9 dicas imperdíveis para vender pelo WhatsApp Business

19/04/2021

Você já sabe que todo mundo está no WhatsApp. É por lá que conversamos, nos reunimos em grupos de família e trabalho e até mesmo fazemos negócios. Hoje, não possuir o WhatsApp Business como um canal de atendimento significa deixar para lá o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do Brasil.

Não é brincadeira! O WhatsApp está presente em 98% dos aparelhos móveis dos brasileiros, conforme a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, publicada em fevereiro de 2021. 

Outra vantagem oferecida pelo aplicativo é a sua versão para empresas e negócios, que estreou no mercado brasileiro em 2018: WhatsApp Business. Com diversas features, ele propõe atender às necessidades das pequenas empresas, incluindo uma API para as empresas de médio e grande porte. 

Com tudo isso em mente, você já sabe que é necessário fazer uso do WhatsApp Business no seu dia a dia para vender mais e melhor. Conheça agora algumas dicas para impulsionar o seu negócio!

1. Assim que for liberado, ative e utilize o WhatsApp Pay

Disponibilizado no mercado em junho de 2020, o novo recurso ainda não está disponível para os brasileiros. Ainda não, mas falta pouco. O WhatsApp Pagamentos ou WhatsApp Pay finalmente foi liberado pelo Banco Central do Brasil. Com essa novidade, que deve chegar no primeiro semestre de 2021, será possível enviar e receber dinheiro entre usuários e, através de cartão de crédito, comprar (e vender) produtos e serviços.

Você ainda não sabe detalhes sobre o recém-chegado WhatsApp Pay? Nós temos um ótimo conteúdo sobre o assunto aqui no blog Conexão E-commerce.

2. Capriche no catálogo

Com esse recurso você consegue expor os seus produtos para os clientes, que poderão conhecer melhor o que você oferece e o preço cobrado por isso. É uma ferramenta essencial, afinal o contato acontece a distância. Capriche nas fotos e tenha boas vendas!

3. Dê atenção ao atendimento

Apesar de existir o catálogo de produtos, ainda assim muitas dúvidas vão surgir. E não há lugar melhor para interagir do que o WhatsApp. O aplicativo foi criado para conversações de todos os tipos – e a versão Business potencializou esse atributo para os negócios. 

Dedicar atenção para o atendimento significa possuir alguém para responder rapidamente às mensagens recebidas. As pessoas esperam por isso em um aplicativo como o WhatsApp comercial.

4. Use as ferramentas nativas do WhatsApp Business para automatizar mensagens

Pode ter certeza: muitas dúvidas vão chegar diariamente. Todavia, existe uma ferramenta administrativa no aplicativo que facilita e agiliza as coisas. Com poucas configurações, você consegue agendar mensagens automáticas, tanto para saudar quem está iniciando o atendimento como para avisar que você está ausente no momento.

Outra possibilidade é o de configurar respostas rápidas que, utilizando uma tecla de atalho definida por você, aceleram o atendimento. Para cada resposta você pode acrescentar até três palavras-chaves, de tal modo que seja fácil localizá-las sempre que for preciso.

Para configurar uma resposta rápida, basta clicar em Mais opções > Ferramentas comerciais > Respostas rápidas. Toque em adicionar > escreva a mensagem ou inclua um arquivo de mídia > defina o atalho (exemplo: /horário) e as palavras-chaves (como dias, datas, horários). Por fim, selecione Salvar. Pronto!

É possível cadastrar até 50 respostas rápidas. Não deixe de usá-las. Esses recursos são muito úteis para quem possui um grande volume de mensagens por dia. 

5. Incorpore o contato de WhatsApp Business à sua página no Facebook

Uma das vantagens das contas comerciais é a oportunidade de sincronizar o WhatsApp com a página do Facebook (é por lá que deve ser configurado), o que simplifica o contato com os clientes. 

Com a tarefa concluída, os seguidores no Facebook irão visualizar um botão do WhatsApp sempre que acessarem a sua página. É uma maneira de integrar e aproximar o contato com os clientes, além de passar uma imagem de credibilidade e profissionalismo.

6. Organize os seus contatos

Agora que você já está trabalhando para trazer pessoas ao seu WhatsApp Business, é hora de organizar todo esse volume de mensagens. Com as etiquetas você pode categorizar os seus contatos, inclusive para enviar conteúdos específicos através das listas de transmissão de mensagens. Dê play no vídeo oficial abaixo e explore esse recurso.

7. Produza conteúdo

Uma maneira de fidelizar o seu cliente é investir em marketing de conteúdo. Para isso, você pode falar sobre o seu negócio através de texto, áudio, fotos e vídeos. Se você trabalha com comida, por exemplo, pode disponibilizar receitas e outras formas de conteúdo que estejam em sintonia com o seu público-alvo. 

Se você seguiu a dica 6 e etiquetou os seus contatos, é interessante você produzir diferentes conteúdos baseados no estágio dos seus clientes, distribuindo essa informação por meio das listas de transmissão. 

8. Ofereça benefícios

O conteúdo produzido por você pode ser uma das vantagens oferecidas à sua base de clientes no WhatsApp Business. Que tal pensar em promoções específicas para essa audiência, tipo cupons de desconto ou sorteios de brindes? Tudo isso pode contribuir para atrair novos contatos e, ao mesmo tempo, fidelizar quem já está ao seu lado.

9. Estude as métricas disponibilizadas pelo WhatsApp Business

É como diz o meme: meça suas palavras, parça. Além de trabalhar todas as oito dicas anteriores, é importante medir a temperatura e descobrir o quão relevante tem sido essa tarefa de dialogar com os seus clientes no WhatsApp. 

No próprio aplicativo é possível acessar as estatísticas do fluxo de mensagens, tais como o número das que foram enviadas com sucesso, entregues e lidas pelas pessoas que estão interessadas nos produtos e serviços.

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