Qual a diferença entre ERP, hub e plataforma de vendas?

02/08/2023

Você sabe qual a diferença entre ERP, hub e Plataforma de vendas? Enquanto ERP é um sistema de gestão que integra todos os processos de gestão da sua empresa, o hub gerencia e comunica todas as operações do seu e-commerce com os marketplaces, e a plataforma é onde você cadastra seus produtos para começar a vender.

Na prática, o diferencial de um hub de marketplaces está em oferecer multicontas e a possibilidade de criar kits de produtos com variação, além de ser uma ferramenta especializada em marketplaces, sendo ideal para grandes operações.

Para você entender com mais detalhes, neste artigo leia sobre:

  • O que é ERP?
  • O que é hub de integração?
  • O que são plataformas de e-commerce?
  • Como funciona uma API?
  • Como saber qual usar: ERP, hub ou plataforma de vendas?
  • Bônus: conheça o hub Ideris, o mais atualizado do mercado brasileiro
Nesta imagem estão dezenas de caixas em alusão a um depósito de produtos. Nas caixas estão impressos alguns símbolos que indicam o que tem dentro: batedeiras, microondas, notebooks, entre outros.

O que é ERP?

De forma prática, ERP é um sistema focado em reduzir custos e aumentar a produtividade da sua operação. Além disso, a sigla significa Enterprise Resource Planning – em português, Integrador de Gestão Empresarial.

Desenvolvido com tecnologia modular, o ERP permite o acesso (de forma rápida e integrada) aos dados e processos da empresa. O formato mais comum da ferramenta é o ERP em nuvem porque dispensa a manutenção do software e possibilita a contratação por assinatura.

Com o ERP, você pode administrar todo o processo de compra e venda do seu e-commerce: 

  • Receber e pagar contas
  • Gerar nota fiscal
  • Controlar o estoque
  • Despachar produtos via transportadora

CRM

Vale dizer que uma ferramenta muito utilizada junto com o ERP é o CRM. Você provavelmente já ouviu falar. Voltado para vendas online, CRM significa Customer Relationship Manager que, em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Com o CRM é possível gerenciar todas as informações sobre seus clientes, como endereço, pedidos realizados e ainda pode indicar pedidos futuros, o que ajuda a reduzir custos com estoque. Portanto, é uma ferramenta que auxilia na construção de uma visão estratégica sobre o que ocorre na sua operação.

O que é hub de integração?

Para quem vende ou pretende anunciar nos principais marketplaces do país, como Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre e Shopee, por exemplo, é preciso ter o apoio de um integrador de marketplaces para gerenciar esses e outros canais.

O hub é a ponte entre seu e-commerce e os marketplaces. Dessa forma, a gestão é facilitada para expor os produtos nos mais variados canais de venda. Afinal, no painel do hub vão estar as ferramentas para gerenciar todos os marketplaces definidos por você.

Algumas das vantagens de um hub de marketplaces:

  • Estoque unificado
  • Gerenciamento massivo de pedidos
  • Anúncios replicados em todas os marketplaces com poucos cliques
  • Cadastro rápido de produtos para todas as contas
  • Emissão de notas fiscais e etiquetas de uma única vez
  • Relatórios em tempo real para monitorar a saúde da operação

Por que um hub é mais completo do que um ERP?

  • É uma ferramenta especializada em marketplaces
  • Com multicontas, gerencie muito mais no mesmo painel
  • Mais opções para anunciar, como kits de produtos com variação
  • É ideal para grandes operações e para quem deseja crescer
  • Geralmente possuem um time de especialistas sobre marketplaces, o que faz toda a diferença no atendimento do dia a dia

Mas antes de contratar um hub de integração, faça uma análise criteriosa:

  • Possui equipe de suporte? Uma equipe especializada faz toda a diferença na hora de ajudar a vender em cada um dos canais de venda;
  • Tem filtros de pesquisa? Seja por canal de venda, produto ou região, mais filtros significa análises mais segmentadas, que ajudam a entender o comportamento de cada grupo de consumidores;
  • Tem como promover promoções independentes? Por meio de um hub, é possível direcionar campanhas para apenas alguns dos marketplaces mantidos por você, se isso fizer sentido para a sua operação. É mais um recurso estratégico a ser explorado.

