O Mercado Livre Marketplace é hoje uma das maiores, mais populares e mais acessadas plataformas de e-commerce do Brasil.
São 20 anos de mercado, atuando em 19 países e oferecendo uma das formas mais práticas e acessíveis para quem quer vender ou comprar produtos pela Internet.
Todos os dias temos milhares de pessoas acessando o site para pesquisar ou vender produtos e, nesse momento, é normal surgirem dúvidas de como funciona para fazer uma devolução ou troca de um produto que acabou não dando certo.
O Mercado Livre possui uma política de devolução bem simples e justa, tanto para o vendedor, quanto para quem fez a compra. Vamos explicar no decorrer do post como funciona.
Como devolver uma compra no Mercado Livre?
O cliente pediu para devolver ou trocar o produto que havia comprado, como proceder?
Quem fez a compra, tem o prazo de 30 dias a partir da data do recebimento (com exceção dos aparelhos celulares, que devem ser devolvidos em até 7 dias corridos após o seu recebimento), para devolver o produto ou solicitar a troca.
Neste momento, o vendedor deverá entrar em contato com a pessoa que realizou a compra para combinar os seguintes passos:
- Negociar como será feita a devolução do produto. Se será através de coleta ou envio e qual será o valor pago.
- Aguardar a liberação do código de devolução, que será enviado por e-mail para o consumidor.
- Realizar a devolução em até 7 dias após o recebimento do código (caso ultrapasse o tempo, poderá solicitar um novo código).
- Aguardar confirmação da entrega pelos Correios ou transportadora.
- Verificar, em até 3 dias úteis, se a devolução foi feita dentro dos padrões corretos.
- Liberar o reembolso para o cliente.
Lembrando que a devolução feita pelo cliente é grátis, mas o produto deve estar em perfeito estado, sem nenhuma avaria e com todos os acessórios que estavam inclusos no envio inicial. Além disso, o vendedor receberá de volta o custo que teve com o envio e tarifas de venda.
Como funciona a devolução de produtos errados ou com defeito?
Quando a devolução é feita porque o comprador recebeu o produto com algum defeito ou um produto diferente do que ele comprou, ele pode optar por um reembolso ou pela troca do produto:
Como funciona o reembolso de produtos errados ou com defeito?
Quando o cliente decide apenas por devolver o produto:
- Ele entrará com um pedido de devolução no Mercado Livre.
- Anotar o código de devolução enviado pelo Mercado Livre.
- Apresentar esse código em uma agência dos Correios no momento do envio do produto.
- O vendedor, por sua vez, receberá o produto e terá até 3 dias úteis para confirmar o recebimento e verificar as condições do produto.
- O comprador recebe o reembolso.
Lembrando que, neste caso, o valor do frete do retorno do produto será pago pelo vendedor, já que ele foi o responsável pelo equivoco.
Como funciona a troca de produtos errados ou com defeito?
O procedimento inicial é semelhante ao da devolução. O que diferencia é que após confirmar o recebimento do produto, o vendedor deverá encaminhar a troca solicitada e aguardar confirmação do comprador.
Caso o vendedor tenha utilizado Mercado Envios, o valor do frete é descontado dele e o envio do produto trocado não poderá ser feito novamente pelo Mercado Envios.
Quando o vendedor imprime a etiqueta pelo Mercado Livre, todos os valores são descontados direto na compra e na venda do produto.
Lembrando que o serviço do Mercado Envios faz apenas o trabalho de envio e devolução do produto.
O procedimento de envio da troca fica por conta do vendedor. Nesse caso, o vendedor deve informar na mesma hora o Mercado Livre por e-mail ou pela própria plataforma, para que ele possa intermediar o procedimento e para ter um respaldo de como está o andamento da troca e relacionamento com o cliente.
Como funciona a Devolução Agilizada?
Este tipo de devolução é mais restrito à pontuação do comprador de acordo com o Mercado Pontos e à categoria do produto.
A vantagem é que esta opção é mais simplificada, já que o comprador pode solicitar o código de devolução sem precisar entrar em contato com o vendedor.
Em qualquer opção de troca dentre as citadas acima, caso o vendedor receba de volta um produto diferente ou com algum defeito, ele terá até 5 dias úteis para informar o Mercado Livre que a devolução foge dos padrões e será recusada.
