionar cada um: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/
Olá! Um estelionatário hackeou minha conta do Mercado Pago e fez uma compra fora do Mercado Livre em 15/05 no valor de R$899, a qual foi aprovada na mesma hora. Abri uma reclamação pedindo explicações e o Mercado Pago admitiu após muita insistência minha que a conta pode ter sido acessada por estranhos e pediu a mudança de senha e email. Questionei o motivo de terem autorizado a compra de um acesso suspeito e eles se limitaram a dizer que a plataforma era segura e o problema era meu email e que não se responsabilizavam por compras fora do Mercado Livre. Enfatizei que minha conta foi roubada por algum golpista e não fui eu quem fez a transação e exigi o ressarcimento desse prejuízo absurdo. Sei que a Compra Garantida repara os valores somente de transações do Mercado Livre mas nesse caso foi o golpista que comprou e fora do Mercado Livre e eu fiquei com esse rombo na conta que o Mercado Pago se recusa a arcar mesmo sendo só eles os responsáveis pela aprovação da compra por esse golpista. Quero saber se não há nada que eu possa fazer para obrigar o Mercado Pago a me devolver esse valor visto que não zelou pela segurança dos meus dados pessoais?
Oi, Waldelice.
Sugiro duas ações:
1- É extremamente importante que, em caso de fraude/golpe, o marketplace seja notificado, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
2- Como o Mercado Livre não disponibiliza um número de contato para atendimento direto, você pode conseguir um retorno melhor solicitando uma ligação do marketplace:
Para solicitar um atendimento via telefone:
– Acesse o ícone “Ajuda” localizado no rodapé do seu painel de usuário (ou perfil de comprador/vendedor);
– Selecione “Fale Conosco”;
– Marque as opções comprador OU vendedor;
– Escolha o setor que melhor poderá solucionar seu problema durante o atendimento;
– Preencha um telefone para contato (fixo ou móvel);
– Clique em “Receber ligação” e aguarde alguém do suporte telefonar.
Tem ainda as opções de chat, whatsapp e e-mail, pode ser que um deles te direcionem melhor para resolver o seu problema. Vou te passar um conteúdo onde explicamos como acionar cada um: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/
Meu filho anunciou um PS4 no Mercado Livre, logo recebeu um e-mail solicitando os dados bancários, como ele é menor foi colocado os meus dados. Nome Completo, Agencia, Conta e CPF. Terei algum problema por ele ter divulgado meus dados?
Oi, Raquel. Se você teme ter caído em um golpe ou ter fornecido informações sensíveis, sugiro que busque atendimento junto ao Mercado Livre. Nós temos um post sobre como funciona o SAC do ML: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/
Fizeram uma compra com com o meu cartão de crédito clonado e ai
Oi, Leandres.
Sugiro duas ações:
1- É extremamente importante que, em caso de fraude/golpe, o marketplace seja notificado, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
2- Como o Mercado Livre não disponibiliza um número de contato para atendimento direto, você pode conseguir um retorno melhor solicitando uma ligação do marketplace:
Para solicitar um atendimento via telefone:
– Acesse o ícone “Ajuda” localizado no rodapé do seu painel de usuário (ou perfil de comprador/vendedor);
– Selecione “Fale Conosco”;
– Marque as opções comprador OU vendedor;
– Escolha o setor que melhor poderá solucionar seu problema durante o atendimento;
– Preencha um telefone para contato (fixo ou móvel);
– Clique em “Receber ligação” e aguarde alguém do suporte telefonar.
Tem ainda as opções de chat, whatsapp e e-mail, pode ser que um deles te direcionem melhor para resolver o seu problema. Vou te passar um conteúdo onde explicamos como acionar cada um: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/
Boa noite
Comprei um kit de caixas organizadoras da comercial premium pelo Mercado Livre em 25 de abril e até agora não recebi. O pagamento aparece em minha conta no Mercado Livre. Como proceder para receber o produto ou reaver meu dinheiro?
Obrigada
Oi, Lucia. Você pode acompanhar a situação da compra no site do Mercado Livre, inclusive para cancelá-la se for o caso. Se for preciso, busque atendimento junto ao Mercado Livre. Nós temos um post sobre como obter atendimento: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/
Cai num golpe do Mercado Pago Vortei,no dia da compra tudo legal.Veio a primeira parcela,a segunda e nada da mercadoria e no meu E mail apagou tudo .Sempre que procuro ninguém responde nada.Como faço pra cancelar a compra e me restituir em o que paguei.
Oi, Maria.
Sugiro duas ações:
1- É extremamente importante que, em caso de fraude/golpe, o marketplace seja notificado, no caso o Mercado Livre, sobre o ocorrido. Em seguida, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Federal, que possui uma divisão específica referente a golpes na internet e a crimes virtuais.
2- Como o Mercado Livre não disponibiliza um número de contato para atendimento direto, você pode conseguir um retorno melhor solicitando uma ligação do marketplace:
Para solicitar um atendimento via telefone:
– Acesse o ícone “Ajuda” localizado no rodapé do seu painel de usuário (ou perfil de comprador/vendedor);
– Selecione “Fale Conosco”;
– Marque as opções comprador OU vendedor;
– Escolha o setor que melhor poderá solucionar seu problema durante o atendimento;
– Preencha um telefone para contato (fixo ou móvel);
– Clique em “Receber ligação” e aguarde alguém do suporte telefonar.
Tem ainda as opções de chat, whatsapp e e-mail, pode ser que um deles te direcionem melhor para resolver o seu problema. Vou te passar um conteúdo onde explicamos como acionar cada um: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/
“Ola. Estava anunciando artigos de pizzaria num.valor.alto. Possivel comprador está em.contato, pwsiu que eu colocasse no ML, alegando que tem um.desconto de 15%, comprando la. Maus tarde, pediu um email, enviando um print da tela do ml, onde pedia.email do vendedor para a compra segura. Isso acontece ou é golpe?”
Oi, Karlla. É difícil dizer apenas com essas informações. Sugiro que você busque auxílio diretamente com o Mercado Livre. Nós temos um post aqui no blog sobre como buscar atendimento: https://www.ideris.com.br/blog/como-funciona-o-sac-do-mercado-livre/
Anunicei uma mercadoria do Mercado Livre. Gostaria de saber como o comprador conseguiu o meu contato pelo Whastapp? Nem coloquei os meus dados, será é um golpe?
Oi, Reany. Sugiro que você consulte o próprio Mercado Livre sobre isso. Não forneça nenhuma informação sensível, como senhas ou dados de acesso.
Pior que os compradores sofrem mais golpes que os vendedores, recebem tijolos, recebem mercadorias usadas, recebem mercadorias falsas, os produtos não são os mesmos que estão nas fotos, etc, não entregaram no no prazo, etc. Aí que fica no prejuízo é o comprador!