4 desafios de vender em marketplaces e como vencê-los

Escrito por Keila Boganika

16/11/2021

Há muitos desafios de vender em marketplaces, embora seja uma estratégia acessível e lucrativa para muitos vendedores! Por isso, é importante que os lojistas se atentem a algumas questões para fazer sua operação ser eficiente e obter muito sucesso no faturamento de vendas online. 

Gestão de estoque, coordenação de pedidos de diferentes marketplaces, criar um bom anúncio, receber boas avaliações, entre outras ações como essas são alguns dos exemplos de atividades que requerem cuidado redobrado dos vendedores. Por isso, apontamos o que os lojistas podem fazer para vencer os principais desafios de vender em marketplaces e garantir o bom funcionamento da operação multicanal. 

1. Se destacar entre tantos concorrentes 

A alta concorrência é um desafio que quase todo vendedor de marketplace precisa aprender a lidar, pois, no mesmo site pode haver diversas opções do mesmo item, cada um de um lojista diferente.

Com tantas opções, os usuários avaliam três principais critérios para escolher qual será o anúncio campeão:

  • Preço do item
  • Valor e prazo do frete 
  • Reputação do vendedor na plataforma

→ Pratique preços competitivos

O valor dos itens é um critério de peso na decisão de compra do consumidor. Por isso, estude os preços dos concorrentes e tente sempre oferecer um valor vantajoso e atrativo, pois essa é uma maneira de vencer a alta concorrência – que é um dos principais desafios de vender em marketplaces.

→ Ofereça prazos e valores de frete atrativos

Muitos marketplaces possuem programas de frete sem custo adicional para os vendedores, dessa maneira o seller pode oferecer opções de frete rápidos e baratos para o consumidor final. 

Por exemplo, o Magalu Entregas é um ótimo programa para os parceiros Magalu participarem sem pagar nenhuma taxa e ainda tornarem seus anúncios mais competitivos. Amazon, Mercado Livre e Americanas são outros exemplos de marketplaces que possuem programas de frete para os vendedores aderirem.

→ Cuide da reputação

A avaliação que os clientes deixam sobre o vendedor ou sobre os produtos nos marketplaces é muito importante e ajuda futuros clientes a decidirem se compram ou não com determinado lojista.

Da mesma maneira que os comentários positivos dos consumidores possuem credibilidade para ajudar a gerar novas vendas, as avaliações negativas podem prejudicar radicalmente a reputação e o faturamento de um vendedor.

Para evitar comentários negativos é preciso prestar um ótimo atendimento, como, por exemplo:

  • Evite atraso nos envios dos pedidos;
  • Cuide para não errar na separação de pedidos, mas se houve falhas, resolva o mais rápido possível;
  • Embale os produtos adequadamente para evitar que sejam danificados no transporte;
  • Responda cordialmente, com rapidez e atenção às dúvidas dos clientes.

2. Gestão de estoque em diferentes marketplaces

Com certeza, a gestão de estoque é um dos maiores desafios de vender em marketplaces diferentes. É praticamente impossível atuar em canais diversos sem integrar o estoque.

Por exemplo, imagine um lojista que vende na Americanas, Amazon, Magalu, Mercado Livre e Casas Bahia. Sem a integração de estoque, ele precisa ajustar manualmente a quantidade de produtos em cada um dos canais, o que provavelmente gera falhas nos itens e perda de vendas.

Para que a operação multicanal seja possível, existem ferramentas que integram o estoque da loja que vende em diferentes marketplaces e e-commerce, como o Integrador de Marketplaces e o ERP.

O sistema de integração de marketplace é focado para os lojistas do ramo, pois possui muitas funções que facilitam e melhoram as vendas online. Enquanto o ERP é outro tipo de ferramenta que ajuda a integrar o estoque, mas não possui funções com foco nas vendas em marketplaces, as atividades desse sistema são voltadas para a área administrativa da empresa – e não para a parte mais estratégica e comercial.

3. Coordenar a logística da entrega dos pedidos solicitados

Com pedidos de canais diferentes, o vendedor precisa ter um processo logístico organizado para não perder nenhuma encomenda e atender ao prazo estabelecido para postagem.

Para isso, é necessário definir rotinas detalhadas para deixar o processo de separação e envio livre de falhas. Para auxiliar, a ferramenta de Integração de Marketplaces permite gerenciar todos os pedidos de diferentes canais online em uma só tela, oferecendo uma operação mais ágil, produtiva e sem erros.

Inclusive, o Hub de Integração do Ideris possui funções como a de impressão ZPL, que permite imprimir de maneira sequencial e massiva Nota Fiscal, Etiquetas e declaração de conteúdo.

4. Criar anúncios que vendem

É comum encontrarmos muitos anúncios com erros nos marketplaces, pois infelizmente, muitos lojistas não possuem mão de obra especializada, nem experiência para construir anúncios campeões de vendas. 

Geralmente, bons anúncios de produtos nos marketplaces são compostos por:

  • Fotos reais dos produtos e de boa qualidade;
  • Descrições originais, persuasivas, organizadas e com todas as informações necessários dos itens;
  • Títulos sucintos que ajudam os anúncios a serem encontrados com mais facilidade nas buscas.

Se você precisa de ajuda para entender como melhorar seus anúncios e vencer mais um dos desafios de vender em marketplaces, baixe gratuitamente o e-book sobre anúncios.

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