Como evitar uma devolução no Mercado Livre?
Na maioria das vezes, uma devolução no Mercado Livre é feita porque o produto não era exatamente igual como o divulgado pelo vendedor no site.
É muito importante apresentar o produto com clareza para que não apareçam dúvidas na hora da compra.
A cor está diferente da foto? A roupa ficou grande? Tem algum defeito?
Todo detalhe do produto deve ser informado na descrição; isso já evita um pedido de devolução porque o cliente “não sabia que a almofada não era hipoalergência e que não poderia ser lavada na máquina”.
Detalhes bem específicos, né? Mas fazem toda a diferença, pois o cliente terá certeza de que vai receber em casa exatamente o que estava sendo disponibilizado no anúncio.
E o vendedor terá o respaldo de que tudo foi divulgado e informado ao consumidor antes da compra.
Tirar as dúvidas do comprador, oferecer a possibilidade de troca por outro produto ao invés de ser feita apenas a devolução, entender qual foi o motivo da insatisfação, ter uma boa comunicação com o cliente é fundamental!
No Mercado Livre, cada vendedor tem uma reputação e credibilidade para ser trabalhada e mantida e essa reputação influencia diretamente nas vendas, então é bom ter uma atenção especial na forma como o produto é apresentado.
Como uma devolução afeta a reputação do vendedor?
O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia que valoriza a democratização dos seus serviços, assim como a clareza na relação entre vendedor e consumidor. Por isso, cada um possui uma reputação a zelar.
O comprador que realiza o pagamento dentro do prazo, oferece um feedback positivo do produto e não é desonesto na avaliação também cria uma boa reputação como um cliente de confiança.
O vendedor também pode ser classificado pelas cores verde, amarelo ou laranja, de acordo com a sua reputação, como exemplificado na imagem abaixo:
Os principais pontos levados em consideração para a avaliação da reputação são vendas com reclamações, tempo de envio do produto e vendas canceladas pelo vendedor.
Mas também influencia se houver demora na resposta, muitas reclamações de clientes e cancelamento de compra. Tudo isso vai negativando sua conta até chegar no laranja com uma baixa reputação, afetando diretamente na visibilidade dos produtos e, consequentemente, nas vendas.
Para o vendedor conseguir chegar à reputação de Mercado Líder, por exemplo, ele tem que ter no mínimo, uma conta de 4 meses, 60 vendas, 36 mil reais em vendas nos últimos 3 meses e manter o termômetro na cor verde. Então, dedique-se ao seu e-commerce.
Mas esse ranqueamento não é para sempre! O Mercado Livre contabiliza a reputação apenas das vendas realizadas nos últimos 3 meses, ou seja, dá para recuperar a credibilidade como um vendedor de confiança, melhorar a apresentação do produto e usar o feedback negativo para corrigir o que for preciso.
Da mesma forma, vale sempre ficar atento ao perfil do comprador que está interessado no produto. Como em qualquer negócio, é uma via de mão dupla. Tem que tomar cuidado com golpes e compradores de má fé.
Para mais detalhes, não deixe de acessar as Políticas de devolução do Mercado Livre !
Este post foi útil para você?
Gostaria de sugerir outro assunto? Deixe nos comentários!
ComentárioBoa noite comprei dois aparelhos celulares xiaomin porém o vendedor mandou aparelho usado e com defeito já mandei mensagem mas o vendedor não responde por favor preciso de ajuda dependo do aparelho para trabalhar estou muito decepcionado
Olá José, para saber mais sobre como trocar produtos que você comprou no Mercado livre, acesse o instrutivo oficial do Mercado Livre: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Gostaria de pode fazer a troca do meu produto,seria um kit de tênis infantil do Luccas Neto Gi aventureira,pq o número que eu pedir ficou muito grande no pezinho da minha filha,então gostaria de trocar por um número menor.
