O que é um ERP e como escolher um?

25/08/2021

o que é um ERP e como escolher um

O empreendedor do nosso tempo precisa contar com ferramentas de tecnologia para trabalhar melhor. Além de facilitar o trabalho do dia a dia, elas também trazem maior assertividade ao trabalho da empresa e facilitam os processos. É o caso do ERP, que é um software de gestão empresarial que automatiza e integra seu negócio.

Neste artigo, vamos entender o que é um ERP e algumas dicas na hora de escolher a ferramenta que mais se encaixa no seu negócio. Confira!

O que é um ERP?

Para entender o que é um ERP vamos entender o que ele significa: derivado da sigla Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão com o objetivo principal de integrar os processos dentro de uma empresa. 

Na prática, o sistema de gestão ERP funciona com o objetivo de centralizar as informações do negócio em uma plataforma única, desta forma, o fluxo de dados pode ser compartilhado facilmente e também elimina-se a duplicidade de informações. 

A tecnologia de integração do sistema, no caso de um negócio de vendas, consegue por exemplo identificar a disponibilidade de produtos no estoque para realizar as vendas em diferentes canais ao mesmo tempo, gerar vendas, notas fiscais e logística de forma automatizada, sem gerar conflitos na organização interna do negócio. 

Como escolher um sistema ERP?

Seja em um negócio que está começando ou em uma empresa já consolidada que fará a troca de sistema, escolher o ERP é um momento importante. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar na escolha: 

  1. Entenda a sua demanda: O primeiro passo é fazer um estudo conforme o seu nicho de atuação e entender as demandas que o seu negócio precisa com relação ao sistema de gestão. Quem está inserido no e-commerce, por exemplo, precisa de uma ferramenta que conte com integrações aos marketplaces e ofereça integrações logísticas, para facilitar o trabalho e otimizar processos. 
  2. Conectividade: Em tempos em que entendemos que o trabalho remoto veio para ficar, outra dica importante é escolher um ERP online com armazenamento em nuvem, que possibilita o gestor acessar o sistema de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo móvel. 
  3. Integração de múltiplos canais: avalie as necessidades da sua empresa para que a ferramenta promova a unificação da gestão da loja física e online, caso seja necessário. 
  4. Faça um teste grátis: escolha um serviço que lhe proporcione um teste grátis, dessa forma será possível acessar o sistema na prática e entender se ele irá cumprir as demandas do seu negócio. 

Quais são as principais funcionalidades de um ERP? 

Após entender o que é e como escolher um ERP, vamos entender suas principais funções. Por ser um software de gestão, o ERP auxilia em diversas funcionalidades de uma empresa, desde o cadastro dos produtos, até a integração das vendas e logística. Ele atua em diferentes áreas, com funções específicas:

  • Cadastro de Clientes e fornecedores: clientes e fornecedores em um sistema único, interligando as informações para emissão de notas fiscais e boletos bancários. 
  • Faturamento: os resultados da empresa passam a ficar atrelados ao sistema que, de forma automática, sincroniza entradas e saídas.
  • Financeiro: Conta com controle e fluxo de caixa automatizados.
  • Compras: Auxilia na organização de compras de produtos ou matéria prima de fornecedores, evitando despesas relacionadas a falta ou excesso de estoque.
  • Estoque: Controle e giro de estoque integrados.
  • Vendas: Organização e gerência das vendas, acompanhando de perto a jornada de compra do cliente. 
  • Fiscal: Emissão de notas fiscais e envio de documentos ao cliente com o preenchimento do setup apenas no cadastro inicial. 

Vantagens em utilizar um sistema de gestão ERP para o seu negócio: 

Quando o gestor passa a ter uma visão mais ampla do negócio a partir de ferramentas como o sistema de gestão ERP, que além de otimizar processos também gera relatórios sobre as movimentações da empresa, ele passa a usufruir de diversas vantagens. Confira as principais: 

  1. Maior produtividade: o empreendedor ou a equipe tem um ganho de produtividade da empresa no dia a dia, conseguindo focar no que realmente importa para manter a empresa funcionando de forma saudável.
  2. Mais economia: o ERP é uma ferramenta acessível para empresas de diferentes tamanhos e modelos de negócio, e além disso, por enxugar processos e reduzir equipe, gera resultados positivos na economia do negócio. 
  3. Flexibilidade de trabalho: sempre que pensarmos em uma ferramenta que dá liberdade ao empreendedor de acesso por ser online, o ERP possibilita a equipe de trabalhar remotamente e atualiza os dados automaticamente. 
  4. Mais segurança de dados: outra vantagem importante é a segurança dos dados do seu negócio. Os riscos de fraude ou invasão são menores por contar com mecanismos de proteção distintos, oferece mais camadas de segurança.

Gestão integrada para o seu negócio

É importante pensar na escalabilidade das operações para que o negócio não pare de crescer. O ERP é uma ferramenta que descomplica a gestão do seu negócio e 

auxilia o empreendedor nas demandas de informações, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos processos. Esperamos que com este artigo tenha sido possível entender o que é um ERP e como escolher o melhor para o seu negócio, para que a sua empresa cresça contando com ferramentas simples e eficientes. 

Escrito por Autor Convidado

25/08/2021

Conheça o Podcast do Conexão E-commerce!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Autor Convidado

Posts recentes

O que é CNP e como usar o Cadastro Nacional de Produtos?

O que é CNP e como usar o Cadastro Nacional de Produtos?

O Cadastro Nacional de Produtos (CNP) é um serviço prestado pela GS1 Brasil - uma organização multissetorial sem fins lucrativos - através do qual é possível cadastrar e gerenciar os produtos da sua empresa e gerar um código de barras.  Muitos vendedores começam...