O que é Sintegra?

Atualizado em 14/04/2021 | Publicado em 04/01/2021

sintegra

Uma dúvida bastante comum entre os novos empreendedores do e-commerce é: o que é Sintegra? Para que serve? Em quais situações é essencial?

Ser varejista no comércio eletrônico não é um bicho de sete cabeças, mas exige estar atento a todos os detalhes fiscais e burocráticos, evitando transtornos com a Receita Federal, ser impedido de formar alguma parceria ou realizar vendas de forma legalizada.

Por isso, todo empresário que vende pela internet precisa saber o que é Sintegra. Descubra no conteúdo a seguir!

O que é Sintegra

O Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra) é um controle que centraliza os dados do contribuinte e os repassa aos órgãos fiscais estaduais (Secretaria da Fazenda/Sefaz e Receita Federal). 

De modo simplificado, podemos dizer que o Sintegra é um procedimento administrativo com o intuito de unificar informações interestaduais de aquisição, venda e prestação de serviços das empresas privadas contribuintes de ICMS.

Portanto, o sistema proporciona maior controle fiscal do que é comercializado no Brasil.

BENEFÍCIOS DO SINTEGRA

  • Segurança nas transações comerciais;
  • Acesso simplificado para Fisco e Sefaz;
  • Organização fiscal e administrativa para a empresa;
  • Emissão de Nota Fiscal eletrônica para vender em grandes marketplaces.

Saber o que é Sintegra leva a um esclarecimento importante: na maioria dos casos, esse registro é exigido para a emissão de notas fiscais. Saiba mais sobre o assunto no tópico a seguir!

Sintegra para emitir nota fiscal

O cadastro no Sintegra é um requisito obrigatório para emitir notas fiscais – a menos que você seja Microempreendedor Individual (MEI), pois essa categoria está dispensada e deve emitir nota fiscal avulsa (NFA) diretamente pelo site da Receita Federal.

Em grandes marketplaces como Americanas.com, Shoptime.com e Submarino a emissão de nota fiscal é obrigatória para que o seller possa vender seus produtos, ou seja, você precisa estar com o Sintegra regularizado.

Vale a pena, já que essas plataformas são conhecidas por sua credibilidade no comércio eletrônico e reúnem diversas oportunidades de negócios.

Como fazer cadastro no Sintegra?

Você entendeu o que é Sintegra e percebeu que seu empreendimento precisa desse cadastro para vender na internet? Neste tópico a gente explica como fazer!

O primeiro passo é acessar o site específico do Governo Federal para o Sintegra (www.sintegra.gov.br) e selecionar a Secretaria da Fazenda do seu estado.

A partir disso, um acesso inicial possibilita conferir um panorama de informações sobre seu CNPJ e realizar a solicitação do Sintegra.

Se possível, procure orientação do seu contador ou da Junta Comercial do seu município para tirar dúvidas e evitar erros.

Por fim, adquira o software e comece a validar suas notas fiscais.

REPASSE DE INFORMAÇÕES

Quando encerrar o mês de exercício, o setor administrativo da loja virtual deve gerar um arquivo magnético gravado em formato texto (.txt) e enviar ao Fisco do seu estado.

As informações passarão por um validador que verifica a consistência e veracidade dos dados.

Estes são alguns dos documentos que os varejistas virtuais devem escriturar no repasse de informações ao Sintegra:

  • Nota Fiscal (modelos 1 e 1-A);
  • Nota Fiscal de Venda a Consumidor (modelo 2);
  • Nota Fiscal de Serviços de Transporte (modelo 7);
  • Nota Fiscal eletrônica (NF-e modelo 55);
  • Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e modelo 65);
  • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (modelo 8);
  • Resumo de Movimento Diário (modelo 18).

Converse com seu contador para alinhar todos os detalhes e sempre repassar as informações corretamente.

Como vender online

Sabendo o que é Sintegra (Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) fica mais fácil se preparar para vender online – seja por loja virtual própria, seja por marketplace.

Mais do que oportunidade para expandir os negócios, o comércio eletrônico é um setor bilionário que atrai sellers e clientes do norte ao sul do Brasil. Interessado em explorar essa fatia do mercado?

Aqui no blog Conexão E-commerce disponibilizamos uma variedade imensa de conteúdos para auxiliar quem deseja se qualificar para empreender no varejo online.

Textos explicativos sobre como vender nos principais marketplaces, dicas de livros, novidades do setor, sugestões de ferramentas e muitas outras pautas relevantes para você.

Acompanhe as atualizações semanais e se mantenha bem informado! 😉

Escrito por Augusto Vasconcelos

Atualizado em 14/04/2021 | Publicado em 04/01/2021

Conheça o Podcast do Conexão E-commerce!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Augusto Vasconcelos

Posts recentes

Ideris lança o podcast Conexão E-commerce

Ideris lança o podcast Conexão E-commerce

Dê o play e ouça o que os especialistas em e-commerce têm a dizer! A partir desta sexta-feira (7), Spotify, iTunes, Google Podcasts, Deezer e os demais agregadores de conteúdo em áudio passam a receber os episódios do Conexão E-commerce, o podcast do Ideris!...