Olá Mirella, para saber mais sobre como trocar produtos que você comprou no Mercado livre, acesse o instrutivo oficial do Mercado Livre: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Como fazer uma troca do produto
Olá Adão, para saber mais sobre como trocar produtos que você comprou no Mercado livre, acesse o instrutivo oficial do Mercado Livre: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
“Paguei por um “Kit de Cortar Cabelo”,pedido número 2410804102. Pagamento feito em 28 de abril de 2020.No valor total de 82.80 reais,com frete.Mas o vendedor desistiu da venda.Não quero a devolução do dinheiro e sim usar o crédito para receber:”1 Caneta Tinteiro Luxo Jinhao X450 Azul + Caixa Tinta E Case”,no valor de R$ 69,90 com frete em Rs 17,90. Deve haver uma pequena diferença,que pagarei quando receber o boleto expedido pelo Mercado Livre. Obrigada.
Comprei um iPad, recebi perfeitamente. Liguei ele, ativei a garantia mas depois de alguns dias eu ganhei um. Obviamente solicitei a devolução do mesmo pois não fazia sentido ter dois equipamentos iguais. Mandei mensagem pra vendedora explicando o caso e ela não me respondeu. Abri uma reclamação e foi gerada uma devolução. Enviei o produto com caixa, acessórios, aparelho intacto e sem arranhões contudo o ML informa que a vendedora precisa informar a eles que recebeu o produto perfeito para que façam o reembolso. Eu concordo que sim, devem verificar porque tem muita gente desonesta, mas e se a vendedora informar que recebeu quebrado ou imperfeito somente para não devolver o valor? Pedi na reclamação que fosse gravado um vídeo dela abrindo a caixa, lacrada. Mostrando meu nome e ela abrindo a caixa do iPad. Mas não sei se ela tem acesso às mensagens já que o ML está intermediando. Como proceder caso ela fale que chegou imperfeito? Eu gravei um vídeo antes de enviar, mas em casa, não deixaram filmar nos correios.
Olá Antonio. Entendo a sua preocupação. A maioria das compras feitas dentro do Mercado Livre são garantidas, caso você se sinta prejudicado de alguma forma, recomendo que você acesse a página https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida para saber mais sobre seus direitos.
Enviei o produto para o Comprador, mas ele tinha informado o endereço errado no Mercado Livre. a encomenda foi e voltou devolvida para mim. Nesse caso qual é o Procedimento correto?
Olá Jhonny.
Nesse caso, o ideal seria entrar em contato diretamente com o comprador e verificar como ele prefere proceder!
E se o vendedor mesmo tendo recebido o produto tudo certinho ele falar pru mercado livre que não estar correndo o que acontece como proceder nessa situação????
Olá Amarilo! Presume-se que o comprador tenha algum tipo de comprovação do produto que foi escolhido no momento da compra e o que foi enviado (mensagem/e-mail de confirmação da compra, conversa com o vendedor, etc). Em posse destas informações o comprador deverá entrar em contato com o suporte do Mercado Livre que irá verificar a veracidade dos dados para então repassar o que deve ser feito.
Obrigada pelo comentário! 😀
Sou cliente antigo, tenho 72 anos com dificuldade de mexer em celular, se houvesse uma linha telefonica para me comunicar (de haver vários casos como meu), minha reclamação deve-se a uma compra que fiz de um produto que na demonstração induz a erro, pois já tinha comprado um que pareciam o mesmo, quero trocar e adequar o valor dos outros que me mandaram no produto ÓLEO e não BALM, bomba de crescimento, induz ou não induz ao erro ? favor me ajudar na troca, através do meu E-mail.
Bom dia Sidney! Obrigado pelo seu comentário. Não somos o Mercado Livre, o site do Ideris apenas produz conteúdos voltados a vendedores e compradores da plataforma. Se o senhor deseja fazer uma reclamação para o Mercado Livre, recomendo acessar esse site: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida Lá você terá acesso ao formulário de reclamação e aos próximos passos a seguir!
Outra pessoa pode efetuar a troca para mim
Olá Vanessa!
A partir do momento que você já possui o cupom de troca, você poderá pedir para que outra pessoa leve o pacote até os Correios sem problemas.
😀
Olá, eu fiz a compra de um produto (roteador) e chegou exatamente o que eu pedi (novo), mas ao testar em casa, não funcionou como eu esperava. Entrei em contato com o vendedor e ele pediu para eu devolver diretamente para ele, sem acionar o processo de devolução ML para não afetar a sua reputação. Eu corro algum risco com isso? O vendedor pode me dar um golpe e não me reembolsar o valor pago?
Olá Saulo!
Como a devolução não está assegurada pelo Mercado Livre, a garantia que você tem é o seu acordo com o vendedor. É sempre importante analisar a reputação do vendedor e os comentários de compradores anteriores!
Até logo e boas compras 😀
Um vendedor fez um anúncio para eu realizar a compra e trocou o valor do produto pelo valor do frete. Assim a mercadoria ficou bem abaixo do preço que eu estou comprando. Isso é permitido? Posso ter algum problema futuro com essa compra?
Olá Sandro,
esta é uma prática que vai contra as diretrizes do Mercado Livre, entretanto, a sua compra ainda estará garantida pelo marketplace.
Eu fiz uma compra de uma cinta. Quando abri eles me enviaram o tamanho errado.. Mandei mensagem pro vendedor e ele não me responde. Como faço pra ter contato direto com mercado livre pra fazer a troca.
Olá Débora!
Olá José, para saber mais sobre como trocar produtos que você comprou no Mercado livre, acesse o instrutivo oficial do Mercado Livre: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
boa tarde, comprei favas de baunilha pra fazer o extrato da baunilha. quando as favar chegaram, notei que não tinham o cheiro característico de baunilha, mesmo esfregando a sementes, que são a parte onde mais se concentram o extrato, parecem ser favas de baunilha velhas que perderam o cheiro como já tinha aberto as e cortado elas como posso fazer pra devolver agora?
Olá Clevisson. Tecnicamente, produtos da categoria de alimentos não podem ser devolvidos (https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/4292). Porém, se você recebeu um produto estragado, você pode abrir um chamado diretamente com o Mercado Livre. Para saber mais, acesse: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Comprei um produto de R$15,00 e o frete R$9,90 o valor todo foi no meu cartão de crédito no caso R$24,90 quero saber se vai ser devolvido todo o valor ou só o valor da mercadoria
Olá Carol,
para saber mais sobre como funciona trocar ou cancelar produtos que você comprou no Mercado livre, acesse o instrutivo oficial do Mercado Livre: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Como fazer para trocar a cor do produto comprado, quando ainda não foi despachado pelo vendedor?
Olá Dario! Você pode tentar fazer isso entrando em contato com o seu vendedor por meio do chat. Basta entrar no seu painel de pedido e clicar em “entrar em contato com o vendedor”. Obrigado!
existe uma quantidade de devoluções gratis que podemos fazer ? efetuei algumas devoluções e agora nao aparece mais nos anuncios que a devolução é gratis
Olá Eduardo! A maioria dos anúncios do Mercado Livre que constam com o selo de “Compra Garantida” podem ser devolvidos pelo cliente de forma gratuita. Para saber mais acesse: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Preciso devolver uma fritadeira, já tenho o código de devolução gratuita, mas não sei o endereço para enviar o produto
Oi, Vinicio. Tudo bem?
É assim mesmo. O Mercado Livre fornece o código e você leva o produto aos Correios junto com o código. Com essa informação em mãos, os Correios farão o envio do pacote. Você não precisa saber o endereço, ele está embutido no código fornecido pelo Meli. Espero ter ajudado!
Enviei um produto em perfeito estado para meu cliente, porém chegou com defeito. Damos garantia de até 07 dias para nossos compradores, mas não sei como agir neste caso.
Olá Priscila!
Segundo o Mercado Livre e Mercado Envios, a responsabilidade sobre a integridade do produto (incluindo a embalagem) é do vendedor, mas você também poderá abrir um chamado na sua página do Mercado Livre no caso de maiores dúvidas.
Boa noite. Eu fiz uma venda e o comprador quer devolver porém vendi em uma cidade e estou me mudando para uma nova cidade. Já deletei essa cidade atual do meu Mercado livre e pus a que irei me mudar. Se o comprador efetuar a devolução, vai pra Nova cidade ou vem pra essa que estou indo embora.
Olá Wagner,
sugiro que você abra um chamado na sua conta do Mercado Livre para verificar junto ao marketplace como será efetuada a devolução.
prei 80 chaves para copia e veio errado quero trocar
Olá Alcides,
Você pode obter mais informações sobre a sua compra e troca através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Comprei um guarda roupa e veio com a lateral direita quebarada. Terie que devolver rodo o produto ou só a parte danidicada.
