O que são os horários de corte do Mercado Livre?

13/07/2021

Os vendedores presentes no Meli e que fazem uso do serviço do Mercado Envios do marketplace, como o Mercado Envios Flex ou Mercado Envios Coletas, por exemplo, agora precisam trabalhar com horários de corte para enviar suas vendas até os consumidores. A reputação pode ser afetada, mas as regras para isso continuam as mesmas que já existiam. Saiba agora o que são os horários de corte do Mercado Livre e de que forma podem impactar na sua reputação de vendedor.

O Mercado Livre anunciou alterações para o despacho de pacotes, que passaram a valer no dia 12 de julho de 2021, com o objetivo de oferecer entregas mais assertivas e aumentar a chance de venda. Para isso, dividiu os vendedores em dois perfis distintos: Profissional e Iniciante.

Essa diferenciação se dá pelo número de vendas. Todas essas mudanças foram anunciadas em webinar no dia 7 de julho, apresentado pelo Supervisor de Awareness no Mercado Livre Brasil, André Santos.

Como consequência de haver um ponto de corte para o despacho dos pacotes, a reputação do vendedor pode sofrer penalizações caso os prazos não sejam cumpridos. Abaixo, entenda como era antes, como é hoje e quais são as orientações para os vendedores que usam Mercado Envios Coletas, Agências do Mercado Livre e Mercados Envios Flex.

Como era antes da determinação dos horários de corte do Mercado Livre?

De modo geral, o tempo máximo que os vendedores (independentemente do número de vendas) tinham para despachar os pacotes era de até 24 horas após a confirmação da compra. A reputação começava a ser afetada caso houvesse 15% de atraso nesse envio – este percentual, aliás, não mudou.

Com os horários de corte do Mercado Livre, como é hoje?

A partir do dia 12 de julho de 2021, o Mercado Livre dividiu – com base no número e frequência de vendas – os vendedores em dois perfis distintos: Profissional e Iniciante.

Vendedores Profissionais

São aqueles que trabalham diariamente com o Mercado Livre. Para esses profissionais, os pacotes devem ser despachados conforme o horário de corte – essa informação está disponível em Painel no Mercado Livre > preferência de vendas. Essa regra é aplicável para Agências, Coletas, Flex, Correios ou transportadoras.

  1. Em relação às vendas aprovadas ANTES do horário de corte, o despacho deve ser feito no MESMO DIA;
  2. Já para as vendas aprovadas APÓS o horário de corte, o despacho deve ser feito ATÉ O HORÁRIO DE CORTE SEGUINTE.

Vendedores Iniciantes

São aqueles que estão recém-iniciando ou que vendem esporadicamente dentro do marketplace. Para saber se você ainda é um vendedor iniciante, acesse Painel no Mercado Livre > preferência de vendas. Para esses vendedores, após confirmada a venda, o pacote deve ser despachado até, no máximo, o dia seguinte. Essa regra é aplicável para Correios ou Agências.

Mercado Envios Coletas

É parte dos serviços disponibilizados pelo Mercado Envios, focado em otimizar toda a operação do vendedor, por meio do qual o Mercado Livre coleta os seus produtos no endereço definido por você e realiza o envio deles.

Para quem utiliza o Mercado Envios Coletas, deve despachar na coleta tudo o que vendeu até o horário de corte – que pode variar de acordo com a programação da coleta. Essa informação está disponível no Painel do Mercado Livre > preferências de vendas.

As regras para reputação no Mercado Envios Coletas

Para manter a reputação, o vendedor não pode ultrapassar 15% de atrasos. Em relação ao filtro Chegará amanhã, o limite é de até 3% de atrasos.

Agências do Mercado Livre

São locais onde os vendedores podem entregar seus pacotes em horários estendidos, de modo que os envios sejam mais eficientes e rápidos até o consumidor final. Para quem utiliza esse serviço, deve despachar os pacotes em, no máximo, 2h30min tudo o que vendeu até o horário de corte. 

O horário de corte pode variar conforme a agência na qual o vendedor mais despacha os pacotes. Para saber qual é o horário de corte, acesse Painel do Mercado Livre > preferências de vendas.

As regras para reputação nas Agências do Mercado Livre

Para manter a reputação, o vendedor não pode ultrapassar 15% de atrasos. Em relação ao filtro Chegará amanhã, o limite é de até 3% de atrasos.

Mercado Envios Flex

É o serviço disponibilizado através do Mercado Envios para realizar entregas no mesmo dia ou até no dia seguinte, com o intuito de otimizar o desempenho e aumentar a reputação do vendedor. Para quem utiliza o Mercado Envios Flex – disponível em SP e na Grande SP, até o momento -, e caso ofereça envios no mesmo dia, o vendedor deve despachar tudo o que vendeu até o horário de corte. Neste serviço, o horário de corte é definido pelo próprio vendedor.

As regras para reputação no Mercado Envios Flex

Para manter a reputação, o vendedor não pode ultrapassar 15% de atrasos. Em relação ao filtro Chegará hoje, o limite é de até 10% de atrasos.

Ainda não vende no Mercado Livre? 

Se você ainda não vende no que é um dos marketplaces mais importantes da América Latina, chegou a sua hora. O Ideris é um dos melhores hubs de integração de marketplaces para gerenciar a sua operação.

A integração do Ideris oferece a possibilidade de multiplicar anúncios de forma massiva, gerenciamento multicontas, integração com Mercado Shops, Mercado Envios e muito mais! Experimente gratuitamente a nossa solução durante 7 dias e amplie suas possibilidades. Clique aqui e conheça.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *