Como escolher a melhor transportadora para o seu e-commerce

Escrito por Autor Convidado

10/11/2021

Mais do que realizar as suas entregas, a transportadora da sua loja impacta diretamente a experiência de compra dos seus clientes. Veja como escolher a melhor a melhor transportadora para o seu negócio. 

Ter uma loja online vai muito além de disponibilizar os seus produtos em um canal digital. Afinal, para garantir a satisfação dos clientes, você tem que fazer com que os produtos cheguem até eles em perfeito estado e dentro do prazo. Para que isso aconteça, você deve contar com uma boa transportadora! 

Mas antes de escolher um modelo logístico para a sua loja, é preciso entender muito bem os custos da sua operação e as necessidades do seu negócio, visto que essa escolha irá afetar não só os valores dos seus produtos, mas a experiência final dos seus consumidores. 

Para te ajudar a escolher a melhor transportadora para o seu negócio, separamos alguns pontos de atenção que devem ser levados em conta ao tomar essa decisão. 

Comece analisando as necessidades do seu negócio

Primeiramente, entenda os prazos que você quer oferecer para os seus clientes, os cuidados que o seu produto exige e o investimento que você está disposto a fazer. 

Além disso, lembre-se de pensar também em objetivos de longo prazo do seu negócio. Se o crescimento da sua empresa está nos planos futuros, é importante que a transportadora escolhida esteja preparada para acompanhar esse crescimento. 

Como escolher a melhor transportadora?

A transportadora ideal será aquela que atende às necessidades do seu negócio da melhor forma. E agora que você já sabe exatamente o que você busca, chegou a hora de analisar as suas opções. 

Hoje, existem muitas opções no mercado que oferecem serviços variados e diferentes condições de entrega. Por isso, é preciso fazer uma boa pesquisa entre todas as alternativas. 

Confira alguns pontos de atenção que você deve se atentar antes de escolher a sua transportadora.

2. Segurança e condições de serviço

A segurança dos seus produtos durante a entrega deve ser uma prioridade, e contar com uma transportadora que leva isso em consideração é primordial. Dessa forma, você evita perdas de mercadoria e até possíveis danos financeiros. 

Além disso, lembre-se de ler atentamente as condições de serviços da empresa para ficar por dentro de todo o fluxo de trabalho e também esclarecer suas dúvidas quanto aos processos de entrega. 

3. Estrutura da frota

A qualidade e a quantidade de veículos da transportadora é algo que impacta diretamente as entregas e a segurança de todos os processos envolvidos. Pensando nisso, busque empresas que invistam em veículos de qualidade e em uma frota completa. 

4. Taxas incidentes

Algumas transportadoras cobram taxas adicionais pelos serviços, como por combustível, devolução de produtos, reversa, entre outros. Sendo assim, é muito importante que você fique atento a essas taxas, uma vez que elas podem afetar o preço dos seus produtos e até a sua margem de lucro.  

Nas compras online, casos de troca ou devolução de produto são bem comuns, por isso é muito importante que essas situações estejam bem alinhadas com a transportadora, garantindo o máximo de agilidade para a resolução. 

As taxas ainda podem variar bastante de acordo com cada transportadora, então pesquise muito bem esses pontos antes de assinar qualquer contrato para não precisar lidar com despesas inesperadas futuramente. 

5. Prazos

O prazo de entrega é algo que impacta diretamente a experiência de compra dos clientes. Por isso, é importante analisar muito bem os prazos oferecidos por cada transportadora e os preços cobrados em cada modalidade para definir uma que atenda bem o seu negócio. 

Além disso, entenda como a empresa trabalha em épocas sazonais. Afinal, é importante garantir que os seus produtos sejam entregues dentro do prazo e com qualidade durante todas as épocas do ano. 

6. Área de atuação

Quão longe você quer chegar? Os seus produtos serão entregues apenas na sua região ou para o país todo? Você deve analisar esses pontos e entender se o ideal para o seu negócio é uma transportadora regional ou nacional. 

Pesquise bastante sobre os seus clientes e veja onde eles estão localizados para garantir que os produtos chegarão até lá. Além disso, uma outra opção para diversificar a sua área de atuação é contratar mais de uma empresa, especializadas em diferentes regiões que você quer atender.

7. Tecnologia

Ter uma transportadora que tem a tecnologia como ponto focal pode fazer uma grande diferença no seu negócio e nas entregas dos seus produtos. 

Esse tipo de investimento mostra que a empresa está sempre em busca de processos melhores, ferramentas mais modernas e soluções inovadoras. Além disso, a tecnologia garante mais segurança durante o rastreamento dos pedidos. Com esse serviço disponível, será mais fácil identificar possíveis problemas e solucioná-los com mais agilidade. 

Levando todos esses pontos em consideração, você fará a melhor escolha para o seu negócio e terá mais do que uma transportadora parceira, mas um negócio com preços competitivos e entregas de qualidade.

Conte com os canais com transportadora integrada 

Atualmente, os marketplaces oferecem soluções que vão além de uma plataforma de vendas, dando suporte para o lojista em todo o processo de venda, desde a preparação e controle de estoque até a entrega para o cliente. 

Quem vende na Americanas Marketplace, por exemplo, conta com uma entrega descomplicada e serviços de fulfilment que facilitam toda a rotina do lojista, pois ele passa a focar apenas na parte estratégica do negócio, enquanto deixa o resto nas mãos do marketplace. Além disso, o canal conta com a Transportadora Direct, realizando entregas para os parceiros no Brasil todo. 

Canais de marketplaces que tenham soluções como estas podem facilitar muito a rotina dos lojistas e passarem maior segurança na hora da entrega. Principalmente para quem está começando um negócio, ter essa facilidade pode fazer toda a diferença.

O mais importante é garantir que as transportadoras que são suas parceiras tenham comprometimento e passem segurança em todo o processo logístico, garantindo eficiência para seu negócio e confiança pelo cliente.

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