Olá Angelica,
A troca ou devolução deve feita do produto completo. Você pode obter mais informações sobre a sua compra através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Comprei uma cadeira mas quero devolve-la, a embalagem original chegou molhada e por esse motivo me desfiz da mesma. Consigo trocar sem a embalagem original?
Olá Dayane!
Sim, caso a embalagem tenha de alguma forma, sido danificada, você pode providenciar outra semelhante. Os Correios já possuem embalagens padronizadas, vale dar uma conferida.
Você também pode obter mais informações sobre a sua compra através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Comprei um lanteran traseira da hillux SRV 2018 com a luz de ré. Veio uma lanterna sem a lzz de ré. Tenho uma reclamação de numero 5036311152 . O vendedor informou que não tem o produto para torca. Como proceder?
Olá Edilson!
Você pode obter mais informações sobre compra e troca através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
😀
o produto adquirido veio pela nota fiscal nº 976.538 com data de 29/08/20. Como o produto veio errado quero trocar.
Olá Edilson!
Você pode obter mais informações sobre a troca do seu produto através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Troca do farol do lado esquerdo do SMART, já liguei para LIMIT IMPORT, avisaram que já enviou a postagem da troca do produto, estou aguardando
Olá João,
Você pode obter mais informações sobre a troca do seu produto através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
😀
Só uma observação!! Vendi um aparelho para Salvador,e só agora me dei conta que o comprador pode estar de má fé,no caso se na hora que ele recebe o produto, e por ventura ele querer devolver o produto e no lugar devolver um tijolo, como vou ter garantia que não vou ficar no prejuízo, pois o mercado livre devolve o dinheiro antes do produto chegar para conferência, na questão o prejuízo fica com o vendedor, sendo que o mercado livre não deixa contato para reclamações ??
Olá Leolima!
Você pode verificar que ação tomar através do link: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/vendas-pagamentos-recebidos-e-envios_645
Ou ainda, conhecer o programa de proteção ao vendedor: https://www.mercadopago.com.br/ajuda/requisitos-programa-protecao-vendedor_528
ola eu comprei um casaco , skin vestido de gola alta tamanho G quero trocar pelo GG . estou esperando até agora , ainda não recebi uma resposta do vendedor. Francisco
Olá Tereza,
Você pode obter mais informações sobre a troca do seu produto através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Eu Tereza do carmo Silva . Comprei com o vendedor Francisco Sales da Silva , conforme me disse foi cancelado numero do protocolo, 270720202585515 mes 27/07/2020. Numero da nota fiscal 2929. A compre foi feita em 02/07/2020 compra 2541921388-2 de julho , quero trocar pelo numero GG._
Olá Tereza,
Você pode obter mais informações sobre a troca do seu produto através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Eu pedi a devolução de uma compra que veio errado, só que por força maior perdi o prazo de 7 dias para postagem no correio. Sendo que ao pedi novamente a devolução do produto observei que meu dinheiro está com desconto de 30 reais a menos do valor total inicial da compra. Infelizmente não consigo saber o porquê desse ocorrido.
Olá Tania,
Você pode obter mais informações sobre a troca/devolução do seu produto através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Olá, fiz uma compra no ML,mercadoria veio errada, as cores,devolvi gratuitamente mas paguei 10 reais na embalagem da devolução. Entrei em contato com o vendedor e mandei uma foto do anuncio dele marcando as cores que eu queria,refiz a compra,e pela segunda vez veio errado as cores. Nao tenho tempo de sair em plena pandemia com meu bebe pequeno,devolver mercadoria pois o correio é só no centro ,moro muito longe,trabalho em casa,penso que já estou encomendando já é para não precisar sair. É muito decepcionante.
Olá Karmella,
para lhe dar maior respaldo quando se trata de troca ou devolução no Mercado Livre, acesse https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida e verifique quais as opções para devolução do valor, do produto ou novamente, realizar uma troca.
Foi comprado um patinete de adulto para uma criança de 8 anos. Como proceder?
Olá Telma,
Você pode obter mais informações sobre a sua compra e possíveis soluções através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Eu não entendi bem, para fazer a devolução eu tenho que colocar em novo embalagem e escrever o nome do destinatário ou eu simplesmente uso a embalagem que veio e escrevo o código de devolução?