Além disso, algumas empresas permitem a utilização de todas as plataformas de integração com o uso de uma API (Interface de Programação de Aplicações).

Como funciona uma API?

A função de uma Interface de Programação de Aplicações é fazer com que os sistemas (como hubs, ERPs e marketplaces) conversem entre si. Com a API, é possível:

  • A integração de sistemas completamente diferentes;
  • A interface permite que apenas parte das informações fique acessível para que uma integração aconteça, acrescentando segurança ao seu e-commerce;
  • Cada API é personalizada de acordo com as regras dos marketplaces, garantindo um processo mais eficaz de automatização;
  • É possível acompanhar a origem de todos os acessos feitos na API;
  • A API pode ser monetizada. Algumas plataformas e sites cobram para liberar o acesso às suas APIs.

Quer um exemplo? Até 2012, o Mercado Livre trabalhava apenas com API privada. Ou seja, o lojista só podia gerenciar suas vendas apenas no painel do Meli. Agora, imagine controlar todas as vendas das suas diversas contas através de um único local, sem ter o auxílio de nenhum outro sistema.

Foi pensando em todo esse trabalho que o Mercado Livre resolveu criar sua própria API pública, permitindo que diversas empresas pudessem se conectar ao marketplace e desenvolver soluções personalizadas.

Depois disso, diversos players como Amazon, B2W, Via e Magalu também começaram a trabalhar com suas APIs liberadas para quem busca integração com as lojas virtuais.

O que são plataformas de e-commerce?

Também conhecidas como plataformas de vendas, as plataformas de e-commerce são um sistema virtual para cadastrar produtos e começar a vender. É a base para iniciar o gerenciamento das suas vendas online, montar o catálogo de produtos e adequá-lo aos marketplaces

Por meio das plataformas de e-commerce é possível vender online sem ter um site próprio. Dependendo do sistema, ainda é possível controlar pedidos e processos de entrega, enviar e-mails para seus compradores sobre o status da compra e permitir pagamentos através de cartão, boleto e pix.

A escolha de uma plataforma de vendas é muito importante para quem está começando a vender online porque será a base por onde a loja virtual será gerenciada. Quando se opta por começar a vender pela internet, a escolha da plataforma de vendas é um dos pontos mais importantes, pois ela será a base por onde a sua loja virtual será gerenciada.

Como saber qual usar: ERP, hub ou plataforma de vendas?

Se você ainda não tem integração de nota fiscal, frete, estoque e finanças, por exemplo, ingressar em mais de um canal de vendas pode ser prejudicial para o bom andamento da sua operação. E aí surge a questão: como saber e escolher se você precisa de um sistema de ERP, hub ou plataforma de vendas?

Vamos fazer um checklist?

  1. Faça um levantamento de todos os processos que você realiza manualmente e o tempo que cada um leva para ser concluído;
  2. Também é indicado separar as atividades que você já faz integrado com algum sistema e o custo para a realização de cada uma delas. Exemplo: o envio automatizado de um pedido ou o controle de estoque.
  3. É prejudicial para a sua operação não ter um sistema que refaça o cadastro no marketplace? Você já perdeu uma mensagem importante de pós-venda por não ter como atender um SAC?

Esse tipo de análise pode contribuir para saber se você está pagando por benefícios importantes ou apenas perdendo dinheiro. Também dessa forma vai ajudar a definir o que você precisa de verdade. Nem sempre é necessário ter todas as soluções oferecidas no mercado.

Depois de definir as prioridades para a sua operação, busque uma empresa (seja ela hub, ERP ou plataforma de vendas) que ofereça as soluções que você busca e que funcionem financeiramente dentro do seu negócio.

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