Olá Nary,
Caso a embalagem esteja intacta, você poderá reutilizá-la, caso contrário deverá colocar o produto em nova embalagem (lembrando que o produto não deve conter nenhuma avaria causada por você, ou o vendedor poderá não aceitar a devolução).
Além disso, deverá colocar na embalagem todos os dados do destinatário (como nome e endereço) para enviar o produto de volta.
Ao chegar a uma agência dos Correios, deverá apresentar o código de devolução encaminhado pelo Mercado Livre para poder realizar a devolução.
Há pouco menos de 10 dias meu marido comprou uma bolsa pra mim….elea veio com todos os problemas que vcs comentam nao fazer troca…como faço agora?Veio com a caixa detonada…a bolsa suja mostrando nitidamente ser usada com manchas d esferografica…falando portugues claro…suja…impossivel usar algo como recebi…quero fazer a troca mas nao consigo…nao há onde eu possa pedir a troca…responda-me por favor oque faço com esse produto ?tudo está no nome de meu marido..mas ele nao consegue nada tbm acom vcs…meu nome..Suely Maria Bessa Bighetti..segue nome do comprador…meu marido..meu email caso interessem…sue_bess@hotmail.com…pagamento foi a vista…Hj vejo que paguei caro por uma mercadoria que nao poderei e nem tem condiçoes de usar…Obrigada
Olá, tudo bom?
Você pode obter mais informações sobre a sua compra e possíveis soluções, como devolução e reembolso, através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
comprei um kit de mergulho, porem só usei uma semana depois trabalho embarcado, depois de usar notei que a nadadeira tem material muito mole fazendo com que meu pé ficasse com dores, a mascar não veda a agua, o snorkel sai toda hora, podendo ocasionar até um acidente, acionei a vendedora que por sua vez me informou que não fara a devolução pois ja tem 10 dias que estou com o produto e so agora fazendo uma reclamação. como mencionei antes não havia testado o equipamento, não sendo possível detectar os problemas que o mesmo apresenta. agora não sei o que fazer pois estou com um produto em casa que se eu insitir em usar corro risco. e a vendedora por sua vez afirmou que não fara a devolução. aguardo um posicionamento do mercado livre. e do fabricante da sea sub.
Olá Marcelo,
Você pode obter mais informações sobre a sua compra e possíveis soluções, como devolução, reembolso ou troca, através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Não esqueça de relatar todos os detalhes da compra, o que foi oferecido pelo vendedor e o que foi entregue a você.
Necessito fazer a troca do meu pedido 5855, como proceder?
Olá Maria,
Você pode obter mais informações sobre a sua compra e possíveis soluções, como devolução, reembolso ou troca, através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
😀
Eu tinha firmado uma sociedade com uma pessoa e ela fez a compra de um equipamento no mercado livre e me passou o boleto para eu efetuar o pagamento. Ok, fiz o pagamento o equipamento chegou para mim, só que desfizemos a sociedade e eu gostaria de devolver o equipamento mas ele não quer fazer a gentileza de solicitar a devolução. Agora não sei o que fazer. Tenho o número do pedido, boleto e tudo mais, mas não sei se daria para entrar em contato com o vendedor e ele próprio fazer os trâmites de devolução.
Olá Luana,
Primeiramente, verifique se o prazo para realizar a troca ou devolução ainda está vigente. Caso sim, você pode obter mais informações sobre a compra e possíveis soluções, como devolução, reembolso ou troca, através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida
Caso a compra tenha sido feita no nome de outra pessoa, provável que você precise dos dados dela e do produto (Nota Fiscal) para efetuar a devolução.
Comprei um kit de DVD e o vendedor ofereceu frete gratis, colocando a entrega a combinar com o vendedor. Enviri o endereco e ele me mandou pelos correios. Porem hoje os DVDs chegaram e estao todos embolorados. Ja abri uma reclamação. Nesse caso como funciona a devolução? O vendedor vai ter que pagar o frete, ja que foi por fora?
Olá Gui,
Você pode obter mais informações sobre possíveis soluções, como devolução, reembolso ou troca, através do link: https://www.mercadolivre.com.br/compra-garantida